Afundados no mar de lama da Petrobras, Dilma e PT batem cabeça sobre como chantagear Congresso para impedir CPI.

Cinco dias após anunciar que pretendia ampliar o foco da CPI da Petrobrás para desgastar a oposição, o governo foi obrigado a recuar. Agora, a tática consiste em jogar todas as fichas na criação de uma segunda CPI, mista, formada por deputados e senadores, para investigar a formação de cartel no Metrô de São Paulo - plano que atinge o PSDB - e usar manobras regimentais para retardar os trabalhos da comissão da Petrobrás.

Se o PMDB se rebelar e criar mais dificuldades para o governo no Congresso, a Secretaria dos Portos - atualmente ocupada pelo técnico Antônio Henrique Silveira - pode entrar na negociação para apaziguar o aliado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu que lerá hoje o requerimento para a instalação da CPI, que deve apurar, entre outras coisas, a polêmica compra da refinaria de Pasadena (EUA).

O Planalto considera a CPI como "favas contadas"desde a semana passada, mas apenas ontem ministros se reuniram com líderes da base aliada no Senado para discutir o assunto. A ideia de incluir em uma mesma CPI a investigação de denúncias do cartel de trens e de irregularidades envolvendo a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi considerada "uma estupidez" até por integrantes do PT.

Embora o plano do governo continue sendo o de embaralhar o jogo dos adversários e atingir os dois desafiantes da presidente Dilma Rousseff - o senador Aécio Neves, do PSDB, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)-, ministros foram informados de que o Planalto não teria o apoio necessário para o que já se chama de "CPI Combo".

Por isso, a estratégia agora é investir na criação dessa segunda CPI, para investigar somente as denúncias atingindo tucanos. Os governistas também planejam usar o máximo do tempo possível até mesmo para indicar os integrantes da comissão. A estratégia de fazer "corpo mole" na CPI da Petrobrás foi acertada ontem em reunião no Planalto.

Enquanto isso, em sintonia com o Planalto, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) contabiliza 150 assinaturas para a criação da comissão que pretende vasculhar eventuais falcatruas em licitações de trens e Metrô em São Paulo durante administrações do PSDB. Para criar uma CPI mista, formada por deputados e senadores, são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. "Até quarta acabamos de coletar as assinaturas na Câmara e aí vamos encaminhar para o Senado", disse Teixeira.

Afinados. Aécio e Eduardo Campos conversaram novamente ontem, por telefone, e combinaram repetir o discurso em defesa da CPI da Petrobrás. "O governo tem maioria e pode apresentar requerimentos de CPI sobre qualquer assunto. Que faça as investigações, porque não as tememos", disse o pré-candidato tucano.

Na semana passada, Campos disse para Aécio que, se o governo continuasse com a tática de transformar a CPI da Petrobrás em uma "CPI do Fim do Mundo", na tentativa de se "vingar" da oposição, ele também tinha mais denúncias contra o governo para incluir no rol das investigações. "Podemos, por exemplo, investigar o que ocorre na Transpetro, e não apenas os negócios da Petrobrás", afirmou Campos. (Estadão)

20 comentários

Squenta não, Aécio vem aí, saindo de seu discursinho educado e suave para lidar com cascas-grossas do PT, tem de ser de seu novo estilo, Aécio! Dá-lhes!

Reply

Coronel,

Sugiro o Rosegate!! rsrsrsrs

JulioK

Reply

Cel.

D. Dilma está tentando "fazer o diabo" para impedir a CPI, mas ocorre que NEM O DIABO está deixando.

Enquanto isto, a oposição está avançando. Bom para o Brasil!



Chris/SP



Reply

TODO E CADA BRASILEIRO SABIA DO USO DESONESTO DA PETROBRÁS. PARA ELEGER COLLOR SENADOR E DERROTAR JOSÉ THOMAS NONÔ NAS ALAGOAS O POVO DE LÁ CONTAVA QUE CAIA DINHEIRO DA PETROBRÁS DE HELICÓPTERO. VAMOS LÁ AÉCIO...VOCÊ JUNTO COM EDUARDO CAMPOS PODEM DAR UM NOVO RUMO A ESTE PAÍS. NÃO TENHAM MEDO DELLES. TEM UM BRASIL ESPERANDO VOLTAR A SER UM PAÍS DE RESPEITO. SÓ PARA EXEMPLIFICAR O PERIGO DELLES A FAIXA PARA CICLISMO EM BRASÍLIA É VERMELHA. PRESTEM ATENÇÃO NOS SÍMBOLOS NACIONAIS COM PROPAGANDA DELLES: TÊM SEMPRE UM FRIZO VETMELHO. NÃO É INCONSTITUCIONAL?

Reply

Só mesmo #petralhascanalhas para usar laudo do Citibank como aval para compra de Pasadena. Desde quando banco é opinião a ser considerada?

UÉ , mas eles vivem criticando os "gringos de zoio azul" e agora se baseam num laudo desses "imperialistas" para se defender ???? estão mais "desconfortaveis" que siri na lata...

Reply

Isto é uma piada. Os caras estão perdidos. Esta CPMI do Cartel, também não vai sair, ou alguém acredita que o cartel só houve em São Paulo. Os gringos operam no Brasil todo e ai é tudo obra federal.

Reply

Se Campos sabe de alguma irregularidade na Transpetro, então que denuncie logo. Está esperando o quê?

Reply


Lula é 'assessor' do ditador de Cuba; reportagem de TV americana


http://www.youtube.com/watch?v=Cm2U6nB-6aQ

Reply

Corona, eles estão se borrando nas calças. Tanto isso é verdade, que o Vicentinho irá propor mais uma inclusão nesta CPI: a revisão de pena do estuprador do parque.

Reply

E alguém acredita que eles não vão conseguir melar essa CPI da petrobras? A essa altura já esta tudo sendo acertado, cotas de cargos, concessões aqui e ali, verbas, favorecimentos, etc, etc, etc. O Brasil esta perdido!

Reply

E CHANTAGEM NÃO É CRIME??? IMPEACHMENT DESTA BOBONA JÁ!!!

OS CARAS:

Reply

Ora, duduzinho, se tem mais denúncias contra essa corja que infelicita, incapacita o Brasil, que é pior do que uma praga de gafanhotos e nos fez regredir décadas, abra logo o bico! Ou está com medinho de elles voltarem com o cabeludo caso das precatórias?

Reply

Coronel, quando se lê em seu blog: '77% do povo reclama: SAÚDE não funciona'. Chega-se facilmente a uma conclusão: 23% da população brasileira nunca precisou de um hospital público.

Reply

Coroné, o fim da propriedade privada na Venezuela, o podre baixa ato, obrigando todos aqueles que tiverem imóveis alugados, serão obrigados a vender para o inquilino,o 247 está com a boca que solta merda fechada, todos os esquerdistas estão caladinhos, cambada, e o que querem aqui em banânia também.

Reply

Cel.

COMENTÁRIO GELIO FREGAPANI - NOVA GUERRA FRIA, MINISTROS, MUDANÇAS NO PLANALTO

http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/14785/Comentario-Gelio-Fregapani----Nova-Guerra-Fria--Ministros--Mudancas-no-Planalto/

Reply

Enquanto isto, no democratico governo amigo de lula barba:................Venezuela vai obrigar proprietários a venderem imóveis para seus inquilinos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/3266200/venezuela-vai-obrigar-proprietarios-venderem-imoveis-para-seus-inquilinos

Reply

Como negar que a Dilma nos representa fielmente? "Brasil é um dos últimos em teste que avalia capacidade de resolver problemas." (Estadão).

Reply

Não é mentira não, Coronel, que a Dilma aumentou hoje por portaria os preços dos refrigerantes e cervejas.
Quem for afogar as máguas por termos nos sucumbindo aos cubanos vai pagar a conta do apagão elétrico, já que são os bocós proprietários de carros que vão pagar o prejuízo de Passadina.

Reply

Anônimo disse - 11:50

E qual o problema de 23% nunca terem precisado de um hospital público ???

Isto não significa que os 23% não estejam a par da droga que a situação da Saúde se encontra neste país !


Chris/SP

Reply

Coronel, seria interessante ver tal CPMI para apurar supostas irregularidades na compra de trens para o Metrô de SP, instalada pelo PT. Só espero que eles convoquem também a DILMA para depor. Ela, como se sabe, fez várias compras da ALSTON e da SIEMENS. Entre essas compras há duas bem documentadas, com FOTOS e CONTRATOS assinados pela própria DILMA. Refiro-me à compra de trens que ela fez para os Metrôs de Porto Alegre e BH, com indícios gritantes de CARTEL, já que em ambas as licitações,só compareceu UM ÚNICO INTERESSADO ... e a DILMA aceitou !!! E aí petistas, vão convocar a Dilma para essa CPMI ??? Duvido !!!

Reply