Aécio planeja super governo sem burocracia e sem aparelhamento.

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, anunciou três super ministérios que implantará se for eleito e outros poderão ser anunciados nas próximas semanas, já que o mineiro tem dito que pretende administrar com no máximo 23 pastas e, portanto, fusões de áreas estão em estudo.

Nos últimos dias, Aécio anunciou o super ministério da Infraestrutura, que abarcaria as áreas de transportes terrestres, portos e aeroportos e talvez energia; o super ministério da Agricultura, que seria composto também pela Pesca; e o super ministério da Justiça e Segurança Pública, que pode incluir áreas que têm status de ministério hoje, como os Direitos Humanos.

Um dos estrategistas da campanha tucana ouvido pela Reuters disse que podem surgir super ministérios em outras áreas, já que haverá fusões de pastas para chegar à meta de redução dos atuais 39 ministérios para 23. Segundo ele, entretanto, esse desenho ainda não está concluído.

O ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, está encarregado de fazer o novo desenho administrativo de uma eventual gestão tucana, mas ainda não o concluiu.

"O que não dá é para continuar despachando com quase 40 ministros", disse esse estrategista, que falou sob condição de anonimato. "E mesmo com a fusão de áreas o que queremos deixar claro é que não haverá descontinuidade das políticas públicas. Não é porque não haverá Ministério da Pesca que as políticas para os pescadores serão interrompidas", argumentou.

O estrategista explica ainda que Aécio quer que o ministro da Infraestrutura possa articular os investimentos em logística de forma integrada, sem ter, por exemplo, um representante para portos e outro para aeroportos. "Quanto mais ministérios, maior a disputa por poder e dinheiro", disse o estrategista.

Há meses o tucano fala da redução do tamanho do governo federal, mas vinha evitando detalhar quais pastas deixariam de existir por temer resistência de setores que hoje são beneficiados por pastas específicas. Questionado sobre o papel da Casa Civil num eventual governo tucano, o assessor disse que ainda não está claro qual o papel desse ministério.

No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Casa Civil passou a ter um papel central da administração, tanto que seus ocupantes eram apontados como os "primeiros-ministros" do governo. Foi assim com José Dirceu, que acabou deixando o posto por causa do escândalo do mensalão, esquema de compra de base parlamentar pelo qual ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A relevância da pasta prosseguiu com a presidente Dilma Rousseff, mas com perfil mais gerencial. Quando Dilma assumiu em 2010, tentou manter o perfil forte da pasta, nomeando Antonio Palocci, que deixou o governo no primeiro semestre de 2011 após ser revelado que ele prestava consultoria para empresas que poderiam firmar contratos com o governo.

"Não me parece ser esse o perfil que o Aécio quer. Mas isso ainda não está fechado", disse o estrategista.

6 comentários

FORA DO CONTEXTO, mas relevante ig destaca que dilma lidera na rede com maior numero de seguidores!
UMA ANTA COM UM BANDO DE BURROS SEGUINDO_A(PRO INFERNO!
EITA BRASIL!!!
Faz me lembrar email que recebi; alemanha, assim como os portugueses, vieram ao brasil, fizeram festa com indios(as) e levaram o ouro! Acostumamos com o tempo, na politica, a ENTREGAR O OURO!

Reply

Coronel,
acabar com as instituições que só foram criadas para agasalhar a "cumpunheirada". Nomear gestores competentes e simplificar os procedimentos. Aprovar programas e projetos que realmente tragam retorno social, o antigo e eficiente custo/benefício. Fiscalizar a aplicação dos recursos no transcorrer da execução dos projetos. Fim.

Reply

Esse Anastasia é um grande planejador, vamos ter um governo austero e que vai nos tirar do buraco. E o PT vai estar em cima o tempo todo, forjando mentiras e agredindo o governante de turno. Sempre fizeram assim.

Reply

A maioria são perfis falsos.

Reply

Coronel,
Não adianta o Aécio ganhar e não apurar esse monte de escandalos,fazendo com que devolvam o que foi roubado.Para mim isso é simples.É pegar o lulinha que era funcionário de Zoo e seu imposto de renda para ver a progressão financeira que ele teve,e dessa forma puni-lo.Se o PSDB fizer o conchavo de não apuração com o PT (ja ouví comentário a esse respeito),simplesmente não adiantará nada o PT ficará à espreita até conseguir mamar novmente.
Tuco-SP.

Reply

Anastasia é sério, probo, competente e experiente, vale dizer, o antipetralha por definição e por EXCELÊNCIA. Convém elles porem as barbas de molho.

Reply