Oposição só ganha com a briga PSB x PSDB.


Nos bons tempos do varejo de rua, o ponto era tudo. A localização. A posição. Estar sozinho com o seu negócio na rua principal da cidade era um diferencial competitivo poderoso. A alma do negócio era estar o mais longe possível do concorrente. Até que um dia o varejo descobriu que juntar os competidores  numa mesma região, ao contrário de dar prejuízo, trazia lucro. O consumidor vinha para determinada rua ou bairro porque ali encontrava todas as marcas, todos os produtos, todas as ofertas e, após pesquisa, fazia a sua compra com a certeza do melhor negócio. E vinha em número cada vez maior. Criava fluxo. Movimento! Os shoppings centers têm um pouco desta lógica de juntar um bom mix de lojas para que o consumidor, num só local, possa fazer as suas escolhas e suprir todas as suas necessidades. E o que isso tem a ver com politica?

Os jornais mostram que o PSB, em pânico com a paralisia da sua candidatura, ensaia uma briga com o seu maior competidor, o PSDB, que hoje possui o dobro das intenções de voto. Antes havia um acordo de cavalheiros, cada um com a sua loja eleitoral, uma distante da outra, mas com alguma combinação de preço e de oferta para vencer o grande concorrente: o lojão do PT, abarrotado de mercadorias contrabandeadas, pirateadas, falsificadas e sem a mínima fiscalização, além de uma máquina publicitária massacrante. O quadro mudou. Especialmente porque o PSB não sabe o que vender ao seu cliente: se um PSDB moderninho ou um PT 3.0. Este terceiro produto não existe no varejo político brasileiro e os resultados têm sido altamente deficitários para os socialistas. Mas onde uma briga entre PSB e PSDB pode ajudar os dois?

Voltamos a velha questão da localização e da competição. Assumindo que são oposição de fato, os dois partidos chamam para um debate entre si. Criam uma zona definida para ambos. Escolhem o bairro e o lado da rua. Abrindo o debate, atraem a atenção dos eleitores, até então acostumados com o lojão do PT, cheio de ofertas indecorosas e mentirosas, mas de bom preço. Unidos atacam este competidor maior, que é o governo. Separados, pois a compra do eleitor por meio do voto é única, mostrarão realmente os seus diferenciais. Mostrarão a cara e o coração. 

Neste confronto, PSB e PSDB vão romper a polarização mais perigosa, que é a do eleitor votar no governo ou em um dos partidos de oposição. Abrem a possibilidade do eleitor votar em um ou em outro partido de oposição, deixando de lado a opção governo. Não será mais continuidade x mudança. Poderá ser mudança x mudança.  Nesta briga democrática, ambos poderão surfar na onda de renovação que as pesquisas estão indicando. É hora de chamar a clientela para um novo ponto, onde a concorrência entre os partidos de oposição seja aberta, clara e transparente. O debate oposição x oposição é altamente lucrativo em termos eleitorais.  Esta briga entre PSB e PSDB é ganha-ganha. 

29 comentários

Capitalista ate a alma.

Reply

Depende do tom do debate, não pode virar briga de botequim, como ensaiou a sonhasnática dias destes.


Lanterna.

Reply

http://sbt-canal.blogspot.com.br/2014/05/vote-agora-blog-do-sbt-lanca-enquete.html

Reply

A Copa dará um recall no ufanismo nacionalista, e isto dará algum fôlego nas pesquisas a Dilma.

Depois, virá a queda definitiva, terminando o1° turno com menos de 10% de vantagem sobre Aécio.


Lanterna.

Reply

Coronel muito bom seu exemplo com as lojas , o meu único receio é que se dividir os votos da oposição quem ganha é o pt. E a pior parte a exemplo das lojas , a loja que vender seu produto melhor e para mais clientes pela segunda vez (segundo turno) fica de dona da rua toda e de todo o comércio. As lojas perdedoras fecham as portas e não poderão vender mais nada por mais 4 anos!

Reply



Em Portugal, Ney Matogrosso escancara a realidade do Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=DqJ0kF1_oL0#t=486

Reply

O PSDB que abra o olho, para não acontecer com ele o que houve em PE quando Eduardo campos foi eleito governador pela primeira vez. Bateram tanto no PT, que Eduardo foi para o segundo turno e faturou a eleição, pois todos os petistas votaram nele. Se Eduardo for para um segundo turno com Aécio, acontecerá o mesmo. O importante é ter segundo turno de Aécio com o PT, pois nem todos os votos de Eduardo/Marina iriam para o PT. Chega de bajular Esuardo e em que bater nele também.

Reply

É bom num primeiro momento, pois os evita que potenciais eleitores do PSDB migrem para o PSB e ainda pode fazer com que eleitores simpáticos ao PT deixem de votar na Dilma e votem no Campos.

Porém, afasta as possibilidades de uma aliança nos segundo turno com o PSB e de uma possível oposição conjunta a partir de 2015 contra a Dilam, em caso de , infelizmente, reeleição.

Reply

Ponto de vista interessante. Externalidades de rede são aplicáveis à política?

Reply

Coronel,
excelente texto. Discordo do PT 3.0, ele é PT 171. Marina, a louca, acha que é dona doa votos que, na eleição passada e no 1º turno, teve. Não, os votos foram dos que são contra o PT e não simpatizavam com a figura medrosa do Serra. Em 2.000 a economia bombava e a figura de uma mulher como presidente enchia os olhos do eleitor. Agora vai, a mulher é mais honesta e se dizia gerentona e durona. O tempo passou e a população ficou sabendo que aquela mulher não era as que normalmente administram nossa casa. Honesta, competente e durona. Era somente teatro, e de ponta de rua. Agora, o cenário é outro. A economia em baixa, a inflação em alta, a corrupção sem precedentes e com o aval da presidAnta, desemprego, violência, educação, saúde, tudo de ruim para os mais humildes. A classe media que também deu um crédito a Dilma, agora não quer nem ouvir seu nome. Quanto ao Eduardo, deu um tiro no pé pios pensava que a presidência era a Prefeitura do Recife onde a disputa foi dele contra o PT pois o candidato do PSDB não tinha a máquina do Estado e assim mesmo, surpreendeu com sua excelente votação. Aguardo ansioso outubro para ver essa corja fora do poder.

Reply

Coronel,

Concordo!!

Até porque sempre chamo a atenção ao resultado das Eleições Municipais de Porto Alegre 2012.

No RS, o Lulla não elege "poste". Daí o paralelismo ser importante para enxergar o Brasil.

JulioK

Reply

Concordo 100% o fale mal mas fale de mim, entre oposicionistas atrairá as paixões para seus estados e obrigará aos PSB e PSDB mostrarem qual são as suas ideologias e programa e não como "dois punhados de ratos que querem o queijo do PT" como pensam a maioria do povão que quer mudanças superficiais.

Os partidos tem que mostrar como conciliar as promessas de investir no social E COMBATE AO DÉFICIT DO TESOURO NACIONAL ( público ) e se colocarão a BF mesmo com outro nome " seguridade alimentar para a classe E " e portas de saída do programa, preparo para trabalhar ou ensino técnico e OBRIGAR O SETOR RURAL A CONTRIBUIR COM A PREVIDÊNCIA SOCIAL com um imposto de 20% no preço das commodities exportadas ou vendidas ao mercado interno, o mesmo imposto cobrado nas importações, zeragem de taxas nos insumos para agricultura sem distinção se para setor externo ou para abastecer mercado interno.

VAI FECHAR O DÉFICIT DO SETOR RURAL e parte do LOAS.

Reply

Cel, o PT está sentindo cheiro do inferno ou umbral,não sei.Depois de enganar os brasileiros com falsos discursos e muitíssima corrupção,estão colhendo os frutos.
Pela primeira vez eu vejo uma retardada mental ocupar presidencia de país.

Reply

Sua tese será válida se o PSB se comportar como oposição ao PT, ao que parece isso não irá acontecer, ao contrário, poderemos ter o PT batendo no Aécio e o PSB batendo no Aécio, neste caso é capaz que nem ter segundo turno, já que se Aécio é a única oposição pra que mudar?
Marina não fará oposição ao PT e odeia o PSDB.

Reply

Ptezada seus dias estão contados,os ventos do poder sopram a favor do Aécio.Quem viver verá.È só ver como a oposição [PSDB]esta diferente.

Reply

Brasil para os brasileiros. Ponto.Esse deve ser o lema de Aécio.

Reply

O PSB achou que estaria fazendo um negócio da China lançando a chapa Eduardo/Marina. Só que a Marina engessou o Campos.Não tenho dúvida de que ela tem no sangue o DNA do PT.

Reply

Do Blog "Coluna Esplanada":
Migração de haitianos pode render processo internacional a Tião Viana. Ao bancar a migração de 900 haitianos ilegais do Acre para São Paulo, sem acordo com o governo paulista, o governador do Acre, Tião Viana (PT), deixou um pepino eleitoral para o aliado partidário Alexandre Padilha, o futuro candidato ao governo. Nas hostes tucanas, prepara-se um contra-ataque para a campanha: o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pode acusar Padilha de cumplicidade com Tião.

Para piorar a situação, há tese de juristas em São Paulo de que Tião Viana pode ser denunciado no Senado à Procuradoria do Tribunal Penal Internacional, por ‘Deportação ou transferência forçada de uma população’ (artigo 7º, d, do Estatuto do TPI) . Para isso, um senador teria de protocolar a denúncia.

Pelo artigo do Tribunal, houve ‘o deslocamento forçado de pessoas, através da expulsão ou outro ato coercivo, da zona em que se encontram legalmente, sem qualquer motivo reconhecido no direito internacional’.

Reply

Volta, Lula, para a surra ser mais bonita! Que o
PT volte ao esgoto e de lá não saia mais! Cansamos de ser enganados e ROUBADOS.

Reply

NÃO HAVERÁ SEGUNDO TURNO.

AÉCIO PRESIDENTE NO PRIMEIRO TURNO!

Coturneiros(as), defendo que exista um comprovante de voto ANTES DE IR VOTAR, que nas urnas exista leitor de REALIDADE AUMENTADA e o código seria feito em dois lugares:

1- no seu computador ou no seu telefone celular ( que tenha um aplicativo de reconhecimento de código de realidade aumentada ), aqueles desenhos que existem em vários produtos, semelhante aos códigos de barra mas com muito mais dados colocáveis.

Quem não possui telefone celular ou não tem o leitor de código que o imprima em uma página em sua impressora ou se não tiver, salve a página com os dois códigos, dos dois turnos em um pendrive e leve a uma casa de xerox ( que imprima páginas salvas em pendrives ).

Com esta página ou o telefone celular, vá no dia das eleições a QUALQUER COLÉGIO ELEITORAL EM QUALQUER URNA DO PAÍS e se estiver fora do país acessar do exterior à página do TSE e com a webcam no dia da eleição, no exterior estaria a função votar, uma urna virtual receberia o seu voto com a confirmação às 17:00 do dia das eleições, antes o eleitor pode ver o voto e NO DIA SEGUINTE DA ÚLTIMA TOTALIZAÇÃO DE VOTOS reabertas as urnas PARA CONFERIR SE SEU VOTO FOI OU NÃO ALTERADO, tendo seu código de realidade aumentada, o número do título eleitoral, cpf ou rg ( aleatório do sistema TSE ) o eleitor veria seu voto ( que nunca poderia ser alterado, seria uma foto do voto ). Minutos após o eleitor conferir, o voto nunca mais poderia ser visto, exceto se for colocada uma denúncia de fraude eleitoral no TSE feita em formulário próprio e com razões palpáveis. O VOTO É IMUTÁVEL.
COM ALTO ÍNDICE DE FRAUDE, maior que a diferença entre candidatos, o TSE pode anular o segundo turno ou as eleições e convocar novas eleições ( uma chance em 10¹¹ ).

Reply

PSB de Eduardo é igual ao PT DE LULLA. Que viver verá. Tá tido combinado.

Reply

Cavalliere, 11 de maio de 2014 12:25

ninguém aguenta mais o que está ocorrendo no Brasil. Só quer que fique como está quem é corrupto, companheiro ou petralha puro!

O que me preocupa é a violência da petralhada e sua tentativa desesperada de a qualquer custo se manter no poder e colocar a última parede da cerca para encurralar os "porcos selvagens" que viramos nós todos!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

gostei dos #PetralhasCanalhas ali do lado!


Flor Lilás

Reply

o eleitor brasileiro eh caixa de surpresas, spaulo elegeu haddad prefeito!!!!!!!!!! o post estah excelente.

Reply

O Campos tem o DNA do Forum de São Paulo. O MST o apoiará. Querem saber mais? Campos é a versão enrustida do pt.

Reply

O E. Campos e um clone do cachaceiro com 20 anos a menos e dissimilado pois tentava cativar eleitores do Aécio, não conseguiu pois os eleitores de Aécio são intelligentes e viram a mogno Escondida como vice.

Aécio vencerá no primeiro turno.

Reply

BPistelli

Concordo totalmente com o seu comentário das 20.42.

Chris/SP

Reply

#aécioxCamposNo2ºTurno

Reply

Texto excelente! Analogia Perfeita
O Debate amadurece, aperfeiçoa as propostas da oposição e forçará ambos os candidatos a criticar mais pesadamente o Governo atual(Que aliás, não criticar foi nosso maior erro nas eleições passadas).
Temos que "discutir o Brasil" e criticar o PT para valer.

Gabriel-DF

Reply