Viva a roça.

O agronegócio cresceu 2,09% no primeiro trimestre de 2013, contra 0,6% do país. A cadeia do agronegócio é composta pelos insumos (adubos, sementes,etc.), pela produção primária (agricultura e pecuária), pela indústria (processadoras) e pela distribuição (atacados, supermercados,etc.). Agora, atenção: isoladamente, a agricultura cresceu 3,85% e a pecuária 3,43%. Ou seja: a roça, a porteira pra dentro da fazenda, teve um crescimento de 3,67%.

Não é de agora que o produtor rural, o fazendeiro, o nosso "red neck" vem sustentando a economia, enfrentando o Ministério Público Federal que persegue os pequenos frigoríficos e não aceita reintegração de posse. Enfrentando o MST que invade e destrói fazendas. Enfrentando o CIMI e  Funai, que estão causando todo o conflito indígena no país. Enfrentando a Marina Silva e a sua turma de ongueiros que não conseguem mais sustentar o seu discurso, já que o desmatamento desaba no país, enquanto a produtividade do Agro é crescente, usando a mesma quantidade de terra. Vejam, abaixo, a matéria do Estadão.

Em 2013, as vendas de colheitadeiras, retroescavadeiras, tratores de roda e cultivadores motorizados tiveram crescimento excepcional, informa a associação das montadoras de veículos (Anfavea). Contribuíram, assim, para a alta produtividade das fazendas e do agronegócio e para o aumento dos investimentos, a conta mais positiva do PIB no primeiro trimestre.

Entre os primeiros cinco meses de 2012 e 2013, as vendas internas totais no atacado de colheitadeiras aumentaram 65,1%; de retroescavadeiras, 38,1%; de tratores de roda, 27,4%; e de cultivadores motorizados, 6,2%. Caíram apenas as vendas de tratores de esteiras (-7,2%), o que não impediu que as vendas totais de máquinas agrícolas automotrizes registrassem alta de 30,3%, entre janeiro e maio, e de 32,7%, comparando maio de 2012 e de 2013. 

Dado o peso do agronegócio e das safras recordistas para o crescimento da economia no longo prazo, a oferta de bens de capital (que inclui caminhões) é, hoje, a contribuição que mais se destaca na indústria automobilística. 
 
É hora do Brasil deixar de ser urbanóide e ter orgulho do seu produtor rural. Ele é o que existe de mais preparado neste país, em tecnologia e em inovação. Ele é o cara, por mais que isto pareça chocante para quem acha que o Brasil tem alguma chance de competir no mundo moderno em setores que não sejam o agronegócio, o turismo e algumas ilhas de excelência, como a produção de aeronaves. Viva a roça.  

5 comentários

COMUNICADO IMPORTANTE!!!

Tem no Facebook a plataforma principal de divulgação.

"DIA D...CLAMAR POR PAZ"
PARQUE DO POVO
Bairro Itaim-Bibi - São Paulo
dia 30 de junho - 10h00

Vestir camiseta preta

Esta passeata tem o objetivo de protestar contra a violência.

PARTICIPEM!!! E AJUDEM A DIVULGAR.


Chris/SP

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Fiquei confuso ! Sou leigo no assunto. Não havia sido divulgado 9,7% contra 0,6% da economia como um todo ?

Reply

O que mais apresenta resultado em função do comércio formal no país é principalmente:
Legalmente, com tributos para o país é máquinas agrícolas.
Por outro lado, o que mais apresenta resultado por comércio informal e com seus resultados é armas e drogas.

Reply

Se eu fosse a Kátia Abreu e o setor agropecuário eu faria GREVE até derrubar o governo! Só queria ver o Brasil funcionando sem o setor agropecuário! A Kátia Abreu deveria promover as GREVES no setor Agropecuário até DERRUBAR O PT, PMDB E OS GOLPISTAS DO BRASIL! Por que eles não fizeram isso? Já deveriam ter PARADO HÁ MUITO TEMPO! Só queria ver como essa escória iria se alimentar! O problema do setor agropecuário é PRODUZIR para sustentar FOLGADOS como Políticos, MST, UNE, Sindicatos, ESTATISMO CORRUPTO e tudo mais. A KÁTIA ABREU JÁ DEVERIA TER ORGANIZADO TODO O SETOR AGROPECUÁRIO E PROMOVIDO GREVES E MAIS GREVES ATÉ DERRUBAR O LULA E A DILMA! O SETOR QUE MAIS PRODUZ PIB NO BRASIL SUSTENTANDO UM BANDO DE SARNEYS, MALUFS, LULAS, DILMAS, FHC E TUDO MAIS. O SETOR PRODUTIVO DO BRASIL DEVERIA PRODUZIR GREVES, PARAR DE PAGAR IMPOSTOS E FINANCIAR ESSA ESCÓRIA PARA VER QUEM MANDA NESTE PAÍS! O PROBLEMA DO BRASIL É ISSO! O SETOR PRODUTIVO PRODUZ E SUSTENTA O SETOR IMPRODUTIVO! Não aprenderam ainda? O SETOR PRODUTIVO DEVERIA ENTRAR EM GREVE ATÉ DERRUBAR ESSES GOLPISTAS! Queria ver se o Brasil irai viver de Políticos, Partidos, Sindicatos, Estatais, Mídia, Serviços e tudo mais. Se eles adoram tanto o socialismo e comunismo, então PAREM O SETOR PRODUTIVO E QUERO VER SE IRÃO VIVER SEM IMPOSTOS. ONDE ESTÁ O SINDICATO DOS PAGADORES DE IMPOSTOS E DO SETOR PRODUTIVO?

Reply

Aguarde e verás, pelo andar da carruagem, esse números bonitos estão com os dias contados. A independência e produtividade do campo prejudicam o projeto de poder ptralha.

Reply