Contrato de Pasadena estava nas mãos de Dilma com 15 dias de antecedência. Não leu!

O advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, disse nesta quarta-feira (2) que os conselheiros da Petrobras, incluindo a presidente Dilma, receberam com 15 dias de antecedência o contrato da compra da refinaria de Pasadena (EUA). "Os conselheiros tiveram tempo hábil para examinar o contrato. Se não o fizeram, foram no mínimo levianos ou praticaram gestão temerária", disse Ribeiro à Folha. "Cerveró não vai aceitar ser bode expiatório, porque não há nada de errado com o negócio".

Ele ressalta que não está acusando Dilma ou os demais conselheiros, mas apenas relatando como funciona o processo de aprovação de contratos na Petrobras. Segundo ele, os conselheiros podem ter se esquecido disso dado o "lapso temporal" da aprovação da compra da refinaria, que aconteceu em 2006.

Há algumas semanas, a presidente Dilma afirmou que só aprovou a compra de Pasadena dos belgas da Astra, porque recebeu um resumo "falho". O resumo foi escrito por Cerveró, que ocupava a diretoria internacional da Petrobras. Dilma disse que não sabia da existência das cláusulas "put" e "Marlin", que obrigavam a Petrobras, respectivamente, a comprar a parte dos belgas em caso de desentendimento e a garantir uma rentabilidade mínima para o sócio.

Ribeiro diz que as cláusulas não estavam no resumo do Cerveró, que tinha "apenas uma página e meia", mas que os conselheiros tiveram acesso ao contrato com antecedência.

Após uma disputa na Justiça, a Petrobras acabou pagando US$ 1,18 bilhões pelo total do ativo em 2012, que os belgas adquiriram por US$ 42,5 milhões em 2005. Ribeiro, que é advogado especializado em direito criminal, ressalta que não há nada de errado com os valores, que foram explicados minuciosamente pelo ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em depoimento no Congresso anos atrás.

Ribeiro esteve ontem em Brasília na Câmara, no Senado, na Procuradoria-Geral da República e na Polícia Federal representando Cerveró. Ele entregou uma carta do ex-diretor dizendo que está disposto a prestar todos os esclarecimentos. (Folha Poder)

17 comentários

A presidAnta Dilma Youssef está atolada no lodo. Quem vai entregar o "cabeça"? Quem será o primeiro a cantar a modinha?

Reply

Se leu ou não leu, tanto faz, não entenderia nada mesmo, a estúpida!!!!

Reply

cel,

Pra uma vagabunda, que não trabalha, só fica juntando dinheiro e fazendo campanha, tudo isso é normal.

Reply

Concordo com o anônimo das 16:04 - a imbecil não iria entender nada do que estava escrito no contrato. Teria que ter um interprete para o dilmês ao lado dela. Fora PT! Fora Anta!

Reply
Paulistano Estressado mod


Como dizia minha avó: "escreveu,não leu,o pau comeu .." !!!

O problema é que sobra sempre para nós,contribuintes..

Reply

Corona, a Dilma tá mais aflita que surdo no Bingo.

Reply

Corona, a Anta Gorda tá mais perdida do que o Lula em metalúrgica.

Reply

Concordo com o comentário anterior. Deve ter lido e não entendeu nada.

Reply

Não leu? É possível, já que é notavelmente uma analfabeta funcional. Mas acredito que o "grande negócio" teve sim anuência da gerentona.

Reply

o contrato estava em inglês para os diretores da PTrosauro era mais fácil mandar um incompetente traduzir

Reply

Quero saber quanto ganha um conselheiro da Petrobrás? Quem indica os seus nomes?

Reply

VAI VER QUE ELA LEU DE CABEÇA PARA BAIXO, QUE NEM O LULA QUE TAVA FINGINDO LER UM LIVRO E NEM SE DEU CONTA DE QUE O LIVRO ESTAVA DE PONTA CABEÇA. ARRR, NINGUÉM MERECE ESTA DUPLA.

OS CARAS:

Reply

Pôxa, a mulher cantada em prosa e verso por quase oitenta por cento dos jornalistas do país com sendo uma GERENTONA hiper-competente e eficiente, o CÃO CHUPANDO MANGA na área de energia, e outros puxa-saquismos mais, vem dizer que não sabia o que eram as cláusulas PUT OPTION e MERLIN (pensei que era aquele super mago das Crônicas de Arthur, de Bernardo Cornwell). Que eu não soubesse, tudo bem. Somente agora tomei ciência da coisa. Mas a Super , Hiper Gerentona? Conta outra! saga feiticeiro da Távola Redonda)

Reply

Senador MARIO COUTO DANDO ESPORRO NO RENAN É IMPAGAVEL...

Reply

Coronel, o melhor negócio do mundo é comprar a Refinaria de Pasadena pelo o que ela vale, e conseguir vendê-la pelo que a Dilma acha que vale.
E não é que os belgas conseguiram isso?!

Reply

Para a PTralhada , nao importa por quanto foi vendido nem comprado , o que importa e quanto vao levar.

Reply

Igual o criador a criatura também não gosta de ler.

Reply