Dilma recorre ao Tesouro para cobrir rombo do desconto na conta de luz.

Para fechar o buraco nos dois principais fundos do setor elétrico sem impactar imediatamente as contas públicas, o governo pode adotar mais uma manobra financeira que vai pesar na contabilidade de bancos públicos. A engenharia contábil prevê o uso de empréstimos da Caixa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos fundos, que não possuem receita suficiente para pagar estes aportes.
 
Segundo fontes ouvidas pelo Estado, a ideia é injetar empréstimos de um ou dos dois bancos públicos na Reserva Global de Reversão (RGR) e na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Mais à frente, o débito seria quitado pelo Tesouro Nacional, que venderia papéis da dívida no mercado para levantar dinheiro e repassar aos fundos. O governo espera, assim, evitar um aumento na dívida líquida do País.
 
A redução da conta de luz foi anunciada com estardalhaço por Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e televisão. Com saldo insuficiente para essa despesa, caberá ao Tesouro Nacional e, em última instância, ao contribuinte, desembolsar pelo menos R$ 6,7 bilhões nos próximos quatro anos para reembolsar as companhias. (Informações do Estadão)

12 comentários

A redução da conta de luz foi uma jogada para ganhar votos, só os idiotas e alinhados não perceberam! E os investimentos que as companhias de eletricidade precisam fazer, o governo vai bancar? Bem fez Minas Gerais em não aderir à ideia louca, da Louca do Planalto. O tal desconto vai voltar ao governo na forma de impostos. E os idiotas aplaudem.

Reply

caracas, vão deixar o país em frangalhos!!!

eh tanta contabilidade criativa que não acredito não ser mais possível saber quanto dinheiro de fato o país tem nas contas...

Reply

ENTENDA A FARSA DO CÁLCULO DA INFLAÇÃO.
------------------
DIVULGUEM !!!
------------------
Você sabia que o IBGE alterou em 2012 a forma de cálculo do IPCA, índice usado oficialmente para medir a inflação no Brasil ?
Pois é, até dezembro de 2011, o indicador tinha 384 itens que resumiam o consumo médio do brasileiro. Desde janeiro de 2012, porém, passou a ter 365 itens.
No lugar dos que saíram, entraram novidades como o salmão e o celular com internet, produtos que a maioria da população não compram com frequência.
"A atualização do IPCA é um procedimento de praxe", afirmou a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, quando a mudança foi anunciada em 2012.
Pois é, disseram que é um procedimento de praxe, tanto que desde 1979 (33 anos), a forma de calcular o índice só mudou cinco vezes, isto porque, aconteceram diversos planos econômicos, uma nova constituição etc.
Pois bem, o governo do PT achou melhor mudar o cálculo da inflação, justamente quando a inflação voltou com força no Brasil, por que será?
Quando foi anunciada no início de 2012, a nova estrutura do IPCA provocou imediatamente uma onda de revisões das estimativas para a inflação naquele ano. Por coincidência, todas para baixo !
Isso porque a nova fórmula de cálculo dá importância a itens que estão com preços em queda, como automóveis e eletrodomésticos, e reduz o peso de itens que estavam em aceleração, como os serviços domésticos e alimentação.
Por exemplo, produtos que a maioria da população procuram economizar em momentos de recessão tiveram aumento de peso, como aparelhos eletrônicos (de 1,38% para 2,77%), veículos (de 7,37% para 12%) e etanol (de 0,42% para 0,84%), enquanto educação (de 7,27% para 4,21%), empregado doméstico( de 3,67% para 3,03%) e alimentos (de 23,32% para 22,09%) perderam importância, apesar de que, a inflação acelerou justamente nestes três itens nos últimos anos.
O mais bizarro é que em 2001, o governo FHC já tinha efetuado mudanças nos cálculos, com a incorporação de comunicação e educação, enquanto vestuário por exemplo, perdia importância, caindo à metade em relação à 1991, resultado do barateamento de roupas e calçados, medida oposta à adotada pelo governo do PT, isto é, no governo FHC produtos que ficaram mais baratos perdiam peso no cálculo, enquanto no governo atual, produtos que ficaram mais caros e de grande consumo perdem importância no cálculo.
PRA MELHORAR MAIS AINDA A MAQUIAGEM, O PT TAMBÉM ALTEROU A FATIA DAS REGIÕES NO CÁLCULO DO PESO DA INFLAÇÃO.
Por exemplo, São Paulo tinha até dezembro de 2012, 33,1% de peso no total do IPCA, devido ao grande consumo. A partir de 2012, participa com 31%. Há 15 anos, tinha fatia de 36%, apesar da população do Nordeste ter crescido apenas 1,07%, indo de 47,7 milhão (2000) para 53,1milhão (2010); enquanto a do Sudeste aumentou 1,05%, de 72,3 milhão (2000) foi para 80,4 milhões em 2010 (uma mudança de apenas 1,5157(2000) para 1,5141(2010), isto é, 0,1% de aumento populacional em relação ao Sudeste).
Enfim, quiseram que as populações do Norte e Nordeste, onde o consumo é menor, recebessem maior peso no cálculo da inflação.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1046646-entenda-o-que-muda-no-calculo-da-inflacao.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/908750-regioes-norte-e-centro-oeste-tem-maior-aumento-populacional.shtml

Reply

Desde que o Antonio ERminio de moraes disse que o "problema " do Serra era ser "independente demais", passei a votar só nele.Se petralhas e empresarios tem medo do Serra , alguma coisa de ruim , pra elles, o Serra tem...Os laboratorios farmaceuticos que o digam..As empresas de cigarro também..

Reply

Cel, esse povo quer mesmo é acabar de vez com o Brasil. Essa gente não bate bem da cabeça, não.

SOCORRO FFAA, SOCORRO! PELO AMOR DE DEUS! FAÇA DO NOSSO BRASIL UM PAÍS DECENTE DE NOVO.

Reply

AQUI NO ESTADO DO PARA A CONTA DE ENERGIA AUMENTOU EM AGOSTO ONZE PORCENTO

Reply

MEU REAJUSTE FOI DE 14,ALGUMA COISA POR CENTO SENDO, 5% POR ANO E O AUMENTO DA ENERGIA FOI 10,5% AQUI NO PARÁ QUE SERÁ PAGA DE UMA SÓ VEZ, COMO PODE ACONTECER UMA COISA DESSA SE A DILMENTIRA FALOU EM DESCONTO DA ENÉRGIA, CADÊ O DESCONTO?

Reply
Despetralhando mod

Essa “vara” de economistas da desgovernANTA só pode ser de outro mundo; Os cara dizem que darão um DESCONTO na “conta de luz” só que vem embutido uma majoração do preço, ai o ministro mandrake vai no mercado financeiro buscar $$$$$$$$ para cobrir o rombo do “DESCONTO “ e o Zé Mané pagará o empréstimo e mais a majoração: Isso só pode ser praga daz zelite di zolhos zazuis ou dos hermanos.

Reply

Não adianta brigar com aumento de taxas,deveriam investir em energia alternativa que realmente levem energia as cidades,não como fizeram no interior da Bahia e no Rio Grande do Norte,com usinas eólicas novas sem linhas de transmissão,com um custo mensal altíssimo para manter as mesmas em condições de funcionamento.. A-DILMA não ADI-ANTA!

Reply

Alguem poderia me informar aonde foi parar aqueles valores cobrados indevidamente a mais pelas eletricas, que seria devolvida aos consumidores... Sumiram ? Jarjura

Reply

Coronel,
esta tungada já estava cantada desde do anúncio da "bondade". Subsídio se paga de todo jeito e, na maioria das vezes, bem mais caro.

Reply

CEL,

Anônimo de 07 de Agosto às 09:36h

Brasília e o governo vagabundo do PT se transformou num grande salão de beleza onde praticamente tudo é maquiado e adulterado. Eles se utilizam de todos os meios possíveis e imagináveis bem como os inimagináveis também para se manterem no poder enganando a população pobre e despolitizada do país. O tal desconto nas contas de luz foi mais uma dessas sacanagens. Que vergonha!

Meu mantra:

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência!

Índio Tonto/SP

Reply