Não será tão fácil para Gilberto Kassab, que hoje é o dono do PSD, atropelando as lideranças que o ajudaram a construir o partido, obrigar os seus membros a aderirem ao governo Dilma. O que é bom para o Kassab, pode não ser bom para grande parte do PSD. Basta olhar as situações regionais.
Comecemos pelo Senado, onde a legenda possui apenas dois nomes. Kátia Abreu, do Tocantins, mesmo que como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) cultive boas relações institucionais com o governo, é aliada do governo tucano de Siqueira Campos. Capaz de mobilizar ampla base, está sendo sondada pelo PMDB e pelo PSB. Sérgio Petecão, do Acre, já flerta abertamente com o PSB de Eduardo Campos, haja vista que o seu estado é comandando pelos Vianna, do PT.
Em caso de adesão ao governo Dilma, Kassab perde, na mesma hora, um´dos dois governadores de estado: Raimundo Colombo. Em Santa Catarina, não existe acordo com o PT e Colombo, junto com quatro federais, vai direto para o PSB de Eduardo Campos. Os seguidores de Jorge Bornhausen tem alergia crônica ao petismo. No Amazonas, Omar Aziz, que era vice de Eduardo Braga, do PMDB, assumindo em seu lugar em 2010 e, logo depois, se reelegendo, não pode disputar 2014. Lá o PSD não terá cabeça de chapa para governador.
Em Minas Gerais, o PSD já está com Aécio, desde o racha de 2012, quando Kassab interviu no diretório regional para fazer um agrado para Dilma, mesmo sabendo que a eleição estava perdida. Resultado: perdeu meia bancada e mais o presidente regional, que saiu do partido. Em outros estados, Kassab opera como um leiloeiro, deixando de lado os fundadores do partido, em troca de maior densidade eleitoral.
A verdade é que Kassab está oferecendo ao governo mais do que ele tem. E parece que o governo acordou para o fato. Os ministérios que Kassab sonhava receber de Dilma viraram um, o menor de todos, a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas. Esperteza demais engole o dono. Parece que a estratégia que sobrou para Kassab será cooptar deputados federais, pois são eles que garantem fundo partidário e tempo de TV. Se houver uma janela partidária, muitos entrarão por uma porta no PSD mas, por outro lado, outros tantos sairão. Na conta final, o PSD poderá não encolher em tamanho, mas ficará sem o que tinha de melhor.
12 comentários
Coronel,
ReplyConcordo plenamente!!!
Esse jogo, o Kassab(onete) perdeu!!
JulioK
Deixa eu falar do PSD de Pernambuco. Aqui, quem criou o partido foi Eduardo, indicando para a presidência, em decisão colegiada com os demistas Marco Maciel e Mendonça Filho, o ex-deputado federal e secretário de Agricultura ANDRÉ DE PAULA.
ReplyAndré é Eduardo Campos até o talo.
Este kassab deverá ter o mesmo destino do Ciro Gomes , ficará mais perdido que cachorro em dia de mudança.
ReplyMalandro demais vira otário.
ReplySr Coronel:
ReplyAqui em SP o kassab não é nada,e o affif é o nada elevado ao quadrado,portanto no seu devido tempo a Sra Katia Abreu tem que procurar outro caminho ou limpar o partido,mandando essas figuras grotescas pentear porco espinho.
Saudações
Kassab sempre foi atraso de vida. E o PSD é agora uma canoa furada. Tem de tirar esse trolha do partido antes que se torne um dinossauro, pois:
Reply'Vote em Kátia Abreu e leve um Kassab' .
Não é interviu, como está no penúltimo parágrafo, mas interveio.
ReplyAnônimo e conterrâneo das 10:04: faço minhas suas palavras e constatações.
ReplyE, se posso sugerir, está na hora da senadora Kátia Abreu tomar um rumo, para que não se perca na vala comum do partido que não é de direita, de centro ou de esquerda.
Fazer o quê, Coronel, tem gente que nasce com vocação pra capacho.
ReplyKatia Abreu e Raimundo Colombo,
ReplyQue barco furado vocês entraram, hein? E agora? Só se abrir uma janela.
Tôda com todos os políticos citados e não abro. Eles estão certos pois até onde se viu não era proposta do partido aderir aos petralhas. Não dos outros né!
ReplyQue decepção com AFIF.Votei nele e ele traiu o Geraldo Tomara que nunca mais se eleja.SÓ PARA FICAR MINISTRO, ELE SE BANDEOU PRA DILMA.QUE FEIO.E KASSAB ACABBBBBOU
Reply