Com o tombo de Dilma nas pesquisas, velhos aliados vão embora.

A divulgação da última pesquisa Datafolha, que mostra uma tendência consistente de queda na avaliação e intenção de votos da presidente Dilma Rousseff , foi um incentivo a mais para empurrar para fora do barco governista setores expressivos da base aliada que já estavam de olho no crescimento dos adversários Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE). 

Uma parte dos quatro maiores partidos aliados — PMDB, PP, PSD e PR — não acompanhará Dilma este ano. No PMDB, mesmo com o vice Michel Temer, as defecções no apoio a Dilma já atingem Rio, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre e Roraima. Também há problemas no Paraná, no Mato Grosso do Sul e no Espírito Santo.

Na avaliação de aliados de diversos partidos, até as convenções de julho que decidirão pela manutenção ou não das alianças nacionais com o PT, o nível de traição crescerá caso a presidente continue caindo nas pesquisas de intenção de votos. Aécio vem sendo o maior beneficiário das dissidências entre os partidos dilmistas. 

No PMDB, estão com ele até o momento os diretórios de Bahia, Rio e Acre; ele pode ainda herdar dissidências no Ceará e no Paraná. Campos, que tinha muitos interlocutores no partido, perdeu terreno com a chegada de Marina Silva, mas ainda deve levar o apoio do PMDB gaúcho e pernambucano, e tem conversas com o diretório do Mato Grosso do Sul.

Segundo cálculos ainda não oficiais do PMDB, de 12 a 14 diretórios estaduais fecham com Dilma. Em alguns estados haverá palanque duplo, como Piauí, Rio Grande do Norte e Goiás. Na próxima semana, a Executiva Nacional reúne os presidentes dos diretórios estaduais, as bancadas da Câmara e do Senado para debater o quadro. 

Peemedebistas avaliam que a confirmação ou não da aliança PT-PMDB em 2014, na convenção do dia 10 de junho, dependerá do desempenho da presidente Dilma nos próximos dias. — O que vai determinar a aliança, principalmente nos estados, é a conveniência estadual — diz Danilo Forte (CE), da ala dissidente do PMDB.

Pelas contas de integrantes do PSD, dos 27 diretórios estaduais, cerca de 20 devem estar com Dilma. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, diz que isso só será decidido nas convenções estaduais. Nas contas das traições, estão dois importantes colégios eleitorais que devem apoiar Aécio: Minas e Rio, além de Goiás, Rondônia, Acre, Roraima e Rio Grande do Norte. Com Campos deve ficar o diretório do partido em Pernambuco.

— Fomos o primeiro partido a definir o apoio a Dilma. É fato consumado. O tempo de TV nacional é dela. No Rio, a decisão de ficar com o PSDB é do Índio da Costa. Ele já foi o vice do José Serra. Mas no Rio teremos núcleo importante se organizando para apoiar Dilma. Estou entusiasmado, fazendo campanha para ela — disse Kassab. Segundo ele, o partido é novo, e alguns integrantes vieram de siglas de oposição. Por isso, é compreensível que optem, nos estados, por outros candidatos.

No PR, apoio a presidente ainda é predominante No partido, em que o líder Bernardo Santana (MG) explicitou o “Volta, Lula” — pregando o retrato do ex-presidente com a faixa presidencial na parede da liderança na Câmara —, o quadro de apoios aos presidenciáveis nos estados ainda é majoritariamente dilmista. Líderes do PR tendem a dar palanques a Dilma em 12 estados, contra quatro para Campos e um para Aécio. Em nove diretórios, a situação está indefinida. 

No partido a orientação é clara: se Dilma continuar caindo nas pesquisas até a convenção nacional, os apoios migram para Aécio ou Campos. — O que determina o apoio é a performance da presidente. Se mantiver pelo menos os atuais índices, o PR não sai dela. Se despencar, aí não há santo que segure — avaliou o vice-líder do partido, deputado Luciano de Castro (RR).

No PP, a situação é parecida. Por enquanto, o partido dará palanque a Dilma em 20 estados, mas apoiará vários candidatos a governador do PSDB ou do PSB. A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP-RS), favorita na disputa pelo governo gaúcho, diz que o presidente do seu partido, o senador Ciro Nogueira (PI), terá de ouvir os diretórios mais expressivos do PP que não estão com Dilma — RS, Minas, SC, Acre, Rio, Amazonas e Goiás — antes da convenção que ratificará ou não a aliança nacional com o PT. 

No dia 24, o diretório gaúcho do PP fará uma grande festa para oficializar a aliança com Aécio e o Solidariedade, de Paulinho da Força Sindical. — O melhor e mais inteligente para Dilma, Aécio e Campos é que o PP não feche a coligação nacional com nenhum, para evitar constrangimentos regionais. Assim, o tempo de TV do PP se divide entre os três, e o comando nacional de Ciro será fortalecido nacionalmente — defende Ana Amélia. (O Globo)

19 comentários

Situação estranha: como muito partidos regionalmente não darão apoio a Dilma, mas darão no plano nacional. Ex: Kassabonete!

Espero que a estrela vermelha caia mais ainda, e se espatife, para perder os apoios que tem no plano nacional.

AÉCIO PRESIDENTE EM 2014!!!!


Chris/SP

Reply


Dilma esteve aqui em Cuiabá-MT, foi vaiada e perseguida por manifestantes, teve que fazer manobras para se livrar.
Disse à mídia que intimava o Senador Blairo Maggi(PR) a ser candidato ao Governo contra o Senador Pedro Taques (PR).

Blairo disse não a ela e liberou o partido para apoiar Taques, e disse que ele pessoalmente não apoiará Taques porque o Senador está sujo com Dilma pela oposição que faz no Senado e ele deve muito a Dilma.

O PSDB e PSB estarão com Taques que dividirá seu apoio.
O atual governador é do PMDB coligado ao PT, fazendo o pior governo que o Estado já teve.

Reply

BPistelli

Você disse em comentário em post abaixo: “A democracia pressupõe que seja OBRIGATÓRIO SEGUIR O RESULTADO DAS URNAS, se não fosse, URNA PRA QUE? Democracia sem urnas não existe (...)”


O pior é que existem urnas sem democracia, como ocorre na Venezuela. O voto é para inglês ver. Posto, que Caprilles deve ter ganho, mas não levou.

Precisaríamos ter, ao votar, é um comprovante (ticket) do nosso voto, que pudesse permitir uma recontagem em caso de fraude. Uma via ficaria com o eleitor e outro na máquina. Ou um sistema que pudesse fazer a recontagem dos votos.

A quem podemos recorrer? Ao TSE (Superior Tribunal Eleitoral) que será presidido por Tofolli, um petralha togado do STF ???

Talvez precisássemos fazer uma petição exigindo comprovante na votação.


Chris/SP

Reply

Se depender da que da governANTA,o estrago vai ser grande,já que a tendência de queda é gradual e irreversível.

Túlio Xavier

Reply

Isso explica porque os nossos títulos de eleitor são vinculados a uma "zona" eleitoral.

Reply

Coturneiras Mamães aqui do blog:


UM FELIZ DIA DAS MÃES, COM MUITA PAZ E AMOR!!!


Abraço
Chris/SP

Reply

Coronel,
quem conhece o passado sabe dos apoios do PMDB e dos demais partidos da base. Agora é se ajuntar com o provável vencedor. Tchau Dilma. Tchau PT.

Reply

Coronel,

Para pensar:

A queda é só da Dillma ou é do PT??

O Lulla AINDA é bem votado porque o povão NÃO associa ELLE a escolha da ANTA.

Como afirmo e reafirmo: o LULLA MORREU, só falta comunicar ao POVÃO!!

JulioK

Reply

>>

Infelizmente, esse lixo fisiológico abandonará a ex-assaltante de bancos para tentar arrumar uma teta para mamar no futuro governo apoiando Aécio ou Campos, de preferência quem estiver na frente, é claro.

O velho ditado de que os ratos são os primeiros a abandonar o navio que afunda nunca foi tão verdadeiro.

<<

Reply

O PSDB não pode aceitar todos os dilmistas, o PP teria que EXPULSAR RATUF ou colocar Ana Amélia como a candidata a vice do Aécio se ele quiser, senão é melhor que fique com a Dilma pois o RATUF tira mais votos do que acrescenta, "MELHOR MANTER ESTE RATO LONGE, VOTAR DILMA É MENOS RUIM QUE VOTAR EM RATUF".

Isto 99.5% pensam e endosso.

Reply

Nada é pior do que Dilma e do que o PT!
De nada adianta este movimentos todos, que nenhuma partido sair da base a nível nacional para tirar o tempo de TV da GovernANTA.
É importante uma queda maior para o tempo de TV diminuir.

Reply

Agora é não votar em nenhum candidato de Pt para deputado ou senador. nem de PSb. Não existe socialista bonzinho.

Reply

A situação da Dilma está ficando preta.

Reply

O que Dilma perdeu não recupera mais e a tendência é perder mais porque não há mais nenhum galho novo para ela se segurar. By By , Dilma

Reply

Chris e outros, eu disse que sem urna é ESCANCARAR A DITADURA, coloco a Rússia e Venezuela como países com urna e comunismo escondido em Putin e Maduro, eu defendo e muito que as urnas tenham um leitor de código de realidade aumentada que reconhece que quem está a votar é um eleitor que já foi ao site do Tribunal Superior Eleitoral, haveria quinze dias antes do pleito para fazer o agendamento e IR VOTAR EM QUALQUER URNA, o eleitor guardaria seu código de realidade aumentada em qualquer memória de telefone celular ou computador e se estiver em dúvida sobre EM QUEM VOTOU, de qualquer ponto do planeta entrar na página do TSE e último pleito e escolher o turno, em cada pleito o desenho é um pouco diferente e os leitores de celular reconhecem e as webcam também, entrar na sua zona eleitoral e quando pedido entrar com seu código mostrando o desenho à câmara e VERÁ SEU VOTO NOVAMENTE, SEM PODER ALTERÁ-LO e saberá que estará corretamente computado.

O ELEITOR NÃO PRECISARIA IR À SUA URNA, PODERIA SER ELEITOR EM CHUI E VOTAR EM OIAPOQUE MOSTRANDO O CÓDIGO DE REALIDADE AUMENTADA PARA A URNA E não precisando mostrar o título de eleitor ao mesário, bastaria o código e ele veria se foi regularmente criado e o nome do eleitor, adentrar a escola e escolher entre dez ou 20 urnas a urna que quiser, ASSIM SERIA MAIS QUE ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL VIOLAR SEU VOTO e a justiça eleitoral ainda poderia exigir que o eleitor salve o código de realidade aumentada IMPRIMINDO-O ou em pendrive que em qualquer casa de lan house ou de xerox imprima o código do primeiro e do segundo turno.

ISTO SERIA UMA URNA DE "QUINTA GERAÇÃO" pois seria urna incógnita e inviolável o voto.

CONSIDERO VÁLIDA A INTERVENÇÃO DA CHRIS sobre o assunto voto. abç

Reply

B.Pistelli

Seja qual for o método escolhido, deveria haver sim comprovação de voto.

Sua idéia não é de todo mal ou complicada, mas a quem devemos recorrer para implantá-la. Eis a questão !

Você deu a idéia, mas quem irá implementá-la ????


Chris/SP

Reply

Há praticamente doze anos, uma horda de políticos venais tem se esforçado para perenizar esse estado decadente, desumano e opressor, que descobriu na miséria do povo a fórmula ideal para se perpetuar no poder. A mediocridade é a nação que os identifica e lhes dá asilo e a corrupção é a justiça que os rege e os iguala.

O que me faz manter viva a esperança de que haveremos de retomar o País das mãos desses embusteiros, é que, apesar de suas dimensões continentais, ainda assim, o Brasil se mostrará pequeno para acomodar tantos egos exacerbados movidos a ambição desenfreada. Já se pode notar no horizonte, até pouco tempo tão calmo, os primeiros sinais de debandada.
Prudentes por natureza, os ratos já começaram a abandonar os porões imundos dessa nau dos pesadelos.

Reply

cel,

Com a cpi da petrobras mais a copa a anta cai mais 5%.

Reply

Concordo.Perfeito.Petiçao!

Reply