73% dos brasileiros culpam a política econômica de Dilma pela volta da inflação.

A inflação é um problema para a maioria dos brasileiros. Para 69% da população, houve grandes aumentos de preços nos últimos seis meses. A conclusão é de estudo do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), realizada em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa e inteligência de mercado do mundo. Foram ouvidas 1 mil pessoas em todas as regiões do país entre os dias 17 e 31 de maio.

Para o diretor titular do Depecon, Paulo Francini, além da “percepção ampla da presença da inflação”, revelada pela opinião de 69% dos entrevistados a respeito do tema, chama a atenção o fato de que essa análise é muito parecida entre as diferentes faixas de renda, grau de instrução e faixas etárias.

No item faixa de renda, a percepção de grandes aumentos de preços é apontada por 67% das pessoas ouvidas pelo estudo que se encontram na classe AB, com 67% compartilhando da mesma opinião na classe C e 70% na classe DE.

Segundo o critério do grau de instrução, 72% dos analfabetos ou com primário incompleto ou completo dizem sentir a inflação, com 68% pensando da mesma forma entre os que têm ginásio incompleto ou completo, 69% com colegial incompleto ou completo e 63% com curso superior incompleto, completo ou mais.

Na sondagem por faixa etária, a inflação está alta para 66% das pessoas com idades entre 16 e 24 anos, para 72% daquelas entre 25 e 34 anos, 69% entre 35 e 44 anos, 70% entre 45 e 59 e 65% para quem tem 60 anos ou mais.

Conforme Francini, a inflação “de cada um é diferente e depende de quanto e como cada um gasta o próprio orçamento”, mas que, por motivos variados, o aumento de preços se faz sentir entre todos. “Para os brasileiros com renda menor, a inflação de itens como alimentação pode se fazer sentir mais, enquanto os gastos com serviços podem pesar mais entre aqueles com renda maior”, disse. “De qualquer modo, todos sentem o aumento dos preços.” Segundo Francini, a taxa de inflação aplicada ao setor de serviços está em torno de 9,5% ao ano, com 6,5% para o índice geral.

Maiores variações

Entre os itens citados na pesquisa como os que mais sofreram variações de preços, alimentação e bebidas foi citado por 90% dos entrevistados, seguido por habitação (44%) e alimentação fora do domicílio (30%). Ao mesmo tempo em que a alta dos preços é sentida, os reajustes no salário, conforme o estudo, não são suficientes para equilibrar as contas em casa. Assim, a maioria dos entrevistados, 87% do total, declarou que o salário “não tem compensado o aumento de preços”.

Política econômica

Para 73% das pessoas ouvidas no levantamento, a política econômica do governo é indicada como responsável pela elevação dos preços. Já para 10%, a responsável é a crise econômica internacional. Em seguida, aparecem as empresas (para 7%) e os próprios consumidores (3%). Os demais 9% ouvidos não sabem ou não responderam.

Perguntados a respeito de soluções para conter a inflação, os entrevistados citaram pontos como o controle dos gastos públicos (opinião de 38% do total), o congelamento de preços (para 37%), o controle dos aumentos contratuais de preços (14%) e o aumento da taxa de juros (3%). Para 1% das pessoas ouvidas, o governo não precisaria fazer nada. Outros 7% não sabem ou não responderam.

Juros, juros

Mesmo diante desse cenário, a maioria dos entrevistados (89%) não concorda com o aumento de juros como forma de controle da inflação. Entre aqueles com renda familiar superior a R$ 1,8 mil, essa proporção chega a 93% das pessoas ouvidas.

Em suas próprias vidas, 45% dos entrevistados acreditam que o principal impacto do aumento da taxa de juros é o desestímulo em contrair novas dívidas, enquanto 38% apontam a elevação do valor das dívidas contraídas como o principal impacto.

“A inflação é um tema de grande importância”, afirma Francini. “Existe uma opinião formada a respeito dessas responsabilidades. As pessoas sabem que a inflação é consequência do exercício de determinada política econômica.” (Ascom FIESP)

16 comentários

Coronel,
os que tem mais de 40 anos conviveu com esta nefasta variável chamada inflação. Sabe que com este dragão do nosso poder de compra não se brinca pois nossas vidas ficam sem planejamento, sem futuro e, no final do mês quando se recebe o salário, o poder de compra está 10,15, 20% menor. Espero que, pelo menos, estas pessoas tenham juízo e votem no Aprecio. Sim, as que são sérias e honestas, também.

Reply

E tenho a certeza que este montam de gente sabe claramente que a inflação está muito acima do teto da meta.

Reply

ontem foi ao extra e sim a conta de 3 produtos deu 17 reais enquanto isso aquela gorda anta vai pra tv anuncia a doação de bilhos de dolares pra um banco internacional pra emprestar dinheiro a outros países pra fazer contra ponto ao fmi e sempre a mesmo briguinhaos esquerda caviar pra fugir das questoes importante que é corrupção que esta acabando com esse país

Reply

olha coronel eu aqui em casa gasto 900 reais em compras fora o pão e carne e naum dá olha que faço milagre porque todos se espantam de como consigo gastar só 900 reais no mercado pois corto o bife bem fininho as vezes doo o almoço bem tarde pra na janta só lanchar coloca agua no shampoo pra pega ate a sobra o sabonete quando ta no fim junto com outro pra naum desperdiçar o restinho e outras coisas mas ..kkk a unica besteira que compro é bolacha recheada pra meus filhos e a conta é esse absurdo fico imaginando quem ganha 900 reais por mes

Reply

Coronel,

Infllação, teu nome é Dillma!!

Vamos usar "Super Bond" para colar as duas!!

JulioK

Reply


Tô doida pra ver o discurso da Anta,segundo a quadrilha, vai evitar o assunto economia. Aguardo ansiosamente! se fugir dos debates, pode pegar os panos de bunda e se mandar, que ninguém é otário.

Reply

Essa gorda carrancuda não tem chance contra o nosso candidato que sorri com os olhos e tem uma expressão muito bonita!

Reply

6º mandamento dos DECÁLOGO DE LÊNIN , os 10 mandamentos dos comunistas:
COLABORE NO ESBANJAMENTO DO DINHEIRO PÚBLICO E PONHA EM DESCRÉDITO A IMAGEM DO PAÍS, ESPECIALMENTE NO EXTERIOR, PROVOCANDO PÂNICO E DESASSOSSEGO NA POPULAÇÃO PELA INFLAÇÃO"
Cara do PT-Lula-Dilma!

Reply

Coronel, querido!

Off topic: tapei meu lindo narizinho e fui zanzar no sita da governANTA. Photoshop cantou TANTO na foto em que ela está com a coisa que os braços estão em ângulo anti-natural; fizeram uma lipoaspiração tão forte nos dois que ficaram parecendo criança de Biafra. Tudo para tentar competir com a beleza brasileira, legítima, morena e brejeira do Senador Aécio Neves. Podem desistir. Não dão nem prá encarar as covinhas.
Beijo, Coronel!

Reply

Os outros 27 % são beócios babaovo ignorantes mal intencionados. Tá de bom tamanho.

Mariana

Reply

Raul Castro de hospeda da Granja do Torto e faz reuniõezinhas com Maduro e sabe-se quem Deus mais....
É um escândalo ou não é?
Isso pode? É constitucional?
Lilyane

Reply

Cara de bunda. Ninguem aguenta mais essa mediocre.

Reply

Fui fazer compras ontem no extra. Não enchi nem metade do carrinho e a compra passou de duzentos reais. Detalhe: ano passado, até junho, eu pagava pelos mesmos itens a metade do que gastei ontem...

Reply

VERMELHA FEITO O DIABO, DILMA É RUBI CÃO DANADO QUE HEMOS DE ENXOTAR! Esse Rubicão vermelho, Poste petralha do Barba, ALEA JACTA EST, nós temos de vadear, sanando o Norte e Nordeste, a fim de desinfetar as entranhas do Brasil. O tal "Rubi cão" petralha que hemos de vadear, talvez mesmo a pé enxuto se o voto unir-se à fé na Aparecida por nós, que é Mãe de Deus e nossa, logo evaporar-se-á COM SEU TREVOSO DESBRILHO! A sorte está lançada, e seja o que Deus quiser!Já estão Sudeste e Sul bem distante deste traste: Poste rubi cão do Barba! CINCO DE OUTUBRO: ALVÍSSARAS! Todo ao contrário do Barba petralha da Rose e Dilma, LEIO MUITO E, POIS, NÃO CINCO. VINDE, OUTUBRO ALVISSAREIRO!

Reply

TEM TUDO A VER,SIM, MEU CARO! JURO QUE ME CAUSA ESPÉCIE ESSA CAIXA DE PANDORA. Alguém de porte investigue a Caixa das loterias: é Caixa preta petralha. Que caixinha de surpresa: o véu não resiste ao lente, à lupa da Matemática, aos parâmetros da Física! VEJA LÁ SE "ACUMULADAS" NÃO CAEM EM MÃOS PETRALHAS!... TODA SÃ DESCONFIANÇA É POUCA COM GENTE TORTA SEDENTA DE MAIS PODER! Essa petralha vermelha tem que azular com urgência para Cuba que a pariu!

Reply

TEM TUDO A VER,SIM, MEU CARO! JURO QUE ME CAUSA ESPÉCIE ESSA CAIXA DE PANDORA. Alguém de porte investigue a Caixa das loterias: é Caixa preta petralha. Que caixinha de surpresa: o véu não resiste ao lente, à lupa da Matemática, aos parâmetros da Física! VEJA LÁ SE "ACUMULADAS" NÃO CAEM EM MÃOS PETRALHAS!... TODA SÃ DESCONFIANÇA É POUCA COM GENTE TORTA SEDENTA DE MAIS PODER! Essa petralha vermelha tem que azular com urgência para Cuba que a pariu!

Reply