Comissão da Câmara para investigar propinoduto na Petrobras toma ares de CPI depois de denúncia contra Dilma.

Leiam o post abaixo sobre a escandalosa participação de Dilma Rousseff na negociata suspeita da Refinaria de Pasadena. Abaixo, notícia do Valor Econômico.

A comissão externa da Câmara dos Deputados que vai investigar o suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras terá cinco integrantes de partidos da base aliada ao governo e três da oposição, além de um parlamentar indicado pela mesa diretora para mediar as decisões - o deputado federal Maurício Quintella (PR-AL).

A divisão foi decidida ontem pelos líderes partidários em acordo com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O PT terá direito a apenas uma das vagas. Pelo governo também terão espaço na comissão o PMDB, com um indicado, e o PP, com outro. Os partidos da base aliada ainda vão discutir quais legendas vão ocupar as outras duas cadeiras da comissão. A oposição deve dividir hoje suas vagas.

O número de integrantes deixa o governo com uma posição desconfortável na comissão. Os governistas podem ficar em minoria no grupo se o Palácio do Planalto não resolver nos próximos dias a crise com a base aliada, que levou partidos como PMDB, PR e PTB a se unirem em um "blocão" e ajudarem a aprovar o requerimento de PSDB, DEM, PPS e Solidariedade que criou a comissão externa.

Os deputados da oposição querem apurar a denúncia de que a multinacional SBM Offshore, que constrói e aluga plataformas de produção de petróleo em cascos de navio (FPSO), pagou propina para funcionários de empresas de vários países, entre elas a Petrobras, para obter contratos. O suposto suborno é alvo de investigação na Holanda, nos Estados Unidos, na Inglaterra e recentemente pela Polícia Federal e Ministério Público no Brasil.

Embora o governo tenha trabalhado para evitar a aprovação do requerimento, a comissão tem poucos poderes de investigação e vai depender da boa vontade dos órgãos brasileiros e internacionais para avançar. O grupo não pode convocar pessoas, exigir documentos ou quebrar sigilo bancário, como faz uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Sem esses poderes, a comissão apenas acompanha outras investigações. A oposição já traçou roteiro de trabalho. Primeiro, pretende consultar Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Justiça e a Petrobras para colher dados. Em seguida, vai à Holanda falar com o ministério público, órgãos de regulação do mercado e o Parlamento, além de ir à sede da SBM. Esse planejamento precisa do aval dos outros integrantes da comissão, que deve começar a funcionar a partir da próxima semana, segundo o presidente da Câmara.

13 comentários

Resumindo a eficiência da Gestão desta bandida.
Preço da Ação da Petrobras no início do Governo Dilma: R$ 29,00
Preço da Ação da Petrobras ontém: 12,60.
Perdas com ELETROBRAS E PETROBRAS no governo corrupto de Dilma: US$ 100Bi!!!!!
É caso de cadeia pra esta pilantra ou não!!!!?????

Reply

SAI DILMA, SAI, SAI ... ANTES QUE SEJA "SAIDA PELA LEI".

"TUA HORA CHEGOU, ANTA!"

Será uma vergonha para o Brasil perante o mundo, se nada for feito para apear essa corrupta do cargo.

FORA PT/DILMA/LULA! O Brasil precisa respirar ar puro. Chega de corrupto no poder.

Reply

SAI DILMA, SAI, SAI ... ANTES QUE SEJA "SAIDA PELA LEI".

"TUA HORA CHEGOU, ANTA!"

Será uma vergonha para o Brasil perante o mundo, se nada for feito para apear essa corrupta do cargo.

FORA PT/DILMA/LULA! O Brasil precisa respirar ar puro. Chega de corrupto no poder.

Reply

agora ela admite a cagada http://economia.terra.com.br/dilma-admite-falha-da-petrobras-em-compra-de-refinaria-nos-eua,89e93b03e2ad4410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Reply

Pois é, precisa é de CPI, que tem poderes de investigação próprios de autoridades judiciais (art. 58, § 3º da CF) . Essa Comissão tem atribuições muito limitadas, e aí fica amarrada.

Mas talvez tenha sido uma estratégia. Já que engavetaram a CPI anterior, o negócio era então ir pela via da Comissão, que aí um dia se chega lá numa CPI. Talvez chegue antes do que se esperava. e agora vai ser difícil engavetar.

Mariana

Reply

Coronel,
basta colher mais informações e transformar a Comissão em CPI. Claro, para isto precisa de deputados para aprovação.

Reply

Nada adiantará CPI nem mesmo tentar por na cadeia ninguém do governo com ESTE SCF que temos em Brasília.

O PILAR BASE DE UMA CPI AMPLA É PARA INVESTIGAR O PODER JUDICIÁRIO E MESMO O ESTADO BRASILEIRO, visando os três poderes e com participação de deputados de outros países, os de primeiro mundo E MANDEM DOCUMENTOS EXIGIDOS , deputados estrangeiros podem pedir aos seus governos documentos e inibir operações abafa do PT.
Só Aécio pode fazer este tipo de CPI, como um inquérito instrutivo de processo criminal ao TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL JULGAR ESTES COMUNISTAS E PROIBIR OS PARTIDOS.

Um Nuremberg brasileiro que prenda os nazistas daqui a metade do PT e outra metade saia da política.

Não adianta fuzilar estes vermes pois o dinheiro não aparecerá, é o país ter política proativa contra os comunistas e russos, SOMENTE O BRASIL PODE DECRETAR UMA GUERRA EFICIENTE CONTRA A RÚSSIA E CHINA, bastará bloquear totalmente todas as vendas de alimentos aos dois países, impedir o trânsito dos navios graneleiros russos e dos chineses perto dos portos argentinos, chilenos e outros países, em conjunto com os EUA.

GUERRA ECONÔMICA À RÚSSIA E CHINA ATÉ A DEVOLUÇÃO DA CRIMÉIA E INDEPENDÊNCIA TOTAL DO TIBETE, não temos BOMBAS H mas temos arroz, carne e alimentos, ELES SÓ TEM GELO E DITADURAS, morreriam todos de fome se as ámérícás aderissem ou a RENDIÇÃO DE RÚSSIA E CHINA, SEM USO DE BOMBAS ( exceto a nossa de bloqueio de alimentos ).

Reply

Ô CARA PÁLIDA!

CPI? Pra que?????

Quem tá no STF??? esqueceu?

Tá tudo armado!!!!!!!

Reply

Estes dois cafajestes bem que gostam de um refinaria....já estão fazendo outra na Bolivia para presentear o índio narco-presidente...ou será que é para lavar o dinheiro que gastam com drogas?
Pelo prejuizo que deram ao Brasil bem que mereciam uma pena de morte.

Reply

Ainda vão contgar na historia do pais, que o Sarney e o Collor eram meros pungistas.

Lunarscape.

Reply

Coronel,

tudo aparelhado…

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/03/governo-tera-5-e-oposicao-tera-3.html

Flor Lilás

Reply

Vai sair bem cara a negociação para anular essa investigação lá na frente.

Reply

O TPI (TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL) é acima do SCF e permitiria pedir a INTERVENÇÃO INTERNACIONAL NO PAÍS para esmagar o câncer e derrotar os nossos talibãs, os petralhas juntos de sem-terra, sem-teto, sem-vergonha e os "sem maconha ou MSM" QUE PODE SER FORMADO SE ELA FOR LEGALIZADA.

Reply