Datafolha: enquanto Dilma perdeu 21%, Lula, quietinho e escondido, perdeu apenas 10%.

Depois de três semanas de manifestações de rua em todo o país, a presidente Dilma Rousseff é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida pelo Planalto. Sua taxa de intenção de votos caiu até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno. Para piorar a situação da presidente, seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, se mostrou bem mais resiliente à insatisfação geral dos eleitores com os políticos. Além de ter perdido só dez pontos percentuais, o petista ainda ganharia no primeiro turno a eleição hoje em um dos cenários apresentados. 

Há um crescente movimento dentro do PT que pede a volta de Lula em 2014. O Datafolha foi às ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada ontem pela Folha. Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23%. Aécio Neves foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Os três adversários juntos pularam de 36% para 47%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina. 

Impressiona o aumento de eleitores sem candidato --que dizem não saber quem escolher ou que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum. No início do mês, eram 12%. Agora, são 24%. No outro cenário no qual Dilma aparece como candidata é incluído também o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa --que tem negado intenção de disputar eleições. Nessa hipótese, a petista tem 29% e há três nomes empatados em segundo lugar: Marina (18%), Aécio e Joaquim (15% cada um). Campos pontua 5%.

Lula é testado em duas simulações. Numa delas, vai a 45%. Nesse cenário, Marina, Joaquim, Aécio e Campos somam juntos 43% e ficam empatados tecnicamente com o ex-presidente. Haveria possibilidade de segundo turno. 

Em outra cartela, quando o nome de Joaquim não é incluído, Lula tem 46% contra 37% de Marina, Aécio e Campos somados --aí o petista venceria no primeiro turno. No geral, é possível dizer que os votos perdidos por Dilma foram, em parte, herdados por Marina e Joaquim. Um outro segmento de ex-dilmistas preferiu fazer um "pit stop" no grupo dos que não têm candidato. Aécio e Campos não se beneficiaram da desidratação de Dilma. 

Outro indicador duro com a atual presidente é na pesquisa espontânea, aquela na qual o entrevistado não é confrontado com uma lista de nomes. A petista já havia caído de 35% para 27% de março para o início de junho. Agora, bateu em 16%. Lula se manteve estável, com 6%. Joaquim Barbosa, que nunca aparecia na pesquisa espontânea, surge com 2%. Há oscilações nas intenções de voto quando se comparam as taxas do interior do país e de áreas urbanas. Dilma vai melhor no interior.(Folha de São Paulo)

8 comentários

Corona, Lula já era! Imaginem esse lixo na hora de um debate. Ou mesmo, quando for mostrado, no horário político, toda a corrupção deste canalha. Paremos de temer a este rato de esgoto. Lula é ladrão, fujão, ANALFABETO e morto politicamente. As ruas nos mostram todos os dias que o povo o execra.
O tal datafolha é venal e mentiroso! Ela só perde em desonestidade para as urnas eletrônicas.

Reply

Acabando o voto obrigatório, acabam-se todos os nossos problemas automáticamente.

Reply

para inverter esse quadro, Coronel, basta apenas uma coisinha: criar as seguintes hashtags e colocar no Facebook imediatamente:
#explicaaroselula
#explicaolulinha
#devolveodinheirolula
e depois explicar os motivos.
A garotada mostrou o caminho, por que é que não usamos?

Reply

Coronel,
o velhaco não está escondido. Ele está amasiado.

Reply


Os asseclas do Velhaco, (Coveiro e cia) derreteram o desgoverno da dentuça.

A Mônica Vermelha ao invés de por para correr toda caterva que à cerca, ainda chama as crias do Gilbertinho para conversar, é muito burra, tem mesmo é que de fo@*&%r.

E o FDP mór, se enrustiu e está dando uma de difícil, mas na hora do pega para capar ele aparece como salvador da pátria, o Brasil está ferrado.

Reply

Coronel,

com licença...

Recadinho para O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL:


o povo livrou o MPF da injusta lei - PEC37 - que o impediria de investigar crimes.

Em contrapartida, nós, o povo, queremos que vocês vão fundo na investigação do Rosegate! Pedimos que tirem o processo da gaveta imediatamente e vão fundo na investigação.

QUEREMOS O DINHEIRO DE VOLTA E OS CORRUPTOS NA CADEIA!

Queremos o fio da meada da roubalheira do Lula e caterva.
Juntem-se à PF e vão atrás do rastro gigantesco do dinheiro desviado pelo maior corrupto da história desse país!

Confiamos que farão sua parte, em nome do Brasil e seu povo honesto e trabalhador que está farto dos corruPTos.


Flor Lilás



Reply

Pois é Coronel, se escondidinho elle perdeu 10%, imagine quando elle começar a aparecer? Creio que não será melhor, até por que, todos sabemos esses problemas pertence à Lulla e ao PT, ou não? Acho que 10% e significativo, e elle sabe disso, justamente pelo acovardamento!!!!!

Reply

Assim como o povo acordou mesmo sem ter dormido, o Data-foia só veio para quebrar o galho do Lullão, acho a pesquisa que envolve Lulla na eleição tendenciosa e a pedido!!!!

Reply