Deputados do PMDB vetam plebiscito e querem rever aliança com PT para 2014.

Horas depois de a presidente Dilma Rousseff encaminhar ao Congresso mensagem com itens do plebiscito para a reforma política, a bancada do PMDB da Câmara fechou questão contra a proposta. Em uma reunião em que nem assessores puderam participar, parte dos peemedebistas criticou a iniciativa de Dilma, considerada uma manobra para desviar a atenção dos protestos nas ruas.
 
Em nota, a bancada se posicionou a favor de uma consulta popular, mas apenas em 2014. No debate junto com a sociedade, eles defendem que deverá constar temas como reeleição, tempo de mandato, pacto federativo e sistema eleitoral. "A população não quer ser enganada. Não há tempo hábil de se votar nenhuma medida a não ser que seja consenso para 2014. E dificilmente uma proposta que dependa de Emenda Constitucional terá consenso", afirmou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), após a reunião. Sobre o clima de discussão no encontro, o peemedebista resumiu: "Foram três horas e vinte minutos de pancadaria".
 
Dentro da sala de uma das Comissões da Casa, parlamentares do partido se revezaram nos microfones com ataques ao governo federal e análises "ácidas" sobre a condução política da presidente Dilma. Alguns chegaram até a propor uma reavaliação da aliança com o PT nas eleições de 2014, o que rendeu aplausos dos mais exaltados. Além das palmas, não faltaram discursos em tom de chacota. "Estamos discutindo a troca da roupa do morto?", ponderou um. "Vamos evitar o abraço dos afogados", disparou outro.
 
Redução de ministérios
 
Do lado de fora, o deputado Newton Cardoso (MG) verbalizou o descontentamento de alguns. "A aliança está em xeque sim", afirmou. No encontro também ficou decidido que os peemedebistas passarão a adotar um discurso pela redução do número de ministérios.
 
Ao ser questionado se o partido estaria disposto a oferecer seus ministros para o sacrifício dos cortes, o vice-líder do PMDB, Danilo Forte (CE), disse: "Se quiserem levar os cinco do PMDB, podem levar porque eles não valem um". Por traz do discurso de cortes na Esplanada está a tentativa dos parlamentares de devolver a "batata quente" ao Palácio do Planalto, mudando o foco sobre o debate do plebiscito para o tamanho da máquina governamental e seus 39 ministérios.
 
Segundo peemedebistas ouvidos, há também um sentimento de que Dilma "ultrapassou os limites" ao propor no plebiscito temas que são da alçada apenas do Congresso, como o fim da suplência para Senadores e o fim do voto secreto. (EM)

18 comentários

Coronel,

O Lulla "perdeu a mão" política e o Santana não é "o bicho"!!

Tanto um quanto outro surfou um "momento do Brasil e do Mundo amplamente favorável a esquerda+populismo com crescimento acima da média(China).

O PMDB viu que a grana acabou, idem o "love" com o PT!!

A Dillma é um zumbi!!!

JulioK

Reply

A Dilma está se auto-Cristianizando, fazendo de tudo para inviabilizar sua candidatura.


Lanterna.

Reply

Começou a virada?
O PMDB conseguiu colocar em xeque a presidente.
Acertou. Devolveu a bomba.

Tree

Reply

O PT é o partido mais CORRUPTO do Brasil e o PMDB é o partido além de corrupto, o mais AMORAL.

O PMDB não tem ideologia nem interesse pelo engrandecimento do Brasil, só bla bla bla. Não tem nenhum político do PMDB com perfil e qualidades para se eleger presidente, porque todos eles se elegem com o único propósito de negociar e vender o poder do cargo. Se nesse instante está em confronto com o PT não é porque está menos amoral, é apenas porque está negociando o valor da venda de poder, para juntar forças para maracutais.

A política brasileira está senil, rançosa, ultrapassada. É preciso acabar com essas raposas velhas, ultrajadoras do poder.

FORA CORRUPTOS.

Reply

Se os deputados do PMDB tomarem vergonha, liquidamos o PT e o Brasil se salva do comunismo e dos roubos.

Reply

Cel.
Musicando- Lá vai o Dilmão descendo a ladeira......



Toloco

Reply

Cel.
Musicando- Lá vai o Dilmão descendo a ladeira......



Toloco

Reply

>>

Estou começando a desconfiar de que Dilma, além de ter apenas um neurônio, é só uma coitada. Pela quantidade de besteiras que tem feito nos últimos dias chega-se a tranquila conclusão que essa senhora é uma FARSA.

Lula deve ter cortado o cordão umbilical, porque é mais um dos ratos que está abandonando a nave que naufraga. Lula não deixaria seu poste fazer tamanhas besteiras em tão pouco tempo.

Estão no comando: José Cardozo, o Garboso; o espertalhão Fernando Pimentel; Aloizio Merdandante e o ex-padre Gilberto Carvalho.

São esses sujeitos que estão dizendo o que a governanta deve fazer e como deve falar, são esses que assumiram o comando do país pós-protestos.

<<

Reply

sera mesmo que o pemedebistas virar macho pra cima da dilma.. dilma vai chamar o trouxa do vice temer aquele que numca é avisado de nada e só serve de decoraçao ou quando o pmdb ameaça revolta

Reply

No Brasil temos dois partidos de oposição : o PMDB e a Inflação.
O resto é oposicinha, inclusive o Aécio Neves.

Reply

Os políticos podem ser corruptos, mas não são burros. Oras, estava na cara que o PT jogou a batata quente para o Congresso dizendo que o problema era deles...
O tiro tem tudo pra sair pela culatra contra Dilma.

Reply

IMPORTA QUE O PT CAIA/logo,e não sobre da porca/BASE sobre base nóxia!/A RUA,com boca hiante,/há de ter olhos de lince,/FARO DE CÃO DE POLÍCIA./Todos pagarão O PREÇO/do aviltamento da Pátria./A farsa, a mentira,a pilha/HÃO DE TER COBRO E COBRANÇA!/DELENDA PT,DELENDA!

Reply

Coronel,
esses petralhas pensam que os pmdebistas são uns otários. Basta ver que nunca deixaram o poder.

Reply

O bode na sala…
1- Financiamento de campanha
2- Sistema de eleição de deputados
3- Suplência de senadores
4- Regime de coligações
5- Fim do voto secreto
Todos os itens com exceção dos item 2 é relativos a reforma ELEITORAL, e não a reforma POLÍTICA como a JUMENTA e seus articuladores andam a apregoar.
Reforma política seria por exemplo, responder sobre o sistema de governo, se parlamentarista, presidencialista, monárquico.
Descascando…
Item 1 é ELEITORAL, e regulado pela lei eleitoral vigente, e nada tem a ver com reforma politica.
Item 2 é POLITICO, na medida em que trata de assunto que versa por exemplo da questão do voto distrital, o que mudaria o cenário politico vigente.
Item 3 é ELEITORAL, e regulado pela lei eleitoral vigente, e nada tem a ver com reforma politica.
Item 4 é ELEITORAL, e regulado pela lei eleitoral vigente, e nada tem a ver com reforma politica.
Item 5 NÃO é eleitoral e nem politico, trata-se apenas de CONDUTA DE DECÊNCIA e TRANSPARÊNCIA para com o eleitor, que tem o direito de saber claramente da posição assumida pelo politico por ele eleito.

Reply

Brasileiros,

Estão todos nos enrolando. A incompetente joga a bola pra la, o congresso joga fala que não dá. E assim vai passando o tempo.

Politicos FDPs, queremos redução de gastos, investimentos em saude, educação, segurança e transporte. E fim da votação secreta e voto distrital por enquanto. Será que isso é dificil fazer, caramba.

Reply

Esses PMDBostas são de lascar... enquanto a casinha tava de pé, elles estavam todos todos... agora que a casinha caiu, tratam de abandonar o barco. Não adianta nada, o vice da maligna é o presidente desse partido fisiologista que se alia tanto com o bispo como com o diabo!!!

Reply

Tem aqueles caras muito feios e ricos, que casam com mulheres muito bonitas e perigosas...quando esses caras perdem dinheiro ou o emprego, a mulher é a primeira a dar um pé na bunda e procurar outro idiota.

Políticos não valem nada mesmo. Seria engraçado se nós não fossemos administrados pelos comediantes.

Reply

não tem que rever nada, tem eh que ROMPER!!

Reply