Abril vermelho da Dilma. Pela primeira vez, desde 2001, indústria demite mais do que contrata. Sinal que crise econômica vai aumentar.

Dilma e o ministro Manoel Dias: a culpa da baixa geração de empregos não é da incompetência do governo. É dos empresários, dos partidos políticos, da imprensa...

A indústria de transformação reagiu à desaceleração da atividade econômica e encerrou abril com menos 3,4 mil vagas no mercado formal. Esta foi a primeira vez desde 2001, pelo menos, que o setor fechou empregos nesse mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Demissões líquidas nessa época do ano estão totalmente fora do padrão sazonal e nem em 2009, durante a recessão, a indústria fechou postos de trabalho em abril. 

O Caged mostrou criação de 105,3 mil vagas de trabalho em abril, 46,5% a menos que em igual período do ano passado. Além da indústria, que havia aberto 40,6 mil vagas no mesmo mês do ano passado, também tiveram forte desaceleração no ritmo de geração de emprego a construção civil (32,9 mil vagas em abril de 2013 e 4,3 mil no mês passado) e a agropecuária (de 24 mil para 14 mil). "Esses três resultados foram muito negativos", observa o economista-chefe do banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves.

Para ele, "o mercado formal reagiu à desaceleração da atividade". Ele pondera que, após as dúvidas quanto ao ritmo real da atividade no começo do ano - geradas pela diferença no número de dias úteis em fevereiro e março, entre outras razões -, ficou mais claro que o quadro é muito ruim. "Aquela ideia de que as empresas poderiam segurar o emprego acabou", avalia ele. Para Gonçalves, o mercado de trabalho tende a mostrar mais claramente, a partir de agora, os efeitos da desaceleração econômica.

Economistas e empresários não esperam ajuda da Copa do Mundo e das eleições nos próximos meses. Pelo contrário. A expectativa é que, no conjunto da economia, esses eventos atrapalhem o ritmo de crescimento. O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Calçados, Heitor Klein, diz que a Copa do Mundo deve afetar negativamente a venda de calçados porque as famílias tendem a destinar a renda disponível para consumo para outros bens e serviços, mais ligados aos jogos.

O setor de calçados e confecções aparece, na estatística do Caged, como um dos poucos segmentos da indústria com maior criação de vagas em relação ao ano passado: foram 20,5 mil empregos a mais entre janeiro e abril do ano passado e 21,2 mil em igual período de 2014. "Esse dado não reflete uma boa notícia para nosso setor porque o ano passado é uma base ruim de comparação", explica Klein. Além das vendas internas fracas, as exportações não reagiram. Para a Argentina, o Brasil enviou 1,1 milhão de pares, 44% menos que no primeiro quadrimestre de 2013. Em valor, a queda foi de 51%.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, tem avaliação diferente e espera um aquecimento no mercado de trabalho nos próximos meses. "Haverá expansão de emprego em maio e junho por conta da Copa". Dias acredita que "há setores" que estão manipulando o cenário por conta da disputa eleitoral, inclusive incitando manifestações e greves. "Partidos políticos estão explorando isso. Há três candidaturas postas disputando as eleições presidenciais. É um momento onde essas manifestações ficam em evidência", afirmou.

Mesmo esperando um aquecimento, Dias disse que o governo pode reavaliar sua projeção de criação de 1,5 milhão de empregos. "Vamos reavaliando, mas mantemos a projeção". Até abril foram abertas 458 mil vagas, 16% menos que em igual período do ano passado. (Valor Econômico)

1 comentários:

O quadro montado no post mostra que O CUSTO DE VIDA ESTÁ SUBINDO MUITO MAIS ALTO QUE A INFLAÇÃO, tem muita desconfiança e repasse de AUMENTOS FUTUROS de preços públicos para não serem acusados de abuso de preços quando subir de verdade os preços administrados como derivados de petróleo, a economia com MASSA MONETÁRIA CRESCENDO ABAIXO DO PIB NÃO DEFLACIONADO ( pib de 9% ) ao deflacionar sai o PIB de 2% que é publicado.

A CRISE VAI AUMENTAR MAIS POIS O PIB REAL VAI CAIR ( 3% de aumento do PIB não deflacionado IPCA ).

Só Aécio pode zerar o crescimento da massa monetária com corte de até 50% na previsão de arrecadação e de queda de 30% com desoneração tributária, a SELIC até poderá de súbito ser zerada ( 6,5% ) pois o custo de vida será 5% e impostos de 1,5% ( IOF + IR ).
Se for retirado o IOF nas aplicações de mais de 90 dias o tesouro direto venderá muitos títulos e ninguém venderá antes dos 90 dias no mercado secundário.

A expectativa de inflação zero e custo de vida descendo a 3%, ter a meta em 6,5% ( sem tolerância ) é a meta da Dilma, é como o obeso com 350 KG que promete manter o peso entre 349 e 351 KG.

SE O OBESO PARAR DE COMER DEMAIS E COMEÇAR A SE MEXER, o peso irá sozinho para o peso ideal, sem regime nem fome, coma o que quiser mas NUNCA COMER SEM FOME REAL, POR PURA ESGANAÇÃO.

O Estado de Aécio ainda é obeso mas NÃO É MÓRBIDO COMO O ATUAL.

Reply