Já
o crescimento de 2013 está praticamente dado e não deve superar 3%,
especialmente após o fraco resultado do primeiro trimestre. Por isso, a
ordem do Planalto é trabalhar para tirar logo do papel os programas de
concessão e, com isso, acelerar investimentos que aparecerão no PIB a
partir de 2014. A nova estratégia já apareceu na fala do ministro da
Fazenda, Guido Mantega, que disse que os investimentos devem ser o
carro-chefe da economia.
Há
confiança do Executivo de que, assim que os programas de concessões
tiverem suas primeiras outorgas pagas e seus investimentos iniciados, a
economia vai reagir. Além de rodovias e ferrovias, nos últimos dias, o
governo prometeu leiloar em outubro a gigantesca área de Libra, no
pré-sal, e elevou a exigência de outorgas para os aeroportos de Confins e
Galeão, em comparação com os anteriores. Se o investimento, de fato,
demorar a surgir, pelo menos as outorgas serviriam para aquecer a
economia. (O Globo)
Vejam os primeiros passos do torra-torra petista para fazer caixa para 2014...Eu não sou contra a iniciativa privada não. Quem era contra eram eles! Viva a privatização e viva o lucro! Mesmo depois de uma década perdida.
Vejam os primeiros passos do torra-torra petista para fazer caixa para 2014...Eu não sou contra a iniciativa privada não. Quem era contra eram eles! Viva a privatização e viva o lucro! Mesmo depois de uma década perdida.
O
Trem de Alta Velocidade (TAV) terá a maior rentabilidade entre as
concessões em transportes que o governo está preparando. Após a Taxa
Interna de Retomo (TIR) das rodovias ter sido elevada de 5,5% para 7,2%,
o governo prepara medida semelhante para as ferrovias e o trem que
ligará Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas.
"Vai
ter de ser uma taxa boa, para o leilão ser competitivo", disse ao
Estado o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL),
Bernardo Figueiredo. Ele acrescentou que as ferrovias terão uma TIR
"igual ou maior" do que as rodovias e disse que o trem-bala, por
envolver um risco mais elevado, dará um retorno ainda mais polpudo ao
investidor. O número ainda será fechado, mas deverá ficar abaixo dos
10%.
O
aumento da rentabilidade das concessões em rodovias teve como
conseqüência a elevação das tarifas máximas que servirão de referência
para os leilões. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), os novos preços ficaram de 33,4% a 62,3%
maiores do que o previsto anteriormente. "Se
com esses pedágios novos os investidores não se animarem, pode mandar
para o psiquiatra", brincou Figueiredo. Ele acredita que os leilões de
rodovias, que ocorrerão de forma pulverizada entre setembro e outubro,
vão atrair muitos concorrentes. "Vão bombar." Foi para garantir uma
concorrência mais acirrada que o governo concordou em elevar a TIR e
ofereceu melhores condições de financiamento.
O
presidente da EPL avalia que as tarifas efetivamente cobradas dos
usuários das rodovias concessiona das ficarão abaixo dos níveis
previstos no edital. A tendência é que, havendo competição, as empresas
aceitem cobrar menos do que a a tarifa máxima. "Essa tarifa é o teto,
mas vai haver deságio", apostou. Ele
explica que as tarifas máximas são ajustadas para garantir a
participação até dos investidores menos competitivos. Quanto mais
apertada é a rentabilidade, menor é o número de participantes do leilão
e, portanto, menor a concorrência.
De
acordo com a ANTT, vencerá o leilão e terá concessão por 30 anos a
empresa que concordar em cobrar a menor tarifa a cada 100 km. O lote 1 é
um trecho de 772,3 km da BR-101 na ? Bahia. O valor de pedágio máximo a cada 100 km foi elevado para R$ 11,51. O valor divulgado na audiência pública havia sido de R$ 7,45. Para
o lote 2, que são 376,9 km da BR-262 no Espírito Santo e em Minas
Gerais, o novo preço é R$ 11,38, ante R$ 7,82. No lote 3, que são 751,9
km da BR-153 em Goiás e Tocantins, o pedágio ficou em R$ 9,48, quando
anteriormente era de R$ 5,84 na audiência pública. Esse foi o maior
aumento.
O
lote 4 é um trecho de 425,8 km da BR-050 em Goiás e Minas Gerais. O
valor máximo de pedágio a cada 100 km aumentou para R$ 8,17, ante R$
5,21 na audiência pública. Já o lote 5, 1.176,5 km das BR-060/153/262 no
Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, ficou em R$ 5,43, ante R$ 3,36. No
lote 6, 1.423,3 km das BR-163/207/202 em Mato Grosso do Sul, a
tarifa-teto subiu de R$ 7,10 para R$ 9,47. Esse foi o menor reajuste. O
lote 7 é um trecho de 821,6 km da BR-163 em Mato Grosso.
O valor máximo de pedágio a cada 100 km foi elevado para R$ 4,66, ante R$ 3,17 na audiência pública. Os preços podem sofrer mudanças, pois ainda precisam passar pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU). (Estadão)
13 comentários
Coronel,
ReplyEu não sei se começo a chorar ou rir das medidas anunciadas!!
Passe de mágica?? Quer dizer que 4 ou 5 medidas tomadas vão destravar o Brasil?? Por favor, essa gentalha pensa que somos trouxas!!!
Isso tudo já foi tentado pela Dilma e NADA funcionou.
O problema do Brasil, hoje, é ter uma Presidente INCAPAZ!!!
JulioK
CEL,
ReplyCom esse governo chulo e vagabundo o Brasil não vai chegar a lugar nenhum. Maquiagem e mentiras é o lema deles e não sei até quando vão suportar o peso da maquiagem e das mentiras. Pedágios são verdadeiros postos de assaltos, são muito caros, a gasolina, o álcool e o óleo diesel são muito caros, o cidadão paga e não vê muito retorno. Mesmo as melhores estradas do estado de São Paulo são inferiores se comparadas com as estradas da Alemanha e Japão por exemplo.
Com relação à ligação entre Rio e Campinas pelo Trem de Alta Velocidade, TAV, já foi mostrado em inúmeras reportagens que esse transporte é caro e as pessoas com menos recursos não vão poder viajar nele, a passagem será proibitiva, será um transporte para os mais bem aquinhoados. Nos países onde foi instalado não deu resultados positivos tanto é que a maior parte dos TAVs, senão todos, passaram a ser subsidiados pelos governos.
Enfim, para que queremos TAV a preços astronômicos? Gigantescos campos de futebol? Estradas com postos de assalto? Prédios públicos suntuosos? BNDES para dar dinheiros do povos para o estrangeiro?
Queremos competência nos gastos do dinheiro público, boa administração, menos corrupção, mais moralidade e patriotismo, mais cuidados com a saúde e segurança, escolas de qualidade, etc.
Meu mantra continua o mesmo:
FORA PT,
FORA CORRUPÇÃO,
FORA INCOMPETÊNCIA.
Índio Tonto/SP
A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS JÁ FORAM UM BURRADA. AGORA ESTE TREM QUE QUEREM EMPURRAR É BRINCADEIRA. O DINHEIRO TODO GOSTO COM ESTAS PORCARIAS PODERIA SER CANALIZADO PARA ESTRADAS, FERROVIAS, SAÚDE. EITA GOVERNO VENDER DE PESADELOS!
Replyvão eh esfolar os empresários...
Replyalguns ate merecem mesmo...
Deveriam é privatizar urgentemente a ferrovia norte-sul, mas aí pisar no calo dos donos dela, ou seja, Sarney e Lobão.
ReplyVá lá, Dilminha, tenta...
De novo este trem de Alta Velocidade (TAV)????
ReplyO Brasil precisa de escolas, saúde de qualidade, infraestrutura. O Brasil precisa de total reestruturação no seu sistema prisional, com construção de novos presídios. Mas, estes alienados, ao contrário, constroem estádios de futebol e gastam milhões! É uma vergonha!
FORA PETRALHAS!
Chris/SP
Vão simplesmenta aumentar o buraco...Nenhum Empresário sério e com a cabeça no lugar , investe num país com total insegurança juridica e de Contratos...
ReplyPara aumentar o investimento, o BNDES vai ter que jogar dinheiro no Mercado...Aí, vão ser atraídos para a farra, o rei e seus amigos...
Resultado final...Contas públicas completamente arruinadas e corrupção ainda mais desenfreada.....vai ser um festival de bandalheiras...
Cel
ReplyE a Anta continua insistindo no Trem Fantasma para recreação dos ricos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E os trens para escoar os alimentos? A Anta e a Mãe Diná devem achar uma beleza o engarrafamento dos caminhões na Piaçaguera rumo ao Porto de Santos.kkkkkkkkkkk. Não dá para passar carro e o povo não pode ir e vir de Santos para Cubatão para trabalhar, por ex.kkkkkkkkkkkkkkkk. Só rindo mesmo, já que a situação do transporte de mercadorias é desesperadora, fora as outras. O Brasil não chegará a lugar nenhum, nem aos portos. Sósei que a Anta tenta que tenta privatizar as estradas e não consegu e não é de hj..kkkkkkkkkk
Esther
Coronel.
ReplyEsta nas nossas maos parar a privataria e por todos na cadeia.
Peticão para volta das FFAAs no comando.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N14172
É isso, tem que ser uma taxa boa, que permita os 10% sem chamar a atenção.
ReplyEsta elevação nos valores serve apenas para tornar atraente os preços para as empreireiras, pois concorrência não haverá.
ReplyTodos sabem que elas fatiam os trechos e combinam preços.
Lanterna.
Principalmente aos chineses...
ReplyEnquanto os petralhas continuarem bípedes implumes, sua visão de horizonte continuará limitada aos seus quadris.
ReplyOs petralhas estão pior que aquele povinho que vende a janta para comer o almoço, pois estão entregando banânia até para quem deve.