O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, relator do mandado de segurança impetrado pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) contra os empréstimos sigilosos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos governos de Cuba e de Angola, fez um pedido de informações, nessa quarta-feira à tarde, à Presidência da República, ao ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, e ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O relator pede, no despacho, que a Advocacia-Geral da União (AGU) seja avisada para que, “querendo, ingresse no feito”. O ministro do STF também determina “que seja aberta vista, por 10 dias, ao Ministério Público.”
Álvaro Dias entregou o mandado de segurança ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, na segunda-feira. Um dia depois, o magistrado designou o relator. No mandado, o senador pede que sejam abertos os empréstimos secretos. O parlamentar já havia tentado obter esclarecimentos sobre o caso por meio da Lei de Acesso à Informação, mas a resposta que recebeu foi a de que a informação não poderia ser concedida devido à política de sigilo dos países em questão. “É uma afronta à Constituição, que exige transparências nos atos públicos. O governo brasileiro está escondendo da Nação essas informações”, afirmou. (EM)
18 comentários
Estão escondendo para depois fazer com o povo brasileiro o mesmo que o maduro está fazendo com o povo venezuelano.
ReplyNÃO PODE:
ReplyIrão encontrar a mão do JOSE DIRCEU no dinheiro brasileiro, dentro do BNDS.
Não se julga e condena a mesma pessoa pelo mesmo crime.
ReplyNão vai dar em nada. Pt agora tem maioria no tribunal bolivariano.
Placar 6x5
ReplyPerda de tempo...
Com o STF aparelhado será pura encenação....
Tá tudo dominado..]
Tempo perdido, pelo que se viu hoje, a vergonhosa absolvição da quadrilha do mensalão, tudo que for para pegar bandidos petralhas será devidamente neutralizado pelos capangas da quadrilha que estão infiltrados no STF.
ReplyCortina de fumaça e absoluta perda de tempo. STF..........o que é isso mesmo? Para que serve?
ReplyAgora com o aparelhamento completo do STF a quadrilha consumou o domínio completo do país, vamos começar se já não começamos a andar pra trás, triste sina.
Replystf é aquela banca de advogados do pete? ou aquela famosíssima PIZZARIA que existe em brasília?
Replyna hora de trocar algum ministro no STF, coloquem o Lula, a dona Presidenta, e outra fina flor do PT. Qualquer petralha serve. E ao Min. Joaquim Barbosa - o meu conselho. Caia fora imediatamente.
ReplyCANALHAS VCS. NÃO MERECEM NOS REPRESENTAR.
Replysenhores Ministros do STF que absolveram a quadrilha - permitam-me uma pergunta: um dia destes a casa da petralhada cai e ahí, digamos que os seus netos irão lêr a respeito. Que resposta os senhores darão? 0s senhores terão condições de justificar esta absolvição?
ReplyCoronel, só começa! Se esse assunto for levado ao plenário, não vai dar em nada.
ReplyComo assim?! O que alguém em sã consciência espera do STF???? Só se for para pegar OS INIMIGOS DO PT!!!!!!
ReplyDevemos parabenizar o ministro Fux, o único indicado pelos quadrilheiros e seus chefes a não compactuar com a roubalheira que se institucionalizou no Br.
ReplyAgora é esperar para ver no que vai dar. Teremos um novo 6x5, como dito pelos outros comentaristas acima? Vai o STF rasgar a constituição, a lei de informação, etc... só mais um tiquinho?
O Brasil só tem a casca bonita da democracia , verde e amarela , mas já vivemos no miolo vermelho como o da melancia .
ReplyA doença totalitaria já inoculada na juventude é incuravel, e condena o futuro do país à mediocridade dos países mais atrasados .
Chegamos ao ponto de não retorno.
Terra Sem Lei.
ReplyTerra Sem Justiça.
Terra de bandidos graduados.
Acorda, gente!!!! Vai abrir merda nenhuma!!! Não há oposição política no Brasil; estão todos comprometidos. O povo está sozinho nesta baderna.
ReplyCaro Coturneiro Paulo Figueiredo, 28 de fevereiro de 2014 01:01
Replynão estamos sós.
Temos nossas Forças Armadas!
Elas nos salvarão novamente dos comunistas.
Tenhamos confiança e fé.
Agora, com o anúncio de que a Rússia vai instalar uma base militar na Venezuela, acredito que os USA nos ajudarão novamente, rearmando nossas FFAAs sucateadas.
Que Deus nos ajude.
Flor Lilás