Depois de 7 anos, Lula e Dilma conseguem o impossível: nenhum aeroporto ficará pronto para a Copa.

Só falta a dupla de incompetentes e irresponsáveis dizer que a culpa é do FHC...

Dos oito aeroportos administrados pela Infraero com previsão de obras para a Copa do Mundo, nenhum ficará 100% pronto antes do início da competição, daqui a 29 dias. São eles: Afonso Pena (Curitiba), Confins (Belo Horizonte), Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador), Eduardo Gomes (Manaus), Galeão (Rio de Janeiro), Marechal Rondon (Cuiabá), Pinto Martins (Fortaleza) e Salgado Filho (Porto Alegre).

O levantamento da reportagem foi feito com base na "matriz de responsabilidades", documento no qual o Brasil lista o que pretende fazer para a Copa, e em informações da Infraero –que já trabalha oficialmente com dois cronogramas para as obras, um pré e outro pós Copa, nos aeroportos que administra. Os atrasos mais graves estão em Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

Na capital cearense, seguidos atrasos na obra fizeram o governo federal romper o contrato com a vencedora da licitação e recorrer a um terminal provisório de lona para atender aos turistas durante a competição. O módulo operacional deve ficar pronto neste mês e, depois de 90 dias, a estrutura será desativada.

No Rio Grande do Sul e no Paraná, as intervenções para a Copa ficarão prontas apenas em 2016 –ano da Olimpíada no Rio. Ficaram para depois da Copa a ampliação do terminal de passageiros do Salgado Filho e a ampliação das salas de embarque e desembarque, das áreas comerciais do saguão, da praça de alimentação e as adequações viárias de acesso.

Quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, em 2007, os aeroportos eram a maior preocupação dos organizadores. Sete anos depois, nenhum dos aeroportos administrados pela Infraero terão todas as obras prometidas na matriz de responsabilidade da Copa –e mesmo os aeroportos privatizados têm problemas.

Nos casos de Galeão (RJ) e Confins (MG), o leilão de concessão ocorreu no fim do ano passado, e o contrato foi assinado no começo deste ano. O plano de transição, assim como ocorreu com Cumbica, JK e Viracopos, prevê que esses aeroportos continuem a ser administrados pela Infraero por mais seis meses. Então as concessionárias assumirão eles, de fato, só depois da Copa.

30,5% CONCLUÍDO

Inicialmente, eram previstas 36 intervenções em 13 aeroportos do país na primeira versão do documento, de 2010. Alguns aeroportos tinham mais de uma obra prevista, como Confins, e outros, apenas uma, como Manaus, mas mesmo os que tinham apenas uma obra prevista não conseguirão concluí-las a tempo.

Das 36 intervenções previstas, dez foram abandonadas (28%). São obras nos aeroportos Gilberto Freyre (Recife) –que teria uma nova torre de controle–, Cumbica (Guarulhos), Juscelino Kubtischek (Brasília) e Viracopos (Campinas) –concedidos à iniciativa privada em 2012. Apenas 11 estão concluídas (30,5%), quatro estão incompletas (11%) –mas ainda assim dentro do prazo, segundo a Infraero– e outras 11 ficarão prontas só depois da Copa (30,5%).

Dos aeroportos privatizados, Viracopos deve ser o único a não entregar as obras no prazo, que era domingo (11). Agora, a concessionária que administra o aeroporto (Aeroportos Brasil) corre para inaugurar até a Copa o novo pátio de aeronaves, que servirá como "estacionamento" para aviões executivo.

O novo terminal ficará pronto só depois da competição, e os passageiros de voos internacionais e domésticos continuarão a embarcar e desembarcar pelo atual terminal. A multa por ter descumprido o contrato de concessão pode chegar a até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso. (Folha Poder)

15 comentários

Gonçalo Osório mod

É muito pior do que isso, coronel. As pessoas se esquecem depressa de que o essencial num aeroporto é pista e pátio, e não o terminal de passageiros (que chama muito atenção dos leigos, claro). Pistas, pátios e, sem esquecer, as taxiways (as pistas auxiliares) determinam a capacidade de movimentos/hora (pouso e decolagem) de determinado aeroporto. A capacidade dos aeroportos brasileiros, conforme demonstrado no Jornal da Globo segunda à noite, é a mesma -- repito, a mesma -- de sete anos atrás, quando o Brasil ficou sabendo que sediaria a Copa. Em outras palavras, coronel, os aeroportos brasileiros movimentam o mesmo número de aeronaves por hora que movimentavam há quase uma década. É um assombro.

Reply

Coronel,

A Folha esqueceu o novo aeroporto do RN.Ele fica no município de São Gonçalo do Amarante.Segundo os jornais será inaugurado até o final do mês.Tenho pena dos usuários pois o antigo fica a 10 km do setor hoteleiro,o novo fica a 43 km,além de estar com os acesos impraticáveis e sem iluminação,o trajeto passa por dentro de municípios pequenos com suas ruas estreitas e mal conservadas.Ninguém merece isso.

Reply

Ainda estamos esperando aqueles 800 aeroportos que a madame prometeu construir na maior cara de pau.

Reply

Ainda estamos esperando aqueles 800 aeroportos que a madame prometeu construir na maior cara de pau.

Reply

É um erro colocar a foto acima. Um leitor desatento ou mal informado poderá associar FHC, o melhor presidente que o Brasil já teve, com essas figuras tão deletérias.

Reply

Coronel,

...Não se preocupe, pois logo, logo os mitômanos estarão culpando FHC... São um bando de parasitas incompetentes...

Reply

É o padrão pt: roubalheira e incompetência.

Reply

2º turno à vista:

Dilma Pitbull X Aecin paz e amor. Vamos lá!

Reply

A verdadeira dimensão da esquerda será conhecida com essa copa do mundo.
Vão desligar a internet ? Fazer toque de recolher ? Dar porrada nos turistas ? Prender jornalistas estrangeiros ? Tentar comprá-los também ?

Verei tudo em HD pela televisão , privilégio assustador.

Reply

Corona, eu só não entendo porque em Campinas tem um aeroporto com um nome em homenagem ao cachaceiro vagabundo.
'Viracopos' é ultrajante. Esse puxa-saquismo em cima do pinguço é inaceitável!

Reply

Escutei no ônibus ,indo para o trabalho, uma funcionária de Confins afirmando que no dia anterior um responsável da INFRAERO comunicou aos funcionários que "nunca (sic) falaram que a obra em Confins era pra Copa".

Reply

O aeroporto de Cajamar, totalmente de investimento privado ficará pronto e operante ANTES DOS DA DILMA e está aprovado o início das obras e terá pistas para pouso do A 380 o maior avião do mundo. Bastará o sinal verde e o eucaliptal será tirado e o aeroporto em dois anos vai estar quase pronto e em 3 estará prontinho e será concorrente de Cumbica e Viracopos.

Reply

Que vexame !
Só vou sair de casa para protestar e trabalhar...

Gabriel-DF

Reply

Isso que pode se chamar de inCOPAtencia.

Reply

Sugestão de música a ser cantada pelo povo nas "visitas da Presidenta pelo Brasil":
TITULO:"BARBARIDADE" (Parte)
Fui fazer uma caçada, me lembro
quase desmaio,
Foi só num tiro que eu dei, matei
trinta papagaio,
E a bala veio de volta e matou meu cachorro baio!

Barbaridade, isso é bom que mete
medo,
O que mete medo é bom, isso é bom
barbaridade!!! (BIS)




Reply