Aécio quer mandato de cinco anos e fim da reeleição.

O senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) está elaborando um projeto para propor no Senado que vai polemizar e alterar o atual cenário político: ele quer extinguir a possibilidade de reeleição presidencial, de governadores e prefeitos e ampliar de quatro para cinco anos os mandatos de todos os novos eleitos, aplicando, desde já, a regra que poderia afetar a si mesmo caso eleito.
 
Sua ideia é que, uma vez aprovada, a regra passe a valer já para os vencedores do pleito de 2014, impondo ajustes aos mandatos atuais de senadores e deputados, ampliando-os para forçar a coincidência nas eleições seguintes e fixando-os nos mesmos cinco anos estabelecidos para Presidente da República.
 
Aécio ainda matura o projeto, mas não esconde a convicção de que os quatro anos previstos na legislação vigente são insuficientes para uma gestão minimamente eficiente de um País ou Estado. A reeleição, por sua vez, condiciona a segunda metade do mandato à campanha eleitoral, submetendo o governo e, por extensão, a população, a uma gestão distanciada dos reais interesses do País. Ele chama de soluções bienais a falta de coincidência das eleições que considera nefasta para a administração pública. Com frequência, classifica de "loucura" eleições de dois em dois anos.
 
Aécio diz a seus pares estar ciente da dificuldade que seria emplacar um projeto desses no Congresso. Sabe o potencial de influência dos governadores, por exemplo, que têm planos de se manter o maior tempo possível no poder e do próprio governo Dilma Rousseff, que provavelmente exigiria postura contrária de sua bancada ao plano. Mas o mineiro tem seus motivos para entrar nessa batalha e acha que a proposta lhe dá cacife para campanha de 2014.
 
A seu favor, lembra que não é a primeira vez que defende o fim da reeleição e a mudança do tempo de mandato presidencial. Em 2007, deu entrevistas a favor dessa alteração, mas não tinha ainda força política para influenciar na condução desse processo. Na ocasião, não tinha a clareza que tem hoje sobre as chances de disputar a Presidência por seu partido. Seis anos depois, candidato do PSDB à sucessão presidencial e virtual comandante do partido – será eleito presidente nacional da legenda no dia 19 de maio – sente -se com o espaço necessário para liderar o movimento no PSDB e no Parlamento.
 
Desapego do cargo. Assim como a ex-ministra Marina Silva (sem partido), em segundo lugar nas últimas pesquisas de intenção de voto, o PSDB de Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso identificou uma insatisfação do eleitorado com o perfil do político disposto a se manter no cargo a qualquer custo. Defender essa ideia publicamente passa a ideia do desapego, já que a regra se aplicaria a ele próprio. Ironia histórica é que revoga o modelo implantado pelo líder mais carismático de seu partido, e entusiasta de sua candidatura, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que aprovou emenda para viabilizar sua reeleição em 1997.O gesto, no entanto, se insere na estratégia de remoçar o PSDB, sinalizando com a presença mais efetiva da nova geração do partido, à qual pretende associar sua imagem.
 
Economia. No plano econômico, o senador mineiro já busca a assessoria de novos economistas, com qualificação atestada por grandes expressões do setor. Dessa forma, procura se desvincular do rótulo conservador aplicado pelos governistas aos candidatos de oposição. Também já prepara o discurso contra as acusações de "privatista" que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a presidente Dilma Rousseff utilizaram sobre os tucanos nas últimas campanhas.
 
Petrobrás. Nas eleições passadas, o PSDB teve dificuldade para administrar o tema e os próprios tucanos reconhecem que a estratégia dos adversários funcionou bem, especialmente na campanha de 2006, na disputa de Lula contra Geraldo Alckmin. Agora, Aécio vai adotar o discurso de que quer "reestatizar a Petrobrás", usando o mote para criticar o suposto aparelhamento da empresa e o suposto uso de seus recursos para fins que seriam prejudiciais à boa gestão da empresa. (Estadão)

26 comentários

ele esta certíssimo...

não ha jeito de tentarmos colocar essepaiz nos trilhos sem terminar com essa praga da reeleição...

tem cara que depois de eleito ja começa fazendo campanha para a reeleição no dia seguinte a posse...

Reply

Coronel,

Por que esta "besta" não se preocupa em ganhar a eleição 2014!!

Trazer este tema para a mesa, em ano pré-eleitoral, pré-Copa, pré-crise é perda de tempo!!!

No Uruguay é assim e nem por isso eles conseguem resolver seus problemas.

JulioK


Reply

Ficar adiantando o caminho da mina é uma grande burrada. Os petralhas são incompetentes, mas não são burros e além disso são cínicos e sem ética. Claro que vão se adiantar nas falcatruas e mentiras, forjar pesquisas e indicadores, negar o óbvio e mostrar resultados falsos para neutralizar os ataques do Aécio. Deixaram os bandidos livres durante 10 anos construindo seus castelos e abrigos anti-ataques que os deixa num patamar inatingível por essa opsição de meia tigela. Quem vai cair no 'mata burros' vai ser a oposição, o Aécio, claro, como tem sido em todas as últimas eleições.

Reply

O propósito é bom como um todo. Desejo boa sorte ao Aécio.


Chris/SP

Reply

Veja como são as coisas. Em 2009/10 o pessoal do PSDB ofereceu esta proposta ao Aécio, para ele aceitar o lugar de vice na chapa do José Serra, mas ele não aceitou. Agora quer. Duvido que passe e nem tem porque.

Reply

Deixaram essa corja durante 10 anos construir castelos de ilusão, abrigo anti-ataques(instituições aparelhadas) e uma total lavagem cerebral no curral eleitoral (graças aos togados TUDO IMPUNIMENTE), com vários agravante: são cínicos, sem ética, desonestos, radicais, corruptos e ousados. Agora duvido que esses pangarés da oposição conseguirão ser mais espertos do que essa quadrilha, para tirá-los do poder!

Reply

Coronel, (como diria? a conquista da reeleição, não, não foi uma conquista; nem imposição, nem convencimento, ah,já sei...) a reeleição foi estabelecida a altíssimo custo para o patrocinador.

Qual o diabo do politico brasileiro, com mandato, que não acende velas à reeleição todos os dias? Não, nenhum dentre eles, nem um sequer, sinceramente, quer o fim da reeleição, a mãe de todas as corrupções.

Duvido que, de repente, o congresso abrace causa tipo essa. Para que o império romano caísse foram necessários irem os hunos. O fim da reeleição somente ocorrerá se "combinada" com os hunos. Mais claro do que isso é impossível.

Reply

é exatamente disto que o brasil está precisando. é necessário acabar com reeleição não só pra presidente e sim pra todos parlamentares, inclusive, vereadores.

Reply

Eu tinha grandes senões ao Aécio, mas esse movimento me surpreendeu. Ao contrário do alarido de todas as reformas irrealizáveis, acho que essa sim mudaria definitivamente o curso da história do país.

Reply

A sociedade brasileira tem que EXIGIR a troca das urnas (fraude)eletrônica, recusadas mundialmente por não serem confiáveis. Essa é uma ferramenta onde se esconde toda a capacidade dessa quadrilha no poder!

Assim como o relógio do ponto, que a LEI exige a emissão de um comprovante no ato do regisdtro do ponto, é totalmente imprescinível que (NO MÍNIMO) seja acoplado nas urnas uma impressora para emissão do COMPROVANTE DO VOTO.

Com a palavra o TSE (se ainda não estiver totalmente aparelhado, né?)

Reply

Cel!

Tá começando ficar difícil a escolha para se votar para presidente.

Este sr. Aecio não me parece transpirar confiança.

Acho que votarei pela primeira vez nulo, caso Serra não se candidate.

JAMAIS voto em nortista ou nordestino. Já basta os 43% de deputados e 58% de senadores.

Saudações do Extremo Sul.

Reply

Cel
Eis a herança maldita do FHC: a reeleição. O elemento nem bem acaba de ser eleito e já está em campanha para a reeleição. Não tem tempo para governar, haja vista a Anta. Neste caso, mesmo que tivesse tempo não tem capacidade. Porém, tal projeto não passará, pois contraria os interesses da situação que é maioria.
Esther

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Mandato de 5 anos vai criar confusão, isso sim. Não há nada de errado com reeleição, desde que seja uma única vez e o beneficiado não possa mais se candidatar para nenhum cargo, aposentando-se ao final do segundo mandato. É assim nos Estados Unidos. O presidente disputa a reeleição uma única vez e depois se aposenta definitivamente. Não tem volta, não tem casuísmo. É um exemplo de algo que é bom para os EEUU e também seria bom para o Brasil.

Reply

Cel
Sou igual São Thomé.

Aposto que depois dele estar no Planalto vai esquecer, igual ao Molusco.

Átila

Reply

Ué, esta não entendi. Ele é contra ou a favor das privatizações?
Muito confuso para mim, preciso de um candidato genuíno de direita, privatista e adepto do Estado Mínimo.
Realmente, não dá para entender.

Reply

Eu apoiaria uma proposta melhor, que desse mandato de seis anos e no meio do mandato um obrigatório plebiscito de DESELEIÇÃO, se a maioria votar a favor dela, o presidente, governador e prefeito tem abreviado para três anos o seu mandato, aprovado ficaria os seis anos e sem reeleição por seis anos ou uma segunda saída que seria a de UMA ELEIÇÃO NA VIDA com mandato de 6 anos e o presidente "aposentado" ficaria até o fim da vida senador vitalício como presidente emérito.
Quem JÁ É PRESIDENTE não poderá se candidatar a presidente nunca mais e nem a vice, só poderia candidatar a governador, deputado estadual, prefeito e vereador, ganharia só o salário de senador, acúmulo não possível de salários.
-
O Vice-presidente do presidente NO MANDATO seria presidente do senado e com direito a voto apenas quando houver empate em votação (40 a 40 por exemplo ) votariam também os presidentes eméritos ( hoje nenhum existiria ) e se Dilma for uma senadora emérita o vice-presidente poderia não dar o voto à presidente de oposição ( se o PSDB se eleger ) e o projeto empatado seria rejeitado, o STF poderia deliberar e decidir por voto de presidente emérito e aprovar ou não por maioria a proposta.
-
Os senadores eméritos são uma boa contribuição pois não tem direito a renunciar ou ser cassado, exceto por cometer crimes comuns.
No caso seria demitido e pararia de receber salário de senador mas continuaria eternamente impedido de concorrer à presidência e outros cargos públicos.

Reply

fim da reeleição e tempo limite para carreira politica...

tem sujeito que eh politico profissional desde sempre...

Reply

CEL,

Sou contra a reeleição nos três níveis de governo. No legislativo a mesma coisa, senadores, deputados e vereadores não podem ser reeleitos para mandatos consecutivos. Com relação às urnas eletrônicas atuais, sou contra, o sistema é falho pois não permite recontagem no caso de suspeita de fraude (ISTO NÃO ECZISTE).

Índio Tonto/SP

Reply
Paulistano Estressado mod


Concordo !

O executivo precisa TRABALHAR e não passar 4 anos fazendo campanha para a próxima eleição !!!
Se não fizer direito em 5 anos,que caia fora,tchau e benção ...

Reply


Aí gostei. É uma bandeira que Aécio pode impunhar e que certamente terá o apoio do eleitor.

Também pode ser uma maneira de convencer o Serra ficar mais tranquilo trazendo uma esperança de ser Presidente...se o Aécio ganha, ele poderá conseguir aprovação no congresso a esse projeto e no final de seu mandato apoiar Serra.

Reply

Aécio é esquerdista,tanto na economia como em valores morais.

O que o Brasil está precisando é de um candidato liberal/conservador.

Reply
Laudelino Marcos Silva mod

É uma chance de consertar essa grande "eme" que FHC nos deixou. Sua verdadeira herança maldita. No primeiro mandato o eleito faz campanha pra reeleição e no segundo se locupleta. Deveria levantar outra bandeira que é acabar com os suplentes do senado. Aliás os três (Aécio, Campos e Marina) deveriam se unir nessa luta.

Reply

Vide opinião de Reinaldo Azevedo.

Reply

Entre 5 e 6%?? Isto vai estourar em mais de 10%.

Reply

Apoio a ideia de Aecio Neves ! Se o cabra sabe fazer, faz logo e vai pra outra, dah chance de outros contribuirem.

Reply

AA viuva nazista do serra das 10:30 h envio uma sugestão : assuma sua frescura, e vote logo na Dilma. Vai te fazer bem soltar essa franga petista presa no seu coracaozinho.

Reply