PSDB muda marketing e acorda para internet.

O PSDB vai trazer um dos estrategistas da campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar a construir a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República em 2014. A costura para trazer David Axelrod, um ex-alto funcionário da Casa Branca e conselheiro político das campanhas presidenciais de Obama, foi feita pelo novo marqueteiro do tucano, Renato Pereira, com ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -que tem proximidade com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton.
 
Segundo a Folha apurou, o partido também fez contato com Antonio Villaraigosa, prefeito de Los Angeles e uma das estrelas em ascensão do Partido Democrata dos EUA. A legenda pretende trazê-los para orientar o tucano na fase da pré-campanha, sobretudo na área de internet. Ainda não há data para o desembarque dos dois democratas, mas integrantes da cúpula do partido afirmam que isso ocorrerá após maio.
 
Nesse mês, Aécio Neves deverá assumir a presidência do PSDB e lançar o programa de TV do partido, primeira aparição do senador mineiro em cadeia nacional para se apresentar como alternativa tucana ao Palácio do Planalto. Conforme os planos do grupo de Aécio, o objetivo é colher experiências em pesquisas por segmentação do eleitorado e estratégias na área de campanha digital.
 
Os tucanos querem aprender como encurtar a distância entre candidato e eleitor por meio de uma fala mais direta, com mensagens focadas em segmentos sociais específicos. Além disso, buscam ferramentas criativas para usar de forma moderna e mais eficaz nas redes sociais. Intensificar uma ação pela internet é uma das missões de Renato Pereira, marqueteiro considerado "entusiasta" da linguagem virtual.
 
Foi por meio da internet que Obama popularizou sua candidatura, tanto nas primárias democratas como na candidatura para presidente. Por meio dela, aproximou-se do eleitorado jovem e difundiu o slogan da "mudança", além de elevar a arrecadação de recursos por meio de financiamentos de baixo valor feitos por simpatizantes individuais. O resultado levou o próprio PT, em 2010, a convidar o norte-americano Ben Self, da Blue State Digital, para dar palpites na estratégia de internet da campanha de Dilma Rousseff. Ele também trabalhou na campanha de Barack Obama. (Folha de São Paulo)

19 comentários

Coronel,

Sigo com a clara visão que 2014 será a eleição do "conserto" do Brasil.

Os empresários e o mercado financeiro estão MUITO preocupados com os rumos da economia.

Vai sobrar financiamento para quem prometer(com histórico comprovado) consertar as burradas do PT.

Até porque o Brasil não aguenta esperar mais 4 anos antes de implodir!!

JulioK


Reply

Eu falei que o Mineirim é bão!

Reply

Coronel,
vamos ver o discurso. Vamos ver se o Aécio vai bater e bater forte. Sendo assim, acredito que a Anta II terá dias difíceis.

Reply

Podem dizer qualquer coisa de Aécio, certamente ele tem muitos defeitos, mas uma coisa é certa, o mineiro tem seus trunfos, que são:
1.Menor índice de rejeição, pelo fato de ser desconhecido no resto do Brasil;
2.Sabe que a Internet é uma ferramente pra atingir os jovens, ao contrário do Serra;
3.Não é um candidato burocrático e teimoso como o Serra, é muito mais ágio.
4.A Copa poderá ser um desastre pra Dilma, se tiver sorte e visão, saberá aproveitar essa oportunidade contra os petistas;
5.A economia vai mal, continuará assim até 2014, não importa o marketing, o efeito Pibinho não dá pra esconder.

Reply

Desculpa, pode funcionar, mas o tipo de eleitor é completamente diferente. O eleitor americano é altamente escolarizado, e sabe refletir muito bem sobre a sua própria condição. O eleitorado brasileiro é formado basicamente por analfabetos funcionais, que não fazem ideia da sua própria condição social. Por isso, o senhor Lula ganha votos com discurso de boteco.

Reply

O Aécio não joga para perder. Vai com tudo contra a turma do mensalão. Com o PT falido e a militância gorda de tanto cargo público, vai dar Aécio.

Reply

Parece que desta vez vai, quando os tucanos querem, sabem fazer e são melhores.
Estaremos aqui fazendo a nossa parte.

Vemos sinais de um cansaço do governo petralha na população. Por mais que a gerentona fale, a realidade se mostra outra. É a inflação em curso firme e forte.

As medidas do gov não são eficientes. A reclamação é geral.

Reply

Coronel, o último parágrafo do post seria meu comentário, NOTA DEZ.
Nos EUA inexiste "horário eleitoral gratuito" em redes de televisão.
Os dois candidatos digladiam-se em assuntos pequenos, desde adultério, falar alto em público, se um dia ele usou drogas ou experimentou...
-
Inexiste o espírito de SE O OUTRO VENCER A DITADURA DESTRÓI OS USA .
-
Aqui todos os candidatos fazem um jogo "SE EU PERDER,O candidato xxx ganhar, o yyy também, a ditadura tomará conta do país. MESMO EM HUMILDES ELEIÇÕES MUNICIPAIS fazem estas colocações, imaginam-se como generais na Segunda Guerra Mundial, o avanço inimigo era a escravidão.
-
-
O Brasil tem que virar esta página e ESQUECER O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO como propaganda eleitoral e USAR ESTE HORÁRIO para colocar as posições DOUTRINÁRIAS, objetivos do partido político, ideologicamente a posição relativa a outros, os seus OBJETIVOS DE LONGO PRAZO, economia e reformas constitucionais quando as defende ( parlamentarismo, idade da maioridade penal, por já existir o voto aos 16 anos o "menor" com esta idade já tem maioridade penal) e teria tratamento diferenciado dos outros menores e adolescentes, não se aplicaria a cláusula pétrea, pois foi aprovada no conjunto pela ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE em 1988. ISTO É CAUSA SÉRIA PARA O STF JULGAR, quem deveria julgar crimes e dar A ÚLTIMA PALAVRA seria o STJ a máxima instância criminal.
-
EM PAÍSES SÉRIOS o Supremo Tribunal Federal raramente é provocado, só em CAUSAS ESTRITAS INTERPRETAR A APLICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
-
Nas estaduais o TJ decidiria e apenas artigos que colidam com a federal o STF invalidaria.

Reply

Cel
Pelo menos desta vez parece, eu disse "parece", que o PSDB está empenhado a despender todos os esforços para ganhar as eleições, coisa que não faz há 12 anos. Já é alguma coisa terem aposentado o incompetente Gonçales.A maneira pela qual o PSDB se apresentou para competir nestes 12 anos, parece piada, ou seja, não faz nada o tempo inteiro, não se esforça para e nem por nada e depois aparece para concorrer, inclusive sem nenhum plano de governo e sem ter feito oposição e cham, cham, cham! Pensava que ganharia por inércia. As eleições que o Alkmin e o Serra concorreram foram patéticas, já que eles agiam por provocação do PT e não por eles, demonstrando assim patética falta de personalidade, objetivo, rumo mesmo.Não foi atoa que perderam até para um poste, no caso do Serra. Agora, que o Alkmin foi x melhor do que o Serra é fato. Não fosse ter abraçado o Garotinho e se fantasiado de Estatais talvez até tivesse ganho. Já o Serra foi um desastre retumbante. Ele fica escondido o tempo todo e depois aparece e não faz merda nenhuma. Assim não deu e não dá mesmo. Vamos aguardar qual será a postura do Aécio.
Esther

Reply

Cel
Acertadas as novas regras para comentários neste blog. Como sempre o cel usando de praticidade e lucidez.
Faz muito bem o PSDB ir em busca de vitoriosos com metodologias eficazes em trabalhar com a WEb, tendo o cuidado, no entanto, de usar marqueteiros brasileiros conhecedores da"alma " do povo brasileiro.
Mas por falar em praticidade e lucidez, é do meu entendimento que trabalhemos desde já e com afinco em prol de Aécio Neves , nosso candidato mas deixemos uma segunda opção para o caso daquelas pessoas que não toleram o PSDB ( existem muitas e não vão mudar de opinião)o Eduardo Campos. Por favor não me joguem pedras, não é fazer campanha pra ele mas se tirarmos o voto que seria da Dilma neste primeiro turno tb é uma forma de vitória. O segundo turno é outra história.
Em tempo: Se por desgraça o segundo turno for entre a Dilma e o Eduardo , voto nele não por gosto mas pra ver a cara do Lula sendo derrotado pelo amigo urso. Isso não tem preço!!

Reply

Coronel,


Que Deus abençoe o povo brasileiro que já não aguenta mais conviver com a mentira, a falsidade, a inveja e o ódio que tomou conta do Brasil depois que o PT assumiu o poder. (mais precisamente depois que os militares deixou o poder). Vamos lutar com todas as forças para que em 2014 conseguimos mudar isto. Espero que o PSDB que é o partido mais forte para enfrentar o PT faça uma boa campanha.

Reply

Palermas! Uma década perdida!

Reply

Trazer consultores do Partido Democrata é a mesma coisa que mirar o alvo da baia vizinha. Os democratas dominam 90% da mídia televisiva e escrita dos EUA. Só nas rádios é que ainda há algum equilíbrio. Muito fácil fazer campanha assim, contando com a simpatia natural de imigrantes ilegais, latinos e outras minorias que querem destruir o país. Aqui, Aécio é a "direita". Tem contra si todo o 'mainstream', a cultura, a academia, os jornais, TUDO! Vai chamar gente que só tem sucesso com tudo isso a favor? É tiro no pé! A coisa certa seria chamar os marqueteiros do GOP, esses sim acostumados a lidar com uma batalha hercúlea contra os interesses dos poderosos, apenas na base dos valores.

Reply

Coturneiro de 28 de março de 2013 14:22


que é GOP?


Flor Lilás

Reply

O colega de 14:22 pensou o mesmo que eu!
Apesar da nomenclatura, os Democratas são a ESQUERDA americana!
Obama é o Lula americano.Um é negro com Harvard e o outro é um analfabeto nordestino. Aliás, Obama é um Lula + Marina Silva, pois também é o queridinho dos atores de Hollywood e dos politicamente corretos. E ele tem o mesmo papinho demagogo do Apedeuta, receber equipes esportivas na Casa Branca, oferecer saúde para todos (mesmo que fique uma M igual ao SUS brasileiro). É a favor do desarmamento, mas seus seguranças são armados até os dentes. OBAMA é PT!!!!
Obama só venceu a eleição porque prometeu abertamente ser a favor da legalização dos Chicanos que estão destruindo a América, assim como Lula e Dilma ganham com os votos dos Nordestinos que não sabem a taboada do três e migram pra SP ou DF. Só quem mora nesses locais sabe do que estou falando.
Espero que dê certo, mas acho que foi uma estratégia equivocada. Aécio é MUITO mais parecido com o Mitt Romney do que com o Obama...
E olha que a eleição americana foi bem mais apertada que a brasileira.
Se for assim, ofereça BILHÕES para o João Santana virar a casaca. Afinal, todo homem tem seu preço.

Reply

Salve! Axelrod!?! Porca Miséria! Vai fazer pelo PSDB o que, esse gangster de Chicago? Radicalizar o seu discurso ainda mais para a esquerda?
Ensinar a fina arte new-left da desqualificação do adversário? Contra o PT, Doutor na matéria?
É, Coronel... a gente até tenta engolir esses tucanos como uma oposição viável aos PTralhas, mas assim fica difícil.

Reply

O tratamento que o psdb dá para eleger traécio "igualzinho" como fazia para ferrar Serra.
Sérgio Guerra, aquele estelita aqui tão criticado, agora tá fazendo tuuuudooooo certinho.
Mudou até o marqueteiro.
Sugiro DuDu.

Reply

-DEMORÔ! Simples assim.

Reply

O estrago que esses Petralhas fizeram e estão fazendo ao País é incomparável.São tantos maus feitos,que qualquer candidato que mostrar a verdade sem medo,leva essa tranquilamente.

Reply