Se fizesse pronunciamentos, Dilma chamaria a EBC. Como faz propaganda eleitoral, gasta rios de dinheiro com agências de publicidade.

Comentário: A EBC Brasil é uma empresa pública, que possui toda a estrutura para gravar e colocar no ar os pronunciamentos de Dilma. Como não são pronunciamentos, mas verdadeiros comerciais eleitorais, Dilma gasta rios de dinheiro para anunciar seus feitos ao país.A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.

O cenário é sempre o mesmo: o Palácio do Alvorada desfocado ao fundo, enquanto a câmera passeia lentamente sobre trilhos e dá movimento à imagem, sem tirar do primeiro plano a mesma personagem, sentada. O formato dos pronunciamentos de Dilma Rousseff na TV pouco mudou, mas os gastos para produzir os anúncios veiculados em rede nacional tiveram uma disparada nos últimos quatro meses.
 
Desde que foi eleita, Dilma já convocou emissoras de rádio e televisão para a transmissão de 12 pronunciamentos, que custaram aos cofres públicos um total de R$ 855 mil, em valores corrigidos. O salto no valor pago -já descontando a inflação- foi de 37% entre o primeiro pronunciamento, quando Dilma apresentou o novo slogan do governo, em fevereiro de 2011, e o último, em março, no qual anunciou a desoneração da cesta básica. Os valores pagos incluem despesas com produção, gravação e edição dos vídeos. Em 2011, os quatro primeiros anúncios tiveram um custo unitário de produção de até R$ 66 mil. Já do final de 2012 até o começo de 2013, os três pronunciamentos feitos superaram os R$ 90 mil cada.
 
A Presidência da República justifica o aumento dizendo que os preços não eram reajustados havia quatro anos. "Em dezembro de 2012 houve uma atualização de valores na produção dos pronunciamentos, uma vez que os preços praticados remontavam ao ano de 2008." Se mantiver o preço atual, o governo pode contabilizar em maio, com o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho, gastos de cerca de R$ 1 milhão com os anúncios de Dilma em rede nacional. O governo federal não paga para veicular os vídeos em rádio e televisão -somente os custos com a produção. Um decreto presidencial de 1979 prevê que as emissoras possam ser convocadas para divulgar gratuitamente assuntos de relevância.
 
Três agências de publicidade -Leo Burnett, Propeg e Nova S/B- que venceram licitação e têm contratos com a Presidência da República disputam entre si a confecção de cada pronunciamento. A Propeg fez 10 dos 12 pronunciamentos de Dilma -muitos deles supervisionados por João Santana, o marqueteiro da campanha petista de 2010. Ele também foi responsável pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, em 2006.
 
Apesar de exigir das agências gastos discriminados e cotação de preços no mercado, o governo não informou à reportagem quanto foi pago, por exemplo, a diretores, cinegrafistas, editores, maquiadores e cabeleireiros. Tudo está embutido no preço total do pronunciamento, uma vez que as agências de publicidade selecionadas para prestar o serviço têm liberdade de subcontratar profissionais de cada área. "As agências são remuneradas pelos serviços por ela intermediados e supervisionados", afirma a Presidência.
 
O valor pago pelos pronunciamentos é abatido do contrato total das empresas com o governo federal.
No mercado do marketing político, o custo superior a R$ 90 mil é considerado alto, mesmo utilizando equipamentos de ponta e contratando os melhores profissionais de texto, arte, luz e direção de cena.

7 comentários

"Um decreto presidencial de 1979 prevê que as emissoras possam ser convocadas para divulgar gratuitamente assuntos de relevância"

ué, isso eh coisa do tempo da "milicada" que os progressistas tanto odeiam...

por que a destrambelhada não tratou de revogar o decreto?

gostaram de fazer propaganda de graça, né?, sem ter que pagar as emissoras comerciais para isso...

o que eh de interesse da corja, fica valendo...

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Coronel,

O custo é secundário visto que ella faz propaganda eleitoral fora do prazo.

Tenho certeza que a Justiça Eleitoral tem mecanismos para coibir tal atuação se não estivesse "mancomunada" na divisão do botim!!

JulioK

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Como é fácil gastar o dinheiro dos outros. Dinheiro suado dos contribuintes!!!

O pior é que propaganda-espalha-mentiras!

A anta vem à TV para falar da diminuição da energia elétrica. Em alguns casos ela até aumentou. Desoneração da cesta básica??? Isto é uma piada, a comida aumentou significativamente nos supermercados. Quero só ver o que ela reservou para o 1º de maio.

E o $$$ que a atéia gastou com sua comitiva em Roma??? Mais de R$500 mil !!!!


FORA PETRALHAS!!!!


Chris/SP

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Cel
A Dilma está tão, mais tão deslumbrada, que mais parece a Maria Antonieta, a austríaca. Só falta ser decapitada. Cadê o Robespierre?
Esther

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Botem essa gorda pra correr!!!!!!!!!

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A administração petista é pautada pelas agências de publicidade. Deveria ser proibida o uso da maquina governamental em usar manobras que servem apenas para enganar a população. João Santana entre outros, são repugnantes nessa profissão.
É triste receber essas propagandas cheia de populismo e mentirosas.
Dilma faz um jogo politico nefasto e vazio, que só prejudica o país.

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Hummm...o decreto presidencial é de 1979? Uai... não tão caçando os militares, não vão reverter esse decreto não?

Ah... é que aí o desgoverno e o contribuinte não pagam né. ôôô... uma coisa boa feita pelos militares?

Então tá...

Desde quando um monte de palavras desconexas é igual a um pronunciamento? No fim das contas, dinheiro público jogado no lixo.

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