Outro ex-diretor da Petrobras e um diretor da Odebrecht podem ser presos a qualquer momento por fraude em licitação de U$ 825 milhões.

Jorge Zelada, à esquerda, atrás da primeira-dama, era da turma de confiança de Lula e Dilma na Petrobras.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou à 27ª Vara Criminal da Capital, nesta quarta-feira (16), o ex-diretor internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada, o diretor de contratos da Odebrecht, Marco Antonio Duran, e outras sete pessoas por fraude em licitação. Se a Justiça aceitar a denúncia e eles forem condenados, podem pegar até quatro anos de prisão.

O MP-RJ também requereu a perda dos empregos públicos e pagamento de multa de 2% sobre o valor do contrato licitado. Segundo a denúncia, Zelada, com o auxílio de advogado, técnico e engenheiros da companhia, direcionou o processo licitatório do Plano de Ação de Certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Área Internacional em favor da empreiteira, resultando na contratação da Odebrecht pelo valor de US$ 825.660.293,73, em setembro de 2010.

Ainda segundo o MP, o ex-diretor violou o ato convocatório da licitação, determinando que a contratação dos serviços se desse de forma centralizada. Duas comissões foram criadas, de contratação e de licitação, onde seus integrantes assinavam atas sem tomarem ciência efetiva do teor de documentos e reuniões. A aprovação do projeto por Zelada se deu ainda sem as avaliações prévias obrigatórias dos comitês de gerentes gerais e de gerentes executivos da empresa.

Também foram denunciados Aluísio Teles Ferreira Filho (engenheiro da Petrobras), Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho (advogado da Petrobras), Alexandre Penna Rodrigues (engenheiro da Petrobras), Ulisses Sobral Calile (técnico de inspeção de equipamentos transferido da Transpetro para a Petrobras exclusivamente para tomar parte na licitação), Sócrates José Fernandes Marques da Silva (engenheiro da Petrobras), João Augusto Rezende Henriques (ex-empregado da Petrobras) e Rodrigo Zambrotti Pinaud.

O MP também providenciou o encaminhamento do caso para o Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, para que seja instaurado inquérito relativo à fraude, incluindo também a venda da refinaria de San Lorenzo (projeto Atreu); aquisição de participação de 50% no bloco 2714 – A, offshore da Namíbia; a contratação da empresa Vantage Deepwater Company – serviços de perfuração do navio sonda Titanium Explorer; e a venda de 27,3% da participação indireta na Edesur (distribuidora de energia argentina).

A denúncia foi baseada no relatório de auditoria interna realizada pela própria Petrobras e subscrita pelos promotores de Justiça Alexandre Themístocles, Cláudia Condack e Andrea Amin da 1ª Central de Inquéritos. (G1)

18 comentários

A Odebrecht não é aquela que construiu o porto em Cuba?

Reply

Que beleza. Tá lá a Dilmanta lá atrás. Ela e Lulalau merecem ser indiciados tanto quanto esses aí. Ou mais.

Sonhar não custa nada.

Mariana

Reply

Cade a enxurrada de pesquisas tu falou que iria sair até quarta-feira ?

Reply

Cel, não li nada sobre os protestos desta quarta em SP dos MTST criticando as operadoras de celular.... WTF?! Além de casa na faixa, eles querem iphones com planos também? Queria entender a ligação com a pauta original... Alguém desenha, pf?

Reply

Não demora muito e vai aparecer as "nove Digitais" do barba nesses "Mau feitos"

Reply

Há, sim, esqueci de comentar: e atrás do Lulalau, na foto, está o Guilherme Estrella, ex superintendente do Centro de Pesquisas (CENPES) da Petêbras, depois alçado ao cargo de diretor, simplesmente por ser outro petista idolatrado pelos petroleiros seguidores da mesma seita (petismo-lulismo).

Em tempo: ser petroleiro não é sinônimo de ser seguidor da seita. Mas vai, lá dentro, se opor a eles, pra ver o que te acontece.

Mariana

Reply

Vixe, o Zelada...

Reply
Leitor do Blog mod

Se botar um chapéu nele vira Zelaya.

Reply

Coronel,
antigamente os desvios eram de milhões. Hoje, com a petralhada, só vale bilhões.

Reply

Coronel,

OFF - Eliane Castanhêde no Globo News acaba de dizer uma canalhice em relação ao encontro de Aécio Neves com os jornalistas hoje.

Disse que ele ficou em cima do muro! Que ele apoia os programas sociais de Dilma Rousseff! Que ele manterá o programa "mais médicos".

A cretina não disse que ele exigirá que os tais médicos façam REVALIDA!

A cretina também não explicou que o projeto para manter o Bolsa Família como obrigação de governo desvincula as pessoas do voto de cabresto! Que tira do PT este domínio criminoso sobre o povo ignorante.

Ela foi muito maldosa omitindo verdades.

Também insinuou que haverá problemas porque Anastasia não mais será o coordenador de campanha de Aécio.

Grande PetralhaCanalha esquerda caviar essa reporter de araque distorce a verdade. Não tem vergonha na cara.

Flor Lilás

Reply

Cortem o MAL pela raiz. Prendam o cachaceiro vagabundo!!!!!!!!!

Reply



Odebrecht não é aquela empresa que vive emprestando jatinho pra uns e outros......???

Reply



Cada enxadada ....uma minhoca....

Reply

eles corromperam tanto estas construtoras, que elas nao podem nem reclamar do governo, caso contrario deve aparecer dossie contra elas. Por isto que logo logo aparece empresa Chinesa tomando lugar destas construtoras, isto que dah vender a alma para o diabo.

Reply

Zelada trouxe apenas uma gelada para a Petrobras, os PTbas parece que se agarraram com todos os ratos da Petrobras, na verdade os semelhantes se reconhecem.

Reply

E o bandalho do Lula, continua solto? Quando esse sujeito vai pagar pela sacanagem contra o Brasil?

Reply

Até D. Marise aparece na foto. Com certeza, também recebia uma "Mesada" da PTbrás!

Reply

Uma vergonha, definitivamente um absurdo com o País e seus nativos. Isso mesmo, pois nos tratam como iletrados ou algo do genero. Vamos lutar por um País sem corrupcao.

Reply