Dilma está dando guarida a governos autoritários que desprezam a democracia e o Estado de Direito, critica Aécio Neves.

Abaixo, artigo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), intitulado "Democracia à deriva", publicado hoje na Folha de São Paulo.

"O Brasil perdeu mais uma oportunidade histórica de se colocar à altura de seu papel de liderança no continente. Com a crise política, econômica e social na Venezuela e a escalada crescente da violência e a ameaça real à estabilidade institucional do país, esperava-se do governo brasileiro uma ação diplomática pró-ativa e firme, coerente com a tradição centenária do Itamaraty, pautada no respeito aos direitos humanos, à defesa da liberdade e da democracia.

Ao assinar as notas do Mercosul e do Unasul que emprestam respaldo ao presidente Nicolás Maduro, o Brasil ignora as respostas que o governo venezuelano tem dado às manifestações de protesto, com flagrante repressão contra toda e qualquer oposição ao regime e o cerceamento ostensivo à liberdade de expressão. 

Soma-se à vocação autoritária do chavismo uma grave instabilidade econômica, com a maior inflação da América Latina (57%) e a menor taxa de crescimento (1,1%). Arruinado pela má gestão, o país expõe seus cidadãos a uma rotina de escassez de alimentos e de energia.

No lugar de oferecer colaboração institucional para a promoção do diálogo entre as forças políticas em conflito, o Brasil submete sua política externa às conveniências ideológicas, deixando de representar os interesses permanentes do Estado brasileiro para defender o ideário do governo de plantão.

Longe de ser um fato isolado, a posição se inscreve no rol de desacertos desde que o governo impôs à atuação da Chancelaria o viés partidário. Nunca é demais lembrar episódios como a aceitação dócil da expropriação das refinarias da Petrobras em Santa Cruz, em 2006; a deportação dos boxeadores cubanos nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o tratamento dado ao senador boliviano exilado na Embaixada em La Paz. 

Onde está a coerência com a atitude adotada na crise paraguaia, em que foi invocada a cláusula democrática do Mercosul? Por afinidades ideológicas, o Brasil está deixando de assumir suas responsabilidades internacionais também na questão dos direitos humanos.

A partidarização da política externa tem consequências também na política de comércio exterior. As crises na Venezuela e na Argentina, pela passividade da reação do Itamaraty, estão trazendo prejuízos à credibilidade do governo brasileiro e às empresas nacionais que encontram barreiras para exportar e grandes dificuldades para receber seus pagamentos.

O mundo desconfia do Brasil, e não é à toa. Pouco adianta a presidente da República reafirmar no concerto internacional a posição do Brasil como país aberto, democrático, que respeita as regras internacionais, se, na prática, damos guarida a governos autoritários que desprezam a democracia e o Estado de Direito."

14 comentários

É Senador... Este desgoverno petralha é ditador e a intenção é fazer o mesmo com os brasileiros. Na Venezuela tudo começou com os "médicos" escravos cubamos. Eu só queria saber o porquê dos empréstimos milionários para Cuba construir aquele enorme porto, enquanto os nossos estão caindo aos pedaços.

Reply

Aécio, as tradições centenárias da chancelaria do Itamaraty,faz tempo foram para a lata de lixo. Não tem como esquecer a mais vergonhosa atuação do Governo Lula e o Ministro da Relações Exteriores Amorim deram a embaixada do Brasil em Honduras ao Zelaya.
"(... )nada como ouvir de própria voz. Neste vídeo, Zelaya confirma que a ocupação da embaixada brasileira foi previamente acertada com o presidente Lula, com o chanceler Celso Amorim e com o encarregado de negócio do Brasil em Tegucigalpa. E isso, como todos sabem, é ilegal. Que fique o registro histórico."(RA)


httpv://www.youtube.com/watch?v=7K_SkqK7B4g&feature=player_embedded#


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/zelaya/

Mas os hondurenhos foram às ruas pacificamente. Corajosos e unidos com seu Congresso, o seu STF e com o apoio das FFAA somaram forças caminharam juntos impediram que o golpista Zelaya, apoiado por governantes que não tem vergonha na cara e tão golpista quanto o chapeludo, tomasse o poder e rasgasse a constituição.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/fatos-fotos-factoides/

Reply

Coronel,
Tem de bater forte. O único problema é que a mídia de $$$ joelhos não publica nada que o Aécio diz. Principalmente a televisiva.

Reply

Esse será meu candidato à Presidente do Brasil e ele ganhará, com a ajuda de Deus e dos brasileiros(as)e dos generais.

Reply

COMO A DILMA VAI SE OPOR AO GOVERNO DA VENEZUELA???? SE ELA A MANDO DO BARBA X-9, FUNDADOR DO PT MENSALÃO, ESTÁ APOIANDO A BARBÁRIE E A MATANÇA!?!? COMO ELA VAI SER CONTRA UM TIRANO TERRORISTA DITADOR, SE ELA MESMA FOI É SIMPATIZANTE DESTE TIPO DE GENTE.

OS CARAS:

Reply

Belê, Aécio!!

Merece elogio por denunciar os abusos bolivarianos na Venezuela.

Muitos brasileiros já sabem que o mesmo roteiro está traçado para o Brasil - desrespeito à nossa Constituição, violência do crime organizado, desrespeito aos direitos individuais, aparelhamento da justiça e invasão de cubanos no nosso País.

O Brasil será a Venezuela de amanhã. Vamos nos preparar para dizer não - não queremos o mesmo destino sofrido do povo venezuelano, argentino, equatoriano e sobretudo do povo cubano.

Enquanto isso, o careca diz que a economia do Brazil não vai tão mal assim. Cala a boca, careca!!

Sds

Reply

Eh isso ai, Aecio, eh um texto que nos dah esperanca, que este pais saia das maos deste governo. Como brasileiros de bem, nao podemos concordar com a atitude do governo petrallha como co-assassino do povo venezuelano.

PAIS RICO EH PAIS HONESTO.
Aecio, se eleito, seja um estadista e nao um ditador.

Reply

Na Venezuela como é sabido, a imprensa está amordaçada, especialmente as televisões que são todas governistas. Restam alguns sites e jornais impressos, mas que mesmo assim lutam para escapar da sanha dos comunistas bolivarianos. Até mesmo a CNN foi ameaçada pelo tiranete Maduro, fantoche dos assassinos ditadores cubanos Fidel e Raúl Castro.

Assim sendo, era de se esperar que pelo menos os grandes veículos de mídia do Brasil reportassem tudo o que está acontecendo. Entretanto, diferentemente da Venezuela, onde jornalistas lutam bravamente pela liberdade de imprensa e arriscam as suas próprias vidas, aqui no Brasil o governo comunista do PT, nem precisa apontar as baionetas contra as redações. Os jornalistas brasileiros, sua Federação Nacional e sindicatos, fazem parte da camorra comunista que governa o Brasil.

Reply

Os Estados Unidos devem mesmo continuar espionando o Brasil. O governo não é nem um pouco confiável desde que começou a apoiar os ditadores e os malucos. Que vergonha deste país. É alvo de chacota em todas as partes do mundo. Fora PT! Fora Dilma!

Reply

ROBERT ALONSO ADVERTE OS OPOSITORES DA DITADURA DE MADURO SOBRE A "OPERAÇÃO BURUNDANGA", ESTRATÉGIA DOS COMUNISTAS PARA ESVAZIAR AS MANIFESTAÇÕES.

Robert Alonso é um cubano-venezuelano. Aos 11 anos de idade chegou com sua família à Venezuela, na condição de exilado político. Obteve a cidadania venezuelana e adotou esse país como sua segunda pátria. Entretanto, durante o regime chavista, Robert Alonso, foi duramente perseguido por Hugo Chávez e teve que fugir. Vive exilado em Miami, bem como sua irmã, a famosa cantora e atriz Maria Conchita Alonso. Sugiro que visitem o site de Robert Alonso onde há muita informação sobre a luta contra a cubanização da América do Sul.

No vídeo acima, Robert Alonso - velho de guerra na luta contra o castro-comunismo - analisa as manifestações que ocorrem na Venezuela contra a ditadura comunista. Na verdade faz uma mini-palestra com a finalidade apontar qual o caminho e os cuidados a serem tomados nessa fase decisiva que pode mudar o curso da história na Venezuela.

Atentem para o que ensina Robert Alonso, quando se refere à "operação burundanga", uma jogada psicológica dos comunistas voltada a atenuar e esvaziar as manifestações. Vale a pena ver este vídeo.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/02/robert-alonso-adverte-os-opositores-da.html


Chris/SP

Reply

O excelente texto só tem um errinho: senador boliviano estava asilado, e não exilado na embaixada em La Paz.

Reply

Bom artigo, mas vamos combinar que isso não é de agora. Lembram de Ahmadinejad? E o chororo na morte do tirano coreano?

Reply

Prezado Senador. Meu voto é seu. Mas quando começar a campanha propriamte dita, peço encarecidamente, posiçÕES contundentes. Nada de diáçogos mornos. O PT só sabe guerrear não importa os meios. Então não esmoreça, ataque da mesma fórma. Felicidades.

Reply

É uma pena que a mídia televisiva ignora as posições sempre bem colocadas pelo Senador Aécio.Esse é nosso candidato.Que Deus te ilumine Senador.

Túlio Xavier

Reply