O governo brasileiro leiloa hoje o campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos - o maior descoberto no mundo desde 2008. O evento está marcado para começar às 14 horas, desde que não apareçam liminares que possam atrasar o início. Será a primeira área no Brasil ofertada sob regime de partilha de produção. Nesse modelo, a propriedade do óleo extraído é exclusiva da União. O consórcio vencedor vai trabalhar para produzir no bloco e, como pagamento, recebe uma parcela do petróleo extraído.
Dessa forma, vence a licitação o consórcio que ofertar o maior percentual em óleo para a União. Essa será a única variável que decidirá a competição. O valor do bônus de assinatura é fixo e não interfere no resultado. Segundo o edital do leilão, o lance mínimo é de 41,65% do lucro em óleo. O valor do bônus de assinatura será fixo, em R$ 15 bilhões, e não interfere no resultado.
No caso do regime de concessão, utilizado nas 11 rodadas de licitação de blocos exploratórios de petróleo realizados pela ANP até hoje, o óleo produzido pertence à empresa que o extrai, durante o período de concessão, e a União recebe as taxas e royalties referentes a essa extração. O leilão começa com um vídeo de apresentação sobre a área que será ofertada, descrita pelo governo com poucos riscos e muito atrativa, com um poço perfurado, uma descoberta e estimativas de que haja entre 8 a 12 bilhões de barris de óleo recuperáveis.
Após o vídeo, os inscritos para fazer ofertas serão convidados para escrever em um papel o seu lance, lacrar e colocar em uma urna, em um tempo pré-determinado pela agência. A ANP vai verificar se cada envelope de ofertas está lacrado e informar aos presentes quais as empresas ou consórcios que fizeram lances e quais as participações acionárias de cada um nos consórcios. Em seguida, um representante da ANP vai abrir cada envelope e anunciar as ofertas. Por fim, será destacado o vencedor. Caso haja empate, os licitantes serão convidados a fazer ofertas superiores às realizadas. Em caso de novo empate, será feito um sorteio.
Interessados
Há 11 empresas inscritas para participar da competição de Libra e que pagaram a taxa de participação de R$ 2 milhões. Mas há a expectativa de que apenas um consórcio dispute o direito de produzir petróleo no gigantesco campo. Apesar do atrativo incomum de leiloar uma área com a descoberta de um reservatório gigante de petróleo, o governo pode se frustrar com uma licitação sem concorrência. (Valor Econômico)
16 comentários
fresquinho do Terra:
Reply"Repsol desiste de participar do leilão de Libra"
humm...
sera que turma descobriu que o "vencedor" já poderia estar escolhido?
ReplyQuero ver agora é se o "brack brock" vão aparecer pra fazer merda e vão ter culhões para enfrentar o Exercito.....É ruim....rsrsr
PARA QUE SERVE UM COMANDANTE ULTRAPASSADO, QUE ESTA CAGANDO PARA OS SEUS COMANDADOS E QUE SÓ PENSA EM SI PRÓPRIO.
ReplyEGOÍSTA, HIPÓCRITA, DESLEAL, SÃO ALGUNS DOS ADJETIVOS QUE PODEMOS USAR PARA ESSE SENHOR... http://sociedademilitar.com.br/index.php/forcas-armadas/710-brigadeiro-saito-diz-pretendo-ficar-no-cargo.html
Ditadura militarizada: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1359752-seguranca-para-leilao-do-pre-sal-barra-trabalhadores-e-jornalistas-em-via-do-rio.shtml
ReplyPraticamente todas as rádios e tvs pautaram o final de semana só falando nos "ativistas" (vândalos) que depredaram um laboratório de pesquisas autorizado pela Anvisa para funcionar, enquanto essa privatização do petróleo 'do povo' sequer foi debatida e os chinas vão ganhar de bandeja! Este monstrengo chamado Petrobras já tinha de ter sido todo privatizado há anos. Triste país...
ReplyQuando a Vale do Rio Doce foi vendida o mundo veio abaixo! Infernizaram o FHC! E agora petistas? Podem "vender", à força e até com prejuízo, o mais "famoso e promissor" campo de exploração do pré-sal? FORA GENTALHA!
ReplyImegine se esse leilão fosse marcado na época que o PT era oposição!
Reply
ReplyOs petralhas estão entregando tudo para os Chinas de mão beijada.
Tá tudo combinado.
Imaginem a fortuna que o Pimentel e o cachaceiro vão ganhar de " taxa de sucesso" nesta falcatrua toda
>>
ReplyOuvi um comentarista na GloboNews, um petralha que se diz "especialista" em petróleo que toda essa barbaridade de oleo divulgada como existente no tal campo de Libra foi estimada depois da perfuração de apenas UM ÚNICO POÇO!
Píada mesmo é o ministro de Minas e Energia, o Lobão, falando sobre o présal e suas maravilhas. O sujeito, um dos mais incompetentes deste governo mediocre, não sabe a diferença entre um focinho de porco e uma tomada elétrica.
Finalmente, apenas algumas poucas empresas de quarto escalão, e pior, chinesas, se interessaram em correr o risco junto com a nossa falida Petrobrás.
<<
Eike embarcou numa dessas previsões dos gênios da Petrobras e acabou no Irajá...
Replyanotem ai, os chineses vão passar a perna outra vez no governo dos petralhas, como fizeram com o idiota de 9dedos que se achava muito esperto...
Replyreconheceu a China como economia de mercado em troca de apoio para integrar o CS da ONU e na hora H os chinas puxaram o tapete do imprestável...
pronto...
Replyo único ajuntamento de empresas participante "ganhou" o que a imprensa vagabunda insiste em chamar de leilão...
Vamos ver se o marqueteiro escolhido pelo Aécio é realmente bom. Se o Alckmin (2006) e o Serra (2010) tiveram que lutar, primeiro contra um Lula que estava mudando o Brasil e a outra apoiada pelo cara com + de 80% de aprovação e o povão com carro na garagem, TV tela plana na sala, com tv paga, Geladeira duplex na cozinha e até a máquina de lavar lá fora, além da malfadada ladainha de serem os tucanos privatistas e entreguistas, e até perseguidos por um livro mentiroso o tal da privataria, hoje nada disso vai acontecer com o Aécio Neves, pois a economia vai de mal a pior, os juros subiram e a inflação também, acabando o discurso deles, eles além quebrar a Petrobras entregaram o maior poço de petróleo do mundo para os gringos e chinas. Não à toa os petistas inclusive o todo poderoso estão considerando como complicada a reeleição. Se não ganhar vai ser incompetência pura.
ReplyCel,
Replytudo cheira corrupcao. Coisa de petralha.
" O pré sal é um bilhete premiado"
ReplyDilma Vana Rousseff
O bilhete existe e não foi resgatado, prescreveu igual bilhete de Mega-Sena que não é resgatado em 4 meses.
- O bilhete premiado "do Haddad" é o aumento de 250% no IPTU que vem no ano de 2014, em 2015 outros 250% sobre o primeiro para poder ter o dinheiro para a reeleição dele.
-
SÃO PAULO SERÁ A ÚNICA CIDADE DO MUNDO SEM CENTRO, IGUAL A ELYSIUM uma estação espacial ( o filme Elysium está em cartaz em cinemas ) Se Dilma cobrar da mesma maneira os brasileiros irão morar a até 10km das fronteiras para poder fazer as compras do outro lado e escapar da TRIBUTAÇÃO SUPER ASININA pior que a dose de leão que temos hoje.
Explorar o pré-sal é mais caro que organizar muitos esquadrões de naves espaciais tanque, montá-las em uma órbita alta da Terra, estas naves com tanques super-gigantes , cilindros com 100 metros de raio e 2 km de comprimento, igual a cubo de 200 m.
Reply-
As espaçonaves menores iriam a Titã a lua de Saturno com trilhões de vezes mais petróleo que a Arábia Saudita e levaria o butano do mar e gasolina dos Icebergs ( lá os mares são de hidrocarbonetos ), voltarem aos mega-tanques na órbita da Terra e dos tanques partirem naves tanque para levar à Terra o petróleo.
-
Como as naves super-gigantes nunca voltam à Terra não há gastos de lançamento, o Brasil e qualquer outro país que explorasse este óleo o teria a custo mais baixo que o PETRÓLEO DE LIBRA ( ESTERLINA ).