Ferrovia da Dilma vai ter que ser refeita antes da inauguração.

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão acostumados a apontar fraudes e superfaturamento numa das obras mais recorrentes na pauta da Corte, a Ferrovia Norte-Sul. Ainda assim, eles se dizem surpresos com novas irregularidades detectadas por auditorias. Nenhum trem desliza pelos trilhos da Norte-Sul, mas auditores do TCU encontraram trechos recém-concluídos onde é real o risco de descarrilamento em curvas muito acentuadas.

Ou seja: a estatal Valec Engenharia, responsável pela obra de 3,1 mil quilômetros, construiu trechos tão curvos que o trem pode sair dos trilhos "caso atravesse a curva em velocidades muito reduzidas ou até mesmo pare nesse segmento". O risco de descarrilamento foi demonstrado em auditorias sobre a qualidade da Ferrovia Norte-Sul, aprovadas ontem pelo plenário do TCU. Diante da gravidade dos problemas, os ministros do tribunal determinaram também que a Valec apure responsabilidades das empreiteiras contratadas.

Os ministros do Tribunal de Contas da União apontaram em três acórdãos - referentes a três trechos da Norte-Sul - a "gestão temerária" e o "controle deficiente" da qualidade da ferrovia, antes mesmo de começar a funcionar. Em plenário, os ministros incluíram nas decisões o encaminhamento dos resultados à Casa Civil da Presidência, para ciência da presidente Dilma Rousseff.

Na semana passada, o TCU já havia concluído outra auditoria sobre problemas estruturais de rodovias recém-concluídas. Nove entre 11 obras rodoviárias a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentaram problemas, em média, sete meses depois de ficarem prontas. Um trecho no Maranhão precisou ser reparado um mês depois do fim das obras.

O trecho da Ferrovia Norte-Sul com risco de descarrilamento tem sete quilômetros, entre Anápolis (GO) e o Túnel 2. "As curvas irão restringir a capacidade operacional da ferrovia", cita a auditoria aprovada ontem pelo Tribunal de Contas da União.

Num trecho da ferrovia no estado de Tocantins, falhas no processo de resfriamento das soldas podem levar à quebra dos trilhos e a danos nas rodas. Dormentes de madeira já estavam deteriorados. O mesmo problema foi detectado num trecho de 39 quilômetros entre Anápolis e Ouro Verde de Goiás.

-A construção da Norte-Sul obedece a uma política de terra arrasada, com possibilidade de descarrilamento dos trens. A má construção implica necessidade de refazimento da ferrovia - disse o ministro Walton Alencar.

 
Olha a curva aos 14 segundos...

18 comentários

Rios de curva fora de norma!!! O problema não é a sobre elevação e sim, o raio de curva muito pequeno!
Coisa de amador mesmo.

Reply

hauhaua... é praticamente um cavalinho de pau que o trem vai ter que fazer... haja coração!!!

Reply

Coronel,
este é o governo da propaganda. Tudo no papel é lindo e maravilhoso. Os otários que elegeram e reelegeram essa corja vão pagar muito caro essa conta.

Reply

Disse ferrovia "Sarney"!

Nossos males, ou agravados, começaram na década de 80.


Reply
Jurandir D'almeida mod

Esse e o PT alem de muita roubalheira as obras são muito mal feitas... Aja visto a transposição da corrupção que só serviu para encher as contas bancários do PT do LULADRÃO e hoje da presidenta...

Reply

Imaginem o que ainda sairá de nossas universidades? Além das cotas de cor para definir os candidatos aprovados, em vários casos há pontuações negativas.

Reply

Coronel,

A construção é "picotado" em pequenos lotes para que o máx. de construtoras possam "participar do sorteio", digo, das licitações dos trechos.

Assim não há grandes impugnações de editais e propostas porque TODOS levam um trechinho!!

Estas curvinhas são resultado da contratação de empresas que só tem aptidão técnica no papel!!!

Haja dinheiro para queimar!!!

JulioK

Reply

como esses políticos do Brasil são ridículos!!

essa gente não vê essa imagem de todos dentro de um vagão de trem e nao sente vergonha de si próprio?

não eh possível!

que imensa Sucupira que somos...

esse negocio de "vistoria" de obras eh coisa da Coreia do Norte, onde aquele elemento que ja se foi "vistoriava" ate fabrica de azulejos, que eh o simbolo máximo de um desenvolvimento de um pais, né não?

francamente, somos muito primitivos, muito provincianos...

Reply

a mesma competência para construir aquele tal navio...

que depois de "inaugurado" sem nem ter sentido cheiro de mar, voltou para dentro do estaleiro...

Reply

Coronel,

o PAC empacado...
O navio que nem conseguiu sair do estaleiro...
Os portos sucateados...
E essa ridícula ferrovia...

Hoje deu na CBN que querem importar mão de obra para trabalhar na copa do mundo.
O Sr sabia?

Não há brasileiros capacitados!

Óbvio.
Povo que tem um poste como presidente, por dez longos anos teve o nove-dedos que nunca trabalhou na vida e vira a sexta fortuna da revista Forbes, segue que tipo de exemplo?
O da ineficácia, da preguiça, da vagabundagem.
Da pilantragem.
Da lei de Gerson.
Da falta de cara´ter.

Enquanto isso, a trabalhadora incansável que conseguiu construir pelo trabalho um verdadeiro império pessoal tem sua fazenda destruída.

Até quando Brasil?

ACORDA BRASIL!

Deus tenha piedade de nós.

Flor Lilás

Reply

Nesse país tudo é feito para depois ser refeito e refaturar tudo de novo.


....e o povo paga e não reclama.

Reply

É isso que dá quando vagabundo comunista do trabalho alheio quer brincar de ferrorama. Acha que tudo o que é trem é igual.

Mas quando querem brincar de médico arribam todos no Sírio-Libanês, porque com saúde própria não se brinca.

E a manada qua vá brincar de médico no SUS ou no raio que o parta, ou em Cuba.

Reply

Povo cretino! Depois reclamam. Tem de morrer à míngua para aprender a votar em gente com escrúpulos, com decência e capacidade.

As caras de Lula e de Dilma mostram que são capacitados em gestão eficiente? Não! Por isso que votam com identificação.

Foda-se, povareu!

Reply

É a incomPeTencia agindo em todos os níveis !

Reply

Cel
Parece piada pronta não fosse a irresponsabilidade de muita gente morrer logo na 1ª e fatal curva realizada ou ao passar sobre os dormentes podres. Imagine então o que são os Estádios "novos". Não entro neles nem que me paguem. Já posso antever o desabamento de alguns deles. Aliás, uma grade já foi abaixo com orelhudos pendurados lá no RGS. A Copa será realmente um desastre anunciado. É muita incompetência para um País só. Credo!
Esther

Reply

Reportagem mal feita.

Dormentes de Madeira?
São dormentes de concreto, pesando cada um, 380 KG.

Reply

O governo dessa canalha petista é um grande embuste. Nosso futuro esta comprometido, e nosso povo doente! Só temos vermelhos.

Reply

Essa merda tá desnivelada, com as chuvas o leito vai ceder. Palavra de um especialista! Nós brasileiros somos mesmo um tropa de trouxas.

Reply