Democracia tupiniquim.

A pedido de índios, Câmara suspende escolha de integrantes de comissão

O que aconteceria se produtores rurais quisessem entrar na Câmara com foices, facões e gadanhos, ameaçando dormir ali se não fossem atendidos? Definitivamente, somos uma democracia tupiniquim.
 
Mais de 600 índios de 73 etnias diferente ocupam nesta terça-feira (16) o plenário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. Eles participaram da reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas que ocorre na Casa. Com chocalhos, tambores e lanças, os índios dizem que só deixarão o Congresso quando o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assumir o compromisso de cancelar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, que transfere a competência das demarcações que hoje é feita pela Funai (Fundação Nacional do Índio), para o Congresso Nacional.
 
"Se o presidente não vier, nós vamos dormir aqui", dizem as lideranças. O presidente da Frente Parlamentar Indígena, Padro Ton (PT-RO), tenta acalmar os ânimos. Lideranças indígenas da região do Xingu, Tapajós, Teles Pires e da Raposa Serra do Sol estão entre as centenas de manifestantes. A ida de Eduardo Alves até o encontro foi confirmada pela Câmara, mas ainda não há previsão de sua chegada. (Folha Poder)

11 comentários

Como esses índios de araque vivem de bolsa esmola, têm tempo de sobra para não fazerem nada.

Por que não vão pegar em uma enxada para produzir comida?

E por que os agricultores não fazem o mesmo? Não me digam que só vão querer lutar quando se tornarem reféns do fascismo de esquerda? Aí não vai ter mais a quem recorrer, nem a mídia.

Reply

'A ex-senadora Marina Silva assumiu a liderança das negociações com os indígenas, na tentativa de convencê-los a se retirar do plenário.'


Marina????? O que ela estava fazendo lá, na Comissão?


Pois é. E os agricultores estavam onde? Depois não venham chorar o leite derramado.

Reply

Coronel,

Arco-e-flacha é artesanato na minha mão!

Na mão de um índio, é arma!!

Onde estavam os seguranças do Congresso?? Qual deputado/senador ajudou a liberar a entrada das armas??

JulioK

Reply

Em 2004, em Rondonia, 27 garimpeiros foram assassinados e degolados por "índios". Até agora ninguém processado, julgado, preso. Até agora nenhuma ONG, nenhuma ONU, nenhum padre, nenhum MST gritando "estérico" pedindo Justiça....Fazer o que?? Afinal, são garimpeiros, cidadãos de 5ª "catiguria" enquanto os "índios" são cidadãos acima de qualquer suspeita....@fitzca

Reply

Esses inúteis para o Brasil, só prestam mesmo ao governo de anarquistas bolivarianos locupletados no poder, para fazer arruaças e desviar um pouco o foco da corrupção praticada por seus mentores. Além desses vagaos temos UNE, MST, Via Campesina, militontos, ONGs .... todos sustentados pela parte honesta dos brasileiros, pagadores de impostos, que tem que aguentar esses inúteis e os petralhas que os usa, perturbando a ordem pública e enchendo o saco, reivindicando mais direitos, quanto já têm demais pelo nada que fazem e nada agregam à economia do Brasil. É preciso colocar essa corja nos eixos e exigir deles o cumprimentos de deveres, só assim ganharão direito a alguma coisa. Para que se conquiste direitos é preciso cumprir deveres.Coisa que os petralhas no poder e seus militontos desconhecem completamente.

Reply

Coroné, e só chegar o porrete nesses vagabundos, pois a Camara é um recinto de todos, cade a oposição,o merda, tamos fudidos,

Reply

Cel.

Faço a mesma pergunta que outros leitores fizeram acima:

Onde estavam os agricultores? Por que também fazem a mesma coisa. O que estão esperando?????

Cadê a ilustre Katia Abreu para reunir mais de 20 mil agricultores no CN e impor limites ?

Como que permitiram o ingresso destes bagunceiros armados?

Muitas perguntas. Dá para responder Cel?

Chris/SP

Reply


Coronel "se produtores rurais" aguisem do mesmo modo seriam retirados pela policia a porrada lá de dentro e, presos.

Acontece que o Partido dos Trambiqueiros encheu a bola dessa raça maldita.

Reply

deram brecha para esse negocio de ongs e movimentos sociais...

agora aguentem!

e se deem por satisfeitos de eles ainda nao estarem invadindo as casas dos nobres membros da comissão...

Reply

QUAIS AS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DA ETNIA TUPINAMBÁS DE OLIVENÇA na BAHIA?
Há coisas que não se encaixam; em todas as casas de arte e cenas de teatro oferecido ao público da região e turistas, não se ouve falar na etnia tupinambá; só aimorés, botocudos e tupiniquins, que existiram na região. Onde estarão? Acho plausível tornar uma população ciente de sua história e tradição, independentemente de seu sofrimento e luta pela causa, mas, gostaria que as FONTES BIBLIOGRÁFICAS da etnia tupinambá fossem reveladas. Como o próprio termo “caboclo” Marcelino é reconhecido como líder pela libertação dos índios na década de vinte, não é chamado por tal. Como a própria redação dos indiosonline diz, hoje, realmente as pessoas não têm orgulho de representar uma raça ou credo, mas, a uma CLASSE, em que, podem existir pessoas boas ou ruins, tornando os menos informados, massa de manobra para seus líderes. Devido a isso, pesquisas publicadas recentemente, provando o altíssimo número de pessoas autodeclaradas como índios, País afora, PROVA, que a maioria não sabem nem a etnia a que pertencem.Eu sou mestiço e não quero viver manipulado pelas políticas públicas, como muitos currais eleitorais estão. OBRIGADO.

Reply

Senhores, esses Psicopatas do Partido das Trevas, jamais deixarão o poder sem sangue, morte e muita violência..

O interessante da "destruição" de reputações, que o ódio, a raiva, a vingança contra os perpetuadores se estende por gerações, cotra filhos e netos dessa gente "nefasta" que executa a Inquisição do PT..

Reply