Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão acostumados a
apontar fraudes e superfaturamento numa das obras mais recorrentes na
pauta da Corte, a Ferrovia Norte-Sul. Ainda assim, eles se dizem surpresos com novas irregularidades
detectadas por auditorias. Nenhum trem desliza pelos trilhos da
Norte-Sul, mas auditores do TCU encontraram trechos recém-concluídos
onde é real o risco de descarrilamento em curvas muito acentuadas.
Ou seja: a estatal Valec Engenharia, responsável pela obra de 3,1
mil quilômetros, construiu trechos tão curvos que o trem pode sair dos
trilhos "caso atravesse a curva em velocidades muito reduzidas ou até
mesmo pare nesse segmento". O risco de descarrilamento foi demonstrado em auditorias sobre a
qualidade da Ferrovia Norte-Sul, aprovadas ontem pelo plenário do TCU.
Diante da gravidade dos problemas, os ministros do tribunal
determinaram também que a Valec apure responsabilidades das
empreiteiras contratadas.
Os ministros do Tribunal de Contas da União apontaram em três
acórdãos - referentes a três trechos da Norte-Sul - a "gestão
temerária" e o "controle deficiente" da qualidade da ferrovia, antes
mesmo de começar a funcionar. Em plenário, os ministros incluíram nas decisões o encaminhamento
dos resultados à Casa Civil da Presidência, para ciência da presidente
Dilma Rousseff.
Na semana passada, o TCU já havia concluído outra auditoria sobre
problemas estruturais de rodovias recém-concluídas. Nove entre 11 obras
rodoviárias a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) apresentaram problemas, em média, sete meses depois
de ficarem prontas. Um trecho no Maranhão precisou ser reparado um mês
depois do fim das obras.
O trecho da Ferrovia Norte-Sul com risco de descarrilamento tem sete
quilômetros, entre Anápolis (GO) e o Túnel 2. "As curvas irão
restringir a capacidade operacional da ferrovia", cita a auditoria
aprovada ontem pelo Tribunal de Contas da União.
Num trecho da ferrovia no estado de Tocantins, falhas no processo de
resfriamento das soldas podem levar à quebra dos trilhos e a danos nas
rodas. Dormentes de madeira já estavam deteriorados. O mesmo problema foi detectado num trecho de 39 quilômetros entre Anápolis e Ouro Verde de Goiás.
-A construção da Norte-Sul obedece a uma política de terra arrasada,
com possibilidade de descarrilamento dos trens. A má construção
implica necessidade de refazimento da ferrovia - disse o ministro
Walton Alencar.
Olha a curva aos 14 segundos...
18 comentários
Rios de curva fora de norma!!! O problema não é a sobre elevação e sim, o raio de curva muito pequeno!
ReplyCoisa de amador mesmo.
hauhaua... é praticamente um cavalinho de pau que o trem vai ter que fazer... haja coração!!!
ReplyCoronel,
Replyeste é o governo da propaganda. Tudo no papel é lindo e maravilhoso. Os otários que elegeram e reelegeram essa corja vão pagar muito caro essa conta.
Disse ferrovia "Sarney"!
ReplyNossos males, ou agravados, começaram na década de 80.
Esse e o PT alem de muita roubalheira as obras são muito mal feitas... Aja visto a transposição da corrupção que só serviu para encher as contas bancários do PT do LULADRÃO e hoje da presidenta...
ReplyImaginem o que ainda sairá de nossas universidades? Além das cotas de cor para definir os candidatos aprovados, em vários casos há pontuações negativas.
ReplyCoronel,
ReplyA construção é "picotado" em pequenos lotes para que o máx. de construtoras possam "participar do sorteio", digo, das licitações dos trechos.
Assim não há grandes impugnações de editais e propostas porque TODOS levam um trechinho!!
Estas curvinhas são resultado da contratação de empresas que só tem aptidão técnica no papel!!!
Haja dinheiro para queimar!!!
JulioK
como esses políticos do Brasil são ridículos!!
Replyessa gente não vê essa imagem de todos dentro de um vagão de trem e nao sente vergonha de si próprio?
não eh possível!
que imensa Sucupira que somos...
esse negocio de "vistoria" de obras eh coisa da Coreia do Norte, onde aquele elemento que ja se foi "vistoriava" ate fabrica de azulejos, que eh o simbolo máximo de um desenvolvimento de um pais, né não?
francamente, somos muito primitivos, muito provincianos...
a mesma competência para construir aquele tal navio...
Replyque depois de "inaugurado" sem nem ter sentido cheiro de mar, voltou para dentro do estaleiro...
Coronel,
Replyo PAC empacado...
O navio que nem conseguiu sair do estaleiro...
Os portos sucateados...
E essa ridícula ferrovia...
Hoje deu na CBN que querem importar mão de obra para trabalhar na copa do mundo.
O Sr sabia?
Não há brasileiros capacitados!
Óbvio.
Povo que tem um poste como presidente, por dez longos anos teve o nove-dedos que nunca trabalhou na vida e vira a sexta fortuna da revista Forbes, segue que tipo de exemplo?
O da ineficácia, da preguiça, da vagabundagem.
Da pilantragem.
Da lei de Gerson.
Da falta de cara´ter.
Enquanto isso, a trabalhadora incansável que conseguiu construir pelo trabalho um verdadeiro império pessoal tem sua fazenda destruída.
Até quando Brasil?
ACORDA BRASIL!
Deus tenha piedade de nós.
Flor Lilás
Nesse país tudo é feito para depois ser refeito e refaturar tudo de novo.
Reply....e o povo paga e não reclama.
É isso que dá quando vagabundo comunista do trabalho alheio quer brincar de ferrorama. Acha que tudo o que é trem é igual.
ReplyMas quando querem brincar de médico arribam todos no Sírio-Libanês, porque com saúde própria não se brinca.
E a manada qua vá brincar de médico no SUS ou no raio que o parta, ou em Cuba.
Povo cretino! Depois reclamam. Tem de morrer à míngua para aprender a votar em gente com escrúpulos, com decência e capacidade.
ReplyAs caras de Lula e de Dilma mostram que são capacitados em gestão eficiente? Não! Por isso que votam com identificação.
Foda-se, povareu!
É a incomPeTencia agindo em todos os níveis !
ReplyCel
ReplyParece piada pronta não fosse a irresponsabilidade de muita gente morrer logo na 1ª e fatal curva realizada ou ao passar sobre os dormentes podres. Imagine então o que são os Estádios "novos". Não entro neles nem que me paguem. Já posso antever o desabamento de alguns deles. Aliás, uma grade já foi abaixo com orelhudos pendurados lá no RGS. A Copa será realmente um desastre anunciado. É muita incompetência para um País só. Credo!
Esther
Reportagem mal feita.
ReplyDormentes de Madeira?
São dormentes de concreto, pesando cada um, 380 KG.
O governo dessa canalha petista é um grande embuste. Nosso futuro esta comprometido, e nosso povo doente! Só temos vermelhos.
ReplyEssa merda tá desnivelada, com as chuvas o leito vai ceder. Palavra de um especialista! Nós brasileiros somos mesmo um tropa de trouxas.
Reply