Apagão no Nordeste: culpa é da falta de manutenção. Não pode haver vegetação debaixo de redes de transmissão.

 
Um apagão na tarde de ontem deixou os nove Estados do Nordeste às escuras por ao menos duas horas e meia. A falha afetou também o Paraná, onde houve falta de luz por 15 minutos. A distribuidora Copel informou que fez um desligamento preventivo devido à variação da frequência no sistema interligado. O governo atribuiu o blecaute a uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí.
 
Isto significa que o governo do PT não faz manutenção, pois existem regras para uso das faixas de servidão, aquelas abaixo de linhas de transmissão, que têm até 50 metros de largura. Não pode haver vegetação arbórea, não pode haver instalações construídas e não podem ser feitas queimadas. Mas quem fiscaliza qualquer coisa no governo do PT? O apagão começou há muito tempo. Lá por 2003.

7 comentários

Coronel,
já falei. Foi o gato na casa do FHC. Mesmo ele não morando no Nordeste. É ridículo as desculpas esfarrapadas dessa canalha de incompetentes.

Reply

Coronel,

Pare de dizer as verdades que o PT quer omitir!!

Assim a Dilma fica #chatiada!!!

rsrsrsrsrsrsrss

É impressionante ver o pouco de infra-estrutura que temos ir para o esgoto!!!

Aprendi, desde pequeno, que se não podia ter uma bola nova, tinha que cuidar muito mais da velha!!!

JulioK

Reply

Coronel, sou engenheiro eletricista mas não atuo na área de geração e transmissão, porém conheço o suficiente para fazer uma avaliação.
Primeiro que a vegetação embaixo das linhas de transmissão é permitida, tem limite de altura e as queimadas são proibidas, mas como tudo nesse país, quem fiscaliza, quem se importa?
O mais grave é a instabilidade do sistema interligado com essas ocorrências, isso definitivamente não pode acontecer com a frequência que vem ocorrendo.
Esse nosso sistema interligado é muito bom quando nada dá errado, porém quando há uma grande perturbação é uma dor de cabeça sem tamanho, porque temos o efeito cascata que vai derrubando tudo.
Isso ocorre porque todas as usinas estão ligadas a todos os consumidores, quando ocorre um desligamento de uma parte grande da carga ou de usinas, e o sistema não consegue equilibrar a geração e o consumo, ocorre um forte desequilíbrio e a tendencia é a oscilação da tensão e frequência de toda rede, o que provoca mais desligamentos e inicia o efeito cascata.
No caso de ontem ocorreu o desligamento da linha onde acontecia uma queimada, que tirou muita carga ou muita geração do sistema e ocorreu o efeito cascata.
Isso, definitivamente, não pode acontecer! O sistema interligado ficou muito grande e o sistema que o controla não dá conta do recado. Também pode estar ocorrendo, acho eu, um sobrecarga branca do sistema, isto é, não dá pra ficar com uma grande parte das usinas e linhas de transmissão trabalhando perto de 100% da carga, porque quando ocorre um desligamento que tira uma usina do sistema não se tem folga para as outras suprirem automaticamente a deficiência, e ocorre o efeito cascata!
E o que aconteceu a alguns meses atras? O Ministério das Minas e Energia mandou desligar as térmicas, em pleno período seco e após um verão que saímos com reservatórios abaixo do limite seguro, pra economizar óleo e gás porque a Petrobras tá quebrada.
Deve ser ai que está o problema, tem usina com nível baixo rodando no limite!
A ANEEL e ONS, que são órgãos técnicos, estão subordinados a um Ministério de fachada que atende a uma "presidenta" que acha que entende de tudo!
E a coisa vai piorar muito quando, podem esperar!
Gino/SP

Reply

A ratocracia já achou o culpado, um fazendeiro DA INICIATIVA PRIVADA que colocou fogo na vegetação no local.
-
Pelo que sei, apenas o gramado pode ser mantido, na Amazônia as torres deveriam ter cem metros de altura para evitar a derrubada da floresta, a temperatura do fogo não afetaria a rede na amazônia se houvessem torres de mais de cem metros de altura, com os fios aos cem metros. Árvores crescem até os sessenta metros e o calor aos 90 .
No Piaui a vegetação de cerrado não tem mais de cinco metros de altura, as torres são feitas de alumínio para derreterem com fogo ?
-
VÃO ACHAR DESCULPA NA C... ou PQP.

Reply

É claro, o governo já acusou de culpada a Cemig, lá de Minas. Adivinhem por que ????

BANDIDOS!
FORA PETRALHAS


Chris/SP

Reply

PORQUE NÃO COLOCAR " UMA BRIGADA DE PETISTAS " ( uma manada ) ficarem no local e APARAREM O CAPIM COM SEUS DENTES e "ganhar almoço grátis" , nada é melhor para burro que pastar.
-
OS PETRALHAS SÃO CHAMADOS DE BURROS MAS QUEM TEM QUE PASTAR É O POVO.

O povo é o burro de carga tributário que sustenta a quadrilha mensaleira.
-
Fora bandidos anti-patrióticos.

Estou totalmente de acordo com a comentarista Chris/SP

Reply

A culpa tem NOME E SOBRENOME. JOSÉ SARNEY + EDSON LOBÃO. MAIS DILMA EX-MINISTRA DE MINAS E ENERGIA. Tem nome: APADRINHAMENTO ESTATAL.

Reply