Partidos recuam e deixam Serra sem garantia de apoio.

A dois meses do prazo final para o ex-governador José Serra (PSDB) decidir se troca de partido, as legendas procuradas para construir uma aliança em torno do nome dele para a eleição presidencial em 2014 já dizem que dificilmente o tucano terá um compromisso de apoio por parte delas até outubro. Uma das condições para Serra tentar uma candidatura à Presidência fora do PSDB é ter aliados de peso, que garantam a ele competitividade, cenário cada vez mais distante.
 
Lideranças do PV, PSD e PTB alegam que não há como definir questões como essa um ano antes da disputa eleitoral. O partido que mais se aproxima do tucano hoje é o PPS. Serra foi convidado em abril a se filiar à sigla. Mas o PPS tem menos de um minuto no horário eleitoral, o que inviabilizaria uma candidatura solteira — sem apoio de outros partidos. Por isso, o ex-governador tem passado as últimas semanas em conversas com dirigentes partidários para avaliar as chances de alianças.
 
Serra tem até 5 de outubro para decidir se fica ou sai do PSDB, onde, com o avanço do senador Aécio Neves, não deverá haver espaço para ele na próxima corrida presidencial. Se permanecer no PSDB, Serra terá como opção se candidatar ao Senado ou à Câmara dos Deputados. Na primeira alternativa, é possível que tenha de brigar pela vaga. No caso de disputar uma cadeira de deputado federal, o ex-governador já ouviu a proposta de aliados, mas rechaçou prontamente. A avaliação de dirigentes tucanos é que Serra só deverá se filiar ao PPS se tiver a certeza do apoio, ao menos, do PSD.
 
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, que fez o convite a Serra para se filiar à sigla, diz que a situação do amigo não é fácil. — No máximo, o que pode haver são alguns encaminhamentos (com os potenciais partidos aliados), mas nenhuma grande definição sobre alianças é tomada um ano antes da eleição — afirmou. Freire disse que renovou o convite a Serra após a fusão entre o PPS e o PMN fracassar. O ex-governador já esteve com outros dirigentes do PPS para tratar do cenário eleitoral de 2014. Mas a indefinição dele tem gerado reclamações. Um grupo alinhado a Marina Silva, liderado pelo secretário de comunicação do PPS de São Paulo, Maurício Huertas, encaminhou na semana passada uma carta ao dirigentes nacional do PPS cobrando prazo de 15 dias para que Serra dê uma resposta. Freire descartou essa possibilidade.
 
Tendência do PSD é apoio a Dilma
 
Segundo o ex-líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos, o partido não deverá tomar nenhuma decisão sobre esse assunto este ano. — O José Serra sempre é um grande nome, tem consistência e representatividade e deve ser levado em consideração. Não existe, contudo, neste momento, nada fechado. O partido ainda não se definiu e há uma tendência de apoiar Dilma Rousseff. A decisão deve ser tomada apenas no início do que vem, que é o timing correto de definição de apoios — afirmou.
 
Em conversas reservadas, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem lembrado a aliados que, ao ter ocupado uma pasta no governo federal, a sigla assumiu um compromisso com a reeleição de Dilma, mas não tem descartado o apoio a Serra caso a presidente não recupere a popularidade perdida nos últimos meses. O ex-governador tem mantido contato com Kassab e, segundo aliados, encontrou-o no Hospital Sírio-Libanês, na semana passada, onde fui submetido a um cateterismo.
 
No PV, a situação é parecida. Com o anúncio do ex-deputado federal Fernando Gabeira de não disputar a sucessão presidencial, o partido também decidiu que só tomará uma decisão sobre quem apoiará na disputa presidencial no início de 2014, quando o quadro eleitoral estiver mais claro. Serra almoçou com o presidente nacional da sigla, José Luiz Penna, há cerca de duas semanas na capital paulista. Segundo Penna, o tucano estava animado com as possibilidades para 2014, mas disse ainda não ter um “horizonte definido”.
 
Além de Serra, o PV tem sido sondado por lideranças da Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. — A decisão do partido será tomada ano que vem. Não fomos nós que antecipamos o quadro eleitoral. Faremos a nossa agenda de conversas conforme o tempo eleitoral — afirmou Penna.
 
O PTB, assim como as outras siglas, só deve definir o seu apoio em 2014. Presidente nacional do partido, Benito Gama ressalta que a legenda caminha para o apoio a Dilma. É aguardado um encontro entre o tucano e lideranças do PTB para os próximos dias. — Nós temos um compromisso com o governo federal e caminhamos para essa direção. Não há data certa para a definição de apoio, mas eu acredito que será no ano que vem — disse Gama. ( O Globo)

15 comentários


OFF

OAB PETRALHA E OMISSA CAI DE PAU EM CIMA DO MINISTRO BARBOSA, MAS SE CALA QUANDO É MENSALEIROS, PT, LULINHA, ROSE OU LULADRÃO.


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1319281-barbosa-e-questionado-por-compra-de-imovel.shtml

Reply

Coronel,

Por favor, pede para algum amigo encostar no Serra e oferecer um "remédio" antidepressivo para ele.

Eu já estou começando a ficar angustiado por ele!!!

O Serra, o PSDB e o Brasil não merecem!!!

JulioK

Reply

Diz o ditado que "muito ajuda quem não atrapalha".
O PT atrapalha sempre, porque sempre inventa falatórios sobre os outros, porém além do PT tem muita gente que fala demais só para tentar prejudicar. Coisa feia!

Reply

------------------------------
Errata do comentário anterior.
----------------------------
Coronel,
É preciso denunciar sobre a farsa do IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal), pois ninguém está questionando isso na imprensa e na internet.
No Mundo todo usa-se o IDH, por que só no Brasil se usa o IDHM?
Oras, pelo índice IDH, o Brasil piorou no governo do PT, daí a invenção do IDHM (novo índice da ONU que teve a colaboração do IPEA que é chefiado por um petista).
Ou seja, deram um jeito de melhorarem as aparências para o PT (mesmo assim precisaram comparar dados de vinte anos atrás e não de dez anos, pra evitar comparações com o governo de FHC, que foi muito melhor!).
Enfim, pelo índice IDH usado no mundo e não o IDHM, o Brasil ocupava a 63º colocação em 2002(ERRATA, não é 2010), ou seja, tinha índice de 0,790 (quanto mais próximo de 1,0 melhor), sendo que, em 1995, FHC pegou com valor de 0,737.
Pois bem, em 2012 o valor caiu pra 0,730, isto é, o Brasil desceu pra 85º posição (com índice pior do que em 1995, que era de 0,737), conseguindo a façanha de empatar com a Jamaica e ficar atrás do Irã que sofre sanções econômicas.
A pergunta que não quer calar:
Por que ninguém mostra o IDH e não o IDHM ?
Fonte de dados:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u112795.shtml
http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/view/92/95
http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=448
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Reply

Para desassossego dos seguidores do Aécio Neves, reportagem de hoje no Estadão mostra que já se articula no PSDB paulista, o que realmente manda, uma prévia, se os quadros de hoje permanecerem, para a escolha do candidato em 2014. Já era esperado esta atitude, pois jamais os de São Paulo vão esquecer o que o Aécio Neves fez em 2006 e 2010 com os candidatos tucanos a presidência, coincidentemente paulistas.

Reply
Johnnie Walker mod

Já deu para o Serra. Que venham outros candidatos.

Reply

Serra com PSD é querer ser ungido PRÍNCIPE JOSÉ SERRA 51 CANABRAVA II pelo PSD, já tem poste e um velho poste a mais é dispensável ao PT e demonizado demais pelos petralhas.
SERRA VIROU MULHER DE MALANDRO ?
A deputado estadual o Serra seria até aceito em qualquer partido, até no PT e no PSDB a deputado federal.
Eu não sou aliado dos cabeça-feita de THC que apoiam a Rede ou Serra iria ser candidato ao senado por Marina Mogno Silva ? Que vão todos para o inferno por mil anos, não aceito homens do tatuzinho agora escudados atrás de Serra.
-
SERRAIDOR = serra + traidor.
-
Fora "tatuzinhos" VIVA O PSDB.

Reply

Confirmado : O Fora do Eixo é uma base de militância política do PT
http://www.youtube.com/watch?v=7wZqi2RcmSE

Reply

carioca disse...
Anonimo 31 de julho de 2013 08:53
O IDHM é o indice de desenvolvimento humnao medido por MUNICÌPIOS , e só agora o estudo que pega o intervalo entre três grandes censos 1991 / 2000 / 2010 está sendo divulgado. Este estudo foi feito pelo IPEA
O IDH 2012, o geral que mede o pais e compara com outros já havia sido divulgado em Março, como aliás é feito todos ano.
vale lrembrar que em 2010 houve mudança de metodologia pela ONU do IDH geral e os valores absolutos de todos todos os paises foram reajustados para menos. O Brasil que em 2009 tinha IDH de 0,813 foi reajustado em 2010 a 0,699 mas continuou na mesma categoria / nivel alto.
Percebe-se no entanto que o pais vem andando para trás quando em 2010( apos reajuste) ele ocupava a posição 73 com 0,729. Em 2012 já com 0,730 ele está em 84 no ranking. Ou seja vem deixando outros paises ( america latina e asia principalmente) passarem sua frente.
FHC recebeu o pais com IDH de 0,590 e deixou com 0,689(aumento de 0,99 em 8 anos ).
Lula entregou o pais a Dilma com IDH de 0,728( aumento de 0,39 em 8 anos) e agora está com 7,30 aumento de 0,02 em 2anos)
Logo o IDH cresceu muito mais na gestão FHC

carioca

Reply

Não pense que quem sai perdendo é Serra, quem perde como sempre é o país. Não estou dizendo nenhuma novidade, mas o Brasil mais uma vez está fadado ao fracasso.
Nosso país está com um costume de falar: "vamos ao novo" prá ver se muda, com isso, vemos o fracasso de várias capitais que tentaram o "novo" e .... fundo do poço.:0(

Reply

Serra, na boa, vai pro Senado, cara...

nao tens mais condicoes de disputar cargos do executivo...

a parada eh muito puxada...

tu tens o direito a sonhar em ser presidente e muita gente como eu tem direito de sonhar em ver o pais livre dos petralhas...

sonho por sonho, vamos fazer o que eh mais viável de se tornar realidade...

vai la pro Senado e encara o Renan e o Alves que iras fazer um bem danado ao país...

vai la e disputa a presidencia da Casa...

hoje em dia, com esse tal sistema de coalizão, presidir o Senado eh tao importante quanto ocupar a cadeira da Presidencia...

alias, em vários casos eles ja demonstraram que o poder mesmo, de fato, esta na cadeira da presidência do Senado...

se o cara quiser, faz picadinho do presidente da republica...

Reply

ó lá o anonimo das 09:10 empolgadíssimo em partir para uma nova derrota...

Reply
51 na cabeça !!!! mod

Anônimo 9:10 Súdito do CANABRAVA DE GARANHUNS. Fora Tatuzinho ( o R.A. os chama de baratas ).

Reply

Coronel,
essa história do Serra extrapolou todo limite do ridículo.

Reply

Anônimos das 13.15 e das 14.51. Sou anti PT e mais ainda anti Lula e vou combater até morrer todos os que foram ou são responsáveis pela chegada deles no poder em especial o Lula em 2006 e a Dilma em 2010. Sei que o brasileiro tem memória curta, mas não podemos nos esquecer que se não tivesse havido o 'Lulécio' em 2006 e em especial o 'Dilmasia' em 2010, amplamente discutido, na época por aqui, certamente a história política brasileira, HOJE, seria TOTALMENTE diferente. Vamos acordar e parar um pouco para pensar. Isto não é ser serrista é ser contra todos aqueles, que um dia contribuiram com esta corja de ladrões.

Reply