Para abrir vantagem de 4 milhões de votos em Minas, Aécio busca aliança com PMDB.

Aécio não quer apenas a vitória de Pimenta da Veiga para o governo do estado. Também quer abrir 4 milhões de votos em Minas e garantir ida ao segundo turno.

Para isolar o PT em Minas, o pré-candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), aproveitou as recentes tensões entre PMDB e a presidente Dilma Rousseff e ofereceu ao PMDB mineiro a vaga de senador na chapa que terá o tucano Pimenta da Veiga como candidato ao governo.

Nesse arranjo, o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), não disputaria nenhum cargo em outubro e atuaria como um dos coordenadores da campanha de Aécio. A composição da chapa é o principal argumento dos peemedebistas que defendem o acordo com os tucanos. A possibilidade preocupa a direção nacional do PMDB, que espera uma aliança com o PT.

A oferta de Aécio, relatada ao Estado por três peemedebistas, seria uma cartada final do tucano para "unir Minas contra o PT". O sonho do PSDB é ter Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, como candidato ao Senado na chapa. Josué, porém, tem relações próximas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se filiou ao PMDB a pedido dele.

O PMDB mineiro está fragmentado. O senador Clésio Andrade lançou seu nome ao governo, mas mesmo aliados dele acreditam em eventual apoio a Aécio. O deputado Leonardo Quintão é outro que teria simpatia pelo projeto tucano. O presidente regional do PMDB é o deputado Antonio Andrade, que deixou o Ministério da Agricultura ontem. Ele defende o apoio à chapa do ex-ministro Fernando Pimentel (PT). Presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana diz que não houve discussão de chapa nas conversas com o PMDB. "Não é assunto para agora. Isso é só em junho." (Estadão)

6 comentários

Cel

Aécio precisa do Henrique Meireles no BC.

Átila

Reply

É um erro,com ou sem PMDB,Aécio vence a governanta de lavada em Minas.A saída de Anastasia da disputa,é menos um parlamentar do partido no senado.

Túlio Xavier

Reply

Me desculpe mas acho que não estou entendendo. Eleger o Josué chapa branca Gomes não é o mesmo que eleger um correligionário lulista?

Reply

O Aécio deve tomar cuidado com o filho do José Alencar.

Ele não é confiável. Quem garante que ele não vai apoiar a Dilma depois da formação da chapa?

Ademais, esse processo de reconhecimento da paternidade da filha do José Alencar vai queimar o filme dele, pois ele está se negando a fornecer o material genético.

Reply

Até que enfim deram um lance no leilão do PMDB. Jamais vencerão sem eles, é a triste realidade.

Reply

E o que dizer desta notícia da Folha, que o PSDB está cogitando o FHC como vice do Aécio:

Reply