Datafolha: Alckmin lidera em SP e tem 60% mais votos que Lula.

A um ano das convenções partidárias que definirão os candidatos ao governo paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, de acordo com pesquisa concluída pelo Datafolha no fim da semana passada.
 
O governador aparece com ampla vantagem em todos os cenários analisados pelo instituto, até mesmo quando seu oponente é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Embora sua candidatura seja improvável, Lula é o adversário que teria melhor desempenho contra o tucano. O petista obtém 26% das intenções de voto e Alckmin, 42%.  A entrada do ex-presidente na disputa estadual foi sugerida em novembro pelo marqueteiro do PT, João Santana, em entrevista à Folha, mas Lula nunca manifestou interesse em se candidatar.  Santana disse considerar Lula o nome ideal para unir os partidos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff na tentativa de apear o PSDB do poder em São Paulo, onde os tucanos mandam há quase 20 anos.
 
Alckmin, que planeja se candidatar à reeleição, está em seu terceiro mandato como governador do Estado. Seu governo tem hoje 52% de aprovação, segundo o Datafolha, mas sua popularidade é menor hoje do que era no fim dos mandatos anteriores.  O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), aparece em segundo lugar nos cenários pesquisados, com percentuais que oscilam entre 13% e 16%.  Skaf apareceu várias vezes no horário nobre da televisão desde dezembro, em comerciais veiculados pela Fiesp para defender medidas tomadas pelo governo para reduzir o custo da energia elétrica e reformar os portos do país.
 
Com outros nomes do PT no páreo, Alckmin também desponta como favorito, oscilando de 50% a 52% das intenções de voto, o que seria suficiente para ele liquidar a disputa no primeiro turno.  O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que diz ter desistido da disputa, teria 11% das preferências e ficaria tecnicamente empatado com Skaf na segunda colocação.  O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, teria 5%, e o da Saúde, Alexandre Padilha, hoje o favorito para a indicação petista, somaria 3%.  O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), que já expressou publicamente o interesse em se candidatar, obtém de 6% a 9% das menções.
 
O Datafolha entrevistou 1.642 eleitores em 43 municípios do Estado, na quinta e na sexta da semana passada. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na sondagem espontânea, em que os eleitores manifestam suas preferências sem que o Datafolha apresente nomes de possíveis candidatos, Alckmin alcança 19% das citações. O ex-governador José Serra (PSDB), antecessor de Alckmin no cargo, é o segundo mais lembrado, com 4%.

Lula, Mercadante, a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), o ex-deputado federal Celso Russomano (PRB), o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e Paulo Skaf aparecem, cada um, com 1% das citações. De acordo com o Datafolha, 63% dos entrevistados não souberam mencionar o nome de nenhum candidato na pesquisa espontânea. (Folha de São Paulo)

6 comentários

Dizem que o Lula quer mesmo é ser candidato a senador, que lhe daria a imunidade que ele tanto precisa. Aparentemente é mais fácil. Mas a pergunta que não quer calar, será que vai dar tempo? Explico: apesar de todos os desmentidos da tchurma do PT ele continua a frequentar o Sírio Libanês em horários que ninguém percebe, porque seria? E as constantes visitas ao famoso médium curador de Goiás, que os petistas afirmam que é só para agradecer o trabalho que ele, médium, fez quando o Lula estava internado. É ai tem coisa.

Reply

Eu acho que o Lula vai é para o senado atrás de imunidade que ele precisa.
Eu acho que diante do papelão que
PSDB está fazendo no governo de SP,
a melhor opção seria o candidato do PSD

Reply

tirem o bolsa-miseria e Luix Inassiu ja estaria de pijamas faz tempo!!

nao so ele como o PeTê!

ninguem aguenta mais esses caras!

ainda estao ai assombrando o Brasil porque distribuiram muita bolsa-voto por ai...

Reply

E mortos, pessoas com renda acima da definida, políticos, parentes de políticos recebem a "bolsa voto". É uma bagunça total. Têm que acabar com tudo. Quero ver o PT vencer eleição.

Reply

Ao anônimo das 11;14;Que papelão o PSDB anda fazendo, sr.Petralha? Um governo honest,realizador, com políticos de caráter,enfim, com tudo que petralhas não são.Quem gosta de ser roubado,que faça bom proveito!

Reply

Se não ocorrer uma 'frouxidão regional' , é bem capaz do nosso Aécio ganhar da Dilma em SP

Reply