Banco Central projeta PIB a 0,9%. A culpa é de um banco espanhol, hein Dilma?

Ontem Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, comentou pela primeira vez publicamente sobre a avaliação que o Banco Santander enviou a um grupo de clientes um informativo que associava a sua reeleição à piora do quadro econômico no país. A presidente classificou o episódio como “inadmissível”, e disse que estuda as providencias a tomar. Disse que terá uma resposta bem clara sobre o banco.

— Sempre que especularam não se deram bem. Acho inadmissível um país que está entre as maiores economias aceitar qualquer interferência. A pessoa que escreveu a mensagem (do Santander) fez isso sim e isso é lamentável é inadmissível para qualquer candidato — disse.

O Banco Santander refletiu o que todo o mercado projeta. Basta ver que às vésperas de publicação de pesquisas, possíveis quedas de Dilma fazem a bolsa subir e o contrário faz o pregão despencar.

Ontem, pela nona vez consecutiva, os economistas ouvidos pela pesquisa Focus, que é do Banco Central, reduziram a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país), desta vez para apenas 0,9%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira. Na edição anterior do relatório, a expectativa era de 0,97%.

A previsão de alta do PIB em 2014 continuou em 1,5%, mesmo número indicado nas últimas quatro semanas. Para o ano que vem, a expectativa do mercado é que a indústria cresça 1,7%, mesma taxa indicada na semana passada.

Em relação à inflação, que tem demonstrado tendência de queda, puxada pelo alívio no preço dos alimentos, a mediana das projeções recuou pela segunda vez consecutiva. Agora, a expectativa é de que o IPCA, índice que mede a inflação oficial no país, feche o ano em 6,41%, contra previsão anterior de 6,44%. O número, no entanto, ainda é próximo do teto da meta do governo, de 6,5%.

ECONOMIA CONTINUA ENCOLHENDO

Neste mês, o Banco Central divulgou que a atividade econômica encolheu 0,18% em maio. Foi o pior resultado do IBC-Br, conhecido informalmente como o “PIB do BC”, desde dezembro do ano passado. O resultado fortaleceu as expectativas de que o PIB do segundo trimestre venha fraco.

A estimativa é apenas um dos dados que indicam que o Brasil pode crescer menos neste ano, o que tem preocupado o mercado e o governo. Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI), cortou a previsão de crescimento do Brasil (assim como fez em relação à atividade econômica mundial) para apenas 1,3%. Antes, o próprio governo havia admitido que o PIB deve crescer 1,8%, contra projeção anterior de 2,5% para este ano. (Extraído de O Globo)

4 comentários

Coronel,
continuo dizendo como o faço há bastante tempo. Será negativo. Sim, onde andam os economistas e especialistas que apregoavam 3 e até 4%.

Reply

Fora ditadora!!! Fora partidão de assassinos e ladrões!!!

Reply

Cel
Pelo andar da carruagem o PIB vai acabar sendo negativo. Ninguém precis ser expert em economia para sacar isto.
Esther

Reply

Tempestade em copo d'agua, são intolerantes! Precisamos nos livrar dos vermelhos.

Reply