Fantoche de Franklin Martins vai comandar verba de R$ 1,9 bilhão. Para comprar a mídia amiga e financiar a esgotosfera.

A presidente Dilma Rousseff incluiu na reforma ministerial a Secom (Secretaria de Comunicação Social), uma das pastas mais importantes em ano eleitoral, responsável por toda a liberação de verbas publicitárias do governo.

A terceira grande troca de comando no time de Dilma começou a ser deflagrada ontem com a oficialização das mudanças em três ministérios-chave: Aloizio Mercadante, Arthur Chioro e José Henrique Paim assumirão, respectivamente, Casa Civil, Saúde e Educação. Na Secom, a mudança, adiantada ontem pela coluna Painel, da Folha, ocorrerá semana que vem. O porta-voz Thomas Traumann, 46, substituirá Helena Chagas, 52.

A presidente optou por nomear um "operador" de mídia que, na definição de pessoas próximas a Dilma, trata-se de alguém que, de um lado, estreite a relação do Planalto com a chamada grande imprensa e, de outro, contemple mais órgãos regionais de comunicação na divisão do bolo publicitário oficial.

O PT, que defendia a substituição desde 2012, guarda ainda outra expectativa: um realinhamento editorial na definição dos patrocínios federais. O desejo é que o ministério contemple mais os veículos alinhados à defesa da administração petista.

A mudança também é uma vitória do ex-ministro Franklin Martins, que trabalhou na pasta na gestão Lula e vem ganhando poderes junto a Dilma desde os protestos de junho do ano passado. Helena e Franklin não se davam bem nos últimos tempos devido a diferenças de visões e, com Traumann, o ex-ministro passa a ter mais influência no governo.

O poder de fogo da Secom não é desprezível: ela gerencia e monitora a execução de cerca de R$ 1,9 bilhão do Executivo e de estatais. No dia a dia, comanda as assessorias de imprensa dos demais 38 ministérios e estatais. A pasta tem autonomia para convocar redes obrigatórias e contratar as agências de publicidade em campanhas institucionais do governo.

Interlocutores presidenciais relataram que Helena só teve certeza de sua saída após a leitura da Folha ontem. Auxiliares da ministra dizem, porém, que foi ela quem pediu demissão e que o desligamento foi precipitado pelo vazamento da informação. Os dois lados procuraram desvincular a troca na pasta da polêmica envolvendo a sigilosa parada de Dilma em Lisboa no sábado passado, quando o governo foi acusado de falta de transparência.

Traumann teve rápida ascensão no Planalto. Em 2011, fora convidado a ficar após a queda do chefe, Antonio Palocci, da Casa Civil. Aos poucos, ganhou confiança de Dilma. De assessor, tornou-se porta-voz e, agora, ministro. Ele e Helena Chagas jamais foram próximos. ( Folha de São Paulo)

7 comentários

Coronel,

O Aécio preocupado com a tal "governabilidade" pública.

O PT preocupado com a "prostituição" pública!!

PSDB, por favor, parem de sustentar os governos bandidos!!!

O FHC fez isto em 2005(Mensalão) e olhem a mer.. que deu!!!

JulioK

Reply



Inclusive e PRINCIPALMENTE calam a boca da merda da Justiça Brasileira, que vê e sabe disso tudo e não pune, dá cobertura, não deixam investigar, dão a impunidade que eles sempre conseguem desse togados.

Reply

Isso tudo prova que eles mandam na justiça brasileira, que faz cara de paisagem para tanta armação criminosa deles.

Reply

Coronel,
é impressionante como os auxiliares da presidAnta, na sua maioria, tem cara de cafajeste.

Reply

Pela foto da para sentir que ele tem mau hálito e boca podre, igual ao Marco Aurélio Garcia! Boca de esgoto!

Reply

Fora o que vai por fora lá nos paraísos fiscais dos cubanos.

Reply

JulioK

Vá lá no portal do PSDB e no Conversa com Brasileiros e deixe suas mensagens e dicas. Você tem sempre ótimas idéias!


Chris/SP

Reply