Mesmo sem receber um trem, a Ferrovia Norte-Sul já está condenada.

Grandes trechos concluídos da Ferrovia Norte-Sul já estão com seus dormentes - peças de madeira que sustentam os trilhos - completamente deteriorados, mesmo sem terem recebido uma locomotiva sequer, conforme auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União. O órgão deu prazo de 60 dias para que a Valec, estatal federal responsável pela construção da ferrovia, corrija a situação. De acordo com o TCU, a principal causa dos danos foi o excesso de água e a erosão, devido à não realização de obras de drenagem. A estimativa é de que os diversos problemas encontrados na ferrovia custarão mais de R$ 400 milhões aos cofres públicos.
 
A Ferrovia Norte-Sul, projeto que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria de ter inaugurado em 2010, está em processo de deterioração, sem nunca ter sido utilizada por uma locomotiva sequer. Auditoria recente do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou longos trechos de trilhos - já instalados - com uma série de deficiências. Agora foi a vez dos dormentes, peças que suportam os trilhos.
 
Uma inspeção local que acaba de ser concluída pelos auditores do órgão de fiscalização encontrou dormentes de madeira de alta resistência completamente danificados. Essas peças são utilizadas no assentamento de aparelhos que apoiam a mudança de vias da ferrovia, situação comum em pátios de desvios. Pela especificação da Valec, deveriam estar livres de defeitos que pudessem afetar sua resistência ou durabilidade, como apodrecimento, rachaduras, furos, nós e danos causados por quedas ou uso inadequado.O TCU deu prazo de 60 dias para que a Valec - estatal federal responsável pela construção da ferrovia - dê um jeito na situação.
 
Uma das principais causas da deterioração que agora chega aos dormentes é o excesso de água. A Valec, segundo o tribunal, não cobrou de empresas a execução de obras que estavam previstas. O mesmo foi verificado quanto à instalação de taludes de cortes para suportar a malha. "Mesmo conhecendo a necessidade de drenagem e de proteção de taludes para a segurança da construção ferroviária, a Valec deixou de exigir a realização desses serviços em diversos trechos do Lote 7 da Ferrovia Norte-Sul", aponta a auditoria.
 
Outra consequência da falta de drenagem já pode ser verificada em campo, a erosão. "De maneira geral, a erosão é responsável por grande parte dos problemas que ocorrem ao longo da ferrovia", diz o relatório.
 
Os trilhos que já foram utilizados na construção da Norte-Sul vieram da China. A Valec reconheceu que não tem registro de inspeção para embarque (na China) e nem registro de inspeção de recebimento desse material no Brasil. A estatal informou que o controle de qualidade dos trilhos, na etapa de recebimento no Brasil, é feito "por olho" mesmo, ou seja, se um cidadão enxergar alguma falha ou trilho empenado, o material é devolvido. Se a visão falhar, passa tudo.
 
A estatal encaminhou documentos ao TCU sobre ensaios técnicos e inspeções feitas na fábrica de trilhos na China. A documentação apresentada, concluiu o tribunal, não comprovava que esta referia-se aos trilhos destinados ao Brasil, não registrava acompanhamento, verificação e nem mesmo testes realizados por fiscal ou terceiros devidamente credenciados pela Valec. "Conclui-se que a Valec delegou ao contratado toda a responsabilidade pelo controle de qualidade do trilho, inclusive quanto ao seu embarque e desembarque dos trilhos, também sem acompanhamento, verificação e testes por preposto da estatal", relatam os auditores.
 
A Valec tem enfrentado enorme dificuldade para adquirir as 243 mil toneladas de trilhos novos para a Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), seu segundo empreendimento, em construção na Bahia. O material que a estatal possuía em estoque já se esgotou. Tudo caminha para que os editais da companhia, lançados neste ano, acabem em briga judicial.
 
A estimativa é de que a infinidade de problemas que tomou conta da Norte-Sul custará mais de R$ 400 milhões aos cofres públicos. O dinheiro já começou a ser gasto para tentar liberar os 855 km da ferrovia que estão entre Palmas (TO) e Anápolis (GO). Além de ter que consertar estruturas e trilhos mal instalados, será preciso erguer pátios logísticos e estruturas que constavam dos contratos com empreiteiras e que não foram feitos. O TCU exigiu a repactuação dos contratos.
 
Há cerca de dez dias, a Valec comunicou que pretende oferecer a capacidade de transporte do trecho ferroviário da Fiol, entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia. O compromisso é entregar essa malha pronta para operação até o fim de 2014. (Valor Econômico)

14 comentários

Coronel,
a Ferrovia, o Canal do São Francisco, os conjuntos habitacionais, os estádios (arenas), tudo que esse governo de corruptos e incompetentes se mete a fazer, além de superfaturado, tá bichado.

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CEL,

É fato corriqueiro que os governos nas três esferas não possuem controle da qualidade das obras contratadas. O que se faz é a medição para liberação das parcelas de pagamento. Em se tratando de acompanhamento da obra e da qualidade, NADA é feito.

Sabendo disso, os empresários construtores aplicam materiais inadequados e mão de obra ruim. Os preços porém são superfaturados para atender o pagamento das propinas.

Fato mais recente foi mostrado pela mídia, um prédio construído pelo programa Minha Casa Minha Vida e já desmoronando na fase final da construção.

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP


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Olha, eu não sou nem pretendo ser especialista no assunto, mas... dormentes de madeira em pleno ano de 2013???! Não deveriam ser de concreto, como os dos metrôs? Se estou dizendo bobagem, me desculpem, mas que achei estranho, achei.

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"a principal causa dos danos foi o excesso de água"

as obras dos petralhas não resistem nem a água!

os petralhas so podem fazer obras no deserto, onde a água não atrapalharia a engenharia dessa gente...

mas eh capaz de a areia em "excesso" vir a ser a nova problemática para a engenharia petralha...

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" dormentes de madeira de alta resistência completamente danificados."

nada resiste a incompetência dos petralhas...

eles consegue destruir tudo, por mais resiste que a coisa seja...

eh um partideco construído em cima da destruição de reputações e historias alheias, por isso, por sua natureza, nao pode mesmo construir nada...

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O Texto:
"eh um partideco construído em cima da destruição de reputações e historias alheias, por isso, por sua natureza, nao pode mesmo construir nada.."
Diz tudo sobre essa gente...

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Coronel,

PRATO CHEIO PARA A OPOSIÇÃO!

Mas... cade a oposição?????


Flor Lilás

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Concordo com Freire 9:18

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Cel
Ou o PT para pelos votos, o que é difícil dada a quantidade de orelhudos brasileiros, ou quando acabar o dinheiro dos outros (nosso).
Esther

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6º MANDAMENTO DO "DECÁLOGO DE LÊNIN", dos 10 mandamentos dos comunistas: "Colabore no esbanjamento do dinheiro público, ponha em descrédito a imagem do país especialmente no exterior"...
É a aplicação desse mandamento no dia dia das obras Brasil afora, todas começam com um valor e nunca terminam com o preço inicial, a velha corrupção e o PT nisso é especialista e no esbanjamento do dinheiro e sobrecarregar de inpostos.
Quem vota nessa imundicie está por detrás de tudo isso; tomemos vergonha na cara, nós eleitores em 2014!

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Valec: mais uma empresa estatal criada para servir de cabine de emprego.

Quem fez o planejamento da construção dessa bagaça mesmo? Ora... é preciso planejar com antecedência para evitar que "coisas" faltem.

Mas isso exige competência... e petralha competente. Non ecxiste!

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Brasil o país do futuro incerto.

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O que mais me peocupa é ver o PT sendo apoiado por partidos como o PMDB.
Esse partido que foi muito importante no passado não vê que estamos caminhando para ladeira abaixo.
Ele será junto com o PT os responsáveis pela desgraça futura de nosso país.

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O primeiro "trem-sem-roda" do Brasil estacionou em Brasília em Janeiro de 2003!!!

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