O lado escamoteado da verdade.

" A criação da Comissão da Verdade para apurar os crimes cometidos durante o regime militar tinha como objetivo fazer uma reconstituição dos fatos que servisse de memória para as próximas gerações. Um país cresce, precisamente, não apenas dos seus acertos, mas do reconhecimento dos seus erros.

Verdade significa uma reconstituição isenta e imparcial dos fatos que possa servir ao aprendizado que um país deve empreender de sua própria história. Qualquer parcialidade pode significar uma perda de isenção, que repercute sobre os próprios fatos que se procura reconstituir. A credibilidade está aqui em jogo. Contudo, no início de seus trabalhos, a Comissão fez uma opção de cunho nitidamente ideológico, sinalizando para uma reconstituição parcial dos fatos, como se uma história dessa maneira recortada ainda pudesse ser chamada de história.

Optou por investigar os crimes, certamente atrozes, produzidos nos porões da ditadura militar, como assassinatos e prática de tortura. Teria dado credibilidade a si mesma e fornecido, ademais, um exemplo para a nação se tivesse conferido a mesma atenção à violência cometida pelos militantes da luta armada que tencionavam estabelecer no país uma ditadura comunista/socialista..."

Segue aqui,  o artigo do professor e filósofo DENIS LERRER ROSENFIELD, intitulado "Verdade e perdão",  publicado hoje no Estadão e em O Globo.

11 comentários

Duas coisas tidas com fundamentais e relevantes na história pós revolução de 64 deveriam emergir sem contestações e se tornarem fato verídico absoluto e pétreo nos anais do relatório final da comissão da verdade. Primeiro, que as práticas de tortura realmente aconteceram, e que devem ser amplamente rechaçadas pois violaram acordos sobre tratamentos de prisioneiros de guerra existentes no mundo desde a primeira grande guerra mundial, ate anteriores. Segundo, desmistificar que os guerrilheiros eram democratas e por uma democracia estavam lutando. Isso é de uma inverdade descomunal. Todos tinham viés ideológico fundamentado no marxicismo-leninismo e eram, portanto, comunistas na sua essência mais profunda. A comissão da verdade daria uma grande contribuição à história se sacramentasse essa verdade oculta, mascarada por mentiras sórdidas e difundida por simpatizantes daquele regime autoritário. As novas gerações desconhecem isso. Tanto que dá tratamentos diferenciados aos lados que protagonizaram tal história. Em linhas básicas, era a troca de uma ditadura de direita por uma de esquerda.
Essa é a história a ser contada e desmistificada.


Manso.

Reply

mas esperava-se o que?

ja viram o time que integra a tal Comi$$ão?

esperar isenção de uma seleção de esquerdistas como aquela - ate a ex-adEvogada da gerentA participa - eh como acreditar em papai noel...

esqueçam participar de qualquer debate, encontro, sabatina, comissão ou qualquer ajuntamento desse tipo promovido por esquerdistas...

eh tudo armadilha, arapuca para pegar os desavisados que comparecem achando que terão vez de falar ou de mostrar a verdade...

a presença de não esquerdistas nesses eventos só serve para produzir manchetes no dia seguinte, e sempre com os fatos distorcidos a favor da "causa"...

Reply

o Brasil virou a república da banânia por culpa deles. acredito que se eles tivessem ganhado a guerra na época, talvez o Brasil não existisse mais. em pouco tempo já acabaram com quase tudo. as instituições já não tem mais credibilidade; a economia está indo pro fundo do poço, guerra no campo, guerra do terrorismo psicológico na cidade; incitação ao ódio; o povo já não tem mais educação. o Brasil está acabado como nação. DEVOLVA-ME O MEU BRASIL QUE VOCÊ ME ROUBOU, JACOBINOS.

Reply

Quero saber quando farão a Comissão do Foro de São Paulo!

Reply

É a comessão da mea verdade ou comissão da 1/2 verdade (a deles né)
Abraços
Gabriel Jr.

Reply

O interessante é que a Comissão da MEIA VERDADE não quer investigar as relações do Lula com o General Golbery Couto e Silva! A fundação do PT. O curso que o Lula fez em John Hopkins University. Não vão investigar o Fórum Interamericano de Desenvolvimento e Consenso de Washington nos anos 80. O Foro de São Paulo fundado em 1990. FHC e Lula dominando a política no anos 80, 90, 2000 e 2010. SOMOS UMA MERA COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO! QUANTO MAIS EU VIVO MAI EU VEJO O QUANTO O FALECIDO DOUTOR ENÉIAS CARNEIRO TINHA RAZÃO, OLAVO DA CARVALHO, ORLANDO VILAS BOAS, BOLSONARO, ALEX JONES E TODO MUNDO! O PROBLEMA É QUE A MÁFIA É GIGANTESCA! ELES QUEREM DOMINAR TUDO E FINANCIAM CAPACHOS PARA FAZER O SERVIÇO PARA ELES. Como a grande mídia e imprensa não passam de indústria de alienação, nunca veremos essas histórias sendo divulgadas! A prova disso é aparecer alguém denunciando e logo procuram difama-lo, menospreza-lo, ridicularizado, persegui-los até entrar em descrédito, falência, ostracismo ou falecer. Se não fosse uma INTERNET LIVRE estaríamos BEM PIOR! INFELIZMENTE O ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES NÃO CHEGAM AO POVO E O POVO NÃO PROCURA SE INFORMAR. Triste vida de GADO de um povo na qual não sabe o por que vive sendo explorado por mafiosos mas não tem poder para revidar por que não sabe se quer o tamanho da máfia e como ela a estrutura verdadeira dela.

Reply

Dilsolvam esta Comissão da Mentira ,e pronto.A História não será mudada.VOCÊS PERDERAM.

Reply

Os militantes já não foram julgados? Não entendi.

Reply

Bem, na falta de opinião sobre o assunto só me resta reconhecer que os militares de cuba venceram a guerra.
Continuam operando sua campanha de longa duração, fustigando a sociedade que recuou, como se tivessenos vergonha de ter vencido as primeiras batalhas da guerra contra o comunismo.
Eles venceram.
Dominaram o pais e agora estão recebendo os frutos desta vitória, inclusive com requintes de crueldade, como esta CNV, que é o tribunal de nuremberger instituido pelo fidel contra os nossos militares de outrora, com a clara missão de intimidar os militares do futuro,pois que os do presente estão coniventes ou cooptados.
Pensamos que haviamos vencido, subestimamos o inimigo.

Reply

Sou a favor da comissão da verdade para o Brasil saber quem foram os incompetentes que não acabaram com a patuleia como o fizeram os Chilenos e, não estão nem aí pros vermelhinhod de lá. Por aquelas plagas foram buscar o seu Gen. Pinochet tirando-o das maos dos Ingleses...è mole

Reply

A partir do momento que o Lula virou presidente e colocou a Dilma como Ministra de Minas e Energia, Ministra da Casa Civil e Presidente. A prova disso é o BOLSONARO há anos denunciando o Lula e Dilma isoladamente e ainda é chamado de extremista! O socialismo ou comunismo foi implantado aos poucos no Brasil desde o fim do Regime Militar! Sarney é ESTATISTA e de CENTRO! FHC é ESQUERDISTA E FINGE SER LIBERAL! O LULA É ESQUERDISTA RADICAL E A DILMA É A MAIS RADICAL AINDA! Os militares foram INCOMPETENTES especialmente na década de 70 e 80. Tem muita história mal contada. Lula é criação do General Golbery Couto e Silva. A Comissão da MENTIRA nunca vai comentar isso, que o Lula e Dilma só estão hoje no poder por que o Regime Militar AJUDOU O LULA DESDE 1973 até 1980! FUNDARAM ATÉ O PT, CUT E TUDO MAIS E ENTREGARAM PARA O LULA! De 1973 até 2014 o Lula é incrivelmente financiado, apoiado, blindado e tudo mais. Desculpe-me, mas o próprio Regime Militar ajudou a criar o monstro do Lula já na década de 70.

Reply