Plano de governo de Aécio será liderado por Anastasia e Armínio Fraga.

A sete meses das eleições, o senador e pré-candidato à presidência Aécio Neves (PSDB-MG) formou um grupo de colaboradores mais próximos para ajudá-lo na elaboração das propostas de sua campanha. Vários deles estiveram no primeiro escalão do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002); outros são acadêmicos e consultores conhecidos no meio empresarial.

Quem deve sistematizar as sugestões e coordenar o programa de governo é Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas Gerais. Seu nome é o mais citado no partido para a tarefa. Anastasia voltou a Belo Horizonte na quarta-feira de uma viagem de dez dias pela China e em breve deve anunciar que renunciará ao cargo para concorrer ao Senado e para se envolver mais diretamente na campanha de Aécio. O prazo para a desincompatibilização é 4 de abril.

"O senador já convidou várias pessoas, personalidades de várias áreas, que já estão apresentando ideias, na área agrícola, de saúde, economia, relações internacionais. Isso tudo vai ser alinhavado", disse Anastasia ao Valor antes de sua partida para China. Sobre seu papel na campanha, afirmou: "Eu vou ter uma participação no modelo de governança, de aprimoramento de gestão pública, que é a minha especialidade".

Entre as personalidades, o ex-presidente do Banco Central na gestão de FHC e sócio-fundador da Gávea Investimentos, é, segundo tucanos próximos ao senador, seu principal interlocutor para temas econômicos. "O Armínio é um dos nomes com quem Aécio mais tem conversado", disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Em suas entrevistas e discursos, Aécio dedica até agora mais espaço a críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) do que à apresentação de propostas. Mas desde o ano passado, sua equipe organiza grupos de trabalho em áreas diversas para reunir ideias para o candidato. O grupo da educação já realizou meia dúzia de encontros e em dezembro apresentou um documento ao senador com eixos de propostas. Outros colaboradores participam da pré-campanha de um jeito ainda informal, trocando ideias diretamente com Aécio ou sua equipe.
Além de Armínio Fraga, Barjas Negri (ex-ministro da Saúde) e José Carlos Carvalho (ex-ministro do Meio Ambiente), Aécio conta com Xico Graziano, outro integrante do primeiro escalão de FHC. Graziano, que foi presidente do Incra e chefe do Gabinete Pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995, primeiro ano do governo tucano, coordena agora o trabalho nas redes sociais e na internet.

Na avaliação do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), as propostas de Aécio terão semelhança com as do governo de Fernando Henrique. Principalmente no campo econômico. Mas a campanha buscará também associar o candidato a outra referência, diz ele.

"O PSDB tem ainda uma imagem para parte dos eleitores de que só se preocupa com a questão econômica e como se não desse atenção à área social. O Aécio quer resgatar esse outro lado e dar um peso às duas áreas. Para mim está claro que ele vai abraçar bandeiras sociais." Barbosa coordena ao lado da ex-deputada Rita Camata (PSDB-ES) os grupo de trabalho da educação e assistência social no partido.
  
Na avaliação de um parlamentar que o conhece, Aécio tem evitado detalhar propostas para não queimar ideias antes de 6 de julho, quando a campanha de fato começa. E tem preferido manter sob certa discrição os nomes de seus colaboradores para não alimentar especulações sobre quem ele estaria cogitando para um ou outro cargo numa eventual vitória tucana.

Aécio ganha exposição extra a partir de abril, quando o PSDB terá espaço gratuito em rádio e TV para seu programa partidário. Em maio, exibirá inserções mais curtas na programação diária. Mas até lá a legenda ainda não deve ter um pacote de propostas mais estruturadas. A falta de uma coordenação geral está adiando a definição de um pacote mais claro de propostas. "A gente precisa da coordenação. Hoje os trabalhos estão soltos, estão por iniciativa e ritmo dos próprios grupos", afirma Barbosa.

A expectativa de alguns tucanos é que só em junho, mês em que os partidos farão suas convenções para oficializar seus candidatos, a equipe de Aécio terá um conjunto mais objetivo de propostas. "Quando o Anastasia deixar o governo de Minas, o que deve ocorrer em uns 20 dias, ele assumirá a coordenação da proposta de governo", disse Cássio Cunha Lima. "É ele quem vai fazer essa sistematização e acho que até o fim deste semestre já teremos algo mais claro."

"Estamos no ritmo certo, há um grande número de pessoas que têm de ser ouvidas. O partido é grande, adquiriu experiência no governo federal e em muitos governos locais", disse o senador pelo PSDB de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira. (Informações do Valor Econômico)

17 comentários

O Valor Econômico chamou o Barjas Negri de sanguessuga?

Reply

Parecem competentes, pelo menos têm currículo e trabalhos já executados.
Seria interessante traçar um paralelo com os pangarés ignorantes e aventureiros que ocuparam as pastas no desgoverno de 12 anos do PT.
Para cada letrado do governo Aécio, mostrar o jegue trapaceiro do PT que esteve na pasta até hoje.

FORA PETRALHAS, TOPEIRAS BOLIVARIANAS!

Reply

Coronel, por que os petistas escrevem a palavra ensino com c?

Reply

Coronel,

É outro departamento.

Gente competente e séria!!

JulioK

Reply

Coronel,

extra! extra!

O governo Dilma descobriu porque o avião da Malaysia Airlines desapareceu!

Duas causas básicas:
1. Culpa do FHC
2. Culpa dos loiros de olhos azuis, e por tabela duzamericanus

Flor Lilás

Reply

Cel

Na equipe economica só esta faltando o Henrique Meireles.

Átila

Reply

Coronel,

amigos mineiros me explicaram que Aécio limpou o governo de petralhas além de instalar a meritocracia!
Todos esses amigos trabalham como concursados no governo na área médica. Há estímulo salarial para quem produz mais!

Aécio organizou um governo técnico em Minas Gerais, algo que vemos aí nesse grupo demonstrado nas fotos.

É isso que queremos no Brasil!

AÉCIO NEVES PRESIDENTE!

Flor Lilás

Reply

É isso aí, Aécio. Está no caminho certo.

Reply

Esta é uma equipe de peso, conhecimento e cultura. É outro nível!

Reply

Talvez seja minha ignorância,mas me parece que o "especialista em segurança pública" é mais dedicado a estudar a polícia. E acho que, antes de buscar especialistas que vão fazer profundos estudos, o Aécio deveria se comprometer a lutar para aprovar temas claros como redução da maioridade, mais prisões e cana pesada pra bandido idem. Bastaria mostrar isso e deixar claro que quem sempre votou contra qualquer coisa assim foi o PT. Esse é um dos grandes anseios da população e um dos temas em que é fácil encurralar o PT, mesmo em seu eleitorado cativo de bolsistas ignorantes. Espero que ele não escolha o discurso vazio e não jogue fora um trunfo como este, que, creio, pode decidir a eleição.

Reply

O que os brasileiros que pagam impostos querem ouvir do Aécio: Terminar com a farra dos ministérios (hoje com 39), Fazer uma limpa no bolsa família(somente para quem precisa realmente, como era o bolsa escola), ninguem é obrigada a sustentar essa mulherada com saúde que não quer trabalhar ou comprar calças jeans caras ou ainda fazer poupança com o dinheiro do contribuinte. Rever o mais médicos (fazer revalida e pagá-los aqui no Brasil). Rever esses repasses do BNDES para países Africanos e cubanos e depois perdoar as dívidas. Reaver a Petrobrás que o Cocaleiro nacionalizou. Rever esses cargos de "confiança" ou acabar com o aparelhamento do Estado, e muito mais...Transposição do São Francisco, Portos e Aeroportos (puxadinhos), fronteiras, forças armadas, estradas, enriquecimento (colocar de fato a Receita atrás dessas fortunas inexplicáveis), acabar com o imposto sindical obrigatório, educação...assunto não faltará para o Aécio. Mas para isso tem que ser claro. Ir para o ataque sem medo. Assisti ontem o Padilha no É notícia, se não fosse aqui de São Paulo e desconhecesse sobre o que falou, iria até acreditar nele. Atacou o PSDB e o governador o tempo inteiro. Gostaria que Aécio tivesse a mesma desenvoltura,com uma diferença, tudo que Aécio falar sobre os iténs que falei, são verdadeiros, já o Padilha....

Reply

Prezado, isso foi bravata da época da máfia das ambulâncias, o pt queria comprometer o Barbas com denuncias sem provas, vindas, pasmem, do pessoal do dossie dos aloprados. Resultado: a denuncia nao se sustentou e Piracicaba-SP elegeu e reelegeu Barjas Negri dentre as maiores votacoes percentuais do estado, desbancando o pt na cidade...

Reply

Coronel,
não poderia ser diferente. As antas ficam para os petralhas.

Reply

Aécio tomou chá de invisibilidade. Assim não vai a lugar algum.

Reply

Coronel, a equipe é excelente, vi em algum site (não lembro agora),mas diz que o vice será Fernando Henrique. Sou fã de Fernando Henrique, mas a maioria depois do assassinato de reputações do pt o odeia. Por isto temo que a porca torça o rabo para o lado do mineiro.
Vc concorda comigo?
Preferia o Aluízio Nunes.

Reply

coroné: tem avisar pro aécio parar de falar mau da Redentora de 31 de março de 1964. babaca.

Reply

tem de ter muito boa vontade pra votar no aecio. melhor, tivesse ficado calado. quem sabe, ele goste mais de um fidel castro da vida.

Reply