"Eu não sou porta-voz do Serra", diz Aloysio Nunes.

O senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) acha que o pré-candidato a presidente pelo seu partido, o também senador Aécio Neves (MG), "precisa conquistar o eleitorado de São Paulo, precisa ter na sua campanha eleitoral, se for candidato a presidente, uma mensagem que cative o eleitorado de São Paulo, o eleitorado do PSDB". Eleito em 2010 com 11 milhões de votos, Aloysio Nunes, 68, disse ontem em entrevista à Folha e ao UOL que o PSDB "converge para a candidatura de Aécio Neves", mas não dá essa escolha como fato consumado.
 
Se o mineiro Aécio não for candidato, quem poderia ser? "Há outros nomes bons no partido, mas eu não quero aqui fazer esse tipo de especulação no momento. Mas há muitos nomes." Nas declarações, o senador não demonstra grande entusiasmo pela candidatura de Aécio, mas tampouco produz comentários derrogatórios. Confrontado com a pouca animação do PSDB de São Paulo sobre o seu colega mineiro, Aloysio responde: "Quem é que está fazendo obstáculo na seção paulista à candidatura do Aécio Neves? Ninguém, rigorosamente ninguém. Algum obstáculo, alguém que diga não quero Aécio Neves, vou me opor a ele, vou à convenção me opor a ele? Ninguém".
 
No sábado, os tucanos devem eleger Aécio para a presidência nacional do PSDB, numa convenção em Brasília. Aloysio estará presente e faz recomendações à legenda. "O partido [PSDB] é um partido forte, e um eleitorado forte. Talvez o eleitorado ainda mais forte do que o partido. (...) Em grande medida, nós somos um eleitorado em busca de um partido. Falta-nos um pouco mais de organicidade e de capacidade de comando e de formulação."
 
Em uma crítica a colegas tucanos, Aloysio classificou de "cretinismo parlamentar" a posição de alguns membros do PSDB que preferiram eleger Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado neste ano. "Pessoas falam uma coisa e fazem outra. Eu fiquei muito contrariado." Indagado sobre como será o comportamento do tucano José Serra a respeito de Aécio, Aloysio chega a demonstrar irritação. "Eu não sou porta-voz de José Serra." Duas vezes candidato do PSDB a presidente, em 2002 e 2010, Serra tem emitido sinais de insatisfação com a candidatura de Aécio. Não é certa a sua presença neste sábado na convenção do PSDB.
 
"Ele [Serra] não tem nenhum poder de vetar ou de impulsionar nenhuma candidatura. Ele está, como dizem os franceses, na reserva da República. E tem o tempo dele de avaliar, de pensar, de sentir novamente onde ele vai se inserir no processo político", afirma Aloysio Nunes, amigo pessoal de Serra.
 
No PSDB paulista há especulações a respeito do futuro de Serra. Ele estaria esperando a chance de ser ele próprio candidato a presidente, pelo PSDB ou por outra legenda. Ou poderia estimular o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a ser o nome tucano na corrida pelo Planalto, tirando Aécio do páreo. Nesse cenário, Serra disputaria o Palácio dos Bandeirantes.
"Eu acho uma hipótese cerebrina. É uma hipótese de ficção política, sinceramente", rebate Aloysio Nunes.
 
Liberal, o senador paulista acha que a campanha de 2014 não pode girar em torno de temas como aborto ou drogas. Ele se declara favorável à descriminalização do uso de drogas, da flexibilização da lei sobre o aborto e defende o casamento entre pessoas do mesmo sexo. (Folha de São Paulo)
 
Clique aqui para assistir a entrevista na íntegra.

9 comentários

"Liberal,o senador paulista acha que a campanha de 2014 não pode girar em torno de temas como aborto ou drogas. Ele se declara favorável à descriminalização do uso de drogas, da flexibilização da lei sobre o aborto e defende o casamento entre pessoas do mesmo sexo."-tem que girar também sobre temas morais sim,porque não?A sociedade quer saber além das questões econômicas,dentre outras,o que os candidatos e partidos pensam em relação a aborto,drogas,casamento gay,etc.É um direito do cidadão.

Reply

Eu não vejo o discurso do PSDB como alternativa ao PT,possuem até discursos parecidos:progressista/esquerdista,não me empolga,é como trocar seis por meia dúzia.

Aloysio Nunes por exemplo é comunista e ateu,o que se pode esperar de um sujeito desses?Está longe de representar a sociedade brasileira.

Gostaria de uma opção liberal/conservadora e por isso estou empolgado com a possibilidade do PSC lançar candidato.

Pra mim,Marina Silva,Eduardo Campos ou Aécio Neves e seus respectivos partidos são mais do mesmo daquilo que já está aí.

Reply

Votei para Senador no Aloysio Nunes, mas eu sou sim favorável a que se discutam assuntos como: discriminilazação das drogas, aborto e outros temas morais na sociedade. A sociedade tem sim o direito de opinar e de ser contrária.

Os políticos acham que podem se esconder destes temas, para não perder votos, tal como fez a Dilma em 2010, dizendo-se contra o aborto, para depois designar uma aborteira.

Não, nestes quesitos que o senador se diz a favor, ele não me representa!


Chris/SP

Reply

nenhum deles tem chances...

somente o ministro Barbosa tem apelo e apoio popular suficiente para surrar - e bem surrado - os petistas nas urnas...

Reply

Afastem esse comunistóide da campanha ou terá o mesmo efeito das catastróficas campanhas do serra. Engana-se, mas não me engana, senador. A campanha, deve, sim se pautar em violência, drogas e comportamento (claro, não basta falar timidamente em kit gay, tem que mostrar abertamente o seu conteúdo).

Reply

Esse Aloysio é um jegue, não quer discutir temas sociais( e a Folha o chama de liberal pervertendo o sentido da palavra)vai ficar falando de gestão administrativa nos 200 programas de tv, igualzinho fizeram em todas eleições e esse jegue deve achar que perdeu porque falaram(na internet) de aborto na campanha quando a esmagadora maioria da população é contra o aborto. A esmagadora maioria da população é contra também a liberação das drogas e o outro jegue, o FHC, pegou como grande causa para batalhar, a liberação das drogas, vai longe este partido.Ainda bem que eu acho que não votei nesse Aloysio para senador, nem lembro em quem votei mas deve ter sido melhor que ele.

Reply

O ÚNICO candidato CONSERVADOR, DE DIREITA, LIBERAL E BRASILEIRO foi o Enéias Carneiro Ribeiro! O discurso dele era FUNDAMENTADO, COERENTE e ele VIVIA O QUE ELE PREGAVA! Infelizmente não virou presidente por que não teve apoio da grande mídia, de empresários, financiadores, de movimentos, intelectuais e praticamente pregou no deserto. Morreu no ostracismo e pronto. SUMIU! Sobrou quem? Bolsonaro? Demóstenes? Serra? Aécio? Faça-me um favor! Essa turma de ESQUERDA, CENTRO ESQUERDA E CENETRO só DOMINAM TUDO POR QUE TEMOS UMA ELITE FROUXA DESDE OS TEMPOS DA CORTE PORTUGUESA! UMA ELITE ACOMODADA EM MAMAR NAS TETAS ESTATAIS, se colocar o DIABO lá e mantiver as REGALIAS não estão nem aí! E o povo brasileiro adestrado no atraso do estatismo há 513 anos não sabe nem o que é empreendedorismo, capitalismo, liberalismo, competitividade, eficiência, educação, cultura e tudo mais. O povo brasileiro é IMBECILIZADO desde criança pela mídia, por políticos, pelo atraso e pela péssima educação deste país.

Reply

PSDB não passa de uma ESQUERDA MODERADA que aceita o CAPITALISMO, OS LIBERAIS E TUDO MAIS com um discurso mais conservador para agradar a classe média. E PRONTO! NÃO TEMOS DIREITA FORTE, LIBERAL E LIBERTÁRIA! Tivemos até a década de 70, depois SUMIRAM nos anos 80 até hoje.

Reply

Do jeito que o nível tá péssimo, qualquer porcaria fora o PT está ótimo! Só em deixar de ver a cara do Lula, Dilma e a estrela do PT está ótimo! UMA DÉCADA DE PT É TORTURA! Por mim Aécio, Barbosa, Bolsonaro, General Heleno, Kátia Abreu e tudo mais serve! AGORA MARINA SILVA, EDUARDO CAMPOS, DILMA, LULA E OUTROS MAIS é TORTURA DEMAIS.

Reply