Por que Dilma não chama o embaixador do Brasil na Rússia? Derrubar avião com 295 passageiros não é desproporcional e inaceitável?

A última e única vez que o Itamaraty se manifestou sobre a gravíssima situação da Ucrânia foi em 19 de fevereiro de 2014, logo após um dia em que mais de 100 ucranianos morreram em conflitos de rua. Vejam a nota:

O Governo brasileiro acompanha com preocupação a deterioração do quadro político e institucional na Ucrânia e lamenta profundamente as mortes ocorridas em Kiev. O Governo brasileiro conclama todas as partes envolvidas a dialogar. A crise política na Ucrânia deve ser equacionada pelos próprios ucranianos, de forma pacífica e com base no respeito às instituições e aos direitos humanos.

Neste caso, Dilma e sua diplomacia alinhada com a esquerda internacional, entrega a sorte do país aos próprios cidadãos, sem pedir a intervenção de nenhuma instituição internacional, mesmo sabendo que por trás de tudo está a Rússia. Em março passado, o Brasil se absteve de votar, quando a Assembleia-Geral da ONU aprovou por ampla maioria uma resolução não vinculante em defesa da integridade territorial da Ucrânia, na qual denuncia a reincorporação da Crimeia à Federação Russa.

Agora vejam a nota emitida após o ataque à escola palestina, cuja autoria ainda não está esclarecida, que gerou uma duríssima resposta da chancelaria israelense:

O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças. O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes. Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje. Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.

Em resposta, Israel chamou o Brasil de anão diplomático. E de não fazer jus no contexto internacional ao seu potencial econômico. Tem razão Israel se olhar a posição do Brasil em relação ao conflito na Ucrânia. Três dias antes do avião da Malaysia Airlines ser derrubado por um míssil russo entregue a mercenários pagos por Putin, Dilma estava com o presidente russo aqui no Brasil, em encontro dos Brics.

Após o ato terrorista hediondo, que tem a digital da Rússia, não houve manifestação. Nenhuma nota. Nem condolências. Os 295 mortos civis não foram considerados inaceitáveis e nem uso desproporcional de força na avaliação do governo Dilma. A orientação oficial da presidente é não condenar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, para não atrapalhar as negociações dos emergentes. Para Dilma, os holandeses, alemães, tailandeses mortos no avião valem menos do que os palestinos, que valem mais do que os  israelenses. Nossa presidente, sem dúvida, sofre de nanismo moral. 

17 comentários

Coronel, a Vaca Louca já jogou a culpa nos ucranianos.

A Gorda do paletó vermelho entende de política internacional o mesmo que Lula entende de ética, gramática da língua portuguesa, abstinência alcoólica e física quântica.

Reply

Huumm !! Quem provocou a dura resposta foi o governo brasileiro ao “condenar” os israelenses e chamar o embaixador brasileiro para “consultas” e “esquecer” que os palestinos iniciaram, como sempre e mais uma vez, os atos agressivos !! “Uso de força desproporcional” é conversa fiada !! Se um vagabundo tenta invadir sua casa portando uma faca e você tem um revólver, você se defende com ele ou vai à cozinha buscar uma faca igual a do bandido ?? A diferença de mortos é explicável pelo uso de anti mísseis israelenses que já interceptaram mais de 2 000 foguetes lançados pelo Hamas, que os disparam de locais junto a hospitais, escolas e mesquitas, colocando crianças e famílias como ESCUDO contra a reação israelense (o Hamas confessou isto)!! O Brasil buscar solidariedade dos países vizinhos ?? Só rindo !! Na conjuntura atual da política internacional, seria juntar o nada com o coisa nenhuma, o sujo com o mal lavado ou o roto com o esfarrapado !! Solidariedade e a lamentar sim, as vítimas inocentes DOS DOIS LADOS, de um grupo terrorista que prega a DESTRUIÇÃO de Israel, não aceita um cessar fogo e que se finge de vítima quando é o verdadeiro agressor (até mesmo de outros grupos palestinos)!!!
O Estado de Israel, onde vivem israelitas, católicos, muçulmanos e outros grupos religiosos, em regime DEMOCRÁTICO, ou se defende com todas as suas forças ou é liquidado como tentam palestinos e árabes terroristas desde o primeiro dia de sua criação, em ataques sem aviso prévio ou declaração de guerra !!
Vergonhosa para os brasileiros de bem é a postura deste governo MENTIROSO que faz questão de apoiar ditaduras e ditadores sanguinários, grupos terroristas e o que há de pior na política internacional !!
Voeeii…

Reply

Coronel, mudando de assunto...o Aécio não vai dar uma resposta mais dura pra baixaria do aeroporto? Isso me preocupa, pois foi essa atitude civilizada que SEMPRE ferrou com o PSDB. O Augusto Nunes resumiu bem: quem dança minueto no salão de forró acaba levando um tombo.
FHC tinha o Serjão e o Covas para esses "Assuntos que precisam de porrada", mais o ACM. E o Aécio precisa ter alguém versado em baixarias, pois isso foi só um aperitivo. Essa cambada não tem o menor problema em apelar pras piores mentiras. Temos que ter uma estratégia de revide imediato, ou vai ficar difícil.

Reply

O governo Dilma (Não o povo brasileiro) fala em ação desproporcional da força por parte de Israel, Mais se não fosse o escudo ant-misseis de Israel haveria uma carnificina nas ruas israelenses. Ataques á civis inocentes por nisseis palestinos. Portanto não é uma reação desproporcional e sim uma defesa eficiente de um lado e uns loucos desgovernados que só pensa em matar atirando para todo lado. Israel tem direito sim, de usar da força já que de um lado tem diplomacia e do outro terrorista fanáticos.

Reply

Coronel,
A Dilma agora está ocupada com as dívidas do clubes.

Reply

Esperar o que desse excremento humano chamado Dilma e do PT?

O brasileiro em Outubro precisa definir que tipo de pais quer. Um pais mediocre, corrupto, retrogrado,sem liberdades, sem instituicoes, com censura a imprensa ou um pais moderno e democratico.

Reply

Não confio nesta mulher.
Se ela bater à minha porta, não atendo.
Dessa comunista quero distância.

Reply

ENTÃO, E O TAL DE PUTIN É PRÁ LÁ DE

AMIGO DA DILMA DENTUÇA, MANDOU ATÉ

FLÔRES PRÁ ELA, PRECISA FALAR MAIS O

QUÊ ???? JÁ DIZIA MINHA AVÓ, QUEM

COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME.

Reply

Pau mandado do Putin que pisa na bola morre.

Reply

Os brasileiros devem escolher o que querem que o Brasil se transforme no futuro, um anão junto com o PT e a Dilma, ou um gigante com Aécio ???

OS CARAS:

Reply

Coronel, acabo de ler na Folha que o Aécio apoia a nota do governo em relação à Israel. Gostaria muito de saber se é verdade ou não. Caso afirmativo, acaba de perder o meu voto. Não voto em quem fica do lado de terroristas.

Reply

RESPONDO PARA:

Blogger Fátima disse...

Coronel, acabo de ler na Folha que o Aécio apoia a nota do governo em relação à Israel. Gostaria muito de saber se é verdade ou não. Caso afirmativo, acaba de perder o meu voto. Não voto em quem fica do lado de terroristas.]

Fátima, Aécio não se manifestou a respeito. Foi uma pessoa da equipe dele, mas da seguinte forma. Criticou a nota do Brasil por culpar Israel, sem se referir ao Hamas. A Folha está perseguindo Aécio. Está fazendo de tudo para prejudicá-lo.

Um abraço

CORONEL

Reply

Na nota sobre as 100 mortes de ucranianos, por acaso a anta cita a Rússia? Nem pensar!

Reply

Aecio vai viver sob tiroteio.....sites distorcem o que ele diz,mantem a historia do aeroporto,sao brasileiros lutando contra o Brasil.

Reply

pelo olhar da dilma,deve ser fissurada por pessoas como Putim...............

Reply

Olha coronel, antes de mais nada não custa lembrar o que Aécio pensa a respeito da decisão estapafúrdia do Itamaraty: https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10537742_10203994582612279_4437938779070945601_n.jpg
PSDB e PT tem a mesma agenda esquerdista e imunda. Meu voto é do Pr. Everaldo. No segundo turno, pode ser que eu acabe votando no Aécio, para que a Direita tenha ao menos um tempo pra respirar.
Att, Ruan.

Reply

Essa nota não é sobre a queda do avião. É de fevereiro, quando da crise na Criméia. A quedado avião na causou "mortes em Kiev".

E se o avião foi mesmo abatido por rebeldes UCRANIANOS separatistas no leste do país ainda não foi provado.

Reply