Doador de Dilma draga R$ 190 milhões no porto de Santos e não entrega a obra.

Em 2010 o Tribunal de Contas da União já apontava fortes indícios de sobrepreço na dragagem do Porto de Santos, obra do governo federal, integrante do falecido Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contrato, administrado pela Secretaria de Portos (SEP), foi vencido pelo consórcio Draga Brasil por R$ 190 milhões, em 2009. As empresas participantes do consórcio eram: 
  • CNPJ: 08.402.620/0001-69 Razão social: EIT Empresa Industrial Técnica SA
  •  CNPJ: 46.083.754/0001-53 Razão social: Equipav SA Pavimentacao Engenharia e Comercio
  •  CNPJ: 02.385.674/0001-87 Razão social: DTA Consultoria S.C. Ltda
  •  CNPJ: 11.134.816/0001-24 Razão social: Chec Dredging e CO Ltd.
O relatório do TCU, de 2010, indicava vários problemas na execução da obra, especialmente um enorme sobrepreço. O órgão informou que já havia uma cobrança a maior da ordem de R$ 25 milhões e que ações preventivas poderiam impedir perdas de outros R$ 18 milhões. O contrato chegava ao absurdo de ter 5% do valor destinado a despesas eventuais. 

Segundo o Estadão, a EIT - Empresa Industrial Técnica  doou R$ 9,7 milhões para a campanha da Dilma em 2010. Em 2008, a empresa havia doado R$ 100 mil para aquele que viria ser o Secretário Nacional dos Portos, Leônidas Cristino, que autorizou a obra de dragagem, posteriormente. Ele é do PSB, indicado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.

A EIT, que não entregou a dragagem de Santos, também está envolvida na Operação Lava-Jato. Uma das planilhas investigadas menciona um pagamento de 3,2 milhões de reais à empresa de Youssef pelo Consórcio Rnest Edificações, formado pela EIT e pela Engevix Engenharia e Empresa Industrial Técnica (EIT). Esse consórcio também tem participação na construção da refinaria Abreu e Lima, em contratos que já chegam a 1 bilhão de reais. Num deles, houve pelo menos 17 aditivos.

Hoje a Folha de São Paulo informa que a obra deu em nada. Dinheiro jogado no mar. Leiam a matéria abaixo.


Uma obra de quase R$ 190 milhões para aumentar a profundidade dos canais de acesso ao porto de Santos não alcançou seu objetivo e tem obrigado navios a sair sem carregar toda sua carga.

O projeto, iniciado em 2009, era ampliar para 15 metros o chamado calado (distância entre o solo submarino e a superfície do mar) dos acessos aos terminais portuários. Com isso, navios maiores poderiam usar o porto e os navios atuais poderiam sair com mais carga. Até então, a profundidade média do porto era de 11,2 metros e era possível utilizar até 12,2 metros nos momentos de pico da maré alta.

Ao longo de quatro anos, um consórcio de empresas chamado Draga Brasil trabalhou no local e recebeu quase R$ 188 milhões. Ao fim do trabalho, em 2012, o calado estava apenas em 12,4 metros nos pontos mais profundos. Nos momentos de maré alta, o que ocorre duas horas por dia, os navios podem usar mais um metro de calado. Mas há outros problemas na dragagem.

Ricardo Falcão, presidente do Conselho Nacional de Praticagem, órgão que reúne os profissionais que conduzem os navios até o porto, aponta que, por uma falha de projeto, o canal ficou mais estreito, o que dificulta ainda mais a manobra dos navios. "Tiraram cem metros de largura em alguns trechos", afirma Falcão.

Os navios mais prejudicados são os de contêineres. Nesse tipo de navio, cada centímetro a menos de calado significa em média menos 6 a 8 contêineres transportados. Em um metro, são na média 700 contêineres.

PERDA DE R$ 35 BILHÕES

Diretor-executivo do Centronave (Centro Nacional de Navegação), Cláudio Loureiro de Souza afirmou que as empresas haviam reprogramado seus navios para o país, escalando embarcações maiores, com a expectativa de que o calado de 15 metros fosse alcançado.

Mas, por causa das restrições, Souza diz que o porto deixa de transportar por ano 500 mil contêineres de 20 pés. É quase 30% do que Santos --o maior porto brasileiro, com 25% do comércio exterior do país-- transportou no ano passado.

"É uma tragédia para o país", disse Souza, lembrando que a restrição eleva custos para as empresas importadoras e exportadoras. Cada contêiner traz ou leva nele cargas que, em média, custam R$ 70 mil. São R$ 35 bilhões que deixam de ser transportados por ano.

Com as restrições, as empresas têm duas opções. A primeira, mais usada, é sair com menos carga que a capacidade. Assim, o navio fica mais leve e não corre o risco de encalhar. Outra solução é esperar pelo pico da maré para usar toda a capacidade do canal. Mas, como isso só ocorre duas horas por dia, um navio pode perder até 40 horas nas manobras de entrada e saída. É o dobro do tempo médio para carregar o navio.

Para um especialista no setor, a dragagem de Santos precisa ser pensada como um processo permanente, já que há uma tendência natural ao assoreamento.

27 comentários

Mantega:‘Temos uma previsão de aumento de tributos’
• O ministro da Fazenda já admite a hipótese de elevar os impostos sobre bens de consumo para cumprir a meta de superávit fiscal deste ano, de 1,9% do PIB
• Segundo Mantega, o reajuste de 10% do Bolsa Família, anunciado pela presidente Dilma, não comprometerá as contas públicas
• Ele reconhece que o governo estuda medida que reduz salário e jornada de trabalho para evitar demissões
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mantegatemos-uma-previsao-de-aumento-de-tributos-12375607#ixzz30mk5wVmG

Reply

Num pais sério, muita gente estaria presa !
Estamos igual á Nigeria.


Lunarscape RJ

Reply

Coronel,
este porto é uma draga. O Wagner Rossi que o diga.

Reply

A quadrilha que o PT formou logo após a posse do Lula em 2003 não tem limites. Rouba o Brasil, acaba com a paciência dos verdadeiros cidadãos e ainda coloca dólares na cueca.

Reply

Meu Deus onde o PT põe a mão sai merda!!! É osso!

Reply

Consórcio Draga Brasil...
Somos o país da piada pronta mesmo.

Reply

Coronel,

é muito incrível isso. O porto de Mariel maravilhoso e novinho em folha e corrupção e problemas no porto de Santos.
Parece que o PT faz questão de roubar e deixar roubar o patrimônio brasileiro...

FORA PT!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

é muito incrível isso. O porto de Mariel maravilhoso e novinho em folha e corrupção e problemas no porto de Santos.
Parece que o PT faz questão de roubar e deixar roubar o patrimônio brasileiro...

FORA PT!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

é muito incrível isso. O porto de Mariel maravilhoso e novinho em folha e corrupção e problemas no porto de Santos.
Parece que o PT faz questão de roubar e deixar roubar o patrimônio brasileiro...

FORA PT!

Flor Lilás

Reply

Será que essa draga se chama doleiro Alberto Youssef ?????

PORTO DE SANTOS ? É lá que descobriram o tráfico de cocaina, lembram ?


.
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/doleira-brasileira-presa-na-espanha.html?spref=bl
.
(...) Onde o doleiro Youssef levantava o dinheiro para financiar os pagamentos do tráfico de cocaína? Junto com seus relacionamentos no PT e no governo petista, nos desvios de recursos públicos, da Petrobras e de outros órgãos governamentais, como no Ministério da Saúde.

Reply

Deveria servir de contraponto às obras do porto que o PT fez em Cuba.
Aqui, não só não faz o que é necessário nos portos, mas chegamos a piorar o que havia, apenas para desviar dinheiro para os companheiros e caterva. Aécio não pode deixar de explorar isso!

antonio

Reply

Bom, já que não foi resolvido o problema do porto de Santos, vamos construir um novo super-porto no Uruguai depois de já termos construído o de Cuba. É o jeito PT de governar.

Reply

Cel, viu que o governo já fala de aumentar os impostos para cobrir os 10% do BF? Assim é fácil.

Reply

É esse o verdadeiro PAC do governo do PT.

Programa Ajuda Cumpanheiro.

Reply


Mesmo assim a Dilma continua no cargo.

Não existe nenhum macho na política com competência para pedir o IMPEACHMENT DA DILMA?

Se a oposição não pedir o impeachmente dessa ladra, deverá ser acusada de corrupção passiva.

Reply

Coronel,

Essa incompetente esta destruindo o Brasil!

JulioK

Reply

OFF

Aos que defendem Eduardo Campos, é bom parar para pensar. Leiam texto de O. Tambosi:

CAMPOS BOTA AS MANGUINHAS DE FORA: É LULISTA DE CARTEIRINHA.

Não dá para confiar em Eduardo Campos, abraçado à missionária Marina "Avatar" Silva. Os dois, que foram ministros de Lula - Marina ignorou o mensalão e só saiu no segundo mandato do falastrão de São Bernardo, para tentar fundar seu fracassado partido -, não significam qualquer mudança. São mais do mesmo, com outras roupagens. "Projetos distintos", Eduardo? Sei, o seu será a retomada do lulismo. Vá afagar a cabeça dos bandidos:

"Temos projetos distintos, com bases política e social distintas. Isso não impede que tenhamos capacidade de ver o que nos une. Mas oferecemos caminhos diferentes. Eu assumi o compromisso de não retirar nenhum direito do trabalhador, considero a idade penal cláusula pétrea da Constituição Federal. Quem disser que vai mudar, está desconhecendo da decisão da Suprema Corte do País", afirmou Campos, que participou no Rio do encerramento de um seminário sobre educação do Partido Pátria Livre (PPL), que o apoia na disputa presidencial.

Aécio defende o projeto de Lei que reduz a maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos, e Campos é contrário à proposta.

Em discurso para os integrantes da Juventude Pátria Livre (JPL), Campos disse que as forças que têm o poder farão "terrorismo eleitoral" com a propagação de informações falsas como a de que outro vencedor, senão Dilma, acabaria com o programa Bolsa Família. O candidato do PSB disse que é preciso reagir aos boatos. Campos defendeu ainda uma fórmula fixa para reajuste dos combustíveis e criticou o governo por segurar o aumento da gasolina para evitar a alta da inflação.” (Estadão).

http://otambosi.blogspot.com.br/2014/05/campos-bota-as-manquinhas-de-fora-e.html


Chris/SP

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

O José Serra somente e tão somente só não será o vice SE ELE NÃO QUISER! Caso o Serra QUEIRA será o vice, está-se apenas aguardando uma decisão dele e não tem pra ninguém. E pro Aécio tá de bom tamanho, de resto é gastar saliva e tinta à toa. Outra coisa, se o Kassab revelar que apoia o Aécio, na mooca ops! Na mosca, bingo: o vice escolhido foi o Serra faltando apenas a oficialização. Não se pode é praticar-se autofagia entre os serristas e os aecistas, isto ficou pra trás, em 2010 caso, contrário acontecerá no PSDB A mesma guerra fraticida e SUICIDA DOS MARINEIROS da REDE e a turma do PSB e iremos serristas e aecistas de novoo PSDB para o buraco após se imolar praticando o HAIRAKIRI. quanto à Kátia Abreu é coisa de petista travestido e o Corona deveria brecar os comentários por ser coisa de petista enchendo o saco e infiltrado no blog. AÉCIO/SERRA JÁ É A CHAPA DO BRASIL, o resto não passa de chorumelas!

Reply

E tem gente da canalha do pt que ainda acha que os brasileiros pagam pouco imposto - vejam só:

http://www.folhapolitica.org/2014/05/para-deputado-nazareno-do-pt-brasileiro.html

Reply

Coronel,

desculpe ter postado 3 vezes a mesma coisa sem querer...
Flor Lilás

Reply

Julio K, 4 de maio de 2014 21:14

onde já se viu?! por favor! tenha mais respeito com a "nossa" presidentA!
Dirija-se a ela corretamente, como ela gosta que façamos: incompetentA!

Abraço,
Flor Lilás

Reply

Como falou Chris/SP, Eduardo Campos não é confiável. O PSB faz parte do Foro de São Paulo, e é apoiado pelo PPL(partido da pátria livre)que tem origem no MR8, movimento revolucionário oito de outubro,do tempo do regime militar. Pesquisem sobre esse PPL.

Reply


Do GibaUm

Mais nomes
A pesquisa da MDA/CNT, onde Aécio Neves aparece crescendo em intenções de voto (subiu de 17% para 21,6%), animou o tucanato e até aumentou o número de pré-candidatos à vice em sua chapa. Agora, além de José Serra, despontam Aloysio Nunes Ferreira, José Agripino Maia, Miguel Torres e Ellen Gracie, ex-ministra do Supremo.

Reply


Fuja do "Volta Lula", diz José Dirceu a ex-chefe

FELIPE PATURY
03/05/2014 09h30

CONSELHO
José Dirceu defende que Lula não aceite disputar a eleição deste ano.
Dois dias antes de começar a cumprir a pena pelo mensalão, o superpetista José Dirceu mandou um recado para seu ex-chefe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O alerta de Dirceu: fuja do Volta Lula. Para Dirceu, Lula só será chamado a concorrer neste ano se a presidente Dilma for engolfada numa espiral de queda de popularidade. Nesse caso, a vitória de Lula seria incerta, e ele poderia sair das urnas com a reputação arranhada. Mesmo em caso de vitória, poderia seu prestígio poderia ser consumido por medidas duras que serão necessárias no próximo ano. Dirceu acredita que Lula faria melhor se guardando para 2018. Só deveria entrar já se a Dilma desistisse da reeleição por motivo de saúde.

Reply

Brasileiros,

Até quando vamos ficar quietos, ver esses vagabundos roubar na nossa cara. Parece que somos um bando de idiotas, imbecil, bobão, sei la. Não é possível suportar mais um absurdo desses de ver essa VACA DA DILMA roubar na nossa cara.

Reply

Isso me lembra as eternas e intermináveis opera;oes no
Rio Tiete, em São Paulo ...
Diziam que era do Serjão essa parte.

Reply

Coronel,

PETRALHA no blog:
5 de maio de 2014 06:53

Flor Lilás

Reply