Dilma joga os problemas para debaixo do tapete, afirma Aécio Neves.

"A velha política e o novo Brasil" - Por Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e senador (MG)

O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff contém erros e acertos. A Presidente acertou ao convocar, mesmo que com atraso, a rede nacional de rádio e TV - a primeira realmente necessária em sua administração - para apresentar à população e ao mundo a palavra do governo brasileiro sobre os últimos acontecimentos.

Errou, no entanto, no conteúdo. Reproduziu exatamente o tipo de ação política que está sendo rechaçada nas ruas de todo o país. Fez um discurso dissociado da verdade, reforçando a política como território distante de valores e da própria realidade.

A presidente perdeu uma oportunidade única de se conectar com a população. Para isso, precisaria ter reconhecido erros e responsabilidades para, em seguida, ter a legitimidade de transformar essa extraordinária manifestação por desejo de mudanças em combustível para uma verdadeira transformação no e do país.

No entanto, escolheu fazer um discurso que reproduz o tradicional jeitinho de fazer política no Brasil: empurrando os problemas para debaixo do tapete, fingindo que não tem nada a ver com o que está acontecendo, que é tudo responsabilidade dos outros, que só não fez melhor porque não foi permitido.

Fez, assim, um discurso como se a população brasileira fosse formada por alienados e desinformados. Ela está nas ruas justamente mostrando que não é. A presidente falou no seu compromisso com a transparência e com a luta contra a corrupção. Enquanto isso, no Brasil real, a mesma presidente proíbe a divulgação dos gastos das suas viagens ao exterior e, pensando nas eleições, abriga novamente no governo a influência de pessoas que ela mesma havia afastado sob suspeita de desvios.

Como forma de tentar demonstrar compromisso com a saúde, a presidente disse que os investimentos federais nesta área vêm aumentando, quando todo o país sabe que a participação do governo federal nos gastos nacionais do setor vem caindo de forma acentuada há 10 anos, desde que o PT assumiu o governo.Quando todo o país sabe que o governo se empenhou especialmente para impedir que a regulamentação da Emenda 29 fixasse patamar mínimo de 10% de investimento no setor para a esfera federal.

Com o foco das manifestações no transporte coletivo, a presidente diz agora que enfim discutirá o assunto. Nenhuma palavra para o fato do seu governo agir exatamente no sentido oposto: faz desonerações isoladas para atender lógicas e interesses específicos, estimulando a aquisição de veículos individuais e defendendo projetos mirabolantes, como o trem bala, em detrimento de investimento em metrôs das grandes cidades.

Depois de gastar milhões em publicidade para colocar o governo federal à frente das obras dos estádios, agora, candidamente, a presidente diz que nada tem a ver com isso, resumindo os recursos empregados a financiamentos a serem pagos por estados e empresas. Nenhuma palavra sobre os recursos de Tesouro Nacional que estão abastecendo os cofres do BNDES. Nenhuma observação sobre a óbvia constatação de que os recursos que estão financiando estádios poderiam estar financiando metrôs, estradas e hospitais.

Mas há, nessa afirmação da presidente, um aspecto positivo.É a primeira vez que o governo reconhece que obras realizadas por meio de financiamentos não devem ser consideradas obras federais, já que são recursos que serão pagos pelos tomadores. Registra-se, assim, uma nova e mais justa leitura sobre programas como o Luz Para Todos e o PAC, nos quais as obras realizadas com os financiamentos - que serão integralmente pagos por empresas, estados e municípios - têm sido apresentadas - sem nenhuma cerimônia, como obras da União.

Ao invés de dizer ao país que o governo não investiu na Copa - como se alguém pudesse acreditar nisso - não seria mais honesto mostrar as razões que levaram o governo a lutar pela oportunidade de realizá-la e depois investir nela?Não seria mais respeitoso com os milhões de brasileiros que estão nas ruas reconhecer a parcela de responsabilidade do seu governo - que, registre-se, não é só dele - com os problemas enfrentados hoje pela população?

Ao invés de oferecer aos brasileiros mais uma vaga carta de intenções, não teria feito melhor a presidente se tivesse se comprometido com medidas concretas? Se tivesse dito que orientaria o seu partido no Congresso a desistir de retirar poderes do Ministério Publico e de impedir a criação de novos partidos? Ou, como bem disse o Senador Agripino Maia, se dissesse que procuraria o presidente do STF para manifestar apoio à conclusão do processo do mensalão?

Quem ouviu a pronunciamento da Presidente da República ficou com a impressão de que se tratava de um governo começando agora e não de uma gestão que responde pelo que foi – e não foi – feito no país nos último 10 anos. Através da voz da presidente, a velha política falou ao novo Brasil que está nas ruas. Pena.

12 comentários

Coronel,
até que enfim um pronunciamento decente. Espero que a mídia televisionada reproduza.

Reply
Paulistanóide mod

Ouví uma entrevista no rádio em que o entrevistado dizia na copa da Africa do Sul, a mesma não tinha hospitais para atender eventuais acidentes com jogadores, participantes das comissões, patrocinadores etc segundo o "padrão FIFA". O governo então construiu os hospitais que após a copa passaram a atender o publico em geral. Aquí no Brasil, para atender o padrão FIFA, ao contrário de lá, foram feitos acordos com os melhores hospitais privados de cada cidade que recebe os jogos. Essa seria uma das razões do porque da menção irônica e constante dos hospitais padrão FIFA nas manifestações.

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.

O Aécio apareceu, é uma pessoa do PSDB e não é da desgastada liderança paulista, é diferente e mesmo que não diga corretamente seu discurso, a população SABE QUE ELE NÃO APITA NO GOVERNO, é apenas aparecer e falar.
-
Aécio tem muito tempo para pensar e pode em dias fazer novos discursos e medir a receptividade de seus atos.
-
Se Aécio colocar-se como NOVA DIREÇÃO no partido e força muito diferente dos "tucanos de bico quebrado" e dos DE BICO VERMELHO.
-
Por enquanto a missão é UNIFICAR o pensamento do partido e CONVOCAR UMA NOVA CONVENÇÃO DO PSDB onde anuncie REFORMA DO ESTATUTO DO PARTIDO e novo manifesto do PSDB.
-
Largar o PT e a "velha guarda", não demorará e a população reduzirá a rejeição ao partido, são "reflexos pavlovianos". Repetição de novos comportamentos "alterará o condicionamento das massas" que deixariam de AGIR COMO GADO BOVINO, como os comunistas TREINARAM O GADO e o CAVALEIRO AÉCIO, com a lança eleitoral e o cavalo bom do partido renovado, terá o poder eleitoral de INCENDIAR O PALÁCIO REAL DO REI, feito de puro etanol petrificado.
O contato da lança popular com as podres estruturas No palácio do mau
REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA , Será como uma BOMBA DE HIDROGÊNIO que destruirá de modo irreversível o projeto do mal e as arcaicas estruturas.
-
A primeira dama oficiosa, a rata ROSEMARY mandará Lula e a quadrilha fugir no "cachação" ou o antigo avião da presidência SUCATÃO, a Dilma fica aqui fora da política.
-
A praça no fim da Avenida Paulista deverá ser rebatizada como A PRAÇA DA REVOLUÇÃO DE 2013, onde todos incluso os ciclistas serão mais representados, o novo nome da praça dos ciclistas até os agradará.
-
AS PASSEATAS SE INTERNACIONALIZARAM e no Paraguai os cidadãos também estão com suas demandas com os seus governantes, "logo a Argentina também fará seus panelaços, inicialmente por solidariedade e depois TERÃO SUAS DEMANDAS LOCAIS, COMO A INFLAÇÃO "E OUTRAS DE LOS HERMANOS". A coisa fedeu e se Fidel e Maduro não se ligarem, os povos de lá também vão demandar e lá é primeiro a derrubada das ditaduras.

Reply

Mandou bem!

Reply

Palmas, palmas & palmas. :-)

Reply

A oposição do PSDB ao governo começou muito tarde.
Agora, a população cansada, por não ter um partido que a representasse na oposição à esta droga de administração federal, já está fazendo ela mesma o trabalho.
Eu entendo que é por isto que os partidos políticos estão sendo expulsos das manifestações.
Porque não fizeram o que deveriam fazer e agora querem aproveitar o movimento que a sociedade teve que fazer.
Ficaram caladinhos por 10 anos.

Tree

Reply

nunca, jamais, em tempo algum uma nota emitida pelo PeTê diria que o discurso de algum tucano conteve acertos...

Reply

vejam o repudio da classe medica em relacao a tresloucada iniciativa de trazer medicos de fora...

o que Aecio tem a dizer sobre isso para os medicos?

nem a populacao, que sofre em alguns lugares com a falta de médicos, quer gente de fora...

Aecio, peloamordedeos, acerta o timming, meu filho!

fala alguma coisa para a classe-medica, exponha suas propostas!

nao deixa a Marina das Selvas faze-lo primeiro...

Reply

O Aécio PELO MENOS investiu na EMBRAER e em um povo de inovação em Belo Horizonte. O PSDB pode ser frouxo com oposição, mas o Aécio em administração é BEM superior a Lula e Dilma! Lula só faz festa por que ficou 40 anos sendo bajulado pela midia, sindicatos, jornalistas, igrejas e tudo o que era capacho so por que ele foi "operário" ou "do povo" como se isso fosse currículo vitae. Se por por isso coloca um mendigo na presidência por que ele é do povo.

Reply

Coronel,
quero ver quarta feira, quando Barroso toma posse no STF, o que vai acontecer.

Reply

O Aécio deve começar a denunciar diariamente cada falcatrua do PT, como o Sen. Alvaro Dias tem feito. Falar com fatos e denuncias reais e objetivas: BNDES, Cartões Corporativos, Doações a ditaduras, Petrobras, Fundos de Pensão, FAT, ONGS, MSTs, ROSEMARY NORONHA COM SUAS VIAGENS, PASSAPORTES, BAGAGEM SUSPEITA, PASSAPORTE DIPLOMÁTICO, DIPLOMAS FALSO E O FAMOSO AMANTE QUE NOS MANDOU A CONTA !

Reply