Governo do PT não sabe o que fazer para conter protestos durante a Copa.

Uma "aliança", ainda que não combinada, entre índios, trabalhadores sem terra, movimentos de sem-teto e facções no controle de presídios às vésperas da Copa do Mundo tem mantido o governo sob permanente tensão e obrigado ministros a uma intensa troca de informações de bastidores sobre esses "termômetros" sociais. Os rolezinhos em shoppings e a volta do vandalismo "black bloc" nas ruas anteciparam alguns movimentos esperados para abril ou maio, época em que o Brasil estará na vitrine internacional por causa da Copa. A presença de TVs e publicações do mundo todo, avalia-se no governo, deve estimular manifestações dos mais variados matizes.

Há um gabinete de crise informal e permanente no governo, revelou um ministro ao Estado. "A ordem é não fazer marola. A agenda está carregada e a presidente já determinou cautela", diz. Mas boa parte dos temas é "contencioso" de muitos anos, cuja resolução não será imediata. Rebeliões em penitenciárias ou ataques coordenados nas ruas teriam efeito "devastador"à imagem do País.

Os Ministérios da Justiça, da Defesa, do Esporte, a Secretaria-Geral da Presidência, Gabinete de Segurança Institucional e Advocacia-Geral da União (AGU) estão na linha de frente. Diariamente, a presidente Dilma Rousseff aciona auxiliares e recebe informes reservados sobre as movimentações. Em ano eleitoral, está mais aguçado o olhar do Palácio do Planalto para o cenário social. O impacto das manifestações de junho de 2013 marcaram Dilma e estão "muito vivos" no governo, diz o auxiliar.

O futuro ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deve entrar na coordenação de algumas ações. O Estado revelou, na quarta-feira, o temor do PT com uma onda de manifestações em ano eleitoral. Uma delas é distensionar a "questão indígena". O nó está em uma proposta de portaria do Ministério da Justiça, que torna mais rigoroso e burocrático o processo de demarcação de terras indígenas.

Em sua agenda básica para 2014, o governo tenta também evitar o desgaste potencial de sua oposição à correção das contas poupança derivada de perdas dos planos econômicos desde a década de 1980. É um tema de forte apelo popular. No Congresso, o governo busca atenuar "mais desgastes do que o necessário", diz o ministro, com a reforma ministerial, que deve gerar ressentimentos e cobranças. (Estadão)

15 comentários

Coronel: a nota do governo sobre a parada de Dilma em Lisboa está cheia de mentiras: (1) a oeste de Lisboa há a Madeira e os Açores, que poderiam servir de escala para Havana; (2) que condições meteorológicas são essas que impedem o voo noturno e são conhecidas de antes da viagem? (3) tanto é verdade que havia sido premeditado que os hotéis, "coincidentemente", tinham vagas para todos os membros da comitiva. Foi, sim, turismo à custa do contribuinte, que também financia a ditadura de Cuba.

antonio

Reply

PT plantou vento durante 12 anos.

Agora, chegou a hora de colher TEMPESTADE.

Bem feito !


Chris/SP

Reply

Li hoje que pesquisa detectou que o maior índice de brasileiros parados sem emprego e sem motivação para ir atrás está no Nordeste. A pesquisa aponta que a causa é a falta de oportunidades (emprego) e de qualificação do povo. Mas a verdadeira causa não seria o Bolsa Familia que entrega mensalmente a eles uma verba que eles recebem sem suor e responsabilidade?

Reply

Meu bom Deus! Não é possível que isso não tenha fim imediatamente.
Fora PT, Fora PT, Fora PT... toc toc toc.

Reply

Herança maldita deixada pelo MULA, digo Molusco.
Essa prsidenta Marionete sabia de tudo...
Agora chama ele para resolver.
Que se dane esse país, aqui nao tem mais jeito!!!

Reply

Essa corja de vagabundos e incompetentes nunca souberam ser governo na oposição eles ate fazeiam alguma cousa de útil não deixando o governo livre, agora que estão (dês)governando e a mediocridade assola as fileiras petralha é que se percebe que ele não sabem governar e sequer tem estatura política para tanto.

Reply

Por que essas manifestações não ocorreram em 2007, quando o Lula anunciou a Copa no Brasil? Agora é tarde, infelizmente, a grana já foi gasta e "distribuída". Nosso povo é lerdo!

Reply

Deve estar havendo algum tipo de censura pois não consigo enviar este post do coronel para o facebook nem outros. Jamais tive problemas com isso, por este motivo a questão não está no meu computador. Talvez isso tenha de ser verificado. Não duvido de que esteja havendo algum boicote, alguma coisa impedindo. Os petralhas invandem a tudo e a todos.

Reply

E com a cara a coragem e fé em deus, o povo esta voltando pra SUIÁ MISSU, e a canalha petista esta se perdendo e não vai conseguir segurar mais nada no nosso BRASIL. Se não nos perdermos nesta transição, tempos melhores virão.

Reply

O PT e a imprensa financiada não estão preocupados com a imagem doBrasil, preocupam-se com a manutenção e garantia de cargos públicos, bons salários e maiores/melhores negócios. De qualquer maneira, vexame ou não na copa, os lucros escusos já estão garantidos aos patriotas de plantão. A conta já ficou para o povo mesmo! Que tudo que puder dar errado - aconteça.

Reply

CONGRESSUAL BILONTRAGEM COM JUSTIÇA LERDA E TRONCHA E COMUNAS NO TIMÃO,dessa nau desarvorada, fazendo água e adernada,com DERROTA para o pélago irregressível da História...( ECA,cansei dessa LAIA!)...SÓ TAL TRINCA DE PODERES explica a BARBARIDADE, a BARBARESCA E PATUSCA movimentação do BARBA, sabido chefe dos chefes!Lula fora da ENXOVIA, enxovalha a nação toda!URGE ENXOVAR O PULHASTRO!URGE APEAR A PETRALHA QUE APATANHA O BEM E A LEI, A DOS HOMENS E A DE DEUS!SÓ QUE DEUS TRONA E ESTÁ VENDO!...E os cristãos HEMOS DE EM PESO, REPESOS, LEVAR A EFEITO A PTOSE DO PT!

Reply

Coronel,
sabe. Basta o coveiro do pt chamar os "líderes" desses vagabundos para um cafezinho no Alvorada.

Reply

Tem um grande problema nestas manifestações: esta petralhada infiltra os baderneiros no meio das manifestações para que se processe a bagunça geral com quebradeira de tudo que venha pela frente. Mas, isso pode ter um motivo: com a desculpa de conter as manifestações ele vêm com as forças armadas e podem tentar fazer deste país uma ditadura: DE ESQUERDA!!!

Reply

O pau vai quebrar em junho, e para conter a vagabundagem, a Dilma vai por o Exército humilhado, despreparado, mal pago, para ser queimado pela imprensa. Querem ver?

Reply

Caro Jurandir D'almeida, 27 de janeiro de 2014 10:15


vi o vídeo postado por você.

http://video.br.msn.com/watch/video/multidao-espanca-black-bloc-na-praca-da-republica/1m0vx8qjb

É bastante assustador, mas faz-nos pensar… Se os black blocks recebessem com frequência este tipo de tratamento, ou pelo menos o braço pesado da lei, pensariam mil vezes antes de se infiltrar e destruir o patrimônio público e alheio.
Certamente o fazem por terem as costas quentes, muito quentes! Sabem que sairão ilesos, impunes e sempre protegidos!

Quem é que anda com estilingue e bolinhas de gude na mochila? Quem é que carrega coquetel Molotov na mochila - certamente só bandido e mal intencionado.
Certamente só blcak block.
Certamente amigo de petralha.

O PT está plantando o caos e vai colher caos. Acho isso lamentável. Terrível.

Que Deus tenha piedade de nós.

Flor Lilás

Reply