Gentileza demais da conta.

Comentário: Marina Silva é a maior adversária da agropecuária brasileira. Foi desmascarada durante o debate do Código Florestal, pois encontrou, finalmente, oposição estruturada contra as suas teses sonháticas. É bom o PSDB olhar o mapa vermelho e azul do país, o mapa dos votos, para ver em que regiões o azul preponderou. Em vez de defender as ongs internacionais e a sua representante, o tucanato deveria estar preocupado com o avanço da Dilma sobre os seus principais redutos eleitorais, localizados nas ilhas de excelência rurais deste país. Marina Silva, na hora H, não dará um voto ao PSDB. Vai para a neutralidade e não duvidem que pregue voto branco ou nulo. Já a sua simples presença ao lados dos tucanos, representa a perda de votos que, estes sim, podem ser cruciais para o segundo turno. Entre o risco Marina Silva e o risco Dilma Rousseff, 99% do Campo votará na petista. E que os tucanos não se queixem de pragmatismo, quando estão usando de gentileza demais da conta com a maior inimiga da produção agropecuária. Ser gentil com Marina Silva, não atacando desde já o seu fanatismo, representa a perda de muitos votos no Brasil Rural, que não serão compensados por votos urbanos dos adoradores da "santa". O PSDB não está precisando tomar um banho de povo, apenas. Está precisando tomar um banho de roça. Abaixo, coluna de Dora Kramer, intitulada "Gentil patrocínio", publicada hoje no Estadão.
 
Não é ato oficial nem explícito: informal e discretamente o PSDB está ajudando Marina Silva a coletar assinaturas para a criação de seu novo partido. Migrantes do tucanato para a Rede dos “sonháticos” comentaram com antigos companheiros de partido que está havendo dificuldade na coleta dos apoios exigidos pela Justiça Eleitoral para conceder registro à legenda que precisa estar legalizada até início de outubro.

Em vários estados, a estrutura do PSDB se movimenta para arregimentar signatários e também para conferir as assinaturas. Em Minas Gerais, por exemplo, há prefeitos encarregados de contribuir cada um com 2 mil nomes devidamente checados. Solidariedade? Pragmatismo: se Marina conseguir criar a tempo a sua Rede, muito provavelmente concorrerá à Presidência em 2014. Para a oposição é um bom negócio, pois quanto mais numerosos forem os concorrentes, maior a divisão de votos. Consequentemente, aumenta a chance de haver segundo turno.

O raciocínio parte do princípio de que hoje quem tem votos é a presidente Dilma Rousseff. A oposição pode até vir a ficar bem, mas por enquanto sabe que está mal na foto. Precisa recorrer a todos os recursos a fim de tentar equilibrar o jogo, já que a situação tem a popularidade da presidente, a exposição inerente ao cargo e todos os meios à disposição.

Uma das maneiras é incentivar a concorrência que possa subtrair votos de onde eles estão mais concentrados: no governo. Marina pode até não repetir o desempenho de 2010, quando atraiu 20 milhões de eleitores. Mas, se entrar na disputa, fica com parte do eleitorado de esquerda, jovens e decepcionados com a política em geral.

Claro que o governador Eduardo Campos também entra nessa conta. Por enquanto, os tucanos estão achando ótima a movimentação dele e não o veem como uma ameaça ao senador e provável candidato do PSDB, Aécio Neves. Ao contrário. Na avaliação deles, Campos ajuda a difundir críticas ao governo e a atrair eleitores no Nordeste. Aqui de novo o mesmo raciocínio: quem tem votos da região é Dilma, não o PSDB. Portanto, ela teria a perder.

Além da questão regional, na visão dos tucanos, o governador de Pernambuco também atrairia parcela do eleitorado governista que já estaria cansado do PT, crítico à maneira de Dilma governar e em busca de uma “novidade”. Isso sem falar no potencial de desagregação da base aliada ao governo que o PSDB enxerga na presença de Eduardo Campos em cena como provável candidato.

Muito bem, vamos que saia tudo conforme o desenho desse figurino, que haja segundo turno, que o candidato tucano passe para a etapa final. O que garante que os outros concorrentes não ficarão neutros ou com Dilma? Pois é, por ora só a esperança de que as premissas estejam certas e o vento sopre a favor.

17 comentários

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1254922-relatorio-contraria-dilma-e-diz-que-raio-causou-apagao.shtml

"No dia em que falarem para vocês que caiu um raio, vocês gargalhem. Cai raio todo dia nesse país. Raio não pode desligar o sistema, se desligou, é falha humana."

Coronel, a gente já pode rir?

Reply

Cel.

Dei uma olhadinha nesta notícia e a situação do Aécio está difícil quanto ao tempo de TV. O páreo Dilma-Aécio é muito desigual.


Aécio tem dificuldades para obter tempo de tevê

http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/03/31/aecio-tem-dificuldades-para-obter-tempo-de-teve/

Chris/SP

Reply

esse PSDB eh uma bosta mesmo!

puta partido dos infernos!

sempre fazendo merda atras de merda...

Reply

mas eh sem duvida alguma que, no segundo turno, todos que estão com o governo agora e se distanciaram por causa das eleições, voltarão correndo para a mamadeira que jorra grana sem parar...

Reply

Coronel,

Ou o PSDB compõe antes do 2o. Turno ou, se for, ficará sozinho!!

Abre o olho Aécio, teu cavalo esta manco. É bom ter outro por perto!! Espero que seja o do Xerife e não o de bandido!!

JulioK

Reply

Estou enganado, ou o Coronel já começa a se dar conta da canoa furada que embarcou com o Traécio de minas?

Reply


É isso coturno, agora vc tem alguma dúvida que Dilma vence? pelo amor de Deus, cooperar com essa pilantra?

Reply

Cel
O PSDB só faz merda mesmo. Apoia aquela que não o apoiou no 2º turno. Não é possível. Jamais ví um partido que gosta tanto de apanhar. Só o fato de apoiar a Marina já me dá nojo.
Esther

Reply

Se hoje o Brasil não é Cuba, deve-se a contrarrevolução de 31 de março de 1964. Houve tortura sim, e isso é indefensável. A Comissão da Verdade, infiltrada, só vê os crimes dos militares e não dos terroristas. Se é da Verdade tem que atuar vendo os dois lados. Naqueles tempos, havia necessidade de uma intervenção e grande parte da população apoiou para se livrar do caos reinante. Hoje, tempo do Foro de São Paulo e das repúblicas bolivarianas, é tachado de reacionário e de direita quem fala sobre isso. Ninguém lê sobre os crimes da revolução comunista na Rússia e nem dos outros avatares comunistas, como, por exemplo, a ilha dos Castros. Os comunistas daqui compram apartamentos em Paris e EUA. Assim, torna-se fácil se dizer da esquerda, são capitalistas para eles e para o povo idealizam o comunismo. Sou brasileira e quero viver numa democracia, sem ditadura de direita nem esquerda. Quero viver e ser livre. É pedir muito? Nilda Paula

Reply

"Não é ato oficial nem explícito: informal e discretamente o PSDB está ajudando Marina Silva a coletar assinaturas para a criação de seu novo partido."

coronel

informal e discretamente o psdb entregou a republica para os comunistas do petê e se faz de mocinho ofendido.

|õ cambada de vagabundos

Reply

Caro cel e demais comentaristas deste blog.

Gosto muito deste espaço e do entusiasmo da militância de seus leitores mas não me joguem pedra no que eu vou falar por favor. Falta, muitas vezes,bom senso e praticidade para enterpretar certos passos do jogo político. Não vejo nada de errado no PSDB em ajudar a Marina a tornar seu sonho, delirante por sinal, de montar a tal rede. É uma questão de praticidade. Ela vai tirar, SIM muitos votos da Dilma, num primeiro turno. É consenso aqui que temos o melhor dos candidatos a presidência de 2014( embora não fosse o ideal de muitos) e que ele tem um enorme potencial de crescimento futuro. Mas quem garante que sozinho num embate com o PT( vamos supor que o Eduardo na hora "g" tire seu time de campo)o PSDB consiga os votos necessários ? Não podemos desorezar nenhuma das possibilidades que nos favoreça inicialmente. Sou do Rio, já sabia isso de cor mas fui verificar:a maior parte dos votas da Marina , foram para o Serra no segundo turno!!!
Fora o Rio onde ela mais recebeu votos em 2010 foi no DF que tb houve maior migração de votos no segundo turno para o Serra.
Pq não ter a opção Marina e até mesmo Eduardo para aqueles que torcem o nariz para o Aécio( até aqui temos muitos q dirá aí fora)?
O que importa é não deixar que ela vença já no 1º turno, certo?
Um segundo turno com iguais condições de tempo e exposição na TV será outra eleição.
Pensem nisso!!!

Reply

Bem amigo Coronel,
O erro do PSDB já começou quando escolheu o Aécinho da Cachaça para concorrer a presidência do Brasil pelo partido. Pelo menos poderiam alavancar o Alvaro Dias que pelo menos trabalha...

Reply

As regras são de lua? Da fase lunar?

Reply

Salve. A Marina Silva só foi aquela potência em 2010 pelos votos dos cristãos pró-vida, ao trazer para a campanha as posições aborteiras da candidata búlgara.
Se depender só do eleitorado verde-cannabis e dos artistas da Globo, duvído que bastasse para provocar o segundo turno em 2010.
Menos ainda para 2014
Mas se chegar a haver, com certeza os descolados e metrosexuais tucanos terão muito mais prazer em acolher esses eleitores moderninhos do que o manifestado em relação aos "fundamentalistas e conservadores" que votaram na evangélica Marina em 2010.

Reply



Aécio, uma vês como presidente do PSDB, perceberá que para unir o partido, principalmente entre MG e SP, terá que apoiar um candidato da base de MG que sempre apoiou José Serra.

Minha luta política não é de agora. Sou tranqüilo.

Eu, ISMAEL SILVERIO, estou preparando um (vídeo) que apresentarei de primeira mão aqui no OP. Desde já agradeço as senhoras e senhores Observadores que buscam discutir propostas para o nosso Brasil. Juntos poderemos contaminar esta rede mundial, anunciando um novo projeto de transformação Brasileira.

Reply



Aécio, uma vês como presidente do PSDB, perceberá que para unir o partido, principalmente entre MG e SP, terá que apoiar um candidato da base de MG que sempre apoiou José Serra.

Minha luta política não é de agora. Sou tranqüilo.

Eu, ISMAEL SILVERIO, estou preparando um (vídeo) que apresentarei de primeira mão aqui no OP. Desde já agradeço as senhoras e senhores Observadores que buscam discutir propostas para o nosso Brasil. Juntos poderemos contaminar esta rede mundial, anunciando um novo projeto de transformação Brasileira.

Reply

Pára... pára tudo que eu quero descer!

Como assim? Os tucanos, que não se mobilizaram para apoiar seus últimos candidatos a presidente, vão se mobilizar para criar uma Rede?

kkkkkkkkkkkkkkk

Perderam a noção de tudo! Bela mensagem estão passando: Olha aí, eleitores, como nosso candidato é um total desconhecido, vamos apoiar outros... just in case.

Reply