Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte
(CNT) no último dia 18 demonstrou que 75,8% dos entrevistados afirmaram ser
desnecessários os investimentos realizados para a Copa do Mundo. Nem os gastos
com obras de mobilidade urbana, consideradas o maior legado que será deixado
aos brasileiros após o Mundial, ficou livre de críticas na pesquisa. Dos
participantes, 66,6% não acreditam que as obras ficarão prontas a tempo.
De fato, além de estarem atrasados, os investimentos
previstos para a área diminuíram com o passar do tempo. A Matriz de
Responsabilidades que chegou a estimar em R$ 12 bilhões as obras de mobilidade
urbana em 2012, está agora com apenas R$ 8 bilhões previstos para aplicações no
setor. Embora algumas obras tenham sido incluídas na Matriz, cerca de 18 ações
foram retiradas entre julho de 2012 e setembro de 2013.
Burocracia, chuvas, disputas judiciais sobre
desapropriações, impasse para obtenção de licenças, entre outros, estão entre
as justificativas apontadas pelos gestores para o atraso ou cancelamento das
obras.No fim do ano passado o Ministério do Esporte afirmou, em
nota, que “as obras excluídas da matriz de responsabilidades representam a
minoria dos projetos executados e a retirada dessas obras não compromete a
realização da Copa do Mundo”. Ainda segundo o órgão, alguns projetos deixaram a
matriz mas foram integrados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e
serão concluídos.
A construção do Veículo Leve sobre Trilhos em Brasília, do
monotrilho de São Paulo, do corredor exclusivo para ônibus em Salvador e do
corredor metropolitano em Curitiba estão entre as obras excluídas da Matriz. Em
Manaus, foram retiradas a construção do corredor exclusivo para ônibus e do
monotrilho, tornando a cidade a única das sedes que não receberá obras em
mobilidade urbana.
Porto Alegre foi a sede que teve mais obras retiradas da
Matriz. Dez ações de mobilidade que previam investimentos de R$ 865,5 milhões
foram retiradas Matriz, que recebeu duas novas ações relativas a obras no
entorno do estádio, orçadas em R$ 15,9 milhões. (Contas Abertas)
4 comentários
Curitiba estava um caos com a greve dos ônibus, mostrando a incompetência dos petralhas . Estimularam que todo mundo tivesse carro, ao invés de melhorar os coletivos. E da muita revolta ver as obras de maquiagem para a tal copa. Tudo mal feito. Muitas coisas desnecessárias. Uma ponte horrorosa e caríssima entre o aeroporto e a rodoviária. Tudo virado. Tudo padrão Fifa. Tudo parado petralha. Enquanto isso, o Brasil se tornou um dos maiores consumidores de coca do mundo.
ReplyTudo para Cuba, Cel, e nada para os brasileiros, nada para o Brasil além de obras faraônicas (circo) para a Copa. Um belo agrado para o palhaço assistir o espetáculo enquanto aplicam o golpe comunista na nossa constituição.
ReplyEi! Tire essa máscara de palhaço que o PT enfiou na sua face, e venha participar da MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE NO DIA 22 DE MARÇO ÀS 15 HS EM TODO O BRASIL.
Este é o único caminho para evitar que o PT juntamente com os castros e mais o resto que não me convém referir, conduza o Brasil para o mesmo caminho da Venezuela.
Brasileiros,
ReplyPor isso vamos pra rua durante a copa para o mundo inteiro ver a vergonha que é este governo.
Precisamos de investimentos em Engenharia da Mobilidade, área tão responsável para o desenvolvimento do país.
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