Um Brasil completamente desgovernado.

De Merval Pereira, em O Globo, coluna intitulada "Tempos estranhos"

Outro dia, um amigo comentou, desconfiado a propósito dos últimos acontecimentos, que o país está "meio estranho". Em situação mais formal, coube ao ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello dizer, num julgamento em que o STF negou recurso sobre a morte em trote da USP, mantendo a decisão do STJ que encerrou a ação penal, que "tudo é possível porque os tempos são muito estranhos".

Ainda não estamos nos "tempos interessantes" da maldição atribuída a Confúcio, tempos em que os riscos e os sofrimentos não cessam, impedindo a tranquilidade. Mas, pelo andar da carruagem, chegaremos lá. Bastaria o caso da controvérsia causada pela declaração do ministro Gilberto Carvalho a um grupo de índios, revelando que a presidente havia dito que a ordem judicial de reintegração de posse da fazenda Buriti, em Mato Grosso do Sul, não deveria ter sido cumprida, para exemplificar os tempos estranhos que vivemos.

Dilma, evidentemente, garantiu em público que o governo brasileiro cumpre as leis. Carvalho soltou uma nota dizendo que fora um equívoco dele, que queria apenas demonstrar o sentimento da presidente pela morte de um índio no conflito.

Das duas, uma: ou Carvalho disse a verdade inconveniente, que não podia ser revelada, ou mentiu para os índios na tentativa de acalmá-los. Nas duas hipóteses, seria um auxiliar ineficiente, mas em Brasília acredita-se mais na primeira, o que desvenda mais uma vez a alma autoritária da presidente Dilma.

E é essa índole autoritária.... 


... que vem sendo posta à prova nestes tempos conturbados que vivemos. Quando afirmou, por exemplo, que não sacrificaria o desenvolvimento para conter a inflação, deixou no mercado a certeza de que aceitaria um pouquinho de inflação para aumentar o PIB, o que colocou todo mundo em alerta, com efeitos óbvios. Mais adiante, disse que o país não tinha meios de controlar a subida do dólar, e mais uma vez o mercado se alterou.

A confusão em torno dos saques antecipados do Bolsa Família é mais um exemplo de como um governo descoordenado pode se machucar por conta própria. Diante do tumulto provocado por um suposto boato de que o programa iria acabar, Dilma disse que aquele era um ato "desumano".

O ex-presidente Lula lamentou a existência de pessoas "capazes de fazer tanto mal" aos mais pobres. E a ministra Maria do Rosário apressou-se pelo Twitter a insinuar que a origem dos boatos era a oposição.Logo ficou claro que o erro fora cometido pela própria Caixa Econômica Federal, que liberou o pagamento do Bolsa Família sem obedecer ao calendário que ela própria estabelecera desde sempre.

Com isso, pessoas que foram ao banco fazer outras transações descobriram que o dinheiro já estava lá, e começou o boca a boca sobre a liberação antecipada. Muitos entenderam que aquele era um sinal de que o programa iria acabar, outros acharam que era um bônus pelo Dia das Mães, o que marca bem o maternalismo que domina nossa política. Não se fala mais do tal call center do Rio de Janeiro que supostamente espalhara o boato. O presidente da Caixa teve de admitir o erro depois de tentar escondê-lo, e só o fez porque a "Folha de S. Paulo" denunciou que os pagamentos haviam sido antecipados.

Junto a essas trapalhadas, vêm as notícias ruins da economia, que resultam em advertência da agência Standard & Poor"s de que o grau de investimento que o Brasil ganhou no governo Lula pode ser cassado se nos próximos dois anos a economia continuar demonstrando tamanha fraqueza e, sobretudo, problemas de inconsistência como inflação alta e déficits. Já há quem mais uma vez sugira tirar o B do acrônimo Brics.

Nenhum dos programas oficiais está com seu cronograma em dia, seja o PAC, seja o Telefone Para Todos, seja o Minha Casa Minha Vida, ou as obras para a Copa do Mundo. Ou a queda forçada dos juros, que agora está tendo que ser revertida, ou a redução do custo da energia elétrica, que não chega aos 20% prometidos na televisão. Todos têm a mesma característica: saem mais caro do que o anunciado e atingem menos pessoas. Simplesmente porque não correspondem a nenhum planejamento, são fruto de um voluntarismo que não se baseia na realidade.

Algo assim como querer tirar da rota do avião presidencial as nuvens turbulentas.

24 comentários

Saiu um boa entrevista do Aécio na época. Posta aí para a gente, Corona!

Reply

Vejam esta matéria.

Sinto muito em te dizer ministro Joaquim Barbosa, o sr está sozinho neste lugar o onde o sr se encontra. Quem está do seu lado está fora daí que é O POVO.




07/06/2013
às 16:54 \ Política & Cia
Caso do estudante de Medicina morto em trote: a crítica de Joaquim Barbosa à Justiça gélida e indiferente à vida real só o engrandece.

Matéria completa aqui: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/caso-do-estudante-de-medicina-morto-em-trote-a-critica-de-joaquim-barbosa-contra-a-justica-gelida-e-indiferente-a-vida-real-so-o-engrandece/


Reply

Decisões criminais comuns, como a dos agressões a calouros são crimes comuns e a instância máxima para o julgamento de CULPA OU INOCÊNCIA é do STJ, uma vez considerado que os inquéritos foram terminados em acordo com a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, o STF julga a CONSTITUCIONALIDADE de uma decisão, pode declarar nulo processo de arquivamento se for DETECTADO ATO INCONSTITUCIONAL e agressão ao código de direito penal e civil.
O caso voltaria ao TJ que estudaria o caso novamente para novamente remeter ao STJ que faria novo julgamento e nova decisão proferida que seja igual a anterior ou uma nova decisão, condenação e no caso como não tem instância superior se alguma parte quiser recorrer, que seja ao PRESIDENTE DO STJ.
TRANSITADO EM JULGADO.
Não é possível recorrer de um caso onde uma pessoa É ABSOLVIDA DE UM CRIME, o promotor não recorra a tempo ou fique convencido da inocência. MESMO QUE O EX-INOCENTE CONFESSE O CRIME PRATICADO, não pode pela constituição ser reaberto nunca mais. CONSTITUIÇÃO.
-
No caso dos índios é frouxidão do executivo e INTROMISSÃO INDEVIDA no poder judiciário, É CASO PARA O IMPEACHMENT PRESIDENCIAL TODOS OS MINISTROS QUE PRATICARAM O ATO.

Reply

Esses maus elementos de vida pregressa condenável tomaram o governo do Brasil e, pelo rumo das armações vão permanecer lá seguramente, porque os que têm o dever de defender o Brasil trabalham no apoio a essa quadrilha de impostores. Haja vista, o último ministro indicado aparelhando o STF, cogita rever o julgamento dos condenados do mensalão, o que demonstra ser mais um apoiador das idéias comunistas dos terroristas locupletados no Palácio do Governo.

Reply

Senhor juiz: os tempos estão estranhos porque os srs. permitem que a impunidade grasse pelo país. O Brasil virou uma bagunça: qq um faz o que quer. Mensaleiros, indios, dimenores, MST, drogados, bandidos, petralhas.
Estamos caminhando para o caos, sr. juiz.

Reply

Coronel,

Estamos a deriva, ou melhor fomos pegos por "piratas".

Quem está de fato trabalhando para tirar o Brasil das mão desses criminosos petralhas? Não vemos ninguem trabalhando de fato nesse sentido. Os que fizeram esse juramento, estão arreados: FFAA, OAB, MP, PF ...... passaram para a banda podre!

O que esperar de um governo tomado por Lula/Dilma/PT e instituções e base aliada com o crime, se eles não respeitam a moral, os bons costumes, as leis e principalmente a Constituição? O que esperar de uma justiça que não os pune?

O que fazer com um STF, FFAA, OAB, MP, PF .... que se deixou corromper?

O Brasil é refem de um governo de piratas!

Reply

Cel

Desde quando o PT chegou ao Poder as despesas e doações do governo, dentro e fora do País, não param de crescer ou sejam por corrupções ou sejam por medidas populistas.

Para tanto o BNDES, CAIXA, BB, Petrobras, Correios, Infraero, ANAC, etc. passaram a ser unidades partidárias e sindicalizadas.

A inflação esta voltando com força total e este governo PT não consegue manter dentro da parte superior da meta, que ele mesmo estabeleceu.

Vendo o que aconteceu e esta acontecendo na Europa, principalmente na Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Irlanda e França, em um futuro próximo nós vamos ter uma TERA conta para pagar.

Por outro lado observe que o populismo destes governos PT prepararam para cair no nosso colo programas sociais incompatíveis com nossa capacidade, quer seja financeira quer seja administrativa. Bastou um dito "Boato Bolsa Família" e deu no que deu. Caso haja necessidade acabar com parte destes programs vais ocorrer o caos no país.

Tudo por que a maioria do povo brasileiro só pensa em ganhar benefícios e não pensa em cumprir seus deveres e obrigações para com a sociedade dita Cívil.

Átila

Reply

O país é um trem desgovernado! É o caos!
Coronel, o que está acontecendo no meio rural é guerra civil. Será que ninguém notou isso?
Esses governantes são traidores da pátria!

Reply

Otimo artigo do Merval Pereira.

Só que o que ele escreveu todos já estamos carecas de saber.

A única coisa que quero saber é quem terá a COMPETÊNCIA de colocar o Brasil nos trilhos novamente.


Chris/SP

Reply

OFF - IMPORTANTE!

DIA D... PELA PAZ!

Este encontro ou passeata é um protesto contra a violência!

PARQUE DO POVO
BAIRRO ITAIM-BIBI - SPAULO
DIA 30/JUNHO (domingo) - 10H00
Vista uma camiseta preta

Participem e divulguem a todos os seus amigos.


Chris/SP

Reply

OUTRO DESGOVERNO !

PETISTAS DAVAM APOIO AOS DELINQUENTES QUE ESTÃO NAS RUAS, DEPREDANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO. CADÊ O SUPERCOXINHA?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/petistas-davam-apoio-aos-delinquentes-que-estao-nas-ruas-depredando-o-patrimonio-publico-cade-o-supercoxinha/


Cadê o Supercoxinha, Pref. de Sampa ??? Estas horas ele desaparece, covarde!


Chris/SP

Reply

MAIS UM DESGOVERNO!

JAQUES WAGNER DECIDE FINANCIAR UM MUSEU EM HOMENAGEM A UM HOMICIDA QUE DEFENDIA O TERRORISMO E EXECUÇÕES SUMÁRIAS

(...)
O estado decidiu bancar um museu em homenagem ao terrorista Carlos Marighella.

O nome do troço é “Museu da Resistência”. O chefão da ALN (Ação Libertadora Nacional), um dos grupos terroristas mais violentos que tentaram promover a luta armada no Brasil, torna-se, assim, um herói oficial. Já foram gastos R$ 200 mil no projeto.
(,,,)

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/jaques-wagner-decide-financiar-um-museu-em-homenagem-a-um-homicida-que-que-defendia-o-terrorismo-e-execucoes-sumarias/


NOJO DESTA GENTE!


Chris/SP

Reply

QUE TAL, ESTE ESCÂNDALO?

O ESCÂNDALO DA REFINARIA DE PASADENA – MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGARÁ PETROBRAS POR EVASÃO DE DIVISAS E PECULATO

A presidente da Petrobras, Graça Foster, foi intimada a depor. Também foram intimados dirigentes que estavam no comando da companhia na época em que o negócio foi feito: o ex-presidente José Sergio Gabrielli...

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-escandalo-da-refinaria-de-pasadena-ministerio-publico-investigara-petrobras-por-evasao-de-divisas-e-peculato/

Deviam incluir na lista também o 9fingers!


Chris/SP

Reply

Dada a situação atual, se não houverem mudanças, temos dois futuros possíveis e não muito distantes: 1) Seremos governados por uma junta revolucionária; 2) Seremos governados por uma junta militar.
.
Cada um que escolha o seu lado ou, quem puder, que saia do país.

Reply

Parece que Aécio tem boa estrela e esse país de governantes safados e desse povo ,também. E não é que o bandido Mor já está procurando ajuda com o médium Abadiânia?Se é o que se especula, nem o Abadiânia segura o traste por aqui. A nossa segunda independência está chegando. Dessa vez, da quadrilha petista.Força, Aécio.

Reply

Cel
Não dá mais para o governo enganar a todos o tempo todo. Os fatos estão aí demonstrando cabalmente os acontecimentos. Não adianta a Anta continuar mentindo que é imediatamente desmentida pela catastrófica realidade deste desgoverno.
Esther

Reply

Eu desafio qualquer um, petista ou não petista, a apontar uma única coisa que esse governo ridículo fez certo nos últimos 2 anos e meio. Dilma é uma piada de mal gosto, ridícula. Ela está destruindo todos os fundamentos da economia do país, e deixando um legado de ruínas que levará décadas para ser arrumado.

Reply

Gilberto Carvalho ?
Tá ! Então tá !
Alguém acha que este senhor diz alguma coisa sustentável?
Na frente de um grupo de indios furiosos ?
Façam me o favor...
Quem tem .. tem medo.

Reply

Este apocalipse em que se encontra o Brasil foi causado por um único bandido, que espalhou o mal, a destruição, o desrespeito à ética, à moral, aos bons costumes, às Leis e principalmente à Constituição. Esse calhorda é o epicentro da tragédia.

fonte: oseronaldodiascampos.blogspot.com.br/2013/04/palavras-da-ex-senadora-petista-e-co.html

Sra. Heloisa Helena - Ex petista, co fundadora do psol, hoje vereadora em Maceió.

Diz sobre Lula:
"Lula sabia de tudo sobre o MENSALÃO. Ele sabia de tudo e por isso não abriu um único processo investigatório, nem uma única auditoria. Falo isso com muita tristesa. Eu nunca imaginei que tivessem coisas relacionadas a crimes, assassinatos, além dos crimes contra a administração pública. O ex presidente lula é um gangster, ele chefia uma oraganização criminosa, capaz de roubar, matar, caluniar e liquidar qualquer um que passe pela sua frente ameaçando o seu projeto de poder."

Reply

Se o Brasil não tivesse a Amazônia, Recursos Minerais, Vale, Petrobrás, Água Potável, Rios, tamanho continental e tudo mais. Enfim, se o Brasil fosse como o Japão e dependesse só do ZÉ POVINHO, POLÍTICOS, INSTITUIÇÕES, MAFIOSOS EMPRESARIAIS E TUDO MAIS, O BRASIL JÁ ESTARIA FALIDO! QUEM PRODUZ E É HONESTO NO BRASIL NÃO TEM VEZ, SÓ MAFIOSO E BANDIDO.

Reply
Jose Albuquerque mod

Prezado Coronel

O Poder nao poder nao pode estar no Controle de quem nao tem Preparo para Administrar uma Nação

Enquanto nao houver Estadista que nao Dependa de Partidos Politicos,mas que dependa do Povo,que tenha Fome e Sede de Justiça,enquanto nao houver essas qualidades o Brasil nao muda

O Brasil pode entrar 2014 com uma Crise pior do que existe Hoje,se nada for feito a tempo

Temos um Legislativo Falido,quando legislam muitas vezes é em causa propria

Temos um Judiciario que precisa de Reforma,acabando com os embargos protelatorios que hoje existem,para quem tem dinheiro logico,capaz de pagar um bom Advogado

Temos um Executivo onde muitos ocupam cargos de Ministros sem conhecimento Tecnico da Area

O Brasil tem jeito,o Povo precisa deixar de ser Analfabeto Politico,
O Brasil só muda,quando a Sociedade
for Humilde para entender que em uma Democracia tem que haver Participação da Sociedade,caso contrario é uma Sociedade Falida

Jose Albuquerque






Reply

E essa canalha no governo, tem a coragem de perseguir militares que nos livraram do comunismo em 64. Coronel, bota ordem no pedaço, o senhor manda e nós vamos correr com os ratos fétidos.

Reply

Aos poucos a oposição está aparecendo e o jornalismo se manifestando. É uma começo para tirar esta escória do poder.

Reply

estou torcendo para tombar o caminhão da dilma e suas melancias serem todas atiradas no mato para os seus porcos comedores de lavagem do pmdb, pt, pv, ptp e pqp.

Reply