Pasadena é "uma gota no oceano", afirma conselheiro da Petrobras. Mar de lama não para de crescer. Congresso deve aprovar CPMI amanhã.

Aécio Neves lidera a oposição em busca da CPMI que permite que Câmara e Senado investiguem, juntas, os escândalos financeiros da Petrobras na gestão Dilma no Conselho de Administração.

A polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras é uma "gota no oceano" considerando os problemas de gestão da empresa, segundo um conselheiro da estatal que representa os acionistas minoritários.

"Estamos perdendo muito tempo com o caso Pasadena. Tem as questões políticas e tal, mas Pasadena é uma gota no oceano em relação ao que está acontecendo com a companhia", disse o conselheiro Mauro Cunha a jornalistas nesta terça-feira, após ser questionado sobre o assunto em um evento em São Paulo.

Posteriormente, em nota, Cunha disse à Reuters que referiu-se à perda de valor das ações da Petrobras "por decisões tais como a capitalização de 2010". Desde então, as ações da companhia chegaram a acumular desvalorização de 73 por cento.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa não vai comentar o assunto.

A declaração de Cunha, também presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), foi dada durante entrevista sobre uma decisão da Comissão de Valores Mobiliários sobre assembleia da telefônica Oi.

Jornalistas presentes no evento aproveitaram para fazer questões envolvendo a Petrobras. Segundo Cunha, devido ao tamanho da Petrobras, um bilhão de dólares nem é considerado um "valor material", termo usado por contadores para qualificar quando um tema numa companhia deve ser alvo de maior escrutínio. Em março, Cunha foi voto dissidente na aprovação, pelo Conselho de Administração da Petrobras, das demonstrações financeiras do exercício social de 2013.

Segundo nota da Petrobras na época, ele votou contrariamente à aprovação do balanço argumentando, entre outras coisas, que houve "falta de envio tempestivo das demonstrações para análise dos conselheiros", além de ter considerado que houve "insuficiência de informações e aparente inadequação da contabilização dos investimentos em refinarias".

Cunha também discordou quanto à política de "hedge accounting", prática contábil que a Petrobras passou a adotar em meados de maio de 2013, com o objetivo de reduzir impactos provocados por variações cambiais em seus resultados periódicos. A ação da Petrobras fechou esta terça-feira com alta de 3,8 por cento, a 18,24 reais. O Ibovespa subiu 0,62 por cento. As especulações em torno de pesquisas eleitorais desfavoráveis ao atual governo vêm dando fôlego às ações da Petrobras na BM&FBovespa, que já contabilizam um ganho de mais de 50% nos últimos 45 dias. (Informações da Revista Exame)

7 comentários

cel,

Um lamaçal infinito. Tudo para encher os proprios bolsos. Esse é o jeito petralha de governar. Por isso vamos vaiar essa ladra. Quando ela vai aparecer em publico, alguem sabe?

Reply

Coronel, felizmente Dilma será enxotada pelo povo quando for revelado na campanha eleitoral que ela segurou os preços dos combustíveis. AQUI NÃO, PETRALHAS, NOSSO BOM POVO GOSTA DE PAGAR CARO A GASOLINA!!!

Reply

Coronel,

o material ali do lado ficou excelente!
A foto em verde/amarelo x vermelhos está fantástica!!!

O 100% e os escritos muito elucidativos!
Parabéns!

Vamos lá Coturneiros - vamos espalhar essas imagens por aí afora!
Postem em seus faces e twitters. Mandem e-mails para todo mundo conhecido.

Estamos em plena campanha para tirar o Brasil desse abismo vermelho horrível! É nossa liberdade que está em jogo! Nossa segurança, saúde, educação. Nosso futuro!

QUERO ORDEM E PROGRESSO DE VOLTA!
O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

é muito interessante ver Aécio Neves dando entrevista.
Como ele é focado, compenetrado, articula bem as palavras, tem raciocínio lógico, constrói o pensamento conduzindo o ouvinte de forma fácil
Neurônios a todo vapor! É um prazer ouvi-lo falar!
Bonito, simpático e ao mesmo tempo sério.

Fazia tanto tempo que não via alguém assim ao microfone.

Depois do Xnovededos e de Dna Dilma é música aos nosso ouvidos...


Flor Lilás

Reply
Jurandir D'almeida mod


Fico imaginando o que deve esconder as LOTERIAS DA CAIXA...

Reply

Coronel,robozinho petralha .rsrsrsrs Anônimo-6 de maio de 2014 22:34

Reply

PASADENA É UMA CAGADA EM UMA IMENSA FOSSA NEGRA, Banânia possui muitos casos de corrupção E EM TODOS OS ESTADOS E PARTIDOS POLÍTICOS, NENHUM É SANTO NEM PALADINO DA ÉTICA, os petralhas existem no Estado e na Iniciativa privada, basta ver casos de falências fraudulentas de várias empresas que financeiramente eram saudáveis, LUGAR DE PETRALHAS É NAS PRISÕES, que aguardem PRESOS TODOS OS JULGAMENTOS E RECURSOS, DESDE O INQUÉRITO ACEITO PELO DELEGADO ATÉ O JULGAMENTO DO ÚLTIMO EMBARGO INFRINGENTE ( são mais de dez anos aguardando presos seus julgamentos ) OU FAZER ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO E/OU JUIZ para confessar, o juiz impor uma pena SEM JULGAR O RÉU ( acordo ) e pena menor ser estabelecida, seria transitada em julgado de imediato.

Reply