PMDB fecha aliança com PT, chamando governo de "ineficiente" e "corrupto".

Decisão foi referendada em convenção nesta terça-feira - André Dusek/Estadão
Com críticas ao PT e ao governo, o PMDB aprovou nesta terça-feira (10) em convenção nacional o apoio à reeleição de Dilma Rousseff. Foram 398 votos pela manutenção da aliança (59%) contra 275 (41%) da ala que defendia o rompimento.

Mesmo com a vitória, o resultado representa constrangimento ao Planalto. Em 2010, o apoio peemedebista à chapa de Dilma havia sido aprovado por 84% dos convencionais. Com a decisão de hoje, a petista obtém cerca de 2 minutos e 20 segundos (em cada bloco de 25 minutos) na propaganda eleitoral na TV, que é o principal instrumento das campanhas políticas. O espaço no chamado "palanque eletrônico" é definido, principalmente, pelo tamanho dos partidos coligados.

O evento peemedebista, realizado no Senado, em Brasília, foi pontuado por reclamações de falta de apoio do partido da presidente da República aos candidatos do PMDB, principalmente no Rio de Janeiro, onde a legenda terá o PT como adversário na tentativa de reeleger Luiz Fernando Pezão. A ala contrária a Dilma chegou a discursar contra a aliança e a distribuir panfletos em que acusa o governo de ineficiência e corrupção.

Maior aliado do PT na coalizão dilmista, o PMDB possui cinco ministérios, mas reclama constantemente que seu espaço é pequeno e que não tem autonomia total nas pastas sob sua responsabilidade. Na abertura da convenção, o vice-presidente da República, Michel Temer, minimizou a dissidência e afirmou que a manutenção da aliança com o PT visa "abrir as portas" para que no futuro "o PMDB ocupe todos os espaços políticos, para o bem dos brasileiros".

Dizendo que o partido é o responsável pela "grande revolução social neste país", Temer afirmou que não acreditava nas "intrigas" que, segundo ele, apontavam para traições. Com a vitória de sua ala, Temer será novamente o vice na chapa de Dilma. Antes de discursar, Temer repetiu que estaria satisfeito mesmo que a aliança fosse aprovada até mesmo por margem mínima. E negou constrangimento: "Isso é comum no PMDB, se a gente não se acostumar com isso depois de 40 anos, não dá para fazer política."

Em sua fala, o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que o partido apresentará propostas de governo a Dilma, entre elas o ensino em tempo integral e a "defesa permanente da liberdade de expressão e pensamento". "Disso o PMDB não abre mão", afirmou Raupp. Setores do PT defendem propostas de regulação da mídia. O ex-governador Roberto Requião (PMDB-PR) tem proposta similar, mas ela não encontra respaldo na cúpula peemedebista.

REBELIÃO

Vice de Dilma, alas do PMDB ameaçaram nos últimos meses romper a aliança e, inclusive, lideraram na Câmara dos Deputados uma rebelião contra o Palácio do Planalto. Na lista de insatisfações, falta de interlocução com Dilma, reivindicação de maior espaço no governo e de apoio do PT às suas candidaturas nos Estados.

Nos discursos da convenção, coube à seção do Rio os maiores ataques. O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, afirmou que o partido devolverá "na mesma moeda" eventuais acusações que Pezão sofrer do PT. O partido de Dilma deve lançar na disputa o senador Lindberg Farias. Segundo Paes, o PT não tem sido patriótico em vários Estados. No Estado a maioria do PMDB deve apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Segundo a cúpula da legenda no Estado, o principal culpado disso é o PT.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, candidato ao governo do Rio Grande do Norte, também reclamou em discurso não receber o apoio do PT em seu Estado. Um dos peemedebistas mais críticos à aliança da legenda com Dilma, o ex-ministro Geddel Vieira Lima diz que o apoio seria aprovado por causa de Michel Temer. "Dilma deve ir à nossa senhora aparecida porque Temer a está levando nas costas".

Outro opositor à aliança, o deputado federal Danilo Forte (CE) pediu que o apoio ao PT não fosse aprovado. "Meu coração é Eduardo Campos, pena que ele está patinando. Marina [Silva] acabou com ele". Segundo o deputado, ele e o senador Eunício Oliveira (CE) "carregaram Michel no ombro em 2010". "Agora não dá mais: ou salva o Brasil ou o PT", disse ele à Folha. (Folha Poder)

16 comentários

reparem na foto a parte do PMDB que ficou com a boneca do Barba...

se o brasileiro não enxergar isso ai, pelo amor de Deus, fechem essepaiz e joguem a chave fora!

Reply

QUE EMPRESARIO PAGA IMPOSTOS COM DINHEIRO VIVO?

Em um depoimento morno na CPI da Petrobras no Senado, o ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa explicou nesta terça-feira (10) que os mais de R$ 762 mil em dinheiro vivo apreendidos pela Polícia Federal em sua casa eram para fazer pagamentos da sua consultoria.

"Eu tinha realmente esses valores. Eu tenho uma empresa e tinha necessidade de ter dinheiro vivo para fazer uma série de pagamentos, como impostos", disse para dois senadores petistas.

================================

E tem gente que contrata os "serviços de consultoria " dele.Imaginem , um "consultor" que deixa 700 mil PARADOS , sem aplicar....Só os "consultores petralhas"!

Reply

Coronel,

A Folha poder publicou reportagem dizendo que teve acesso aos números da pesquisa Ibope que será divulgada hoje.

Dilma com 37%, Aécio 22% e Campos com 18% quando o nome aparece junto com Marina Silva.

É a marmelada para fazer Campos crescer e polarizar a disputa no primeiro turno entre PSDB e PSB.

Reply

Coronel.
Olha a pachorra do Felipe Patury

Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da União dos Vereadores do Brasil aponta 38% das intenções de voto para a presidente Dilma, 22% para o senador Aécio e 13% para o ex-governador Campos. Em quarto, o candidato do PSC, Pastor Everaldo, aparece com 3% das intenções de voto. A pesquisa animou a campanha de Campos, porque indica um empate técnico entre ele e Aécio Neves no cenário em que o nome de Marina Silva, vice do candidato pernambucano, é mencionado aos entrevistados - as intenções de voto para Campos sobem de 13% para 18%. Os resultados completos serão divulgados hoje à noite.

É MUITA CARA DE PAU DIZER QUE 22% E 18% É UM EMPATE TÉCNICO.ISSO SE OS VOTOS FOREM TRANSFERIDOS..

Reply

Coronel, o famigerado projeto da Dilma de entregar nas mãos das Ongs e organizações Sociais o poder de decisão (para o PT mesmo) esta em andamento. O bandido do Renan já deu uma de joão sem braço hoje no Senado tocando no assunto e o Henrique Alves da Câmara, tá querendo colocar em votação, me parece que amanhã?!?!
É bom a oposição fazer algo e logo senão estes bandidos vão se eternizar no poder.

OS CARAS:

Reply

CEL,

Estou fazendo campanha contra o câncer. Ajude o Brasil NÃO votando em candidatos do PT e do PMDB, basta!

Índio Tonto/SP

Reply

Ai PMDB, velha prostituta que não hesita em vender a própria filha para continuar administrando o seu prostíbulo. Pena...

Reply

lixos... muitos políticos ainda do bem se venderam...

Reply

Coronel,

Fico com o seu último parágrafo!!

Acrescento que estes "minutinhos" só valem para o 1o.Turno.

A dissidência do PMDB será ampliada para o 2o.Turno.

O resultado do 1o.Turno será "devastador" para o PT.

Quero só ver os "398 Gigantes" correndo para longe "da pangaré"!!

JulioK

Reply

OFF

By Reinaldo Azevedo:

ALGUEM DE UM RIVOTRIL PARA DILMA OU QUEM SURRUPIOU QUEM

Alguém dê aí um Rivotril pra presidente Dilma Rousseff. Serve para diminuir a ansiedade (...). A presidente foi às convenções do PDT e do PMDB e mandou brasa: acusou os adversários de surrupiar os programas do seu governo, vejam vocês, e de tentar “excluir os mais pobres” das políticas públicas. E emendou: “Essa é a agenda do retrocesso. É essa a agenda que querem apresentar ao Brasil”.
(...)

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/alguem-de-um-rivotril-para-dilma-ou-quem-surrupiou-quem/


Ela precisa mesmo tomar Rivotril, pois bateu o desespero! Ao contrário, o PT é o especialista em surrupiar programas da oposição.

FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

O peemedeibem confirma que sua vocação é pra capacho.

Reply

É,justiça seja feita,porque com todos os defeitos do PMDB um pouco de Democracia que ainda resta neste País é graças a ele que é o fiel da balança nas tentativas do PT de solapar os princípios democráticos vigentes no País, já que a nossa oposição não dispõe de votos suficientes para barrar as tentativas do PT de enterrar de vez a nossa frágil Democracia.Ruim com ele pior sem ele.Agora, nas eleições de 2014 vislumbra-se um crescimento expressivo da oposição, é a lógica.

Reply

A situação delles é tão difícil que Lulla, o adorador do Corintias e arranjador do Estádio do Itaquerão não vai a abertura da Copa...por que? Medo de vaias.

Reply

PT patriótico em algum momento da história? Ah ha ha

Que elles morram abraçados

Reply

Chris/SP, 10 de junho de 2014 19:19


o RA errou... ela não precisa de Rivotril. Ela precisa de anti-psicótico puro!

Flor Lilás

Reply

O Pezão tem um peso grande e prestígio no RJ. O candidato à presidência que ficar com o seu apoio com certeza terá vantagem.

Reply