Um final infeliz para o país.

A MP dos Portos, tão necessária, está sendo inviabilizada pelos corruptos de sempre, que escondidos debaixo das legendas do PMDB, PDT e PSB, transformaram o projeto na MP dos Porcos, atendendo interesses escusos de monopólios e lobbies que condenam o país ao atraso. A Cãmara dos Deputados virou as costas para o futuro. A MP deve cair no dia 16, próxima quinta-feira. Abaixo, a coluna da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que comanda a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que congrega mais de 5 milhões de produtores rurais que penam com os gargalos logísticos do país e com a ineficiência dos portos brasileiros.
 
Pobre América Latina
 
Se tudo continuar como está, nós teremos um completo apagão portuário em seis ou sete anos
 
Uma das maiores virtudes das nações democráticas é o modo transparente como interesses de pessoas ou de grupos se defrontam com o interesse geral. Em regimes fechados ou nos sistemas políticos capturados por interesses específicos que não contemplam o conjunto da sociedade, esse debate é travado a portas fechadas, longe dos olhos do cidadão.
 
Questões que são resolvidas na esfera pública exigem a busca do equilíbrio, colocando-se na balança os prós e contras dos interesses em jogo. É preciso que se diga que interesses específicos podem, perfeitamente, ser legítimos. E, nesse caso, devem ser considerados. Ao final, no entanto, é o interesse público que deve prevalecer.
 
Faço essa reflexão para analisar o presente debate em torno da medida provisória que trata da reforma e da abertura do sistema portuário brasileiro. Mais uma vez, confirma-se que mudar é muito difícil, por mais evidente que possam parecer as vantagens e a necessidade de mudança. Se a mudança é verdadeiramente virtuosa e justa, ela vai beneficiar de modo indistinto a todos. Em contrapartida, porém, prejudicará o interesse concreto de uns poucos. Quem vai ganhar não sabe com precisão o que ganhará, mas quem vai perder sabe exatamente o que está perdendo. E não há força mais poderosa que o interesse pessoal contrariado.
 
Os governos tratam de questões complexas, de difícil compreensão por aqueles que não estão familiarizados com os temas. De forma geral, o modo como as informações são produzidas e consumidas no mundo de hoje não contribui para que se forme uma opinião bem fundamentada. Daí a tentação do populismo, da manipulação da informação e da fabricação de emoções, de que está repleta a história, de hoje e de sempre, de nossa pobre América Latina. A distorção da realidade é ainda maior quando conflita com interesses econômicos bem articulados e com grande liberdade de ação. Nesses momentos, torna-se mais dramática a solidão do bom governante, que se vê impotente diante da incompreensão da opinião pública.
 
A história real de um governo não é a história dos índices econômicos do período nem das obras físicas que levam sua marca. A verdade histórica está nas lutas e no sofrimento que o governante teve de enfrentar para fazer o certo, em benefício de todos. Hoje, o excesso de informações sobre crimes, esporte, escândalos e celebridades satura o cidadão a tal ponto, que não sobra espaço para saber que o Brasil tem um dos piores sistemas portuários do mundo.
 
Numa lista sobre qualidade dos portos em 142 países, estamos situados na miserável 130ª posição, à frente apenas do Timor Leste, do Haiti, da Venezuela, do Tajiquistão e de mais meia dúzia de países de economia modesta. Desde a abertura dos nossos portos ao comércio internacional em 1808, o Brasil ainda não foi capaz de construir estruturas portuárias iguais ou superiores às da Índia, Rússia ou China. Mas, se o país quiser crescer e se tornar uma potência econômica, precisará de muito mais comércio internacional.
 
Por incrível que pareça, depois das mudanças na MP dos Portos, por forças contrárias e não republicanas que acabaram desfigurando a proposta, o que seria uma aparente derrota do governo --a derrubada da MP-- pode se converter em vitória do interesse público. Enganam-se os que pensam que o governo não pode resolver a questão em favor do Brasil, por decreto, como fizeram outros por razões menos nobres. Se tudo continuar como está, teremos um completo apagão portuário em seis ou sete anos.
 
O que está em discussão não é apenas a mudança no regime de portos, mas nosso futuro econômico. E com atraso, pois essas mudanças deveriam ter ocorrido há décadas, se o interesse geral tivesse sido posto acima de tudo. Apesar disso, os que se beneficiam do sistema atual não têm sequer constrangimento de vir a público protestar contra a mudança no sistema portuário e defender o que está aí. Deveriam, isto sim, pedir desculpas ao povo brasileiro pelo estrago que fizeram até agora. E sair em silêncio.

15 comentários

A Kátia Abreu deveria estar empenhada na criação de um poderoso sindicato que defendesse o agronegócio. Ou será que ela pensa que após o governo tomar (para os índios!?!?) as pequenas propriedades rurais vai deixar as dela e dos amigos dela impunes (por que estão puxando o saco do governo - não conhece comunista a coitada¹. Não. Vão tomar as propriedades dela e dos amigos delas, como ocorreu na Venezuela. A amizade dela com a Dilma não vale um tostão furado.
CRIE UM SINDICATO FORTE KÁTIA ABREU. ABRA O OLHO PARA O FUTURO PRÓXIMO. DEFENDA OS PEQUENOS PROPRIETÁRIOS. Ou sifu.

Reply

“E aí eu queria abrir aqui um parêntese para falar e fazer um apelo: nós mandamos para o Congresso a Medida Provisória dos Portos”.


vou abrir um parêntese aqui (se a medida provisória dos portos é boa para o povo, tem que ser votada, viu srs parlamentares.) nada de defender interesses pessoais. MENSALÃO NÃO.

Dilma Rousseff, durante a discurseira na festa de posse de Guilherme Afif Domingos, revelando que está tão perturbada com a tramitação da MP dos Portos no Congresso que já não sabe direito quando está aí ou aqui, nem se apelo é coisa que deve ser feita ou falada.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatorio-geral/neuronio-perturbado/

Reply

Coronel,

uso seu título "Final infeliz para o Brasil" para fazer um link com o vídeo abaixo, escrito por um Coturneiro em outro post, do blog do Aluizio Amorim:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/05/video-estudantes-que-vao-para-cuba.html

Tudo ligado ao MST, a MILÍCIA ARMADA DO PT!
Tudo engendrado há longa data seguindo plano de longo prazo para implantar o comunismo no Brasil.

ASSISTAM COM ATENÇÃO A LAVAGEM CEREBRAL DESSES JOVENS IGNORANTES!

PRESTEM ATENÇÃO AO QUE A ÚLTIMA MOÇA FALA:
"socialismo é o futuro.
Espero voltar para o meu país e implantar esta semente revolucionária que estou aprendendo aqui e que está me nutrindo"


ASSISTAM AO QUE QUEREM TRAZER PARA O BRASIL COM OS 6.000 MÉDICOS CUBANOS:
SOCIALISMO!

Na cabeça dessa corja vermelha do PT é o comunismo bolivariano mesmo, já trazido descaradamente com o retrato do Chavez!
Estamos em uma ditadura branca, destruindo toda a lei, a ordem e a moral!
A inversão de valores que estão impondo é assustadora!
NÃO PODEMOS CALAR DIANTE DESSE ABUSO!

SE FIZEREM ISSO,
SERÁ DEFINITIVAMENTE UM FINAL INFELIZ PARA O BRASIL!!

QUANDO IREMOS PARA AS RUAS CHAMAR NOSSAS FORÇAS ARMADAS DE VOLTA PARA NOS SALVAR?


ACORDA BRASIL!
FORA PT!
ABAIXO O COMUNISMO!

Flor Lilás



Reply


Mas não é só apagão portuário Senadora, mas rodoviário, ferroviário e aeroviário, o Brasil caminha para o caos total.

Quem conhece o Contorno Sul de Curitiba sabe do que eu estou falando, filas de caminhões parados horas e horas diariamente.

O porto de Paranaguá brilhando aos olhos do mundo com uma fila de espera de 160 navios ao largo.

Faltam cais, faltam equipamentos e faltam acessos, é uma "fartura" total.

De nada adiantará melhorar os portos se a mercadoria não chegar neles, o apagão rodoviário e ferroviário já existe e ninguém faz nada para reverter essa situação.

O pais está parado pela mão de maus brasileiros, de corruptos e ineficientes.

Reply

Como sempre, texto espetacular de Katia Abreu.

Neste caso, se a D. Dilma apelar para o decreto (Plano B), para viabilizar os portos, estará agindo a favor do Brasil.

Se é assim que o Sr. Eduardo Campos pretende ser presidente, pode aguardar sentado...



Chris/SP

Reply

“E aí eu queria abrir aqui um parêntese para falar e fazer um apelo: nós mandamos para o Congresso a Medida Provisória dos Portos”.

vou abrir um parêntese aqui (se a medida provisória dos portos é boa para o povo, tem que ser votada). o povo acima de tudo. MENSALÃO NÃO, VIU)

Dilma Rousseff, durante a discurseira na festa de posse de Guilherme Afif Domingos, revelando que está tão perturbada com a tramitação da MP dos Portos no Congresso que já não sabe direito quando está aí ou aqui, nem se apelo é coisa que deve ser feita ou falada.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatorio-geral/neuronio-perturbado/


Reply

vou deixar um comentário e chamando a atenção das pessoas.

tem un povinho safado sem vergonha que trabalha em órgãos públicos, que sai por aí falando mal de pessoas que os denuncia. primeiro, uma boa pessoa, não sai falando mal dos outros. cidadão, a intenção deles, nada mais é do que jogar vc contra o outro pra que possam roubar a sua contribuição aos cofres públicos. dando crédito, vc será prejudicado na saúde, educação, segurança e muistas outras coisas mais.

ESSAS PESSOAS SÃO EXTREMAMENTE EGOCÊNTRICAS, EGOÍSTAS E NARCISISTAS. SÓ SE APROXIMAM POR INTERESSE. OLHOS BEM ABERTOS.


TODOS DEVERÃO SE EMPENHAR PARA CONTER O AVANÇO DO LIVRO DO DIABO MARX.

Reply

Brilhante, extraordinária Katia Abreu, se o Brasil ainda tem cura o remédio é Katia Abreu.

Reply

infeliz eh esse governo, que politiza tudo que vê pelo caminho...

bem feito, tiveram uma resposta politica para uma questão que sempre foi tratada como sendo politica pelo governo...

querem faturar em cima de tudo, nada escapa a sanha propagandistica do governo petralha...

se conduzissem as questões que interessam ao pais de forma republicana, teriam tratamento republicano...

mas transformam tudo em um balcão de negócios e de propaganda e depois reclama da turma com quem dividem o governo...

veja o caso do brasileiro eleito para a OMC...

já tentaram faturar politicamente a eleição do sujeito...

nada escapa, de jogo de bolinha de gude a campeonato de peteca de segunda divisão, eles abocanham tudo...

podendo o governo dizer e faturar que foi ele quem teve participação na vitoria, eles o fazem...

tem hora que sobra no rabo mesmo...

Reply

Coronel,

permita-me postar aqui 3 poesias que tem tudo a ver com o comentário do primeiro Coturneiro aqui neste post.

TODOS PRECISAMOS ABRIR OS OLHOS!

Leiam abaixo os 3 poemas de profunda reflexão sobre permitir que o mal se apodere e domine, e amasse o Bem!

ACORDA BRASIL!


Flor Lilás



“Na primeira noite eles aproximam-se,
roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores, matam o nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo o nosso medo
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada”

Vladimir Mayakovsky


"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Também não me importei

Agora estão a levar-me
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."

Bertold Brecht


"Quando os nazistas levaram os comunistas,
eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.
Quando eles prenderam os sociais-democratas,
eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.
Quando eles levaram os sindicalistas,
eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.
Quando levaram os judeus,
eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.
Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse"

Martin Niemöller, pastor luterano alemão, autor do poema “E Não Sobrou Ninguém”, sobre o Nazismo




Reply

Cel.
Paremos de falar bonito e vamos a açao. Cade.



Toloco.

Reply

Toloco, 11 de maio de 2013 15:49


que você sugere?


Flor Lilás

Reply

Os portos sempre foram e continuarão atrasados.Fui marítimo por 30 anos e naveguei o mundo todo.Isso aqui no Brasil é um lixo,nunca deu descanço ao pessoal de bordo.Sempre tivemos que usar equipamentos de bordo com a desculpa que os de terra estavam quebrados.No final o comandante recebia por fora..o resto não precisa dizer o motivo

Reply

Quando não havia mensaleiros....

"O Brasil que dava certo e tinha um plano"


"Entre 1964 e 1978 elevou-se o produto interno bruto, PIB, de US$ 23 bilhões para US$ 164 bilhões; ampliou-se o comércio exterior de US$ 2,6 bilhões para US$ 25,9 bilhões; estendeu-se a rede rodoviária federal, de 27.939 Km, para 83.943 Km; aumentou-se o potencial hidrelétrico, de 6.840.000 Kw, para 23.604.000 kw.
Tudo o que foi citado foi feito apenas nos vinte anos dos governos militares. Agora, exercite sua memória e cite qualquer grande empreendimento realizado nos últimos vinte anos, além da venda a preços módicos de nossas conquistas?...

Integra:

http://www.polestrare.org/obrasilquedavacerto.htm

Reply

É chegada a hora. Esperando o que, minha gente?

Reply