O cronograma de entrega da
refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, pode ficar novamente comprometido. Para
cumprir o prazo de entrega da primeira unidade, em novembro, a Petrobras
praticamente abandonou as obras da segunda unidade, oficialmente prevista para
entrar em operação em maio de 2015.
Além de postergar a segunda
unidade, a empresa vai reforçar os turnos de trabalho, segundo apurou o Valor
PRO, serviço de informação em tempo real do Valor. Com a mudança, a atividade
vai passar a ser realizada de forma ininterrupta, com duas jornadas de 12
horas.
De acordo com o último balanço do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 87% das obras da refinaria estavam
concluídas em 30 de abril deste ano. A refinaria terá capacidade para processar
230 mil barris de óleo por dia e está estimada hoje em R$ 37,4 bilhões, mais de
sete vezes o valor previsto inicialmente.
Apesar do atraso no projeto -
originalmente previsto para sair em 2010, já pode ser percebida alguma
desmobilização de mão de obra no empreendimento, instalado no porto de Suape,
Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com o Ministério do Trabalho, pouco mais
de 1,5 mil trabalhadores da construção civil foram dispensados no primeiro
semestre na cidade de Ipojuca, onde fica o porto.
Segundo fonte na Petrobras, as
obras de Abreu e Lima chegaram a contar com 45 mil operários no pico de
atividade, contingente que está hoje em torno dos 39 mil trabalhadores. A
desmobilização, no entanto, seria bem maior se o cronograma da obra estivesse
em dia.
Mesmo considerando os inúmeros
problemas da obra, a desmobilização na refinaria preocupa o governo de
Pernambuco. Havia a expectativa de que grandes obras de infraestrutura em curso
no Nordeste pudessem absorver parte dos operários. A esperança estava na
ferrovia Transnordestina, na Adutora do Agreste, no Arco Metropolitano do
Recife e na transposição do rio São Francisco.
Os grandes empreendimentos,
entretanto, não avançaram. A Transnordestina segue praticamente paralisada,
assim como o Arco Metropolitano do Recife, projeto orçado em cerca de R$ 1
bilhão e que promete ligar o porto de Suape ao município de Goiana (local da
nova fábrica da Fiat), sem passar pelo Recife. (Extraído do Valor Econômico)
1 comentários:
Quantos ali na foto sorriem pelo motivo mais conhe$$ido ???
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