Senado vota redução da maioridade penal em abril. É hora de botar os bandidinhos na cadeia.


O anjinho aí da foto tinha 11 anos de idade quando assassinou a madrasta grávida, em 2009. Encostou uma espingarda calibre 20 na cabeça de Kenzie Houk e puxou o gatilho. Lavou as mãos e tomou o school bus para o colégio. Mãe e bebê faleceram. Jordan Brown, pelas leis da Pensilvânia, USA, pode ser condenado à prisão perpétua. O caso se arrasta até hoje, mas ao que tudo indica irá apodrecer na cadeia. Nos Estados Unidos, existem mais de 2,6 mil adolescentes cumprindo pena de prisão perpétua.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira, 18, que pode pautar em abril a votação de uma proposta que reduz a maioridade penal em determinadas circunstâncias. O anúncio ocorreu logo após Renan ter recebido em seu gabinete a visita de familiares de Yorrally Dias Ferreira. A jovem de 14 anos, moradora da periferia de Brasília, foi assassinada com um tiro na cabeça pelo ex-namorado dois dias antes de ele completar 18 anos.

No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa rejeitou uma proposta que permite a redução da maioridade penal para 16 anos em algumas hipóteses, como nos casos em que o menor tenha cometido crimes hediondos, tráfico de drogas com uso de violência ou reincidência em crimes violentos. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, conseguiu apoio para apresentar um recurso a fim de que o texto seja votado em plenário.

Questionado se a proposta pode ir à votação, Renan respondeu: "Eu acho que sim. Nós vamos conversar com os líderes e já assumimos o compromisso de pautar a matéria. É uma matéria complexa, mas será, sobretudo, a oportunidade para que cada um vote da maneira que entender que deva votar."

Logo após se reunir com Renan, a mãe de Yorrally, Rosemari Dias da Silva, informou que pediu ao presidente do Senado a votação da proposta do tucano em plenário. Ela disse que não é possível permitir que menores possam votar (o voto é facultativo a partir dos 16), mas não possam responder criminalmente pelos seus atos. "Eu quero Justiça, eu quero que baixe (a maioridade penal)", disse.

Muito emocionada, Rosemari afirmou ter começado nesta terça uma vigília em frente ao Palácio do Planalto para ser recebida pela presidente Dilma Rousseff para conversar sobre o assunto. Ela promete ficar acampada no local até ser recebida. No momento em que Renan Calheiros deixou seu gabinete, a mãe de Yorrally desmaiou. No chão, ela foi socorrida por familiares e atendida pelos socorristas do Senado, a pedido de Renan.(Estadão)

9 comentários

Coitada da mãe desta menina assassinada.

Infelizmente, ela vai ficar acampada em frente ao Planalto, mas a D. Dilma não irá recebe-la.

Para os petralhas, esta menina não tem a menor importância. Afinal, eles só se importam com mortos que tem pedigree, como diz RA.

E a D. Maria do Ossário, ficou muda????


Chris/SP

Reply

Senado vota redução da maioridade penal em abril. É hora de botar os bandidinhos na cadeia.


Votaram contra a redução da maioridade penal para os 16 anos:

Angela Portela (PT-RR)
Aníbal Diniz (PT-AC)
Antônio Carlos Valadares (PSB-PE)
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Gleisi Hofmann (PT-PR)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
José Pimentel (PT-CE)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) – autor do voto em separado que derrubou o relatório oficial
Roberto Requião (PMDB-PR)

Reply

>>

O sujeito dá um tiro no rosto da namorada e não vai pra cadeia porque é 'dimenor'?

Olha, essa liberalidade não acontece nem no Haiti, um dos países mais pobres e atrasados do mundo. Lá bandido é bandido, não importa a idade que tenha.

Psicopatas impunes porque são 'dimenor' só existem aqui na Banamia e porque são protegidos por comunistas como madame Maria do Rosário.

<<

Reply
Lia/Fpolis ¬¬ mod

Reduzir para 16 só? Nem adianta. O certo é não ter idade para crimes contra a vida, incluindo estupro mesmo sem morte. Não deve ter nada que impeça punição. Nem a pouca idade, nem a muita idade. Além de acabar com a frescura da idade tem de aumentar as penas o máximo possível, já que não temos como condenar à morte ou à prisão perpétua graças a CF de 88 a Constituição 'cidadã' Samba, aquela onde a vítima dança e o bandido 'sarta' de banda. Tanta movimentação para 16? Não vale a pena, já passou muita água debaixo da ponte e os 'dimenó' já estão no crime aos 12. Se pegar pena de 10 anos aos 16 vai sair cedo, cedo da cadeia.

Reply

Coronel,


menores usam drogas, álcool, fazem sexo, votam. Por que não podem assumir seus erros??

São "mão de obra" barata para traficantes que os usam como mulas, vendedores, carreadores do tráfico e saem impunes por aí. BAS favelas carregam com orgulho armas de alto porte!

MATAM! ROUBAM! ESTUPRAM! TRAFICAM!

Tem que ser responsabilizados por seus atos!
Penso inclusive, que a lei deveria independer da idade. Simples assim.


Dna Gleisi, amiguinha de pedófilo, agora protege bandido "dimenor". Essa é uma das criaturas petralhas sórdidas que querem o caos instalado no Brasil. E o falso moralista Requião, com suas bravatas, também está a defender esse absurdo.
Paranaenses - abram os olhos! Estes loucos no poder não podem continuar com o poder nas mãos!

Brasileiros - vejam bem esta lista que o Coturneiro de 18 de março de 2014 23:07 postou. VAMOS DEIXAR ESSA CORJA SEM VOTO!!

A petralhada aparelhou o STF, quer o marco civil da internet, deixa menores assassinos soltos por aí, mensaleiros (quadrilheiros!!!!) com mordomias mil em prisão que virou a casa da mãe Joana - acobertada pelo governador petralha; desarmou a população pacífica e ordeira, desarmou o exército e arma até os dentes o MST (os Tupamaros brasileiros).

E nós, os idiotas de plantão, a pagar impostos escorchantes tendo as vidas ceifadas pelos violentos livres, leves e soltos em qualquer horário do dia!

OLHO VIVO E FARO FINO!!!
É a implantação do caos!! Querem ser Venezuela amanhã??? Votem no PT.

Flor Lilás

Reply

Deveria ser assunto plebiscitário

Reply

Só colocar em votação não adianta nada. Tem que ter vontade política de resolver o problema.

Reply

Conversa mole. A matéria pode ser polêmica, mas não é complexa. É simples. Cometeu crime doloso, cana dura e pronto. Mas, como esse governo prima pela inversão de valores, fazendo questão de colocar a sociedade contra a sociedade, vamos ter outra vez uma sessão de deixa disso.

Reply

O tema, redução da maioridade penal é complexo. Apesar de respeitar a opinião de quem é contra a REDUÇÃO da maioridade penal, sou sim, favorável à imposição de penas rigorosas a menores que cometem não somente crimes HEDIONDOS, mas principalmente, o crime contra a vida. É sabido que o menor, após o advento do ECA, vem sendo usado por criminosos maiores de idade, para cometimento de crimes os mais diversos. Quem desconhece isto, ou é cego, ou quer fazer média com menores infratores taxando-os de "pobrezinhos","excluídos" e outras pérolas do gênero. Quem tem pena de menor infrator deveria levá-lo para morar em sua casa, adotando-o como o mais novo membro de sua família. Por que será que essa gente que defende tanto os deliquentes mirins não tomam essa atitude de vez? Uma coisa é certa: a legislação precisa urgentemente se adaptada ao século XXI, com penas mais rigorosas, tanto para os maiores que forem flagrados usando esses menores para o cometimento de crimes, como para os menores (já que é inadmissível hoje, uma pessoa de 14, 15, 16 anos, poder matar, roubar, estuprar e nada lhe acontece), por ser inimputável, graças a uma legislação caduca, arcaica. Por que será que muitos políticos e alguns jornalistas são contra à redução da maioridade penal?

Reply