Sessão solene acaba em conflito na Câmara.

Faixa colocada no plenário da Câmara deu início a tumulto entre parlamentares - Agência Câmara/Divulgação
A sessão solene da Câmara foi suspensa, por alguns minutos, após confusão gerada por uma faixa estendida na galeria do Plenário, parabenizando os militares pelo golpe de 1964. "Graças a vocês o Brasil não é Cuba", dizia a faixa, estendida por duas pessoas.

Cidadãos e deputados se manifestaram contra a faixa e houve início de tumulto no Plenário, quando participantes da sessão solene arrancaram um cartaz das mãos de Ivone Luzardo, presidente da União Nacional das Esposas de Militares. O cartaz estampava as frases “Fora corruptos, comunismo aqui não” e “Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor”. Chorando muito, Ivone criticou um clima de “revanchismo” no País.

O presidente da sessão, deputado Amir Lando (PMDB-RO), chegou a cogitar recolher todos os cartazes no Plenário, mas após críticas dos líderes, voltou atrás. A sessão solene foi retomada após a faixa estendida na galeria ser recolhida pelos seguranças da Câmara, por determinação da Mesa. 

Em seguida, a sessão foi encerrada, após parlamentares e manifestantes se recusarem a virar de frente para ouvir o discurso do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), favorável ao golpe.

Deputados e outros convidados viraram de costas quando Bolsonaro começou a discursar. Mas, conforme Lando, isso é proibido pelo Regimento. Ele pediu para os manifestantes que não quisessem ouvir Bolsonaro se retirassem, mas não foi atendido. “Democracia é conflito”, disse Lando. “As partes têm que ouvir as outras”, completou. Manifestantes mostraram cartazes com os dizeres “A voz que louva a ditadura calou a voz da democracia”, com fotos de desaparecidos políticos.

"A gente não queria que ele [Bolsonaro] não falasse. O que não queríamos era dar ouvido a ele", disse o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), um dos que viraram de costas quando o deputado do PP começou o discurso. (Portal da Câmara)

21 comentários

Coronel! Este deputado BBB queima rosca é um exemplo de democrata, desde que comungue de suas idéias e fale tudo o que ele que ouvir; mas este tipo de atitude não é do regime democratico senhor deputado, isso que o senhor quer é outro regime.

Reply

Pode ser uma verdade incômoda para elles, mas foi mesmo graças aos militares que o Brasil não virou uma ilhota-presídio como aquela no Caribe ou, ainda pior, um anexo daquilo, como a cubazuela dos nossos tristes dias.

Já o dep. aerowyllys mostrou mais uma vez a índole autoritária de qualquer esquerdista e sua total falta de educação.

Reply

concordo em 100% c/ a faixa estendida

Reply

Era o que desconfiávamos.
A Cãmara é craque em virar de costas.
Está de costas para o povo faz tempo.

Reply

Era o que desconfiávamos.
A Cãmara é craque em virar de costas.
Está de costas para o povo faz tempo.

Reply

Coronel,poste o video desta sessão.

Reply

ISTO É DEMOCRACIA???? NÃO RESPEITANDO A OPINIÃO CONTRÁRIA, MANDANDO TIRAR OS CARTAZES EM APOIO AOS MILITARES!?!? ISTO É DITADURA CUBANA, ISTO SIM É QUE É!!!!!!!!!!!!
ELES QUEREM UM MONTE DE MIQUINHOS AMESTRADOS BATENDO PALMAS PRA ROUBALHEIRA DELES. FORA PT DO MENSALÃO.

OS CARAS:

Reply

Quéisso gente, não é ofensa nenhuma, o Jean Wyllys tem esse costume de dar as costas mesmo.

Reply

Coronel, será que o deputado Jean Wyllys virando de costas não estaria com segundas intenções? Sei não, mas... sei lá.

Reply

ORGULHO!

Orgulho dos meus compatriotas que estenderam esta bela e verdadeira faixa! Orgulho do deputado Bolsonaro, que ocasionalmente erra (e quem não erra?), mas que deixa clara a posição histórica da defesa da Pátria num momento dramático da vida nacional.

Reply

Coronel,

Nem dentro do Parlamento tem democracia!!

Esse Jean Willys(13 mil votinhos) é um fanfarão!!

JulioK

Reply

Nada tenho contra os militares. Eles tomaram a atitude necessária, na época, para defender a nação brasileira contra os terroristas que queriam transformar nossa terra em Cuba.

Só lamento que não tenham feito seu serviço direito. Vários terroristas estão no poder, e alguns estão na Papuda.


Chris/SP

Reply

O Jean Willys virar de costas é o que mais sabe fazer.

Reply

Porque será que este "deputado" Jean Willys está sempre de costas para os outros? Alguem tem uma ideia ? Se alguem souber m responda, Grato Jarjura

Reply

Parabéns aos honrados compatriotas que estenderam a faixa de agradecimento aos Militares! A câmara se apequenou ainda mais com a sua atitude revanchista e grosseira. Quanto a jean willys: dispensa comentários.

Reply

Ué. Não é livre o pensamento e o direito de se manifestar de forma ordeira e vedado o anonimato? Esses deputados, seguranças e comunonazifacistas que atentaram contra esse direito de parte da sociedade se manifestar cometeram crime e atentado contra a Democracia. jean willis virando de costas??? Cuidado, povo!

Reply

CONCORDO COM A CRIS. VIVI A DITADURA E PARA OS HONESTOS E TRABALHADOR FOI O MELHOR TEMPO QUE VIVEMOS , E OLHA QUE HOJE ESTÁ PIOR QUE NA ÉPOCA . GRAÇAS AOS MILITARES NÁO SOMOS "AINDA" UMA CUBA OU VENEZUELA MAS, ESTAMOS COM UM PÉ LÁ E OUTRO NO BURACO.

Reply

ALGUNS DEPUTADOS SÃO ESPECIALISTAS EM MORDER A FRONHA e agasalhar o croquete, o Willys & Cia são todos nazistas HEIL STÁLIN e não o xingo pois a verdade não ofende, todos nós nascemos com orientação sexual já definida que na adolescência mostra à sociedade sua identidade e causa o espanto quando tem ORIENTAÇÃO MINORITÁRIA ( GLS ), o que é normal aos humanos.
Até entre LEÕES existem os leões gays ( machos que não brigam pelas fêmeas e ajuda a espantar leões inimigos e ajuda o chefe.
LEOAS podem ser também homo e são as tias da família, quando as mães vão caçar junto dos leões, as tias cuidam dos filhotes das outras mas às vezes têm cria e outras tias a ajudam.

O homossexualismo é característica de 5 a 10% dos seres humanos.

WILLYS É UM DEFORMADO NÃO POR SER UM GAY mas por ser um arrogante comunista que se escuda na sua condição de gay para intimidar os contendores e ameaça os inimigos com processos crime.

FORA COMUNISTAS-NAZISTAS.

Reply

Chris e Coturneiro de 1 de abril de 2014 18:38,

concordo com vocês e com todos os que aqui se manifestaram defendendo e louvando nossos militares!

Que alegria o dia 31 de março para comemorar o bendito contra-golpe e nossa liberdade.
Apesar da "ditadura" da época éramos livres de bandidos!

Vergonha de batizarmos, com toda razão, 1º de abril como o dia do PT, da Dilma, do Lulla, e de toda essa corja mentirosa que engana o Brasil, rouba descaradamente nosso dinheiro e além de tudo, prossegue na sua luta absurda para implantar o comunismo no Brasil!

Coronel, de todas as mentiras-mil dessa guerrilheira asquerosa, a que mais me revolta é quando diz que lutou pela democracia no Brasil e que é uma vítima da ditadura! Criatura sórdida! O dia dela vai chegar. Nada como um dia atrás do outro.

FORA PT!
FORA DILMA!

Flor Lilás

Reply

Bandidos eram, são e serão. Eram no Regime Militar e agora são na Papuda.

Reply

Jean Willys virando de costas.... mas quê novidade!!!

Reply