Lá vem o velho Serra de novo.

As últimas pesquisas deram ânimo aos tucanos e,em especial, sinalizam que 2014 terá segundo turno. Os levantamentos são tradicionais, feitos pela Confederação Nacional dos Transportes e pela Confederação Nacional da Indústria. Aécio Neves já aparece em segundo lugar e Dilma Rousseff está mais perto de 40% do que de 50% quando as respostas são de eleitores que conhecem todos os candidatos. Outro dado é que mais de 70% não decidiu em quem votar, o que deixa a eleição completamente aberta. A popularidade de Dilma vem caindo de forma vertiginosa e a tendência segue forte, tendo em vista que a população começa a sentir os efeitos da inflação que o PT trouxe de volta. 

Um dia depois destes excelentes resultados, José Serra pega o telefone e liga para Dora Kramer para jogar contra o patrimônio da oposição. Para desdizer o que disse na convenção tucana e para informar que não está fora do jogo, mesmo que isso dê munição para o inimigo. Volta a ameaçar, nas entrelinhas, sair do PSDB e ir para o Partidão do Coronel Roberto Freire para concorrer à presidência. Cita pesquisas informais que, segundo ele, mostram que tem excelentes chances em 2014. Ora, José Serra bateu no teto faz muito tempo. Suas intenções de voto são as mesmas do começo ao fim de uma campanha, basta olhar os números de 2010 na presidencial e a de 2012 em São Paulo. Não tem a mínima chance de vencer o PT, pelo seu desgaste e derrotas recentes. Leiam abaixo a coluna de Dora Kramer.

Candidato à Presidência derrotado por Lula em 2002 e por Dilma em 2010, o (ainda) tucano José Serra tem seu destino político como uma questão em aberto: tanto pode ser candidato outra vez como pode se posicionar em 2014 como cabo eleitoral qualificado do campo oposicionista.

Na primeira hipótese teria de sair do PSDB, inteiramente fechado com a candidatura do senador Aécio Neves. Na segunda, pode ficar se tiver espaço para atuar ou optar por outro partido (provavelmente o MD de Roberto Freire) que lhe dê melhores condições de usar seu capital político para ajudar na tentativa de tirar o PT do poder. 

Serra escolherá o papel mais eficaz ao combate do adversário principal. No discurso que fez na convenção que elegeu Aécio presidente do PSDB, em maio, ele havia dado esse recado de maneira implícita. Avisou que em suas decisões sempre põe a razão à frente da paixão. Anunciou também que em 2014 continuaria a atuar "em favor da unidade das oposições e de quantos entendam que é chegada a hora de dar um basta à incompetência orgulhosa" dos petistas. 

Na ocasião a referência à racionalidade foi vista como uma sinalização de que não se deixaria levar pelo passivo de mágoas internas herdadas de campanhas anteriores em que não contou com lealdade do partido de modo absoluto.A afirmação sobre a disposição de atuar "em favor da unidade das oposições" equivaleria, segundo vários autores, a dizer que estaria ao lado de Aécio.

Como naquele mesmo discurso José Serra disse que não tem porta-vozes nem intérpretes e sobre seus pensamentos só há uma fonte confiável, "eu mesmo", vamos a ele. A respeito da razão sobreposta à paixão, diz que a decisão mais racional pode ser ficar no PSDB ou decidir sair para postular a Presidência no intuito de "diversificar candidaturas" e levar a eleição para um segundo turno. 

No tocante ao trecho em que se dispõe a lutar "em favor da unidade das oposições", pondera: "Estar do mesmo lado não significa ficar no mesmo lugar". Ambíguo, pois não? Pois é. Assim José Serra ficará até o fim de setembro, quando se esgota o prazo de filiação partidária aos candidatos no próximo ano. Isso se decidir mudar de partido. Se não for o caso, estenderá por mais algum tempo sua tomada de posição.  Dela depende o rumo da candidatura Eduardo Campos, o desempenho de Marina Silva, o desenrolar do governo e, por que não dizer, a convivência dentro do PSDB. 

Enquanto isso, examina atentamente as pesquisas. Oficiais e não oficiais. Em uma dessas não registradas e feitas por telefone foi incluído seu nome em várias situações. Dois tipos de resposta o agradaram em especial. Uma aponta que 55% dos entrevistados consideram que seria um bom presidente. Outra informa que 58% discordam parcial ou completamente da seguinte afirmação: "Candidato a presidente derrotado duas vezes, o tempo de José Serra já passou".

42 comentários

Coronel,

Ainda teve o vexame de perder para o Haddad!!

Serra Senador!! Por favor, convenção "essa besta" a parar de encher o saco do Brasil!!

JulioK


Reply

Esse Serra é que nem o Lula... Não desencarna mesmo...

Reply

Sugiro que o serviço de inteligencia da PM faça uma investigação séria a respeito das conexões profundas desses “movimentos” com os partidos dito de "esquerda". Vale a pena ler essa matéria, para conhecer quem são os "cabeças" destas badernas e ainda são financiado com o dinheiro do contribuinte: http://migre.me/eZ8mF
Entidade que é dona de domínio do “Movimento Passe Livre” recebe dinheiro da Petrobras e do Ministério da Cultura e tem incentivo da Lei Rouanet

Reply

Serra, o maior petista de todos os tempos, o homem que entregou o brasil para lula em 2002, para dilma em 2010 e SP para Haddad em 2012. Agora pretende fracionar a oposição e manter o brasil nas inoperantes mãos da gerentona.

Reply

Votei em Serra no passado agora não voto mais. A hora agora é do Aécio, se é bom eu não sei e nem quero saber o que desejo é alguém para tirar a quadrilha de petistas que estão por todo o governo. Serra, tá na hora de acabar com este egoísmo e mostrar de que lado você está. FORA PT,O PT JÁ DEU!!!

alvaro

Reply

serra: um homem tão letrado e tão burro. eu gosto do serra . só que nunca vou aceitar ele ter mantido o gonzales lhe empurrando pelo buraco abaixo!!! vai reclamar com o gonzales petralha enrustido. só pode.

Reply

Lá vem o velho Serrote sabotar a oposição novamente. Para quem perdeu para o Haddad, o Senado estaria mais do que bom.

Em 2014 é Aécio presidente!

Gabriel-DF

Reply

Deixem o cara ir embora, seje feliz e nos deixem em paz.

Reply

ô meu Deus!

nos deixem em paz, Serra!

ja fizemos campanha pra você duas vezes, nunca nos agradeceu, preferiu ir bajular o voto dos progressistas...

o cara vai levar a oposição para o buraco de novo!

eh tudo o que o PeTê quer, uma oposição com os votos dispersos...

Reply

Serra deve sair candidato a senador por São Paulo e enterrar definitivamente aquela figura patética do Suplicy!

Reply

Alguém se lembra do Aécio na campanha de 2010? Não? Nem poderia. Aécio fez beicinho e não trabalhou para o candidato do seu partido. Só fez de conta. E que tal Lulalécio, Dilmasia?
Acho que Serra é o candidato preparado para o Brasil. É feio - a gente nota, rs -; é chato, dizem mas, comprovadamente competente. E essa de que já passou do tempo é retórica petista. Quantas eleições Lula perdeu até se eleger? Ara, sô!

Reply

Esse aí só entra para perder, tal qual o Alkimin.

Reply

O que fará o Serra desistir de encher a nossa paciência???? Ele fica nesse nhe-nhe-nhe, que ninguém aguenta mais.

Já na basta todas as suas derrotas (2002-2010), a última (2012), de entregar Sampa para o poste Supercoxinha, foi IMPERDOÁVEL!!!

Desencarna Serra, para o bem do Brasil! A fila andou!


Chris/SP

Reply

O animal do Serra vai acabar estragando tudo.Deixe essa merda ir para outro partido que aí o Aécio leva mais fácil.Se o Serra sair do PSDB eu não voto nele nem para vereador.
PSDB,se quer ganhar a presidencia no voto, voces tem que ter UNIÃO.
Uni-vos PSDB

Reply



claro, claro por isso estamos como estamos Serra, nao existe um projeto de Brasil, é pedir demais. Mas otarios unidos desta vez nao serao vencidos ou serao de novo? parece que querem...a jumentalice ehhhhh grrrrrrannnnddeee! o povo e apenas um detalhe menor claro. O raciocinio de Serra é eu nao bati na situacao mas agora vouuu! claro.

Reply

Lamentável ! Esse cara deve estar torcendo pelo PT. Ele que vá para o raio que o parta mas pare de encher o saco.

Reply

Acredito que Serra seria um excelente presidente para o Brasil, mas ele já teve sua chance por duas vezes, cogitar disputar a eleição mais uma vez caracteriza uma atitude egoista! Só tem um candidato e o nome é Aecio!

Reply

"Candidato a presidente derrotado duas vezes, o tempo de José Serra já passou".

Brizola tentou tre vezes , não conseguiu, lulobista idem e só consegui na terceira vez, porque o JOSE SERRA que é muito melhor do queesses dois não poderia tentar 3 vezes. Voto nele até se sair como candidato independente, coisa que no brasil nem tem..

Reply

Reprovações de Alckmin e de Dilma em SP são maiores entre quem tem mais escolaridade e/ou maior renda.

O povo que pensa está cansado da mesmice e vai votar em novos candidatos em 2014.

PT e PSDB estão com teias de aranhas.

Reply

Some Serra, desencarna. Como se já não bastasse o vexame de ter perdido para para 2 postes e entregado a eleição de 2002 para o apedeuta, agora quer fracionar novamente a oposição que está se unindo.
Suma e se contente com uma vaga no Senado, que já é muito...

Reply

O José Serra é um FROUXO POR NÃO TER DENUNCIADO O FORO DE SÃO PAULO DEDE 1990.

Reply

Serra e FHC só podem ser PETITAS, por que entregaram o poder para o PT em 2002, 2006, 2010 e 2012. Graça a escória do FHC e José Serra o PT está no poder federal há 10 anos e pode ficar por 16 anos. Obrigado FHC e Serra, além do Maluf e Sarney. Essa escória deveria ter sido FUZILADA pelo Regime Militar mas os milicos foram MUITO FROUXOS E FIZEAM O SERVIÇO PELA METADE. EITA BRASIL DE INCOMPETENTES.

Reply

o comentário anônimo das 13:14 é de petralha! Fogo nele, coronel! É massa negativa. 1...2...Fogo.

Reply


Se o Serra for candidato e for para o segundo turno ele perde para qualquer um.

Sem Josá Serra não teria existido um Lula Presidente da República.

Reply

Cel
Assino embaixo do comentário do Anônimo das 13 hs.
Esther

Reply

Se eu fosse apostar em quem vai ganhar 2014, certamente eu apostaria na Terrorista. Tenho amor as minhas posses, afinal o PT realmente está com uma base mais sólida para vencer a eleição.

Porém, há 0% de chance de ser no primeiro turno e a diferença a favor de Dilma será de no máximo 6 pontos percentuais. E olhe lá se Aécio não vencer. Nesse caso, será por diferença minima, inferior a 2%. Ou seja, prevejo uma eleição acirrada, principalmente porque Aécio não é Serra. Neves é um produto 10 vezes melhor que o José, e umas 30 vezes melhor que Rouseff. Aécio tem um estilo mais agregador, a experiência dele em MG mostra que o homem sabe lidar com a política. Em 2014 o PSDB deverá ter uma campanha bem mais competitiva que em 2002, 2006 ou 2010.

Porém, o que temos que ver é que para Aécio e Eduardo o que está em jogo é mais 2018 do que 2014, embora ambos tenham alguma chance de vencer já ano que vem. 2014 para os dois é quase ver quem será o líder em 2018, onde o PT não será favorito pela primeira vez em 16 anos. Aécio larga na frente nessa disputa, pois seu partido tem uma estrutura mais sólida e quem diria, mais coesa que a do PSB.

Já Serra é um senhor de uma certa idade, não garantimos como estará em 2018, e em 2014 tem uma derrota certa se for candidato pra presidente mais uma vez. Um homem tão preparado quanto ele deve perceber que o caminho dele está no Senado, e trará uma vitória importantissima para o PSDB pois a vaga do Suplicy (que é um bom homem também, só está do lado errado) está nas mãos do PT há quase 25 anos. Em uma eleição em que se fala que o PT pode finalmente conquistar o governo paulista, o PSDB pode contracar conquistando um territorio tradicionalmente petista.

Reply

Bem, alguém do PSDB tinha que virar o coxo. Hoje, as opções estão restritas a: a altista, o gangster, o coroné dizóiazur e dois insossos.

Reply

Serra, saia candidato ao senado que o Aécio, o Alckimim e o PSDB ajudarão em sua eleição! - Conselho de um admirador sincero.

Reply

Informações interessantes sobre as empresas de EIKE...

http://forum.jogos.uol.com.br/trabalhava-para-o-eike-batista-pergunte-o-que-quiser-_t_2578872

Reply

Coronel,
sempre dissemos que a Anta II e o canalha não ganharam as eleições. O Serra e que perdeu.

Reply

Engraçado ler alguns comentários dizendo que o Serra já teve a sua chance, o Lula disputou várias vezes e depois ganhou, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, se ele tem esse objetivo tem mais é que lutar por ele, e quer saber SOU SERRA, porque ele é competente, é um bom administrador, enfim, reúne várias qualidades, se errou no passado, está em tempo de corrigir.

Reply




Em qualquer condição:
VOTO SERRA.

Reply

Fizeram a pergunta: "serra foi um covardão em 2002, 2010, 2012, ou ele é mesmo um mariquinha que não sabe falar grosso?"
Acho que pesquisaram apenas com os empregados do idiota do marketeiro burro do serra, o incompetente gonzales.

Reply

Estranho é os traecistas acharem que o Serra não tem mais capital político, mas ficam bravos quando ele pensa em ser candidato.

Reply

CEL,

Serra pode disputar quantas eleições ele quiser não há impedição nenhuma. Como a POLITICAGEM é mesmo uma coisa de FDP a gente nunca fica sabendo exatamente o que aconteceu nos bastidores. Eu continuo acreditando na competência e na experiência do José Serra e se ele for candidato voto nele novamente e fim de papo.

Índio Tonto/SP

Reply

Emprestando o mote do PT, creio que o Serra já deu.

O senado é o melhor posto para ele.

Reply

Serra já é freguês do PT, por favor SERRA deixe a OPOSIÇÃO ganhar a eleição.SE TOQUE.

Reply

Aécio presidente!!!

"O PT JÁ DEU"

Reply


Estou com Therê, Serra candidata-se a SENADOR foi já 2 ou 3 mandatos e junto com Alisio será o segundo e outro talvez seja difícil em SP.
3 senadores do PSDB não é fácil e se o terceiro senador for o Roberto Freire do PPS será mais palatável que reeleger o chifrudo mais oito anos.
Chega de Suplicy e Martaxa, que vão pescar e vamos dar governabilidade para o Brasil.
A chapa ideal tem 2 alternativas:
1 ) Aécio presidente, Kátia Abreu vice presidente. Senadores -Serra e um de partido aliado .
dar maioria ao PSDB e mais de 66% aos aliados, assim acaba a velha politicalha do dando que se recebe.
-
Alternativa do PSDB (eles decidem)

Presidente - Alvaro Dias Kátia Abreu vice, mesmos senadores em SP e no PR outro nome no lugar de Álvaro Dias. Maioria congressual igual à chapa mais provável.
-
-
NÃO ADIANTA QUERER SENÇURAR CORONA POIS NÃO ESTOU PLANTANDO NENHUMA CANDIDATURA E NÃO SOU PETRALHA, o PSDB só poderá "incensar" Aécio como candidato APÓS A CONVENÇÃO.
-
NÃO VAMOS DAR DEIXA AOS PETRALHAS e vamos fazer a "incerteza" e assim DIVIDIR O FOGO DA MÁQUINA DO MAL.
-
VAMOS POUPAR O AÉCIO E O PSDB dos petralhas, melhor só dentro do PSDB o Aécio ser tratado como candidato.

Reply

Essa campanha pro Serra é chuva no molhado,o candidato do PSDB é Aécio Neve,que é o escolhido pela maioria absoluta do partido,pra desespero dos Lulásticos.Se cuidem comunas vermelhos,o exterminador de Petralha vem ai.Aécio 2014

Júlio Ferreira

Reply

Realmente, o tempo de Serra passou, no sentido de querer o cargo maior.
Foi governador do mais poderoso Estado mas está desatento para a História.

O tempo dos recados cifrados, de Tancredo Neves, Juscelino, e outros passou. Agora, campanha para presidente deve ser inesperada, rápida, dinâmica, é a modernidade.

Reply

Alguns dizem que Aecio não ajudou Serra em 2010, engano de vocês, talvez no primeiro turno Aecio não tenha sido o melhor cabo eleitoral mas no segundo juntou aos mãos e lutou pela campanha de Serra, não lembram o discurso de Aecio na convenção do partido em 2010 de apoio a Serra. Serra pro senado e zé fini!

Reply