Clima de revolta no Agro com Plano Safra que aumentou juros, congelou o seguro rural e virou comício eleitoral.

Há um clima de revolta no agronegócio brasileiro com o lançamento do Plano Safra 2014-2015, realizado ontem em Brasília. Políticos e presidentes de federações de agricultura  e pecuária fazem fortes críticas à Dilma. Leia aqui, por exemplo, o posicionamento da FAEP, do Paraná, grande estado produtor. O Estadão publica editorial demolidor sobre o tema. Veja abaixo.

O comício do Plano Safra

Em mais um comício patrocinado pelo governo, a presidente Dilma Rousseff aproveitou o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 para falar da contribuição do PT à criação de uma agricultura eficiente e competitiva, como se nada ou quase nada tivesse ocorrido nos 30 anos anteriores à chegada dos petistas ao poder. 

A cômica versão dilmista do "nunca antes na história deste país" pode ter enganado algum cidadão patologicamente desinformado. Como outras patranhas petistas, é fácil de desmenti-la com dados oficiais de produção e produtividade. Se a intenção fosse apenas lançar mais um plano de apoio à produção, como se faz todo ano, a comparação com o governo tucano - de resto ingênua e inepta - teria sido dispensável. A referência foi obviamente mais um lance eleitoral, mas a oradora havia sido mal instruída sobre temas como produção e produtividade.

A presidente mencionou "dificuldades" no início da gestão petista para "fazer uma política de crédito adequada". Além disso, comparou a produção de grãos e oleaginosas no ano anterior à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - 96,8 milhões de toneladas em 40,2 milhões de hectares - com a estimada para este ano, 191,2 milhões em 56,4 milhões de hectares. "Tamanho crescimento da produtividade somente é possível com muita pesquisa e muito trabalho qualificado", pontificou. Trabalho de quem: do governo petista?

Para falar sobre produção e eficiência a presidente deveria ter mobilizado mais informações. Isso teria servido para ilustrá-la um pouco mais e talvez poupá-la de algumas bobagens. Síntese dos fatos: a produção cresceu mais nos anos 90 que na década seguinte e mais neste segundo período que nas três safras de 2010/11 a 2013/14.

A transformação da agropecuária brasileira numa das mais eficientes e competitivas foi trabalho de décadas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi fundada nos anos 70. Resultados de seu esforço começaram a tornar-se visíveis nos anos 80 e apareceram ainda mais claramente nos 90. Uma das consequências foi a redução do peso dos alimentos no orçamento familiar, fato logo registrado pelos institutos de pesquisa de preços.

Na safra 1990/91, o País colheu 57,9 milhões de toneladas em 37,89 milhões de hectares. Em 2000/01, a produção chegou a 100,27 milhões de toneladas, em 37,85 milhões de hectares. A produção cresceu, portanto, 73,17%, enquanto a terra cultivada diminuiu ligeiramente.

Entre as safras de 2000/01 e a de 2010/11, o total produzido aumentou 62,63%, para 162,8 milhões de toneladas, e a área ocupada cresceu 31,75%, para 49,87 milhões de hectares. A produção cresceu rapidamente, mas os ganhos de produtividade foram obviamente muito mais lentos. A safra 2013/2014 está estimada em 191,2 milhões de toneladas (mais 17,44%). A área usada passou a 56,4 milhões de hectares (aumento de 13,09%). A produção por hectare expandiu-se em média pouco menos que 1,2% ao ano nesse período. No decênio anterior, a taxa média havia sido de 2,1%.

Não cabe discutir agora se a presidente Dilma Rousseff distorceu os fatos intencionalmente ou, como ocorre com frequência, por mera ignorância. De toda forma, se ela de fato estivesse interessada em contar a história tal como se passou, teria de mencionar o esforço do presidente Lula para aparelhar a Embrapa para permitir a reorientação ideológica de seu programa de pesquisas. Teria citado o apoio a invasores de terras e a insegurança criada entre os produtores rurais por erros políticos dos governos petistas.

Teria lembrado também os longos anos sem investimento em logística (o PT está no poder desde 2003) e os enormes problemas dos exportadores, nos últimos anos, para embarcar seus produtos.

Era objetivo da presidente, sabia-se desde antes do discurso, conquistar o apoio eleitoral dos empresários do agronegócio. Por segurança, cuidou também dos interesses da indústria automobilística, anunciando a renovação de crédito especial para equipamentos. Esse tipo de apoio à modernização agrícola está longe de ser uma inovação petista, embora alguns jovens desprevenidos até possam acreditar nisso.

18 comentários

Falam isto, falam aquilo do agronegócio, mas continuamos sem poder plantar trigo para comprar da Argentina.
Mudando de assunto Coronel, ual o metal raro ue a PTras descobriu no pré-sal e continua calada, e a por que está calada? Outra coisa, por qual razão a Shell não revende o querosene para avião de grande porte da PTras? Por que a Shell não quer se responsabilizar por este combustível? Será água?

Reply

Coronel,

Um dos fatores mais importantes para o aumento das safras são os "TRANSGÊNICOS" e PLANO REAL.

Sim, as sementes "transgênicas" e a estabilização da economia(com aumento de crédito) revolucionaram o "campo".

Logo dois assuntos que o PT ODEIA!!!

JulioK

Reply

Ela promoveu mais um estelionato eleitoral - só promessas!

O agro negócio não acredita mais em blá, blá, blá!

Somente os mal informados acreditam na incompetente !


AÉCIO PRESIDENTE 2014!


Chris/SP


Reply

Li num jornal, que a única pessoa que gostou e aplaudiu a iniciativa da Dilma foi a antiga musa deste pedaço a senadora Kátia Abreu, hoje traíra e puxa saco da presidente.

Reply


É Coronel
Mas a Katia Abreu apareceu toda serelepe, fazendo loas a esta sucia que está no poder.
Desconfio que andam botando alguma coisa na água que ela está bebendo....Só pode..
Tenho receio de vê-la transformada em outro Demostenes...

Reply

Coronel amigo, nesta postagem que é MAGISTRAL apenas discordo sobre os " juros altos " ou aumentados, hoje a taxa estava em 4% anuais, TAXA REAL DE -2,5% e de cada mil reais o tesouro tinha 50 reais a pagar para os bancos, 6,5% é JURO ZERO, igual americano colocar dinheiro debaixo do colchão.
O restante eu concordo cem por cento pois fez politicagem na RETIRADA DE UM SUBSÍDIO DE 2% na agricultura. O seguro rural certo tem que ser no pagamento do crédito e obrigatório de até 5% em cultivos de risco maior, sensíveis a alteração do clima esperado.
O cultivo do feijão no Oeste baiano é de extremo risco e deve o seguro rural ser maior e colocado NO MOMENTO DA VENDA E DISCRIMINADO NA NOTA FISCAL DO PRODUTOR RURAL, o tesouro ficaria tranquilo e o abastecimento também pois o produtor pagaria o juro zero mais 2% de seguro ( 3% com o atacadista que pagaria no preço e diretamente iria para a seguradora do crédito.

DIL MAMADA só faz politicagem bem barata e posa como candidata e não como QUEM JÁ É PRESIDENTE e tem o dia inteiro para se expor ao povo sem risco de punição de propaganda eleitoral antecipada.

O PARLAMENTARISMO É A ÚNICA SALVAÇÃO PARA O PAÍS e instituído junto com PEC que impeçam uma CONTRA-REFORMA e votar novo tipo de LEI COMPLEMENTAR que exija 70% para alteração, SERIAM 55% PARA INSTITUIR A LEI ( SOMENTE PARA A REGULAMENTAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO ) pois outras leis complementares comuns seriam derrubadas com a metade mais um parlamentar, igual lei comum. MEDIDA PROVISÓRIA SERIA PRIVATIVA DO PRIMEIRO-MINISTRO e a presidência da republica um cargo burocrático de chefe de estado.

QUEM TEM QUE CONSTRUIR FERROVIAS, ESTRADAS AEROPORTOS E EXPLORAR RECURSOS MINERAIS, INCLUSO O PETRÓLEO é a iniciativa privada.

A Petrobrás teria preferência para explorar jazidas marítimas por ter tecnologia para tanto e missão de PROSPECÇÃO DE MINÉRIOS, petróleo e outros minérios, vender concessões de ferro, ouro, cobre... Petróleo.

A empresa seria quase um órgão executor da ANP, a outra empresa do pré-sal tem que ser extinta e as atribuições dela irem à ANP.

Quem vai passar com cargas em ferrovias é quem tiver trem e pagar o pedágio ao operador para colocar o trem na ferrovia, pré -pago e sem precisar contrato.
Não precisaria um "sem parar" mas poderia ter se for de cliente com contrato de transporte pela ferrovia.
*** Ferrovias totalmente privadas com grande usuário único e dono da ferrovia prescindiria de concessão e seria dono permanente da via.
Seriam estradas que saem das cooperativas ou grandes fazendas de grãos ou de mineradoras como a Vale, lógico que poderia não ser de UM DONO ÚNICO mas privada e o Estado poderia desapropriar se precisar e pelo preço correto, esta tornar-se-ia uma ferrovia comum ( uso por todos que pagarem o pedágio, incluso os ex-donos ).

Reply

Agora que a mídia e a oposição resolveram revidar cada mentira do PT, essa ANTA idiota deveria ficar escondida, para não pagar tanto mico.
Lula/Dilma/PT como sempre fazendo suas cagadas, e pior, não conseguem nem acertar o penico, fazem sempre fora.
Seria cômico se não fosse trágico, ver essa corja baratinada e desesperada com as consequências de tantas improbidades (crimes) cometidas.
Finalmente a casa caiu, embora eles tentem manter o circo de pé, não tem mais jeito, a casa caiu e graças a Deus, com muito trabalho os cidadãos honestos exterminaram o PT, não têm mais chance de continuar trapaceando a Nação. Esse cangro que sacrificou o Brasil nos últimos 12 anos, já era.
Temos agora apenas que curar as sequelas. Mas,isso é o de menos, somos brasileiros do bem e venceremos sempre.

Reply

Coronel

Fui surpreendido hj com uma visita na minha residência por um amigo que mora em uma favela perto, me dizendo que ouviu na Radio Difusora de Teresina no programa do Sr Odílio uma gravação feita através de celular no maranhão de uma declaração do Aécio Neves que se eleito acabaria com o bolsa família, meu amigo isto e pura pólvora, melhor dar uma checada pois com certeza e falsa, mas este amigo que vota conosco veio aqui 7. da manha só para me contar, abraços

PiToquio

PiToquio

Reply

Pedi para reprisarem a repostagem amanhacedo, vou gravar e enviar a vcs, junto mando meu contato, favor não publicar sabemos como funciona a quadrilha..

PiToquio

Reply

O que me conforta um pouco e me alivia a depressão, por termos esse governo vergonhoso é o fato de ver o mundo virtual massacrando com críticas e desmascarando (com as verdades) as mentiras deslavadas dessa corja imunda de PeTralhas.

Me permita o blogueiro, mas acabei de ler um comentário no CH que vale a pena ser reproduzido para ampliar a divulgação.
"O voto é nossa arma.
Um país como o nosso, cheio de deficiências nos setores mais importantes como educação, saúde, segurança e transporte não poderia em hipótese nenhuma se aventurar em organizar uma copa do mundo. Isso foi um absurdo criado por um cafajeste populista às custas do sacrifício do povo. Lula da Silva é o culpado disso ladeado pela atual presidente do país e de alguns grandes coniventes conhecidos como Ronaldo “gordo”, Bebeto, Pelé e tantos outros puxa-sacos governamentais. Não cabe na cabeça de nenhum brasileiro pensando com real consciência os gastos absurdos ora aplicados no evento em detrimento de condições mínimas para o povo. E o governo federal petista ainda liberou a cobrança dos devidos impostos à FIFA, uma vergonha! Nosso país deve estar com os cofres abarrotados de dinheiro, não para empregar em prol do nosso povo mas para os corruptos políticos brasileiros e seus partidos governantes. Para acabar com essa vergonhosa política desastrosa petista e de seus aproveitadores aliados só há uma solução, votar contra tudo isso criado por eles. Fora PT, fora corruptos, o voto é nossa arma."

É mas, pensando bem, o voto é nossa arma, só que a maioria não tem nenhuma pontaria. O tiro sempre sai pela culatra.
Vamos lá gente, treinar tiro ao alvo.

Reply

Coronel muito bom os dados sobre a safra de grãos. Só que tem mais um detalhe: houve um salto da safra 2001/2002 para a safra 2002/2003. E a safra 2002/2003, que a Dilma que tomar para o PT, foi financiada e plantada no governo FHC, quem não se lembra dos agricultores plantando soja até no quintal de casa no final de 2002. Por isso a comparação fica assim:
safra 94/95: 81 milhões de toneladas
safra 2002/2003:123,1 milhões de toneladas
Crescimento nos 8 anos FHC: 52% total e 5,4% ao ano
safra 2013/2014: 191,2 milhões
Crescimento em 11 anos de PT: 55,3% total e 4,1% ao ano
Fonte: http://i.imgur.com/nri9gFs.png

Coronel esses dados merecem um post seu.

Reply

O Babalorixá de Brazuka prometeu que depois do governo do PT o Brasil seria outro; não é que o diabo o iluminou e ele acertou?
Fez o Brasil ficar com cara dos favelados Haiti e Cuba e bancando outros governos com nosso dinheiro e nós aqui que nos phudamos!
As estradas e ruas estão um lixo, a saúde, só quem não adoece está bem e a educação é preparando para ser um idiota e escravo do PT!
Vá baixar noutro centro!

Reply

....dilma eh tao competente q nao dah conta nem de fazer campanha.precisa de lula,doente, p auxilia la........2 idiotas p lutar contra a oposiçao!ou vao fazer campanha dupla p ver quem tem mais chance de levar?

Reply

Coronel,

como disse o anônimo de 20 de maio de 2014 09:20

Será algo na água, ou algo nos bolsos?

Flor Lilás

Reply

Coturneiro de 20 de maio de 2014 10:12


Brilhante! Repito:

"...É mas, pensando bem, o voto é nossa arma, só que a maioria não tem nenhuma pontaria. O tiro sempre sai pela culatra. Vamos lá gente, treinar tiro ao alvo."

Vote certo! Não vote no PT ou nas pessoas ligadas ao PT!
VOTE AÉCIO NEVES!!!!

Flor Lilás

Reply

Coronel,
Aguarde mais alguns dias para ver a distribuição de ônibus escolares.
Há algumas centenas deles estacionados no pátio de uma indústria a lado da BR 040, em Três Rios, município do estado do Rio.
aguarde...

Reply

Não tem como não ficar insatisfeito com Dilma...PT é inimigo do trabalhador!

Gabriel-DF

Reply

Minha única esperança é Aécio Neves derrotar o PT.

Aliás, uma de suas especialidades segundo ele mesmo disse é impor derrotas ao PT.

Ele há de conseguir, com a nossa ajuda!


Chris/SP

Reply