Insatisfeita, Dilma quer Comissão da Verdade criando mais factóides midiáticos. Em resumo: quer botar o povo contra os militares.

Vítima de tortura durante a ditadura militar, a presidente Dilma Rousseff não está satisfeita com os resultados alcançados até agora pela Comissão Nacional da Verdade, e cobrou uma mudança de rumos nos trabalhos do colegiado. Em conversas recentes com integrantes do grupo, Dilma exigiu mais resultados concretos e que sensibilizem a opinião pública, já que pouco do que está sendo feito vem sendo divulgado.
 
A principal intervenção da presidente foi no sentido de pedir que a comissão investisse mais nos depoimentos públicos de familiares, como forma de promover uma “catarse nacional”, como mostrou na quinta-feira a coluna Panorama Político. Alguns focos de resistência na comissão a esse tipo de atuação desagradaram ao Palácio do Planalto, que acompanha de perto os trabalhos. Só este ano, Dilma já teve reuniões reservadas com Cláudio Fonteles e com Paulo Sérgio Pinheiro.
 
O próximo passo da comissão, que deverá causar comoção nacional, será atuar junto à Justiça brasileira para que autorize a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, deposto e exilado pelo golpe militar. A exumação já foi autorizada pelos familiares de Jango, que acusam os governos militares na América do Sul, no âmbito da Operação Condor, de terem assassinado o ex-presidente em 1976. Um juiz uruguaio requisitou a exumação, e o governo brasileiro concordou com o pedido.
 
Em conversas com integrantes do colegiado, a presidente obteve a resposta de que a comissão já reuniu uma grande quantidade de informações inéditas, e que terá um material consistente para apresentar ao fim do período de funcionamento, em maio de 2014. Em relação ao ponto fundamental para Dilma — o de provocar maior comoção nacional —, ainda há resistências de alguns integrantes. A crítica da presidente é que, diferentemente das comissões mais exitosas pelo mundo, como as da Argentina e da África do Sul, no Brasil não se está promovendo uma catarse das feridas abertas pela ditadura. De acordo com pessoas próximas à presidente, ela acredita que somente a partir desse processo será possível promover uma verdadeira “cura”.
 
Dilma alertou que, nesses países, o sucesso das comissões deveu-se em grande parte às sessões em que eram ouvidos mães, esposas, filhos e demais familiares das vítimas, em depoimentos que eram tornados públicos, dando-lhes espaço para “exorcizar” seus fantasmas, chorar suas dores e espantar a tristeza. Dilma solicitou que, nos próximos meses, a comissão adote esse mecanismo.
 
O alerta do Planalto foi reforçado devido a desavenças internas que a comissão está enfrentando por conta da condução dos trabalhos. Enquanto uma parte do grupo defende que haja mais envolvimento público, para comover a sociedade em relação aos fatos ocorridos durante a ditadura, outra parcela dos integrantes acredita que o melhor é esperar até o fim dos trabalhos para somente então tornar os resultados conhecidos. De acordo com interlocutores do Planalto, os integrantes chamados pela presidente Dilma sinalizaram que poderiam adotar as mudanças.
 
No último encontro com integrantes do colegiado, Dilma afirmou que avaliaria o apelo do grupo para fazer mudanças na comissão. Alguns dos membros manifestaram preocupação com as constantes ausências de José Paulo Cavalcanti Filho, consideradas “injustificadas”, e também com a participação do ministro Gilson Dipp que, desde o ano passado, por questões de saúde, deixou de comparecer às reuniões. Há receio de que o desfalque prejudique o andamento dos trabalhos.
 
— O José Paulo Cavalcanti não está envolvido fortemente com a comissão, e em relação ao Gilson Dipp, ele não se apresentou ainda, não sabemos como está seu estado de saúde. A situação está difícil e precisamos de uma deliberação sobre isso. Há tempo hábil para se promover uma substituição. A um ano e um mês do fim dos trabalhos, ainda é possível que uma pessoa se integre perfeitamente ao grupo. Estamos no limite para dar uma definição — afirmou um integrante do colegiado, que prefere não se identificar.
 
A presidente teria demonstrado pouca disposição em realizar esse tipo de intervenção, mas prometeu analisar o caso. Dilma teria tentado convencer o grupo de que seria melhor trabalhar com cinco pessoas do que perder tempo e polemizar com eventuais mudanças, e pediu que os integrantes tocassem os trabalhos independentemente do problema, enquanto avalia a substituição. (O Globo)

27 comentários

Coronel,
estamos precisando de um novo 1964.

Reply

Coronel,


DILMA QUERIA IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL!
GUERRILHEIRA - MATOU, ROUBOU!

Sente-se agredida.
Que vá procurar um psiquiatra para se curar!


E a família do Soldado Kosel será chamada para depor???????????????

Catarse nacional teremos no dia em que o PT cair e tivermos os ladrões do erário mofando na cadeia!


Flor Lilás

Reply


Sobre a gerentona :

- Jim Rogers, um dos maiores investidores do mundo disse que está se tornando impossível investir no Brasil, por conta de quem ele chamou de "aquela senhora" - a presidente da República. Em entrevista ao Estado Broadcast, do grupo do Estado de S. Paulo, o economista destacou que "ela está tornando ilegal investir no Brasil", salientando que não investe mais e nem deverá voltar a investir tão cedo no Brasil.
Para ele, o País precisa parar de impedir capital novo de entrar, tornando-o mais acessível e sem controle de moeda, criticando os esforços de "guerra cambial" praticados pelo governo de Dilma. "Ela coloca obstáculos para Chineses e Coreanos, aqueles que são grandes 'clientes' do Brasil. Ela não está ajudando o Brasil, está prejudicando, deveria haver uma abertura maior do País, uma abertura maior para o capital", afirma.
Com isso, ele acredita, o Brasil se tornaria uma das grandes economias mundiais - algo que, em sua opinião, tem sido impedido apenas pelo governo. "Já houve tempos de se investir no Brasil, mas quando você tem alguém que é contra expertise, contra capital, que ataca seus parceiros, alguém com esse tipo de atitude, então não dá para investidor no Brasil, se isso mudar, voltarei a colocar meu dinheiro lá", salienta Rogers.

Reply

Coronel,

Se alguém duvidou que este seria o "caminho da vingaça", fez papel de bobinho!!!

JulioK

Reply

Viva 31 de março de 1964.

Reply

Eu não entendo a razão para ficar remexendo em feridas cicatrizadas. Há o risco delas se transformarem em um câncer. E há tanto serviço para o governo fazer. Combater a inflação que voltou, consertar a Petrobrás, a Eletrobrás que vai pelo mesmo caminho, educação e saúde falidas, a corrupção desenfreada.

Reply

Cel. O comando atual fez AMAN ou viraram apenas funcionarios publicos. Mais hombridade e açao , pois estamos precisando.

MORRER PELA PATRIA...

Reply

CEL,

Por mais que os detentores atuais do poder queiram mudar a história não conseguirão pois os fatos falam por si.

A infraestrutura que AINDA existe no Brasil foi toda criada durante o governo militar.

Lula e Dilma não conseguiram implementar nada de substancial, dois "governos" medíocres e perdulários. Estão se mantendo no poder à custa de propaganda maciça, manipulação de dados e índices e dos eleitores incautos.

A preocupação em mudar a história é mais um passo para manipular a opinião pública. Existe pressa, pois a água já está batendo no pescoço (para não dizer na bunda), seus argumentos estão se esgotando, seus podres estão aparecendo, a economia anda para trás, a inflação aumenta dia a dia, a dívida pública é estratosférica, a herança do governo FHC já foi gasta e a derrota está se aproximando.

Podem exumar o defunto que quiserem, até Chavez, Stálin ou Mao, os dias estão contados.

Fora Lula, fora Dilma, fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

Reply

Lee Oswald na Comissao da Verdade!! Eis a soluçao!!!!

Reply

Não vão chamar a família daquele rapaz do Araguaia que segundo já vi informações, que cortaram a orelha dele na frente da mãe? Os familiares do jornalista que morreu com a bomba no aeroporto? E tantos outros casos de tortura por parte dos comunistas? Quem quiser se informar à respeito é só procurar na internet que tem muitas fontes de informação. Eu por exemplo, já li bastante. Que se repita de novo em 31 de março de 2013. Viva os militares.

Reply

quer criar clima para esconder a pepineira que esta vindo pela frente, com a derrocada da Eletrossauro e da Petrossauro...

sem falar a volta da inflação, o PIBinho e o IDHzinho...

eles viram que o caso Feliciano ja esta arrefecendo e a população ficou do lado dele...

ai tem que criar uma nova cortina de fumaça e uma nova pauta para a imprensa golpista de merda seguir a risca bovinamente...

Reply

Coroné,Domingo dia 31 vou de boina verde oliva, que essa canalhada comunista se foda, se tivessem conseguido o que queriam, hoje estaríamos comendo pastilhas de suplementação e uma cesta básica de 12 kg de alimentos de segunda, ou fariamos fila em Supermecados para esperarmos os frangos, como acontece na terra do maldito chaves, que destroçou um dos Paizes mais avançados das Américas, os principais Esportes eram o Golfe,o Turfe, hoje predomina o futebol,e a fome, grande abraço.

Reply

O governo perdido, inflação em alta, crescimento baixo.
O que a dona Dilma quer é ter um pretexto para mudar o foco de seu incompetente governo.

Reply

Deixa o povo saber que os ex-guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no nosso País são hoje vergonhosamente indenizados porque não conseguiram fazer no Brasil o que o ditador Fidel Castro fez em Cuba. Essa imoralidade já nos custou mais de R$ 5 Bilhões. Quero ver o que o povo vai dizer.

Reply

Coronel, os militares são atacados e ficam quietos!!!

Reply
General Maximus Decimus Meridius mod

Coronel

Faço minhas as palavras do anônimo das 13:00.
Este pessoal não vai investigar o outro lado?

General Maximus Decimus Meridius

Reply

Como dizem os petistas: qual a PROVA de que ela foi 'barbaramente' torturada ou mesmo torturada? Ela foi detida, julgada, teve amplo direito de defesa, foi condenada à prisão e solta antes de prazo por "bom" comportamento. Solta, sem cicatrizes visíveis, chifrou o marido e foi pro Sul onde engravidou em seguida. Nada mal para quem foi "BARBARAMENTE" torturada durante 3 meses no REGIME militar. É como recomendava o comuna Mário Lago: se entrar em uma delegacia, diga que foi torturado. Sempre!

Reply

A suína que assaltava bancos com uma metranca na mão, agora senil, botoxada e obesa quer dar uma de beatona!


BOTEM ESSA ANTA PRA CORRER!!!!!!!!!!

Reply

Essa mulher é uma cobra ignorante. Ela é contra o controle da imprensa, mas por trás incentiva o controle. Ela quer colocar uma coleira nos militares, e vai conseguir, se não houver reação. Apoio os militares de forma integral, são patriotas e nossa reserva moral.

Reply

cel,

Que presidenta burra, pqp. Estamos fudidos.

Que presidenta incompetente, pqp. Estamos fudidos.

Precisa os militares criar um cemiterio clandestino e colocar um monte de corruptos deste governo la.

Reply

Voces lembram como era difícil trocar uma nota de 10 em 1995 ? e como é fácil trocar uma nota de 100 agora ?melhorou,néééé ? Quanto à "comixão", é facil;continuem fazendo o que tem feito, inventando cada vez, mais mentiras.E esquecendo a verdade.Aonde estão as provas ?Só testemunhos?Exames de DNA de supostos restos mortais de desaparecidos? Matar dentro do "aparelho" pode? Executar civis pode?Planejar a morte de inicentes,pode? "Tribunal" pode?
Os Castro só saem do poder mortos por causas naturais.Eles tem medo da verdadeira justiça dos homens, e provavelmente teriam direito pleno a defesa, embora pelo que fizeram possa parecer absurdo.

Reply
PAULO PASCHOAL JUNIOR mod

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE. HÁ UMA FORMA DE CONTRABALANÇAR MAIS ESSE ACHAQUE CONTRA DEMOCRACIA. É FAZER CITAÇÕES NAS REDES SOCIAIS DAS PUBLICAÇÕES DOS TERRORISTAS, ONDE ELES RELATARAM AS "MARAVILHAS DE SEUS FEITOS" (CRIMES HEDIONDOS), MOSTRANDO QUEM FORAM OS POBRES SANTINHOS DO PAU OCO, QUAIS ERAM SEUS VERDADEIROS OBJETIVOS, O QUE ELES FIZERAM. HÁ FARTA BIBLIOGRAFIA SOBRE O ASSUNTO. ASSIM ESSA AÇÃO SIONISTA PODERÁ SER MINIMIZADA OU ATÉ MESMO ELIMINADA DIANTE DA OPINIÃO PÚBLICA. RESTA LEMBRAR QUE AS FORÇAS ARMADAS AINDA SÃO A INSTITUIÇÃO DE MAIOR CREDIBILIDADE E MENOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO NO BRASIL, DIFERENTEMENTE DO QUE ACONTECEU NOS CITADOS PAÍSES NESTE ARTIGO. FORTE ABRAÇO.

Reply
Carioca da Gema mod

Não sei que tipo de comoção Da. Dilma quer provocar. Sinto até saudades dos anos em que os militares estiveram no Poder. O País estava uma baderna cheia de "barbudinhos" a cata de pessoas para enfiarem a sua doutrina comunista, em reuniões secretas, desrespeitando tudo e todos. A visão daquele rapaz de cara famélica, cabeludo e de camisa amarela pedindo intervenção da Onu no Câmara dos Deputados pedindo a saida do Feliciano me fez retroceder no tempo. O governo do PT Trouxe de volta os comunistas de aluguel para desmontar a nossa sociedade em nome da da vingança de uma turma desequilibrada mais rica de tanto roubo do nosso dinheiro. Uma das grandes obras dos militares foi, por exemplo, a Ponte Rio-Niteroi. Me apontem uma grande obra desse Governo do PT? Nada!...Estão destruindo o nosso patrimônio, desmontando uma Petrobas, vendendo a preço vil visando angariar 10 bilhões que não sabemos para onde vai. Destruindo as estruturas familiares, privilegiando minórias que com certeza devem ter patrocinio do PT. Enfim, Se D. Dilma ganhar em 2014 o povo brasileira estara é Fu. Mais 4 anos e destruiram de vez nosso Pais.

Reply

0 que a Dilma almeja com esta tal de comissão de verdade, é esconder a sua incompetência administrativa. 0 que ela quer é jogar o povo contra os militares. 0 melhor seria se este voltassem e a petralhada seguissem para Cuba, Venezuela, Iran, Corréa do Norte etc.

Reply

Tá claro, companheiros?

Catarse nacional? Depoimentos emocionados de familiares? Envolvimento pessoal da presidenta?

A mulher é bolivariana legítima. Só não vê quem não quer. Vamo ficar assistindo, de graça?

Será que está chegando a hora de ver quem tem garrafas pra vender?

Reply

Tomara que esse tiro saia pela culatra! Tomara que essa tentativa de reescrever a historia sirva para aguçar a curiosidade das pessoas sobre o período militar.

Vamos lembrar que pelo menos 100 milhões de brasileiros não viveram muito da ditadura por nem serem nascidos ou serem novinhos demais pra lembrar. Esse povo foi "ensinado" dentro da pedagogia socialista de muitos professores comuno-socialistas. Que eles queiram se informar!!

A família do soldado Kosel será chamada?

Reply

Ela, Dilma, quer é se esconder atrás da fábula de perseguida politica para obscurecer a decadência social, moral e econômica do país; como uma espécie de salvo conduto para destruir a nação, impunemente.

Reply